O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Laranfm 22/11/2020

Um final muito bonito para uma história muito bonita! A trilogia toda é muito bem escrita e ao longo da leitura nós nos apaixonamos pelo universo criado e pelos personagens. Nos últimos capítulos eu experimentei sentimentos conflitantes entre querer chegar ao final da história e não querer que o livro acabasse...

Marcela204 11/12/2020

Vou sentir saudades de Winternight...
Amei essa história desde os primeiros capítulos de O Urso e o Rouxinol. É uma fantasia incrível e bem construída, o folclore antigo e uma Rússia medieval se mostraram uma combinação muito forte e imersiva. Tem seus clichês, mas nada que incomode durante a leitura.
A autora explora bastante a coexistência do bem e mal dentro dos personagens. Vasya, Morozco, Sasha e até Medved têm seus altos e baixos. Em 'Winternight' não há mocinhas e mocinhos, todos têm seu "lado mais sombrio" esperando uma chance de assumir o controle.
"Não existem monstros no mundo, nem santos. Apenas tonalidades infinitas, escuras e claras, tecidas na mesma tapeçaria."
Me agradou o fato de basicamente não haver calmaria nesse livro, são pouquíssimos momentos. O final foi muito satisfatório e condizente com toda a trama, sendo um alívio já que estava com medo de ser rápido e mal feito.
No geral, é uma fantasia excelente que merecia mais reconhecimento.

Carolina 05/01/2021

Essa trilogia foi muito especial para mim, vou sentir saudades e viver na esperança da autora soltar pelo menos uns contos sobre a vasya e o rei do inverno.

Barbara Prass 13/01/2021

Só amor por esse livro!!
Eu sinceramente acho que todo mundo deveria ler a trilogia Winternight! Eu amei todo esse universo desde a primeira palavra de O Urso e o Rouxinol!

A Vasya teve um crescimento gigantesco, se tornou uma mulher incrível. Solovey me fez gostar de cavalos. Pozhar mostrou me sua força. Deb Grib mostrou sua amizade... Como a Vasya eu chorei por um Rouxinol. Tive medo por Morozko e até uma criei laços com Medved!

Katherine Arden foi fabulosa escrevendo esses livros! Essa trilogia vai ficar marcada na minha memória e no meu coração pra sempre!

Só posso dizer pra Vasya, Morozko, Solovey e Medved.. até breve, a releitura vem logo.

Patty Amanajás 08/03/2021

Sobre a trilogia
Sabe aquele livro que você sente a magia em cada página lida? Pois é, essa foi a sensação que eu tive lendo a trilogia Winternight.
No começo do primeiro livro da série, intitulado O Urso e o Rouxinol, eu já me vi envolvida com a história.
É uma trilogia de fantasia, mas com elementos bem diferentes do que estou acostumada.
Fui levada para uma Rússia medieval congelante. Onde as pessoas viviam com o mínimo para sobreviver, se adaptando com o que cada estação poderia oferecer e tendo a fé como conforto e consolo para suas aflições.
Com elementos do folclore russo, fanatismo e paganismo como base para o seu universo fantástico, Katherine Arden simplesmente me encantou com sua escrita.
Eu não sabia o quanto é mágico ler sobre esse folclore. O Rei do Inverno, o Urso, os pequenos demônios que protegem as florestas e construções e que garantem prosperidade nos tempos difíceis.
Me encantei de tal forma que para mim era palpável tudo que estava descrito, me imaginava sentada numa roda a beira do forno para me aquecer para ouvir um conto, igualzinho como o início do primeiro livro.
Também conheci Vasilisa Petrovna, fui apresentada a uma personagem feminina incrível, que tem uma evolução enorme, mostrando toda sua força e inteligência no decorrer dos 3 livros. E que teve como ponto principal a sua aceitação. Acima de tudo, ela precisou se aceitar para que tudo começasse a se resolver. Gente, ela é a PATROA. Sério!!
Vou guardar Winternight no meu coração.

brina !! 21/01/2021

Demorei muito pra terminar esse livro, talvez porque não queria perder Vasya, Sasha e o Rei do Inverno, mas agora que finalmente terminei essa trilogia posso dizer que foi mais que uma leitura, foi uma experiência (que brega).
A narração me faz sentir como se estivesse ouvindo uma mãe contar uma história para os filhos no fim do dia, e eu me senti completamente imersa, uma trilogia inesquecível.

LMunique 29/01/2021

Acho que vou sentir falta do Morozko e da Vasya, essa trilogia foi tão gostosa de ler que eu to triste por ter acabado, sou completamente apaixonada por cada detalhe. To triste de amores é isso ??

Rai 02/02/2021

É das loucuras que a gente gosta
"- Meu irmão é prisioneiro do general tártaro Mamai. E meu cunhado também - ela disse.

O Urso bufou. -Muito gentil da sua parte me contar. Espero que os dois morram gritando."

Se alguém leu esse livro e preferiu a primeira metade dele, eu preciso dizer que estão completamente loucos. Por mais que eu ame o Morozko e realmente me interesse pelos dramas dos personagens secundários, NADA bate a perfeição que é Vasya + Urso (eu sei, quem diria né?).

Na primeira metade tudo continua como antes, o relacionamento amoroso aos pedaços, os irmãos/primos sendo uns ingratos, a Vasya egoísta, orgulhosa e burra (porque, convenhamos, é cada coisa ÓBVIA que nem Jesus na causa), e aquele padre insuportável dos outros livros. Confesso que eu passava 80% do tempo xingando e os outros 20% esperando minha amiga responder meus surtos pra poder xingar mais. Inclusive, apesar das 5 estrelas, não favoritei porque algumas coisas que aconteceram na primeira metade não foram do meu agrado, como por exemplo a relação padre/Urso e Vasya/Olya, mas enfim, águas passadas.

Mas aí, meus amores. Vasya louca é Vasya divertida. Depois dos 60% é só tiro, porrada e bomba, gritaria pra todo lado e enfiando o dedo mágico na fuça dos outros pra mostrar quem é que finalmente cresceu e manda agora em tudo. Eu amei. Ela finalmente internalizou todos os sermões que levou e começou a PENSAR antes de agir. Ainda tem um ou outro surto infantil de revirar os olhos, mas comparado com os anteriores a gente até consegue relevar.

Eu CHOREI litros com o fanservice do último capítulo (foi tudo o que eu mais pedi, sim) e espero que esse não seja o fim das histórias desse mundo. Quero conhecer as histórias dos cavalinhos, mais detalhes do passado do feiticeiro e da Tamara, ser apresentada ao temível Rei do Mar e acompanhar o crescimento da Marya, que é uma menininha adorável. Quero mais contos de fadas russos, mais chyerts e um Rei do Caos pra chamar de meu.

Preciso de mais.
Agora. ?

Marena 05/02/2021

Muito bom mas enrola demais em alguns pontos e demorou pra me prender na história. Vasya e Morozko contém comigo para tudo.

Janaina.CrisAstomo 08/02/2021

Conto de fadas
O último livro da trilogia vem cheio de mistérios, emoções e aventuras. Vasya é uma menina cheia de coragem e determinação. Simplesmente apaixonada por ela.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 15/02/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Em O Inverno da Bruxa temos a conclusão da história de Vasilisa Petrovna, uma jovem que teve de aprender a conviver com os humanos e os seres mágicos. Se iniciando logo ao final de A Menina na Torre, agora ela se vê no meio de duas guerras que podem custar o destino de toda Rus'.

Foi bem gratificante ver o crescimento de Vasya. Por tudo que ela passou desde que começou a demonstrar seus poderes e assim praticamente ser caçada por ser bruxa, ela se tornou uma jovem que aprendeu com seus erros e perdas. Ao longo desse final, ela vai ter que confiar e fazer acordos com pessoas e chyerti com quem tem um passado conturbado, visando a paz e um futuro para a população de toda Rus'

Nesse último livro, Vasya aprende um pouco mais sobre seus poderes e sua origem. Desde o primeiro livro, gosto muito como a Katherine conseguiu inserir bem a mitologia russa na sua história, com os antecedentes de Vasya não foi diferente. Vasya é a ponte entre humanos e os chyerti, e ela sabe que esse não é um dever fácil e muitos, tanto humanos quanto, ou a temem ou a querem morta.

A relação entre Vasya e seus irmãos - Olga e Sasha - se estreita após tudo que eles passaram no livro anterior. Confesso que senti falta de ver mais de Alyosha, que foi apresentado em O Urso e O Rouxinol, mas entendi que foi necessário esse destaque. Por terem se mantido longe por muito tempo de Vasya, Olga e Sasha precisam conhecer de verdade a sua irmã.

Aqui há a iminência de duas guerras (chyerti contra os humanos e a invasão dos tártaros no território de Ru's) e a autora soube trabalhar bem o espaço para cada uma. Interessante que a autora utilizou de um acontecimento verdadeiro - a batalha de Kulikovo - como cenário do grande conflito envolvendo os humanos e os chyerti. Até mesmo os personagens que ela utiliza nessa ambientação - príncipe Dmitrii, Aleksander Peresvet (Sasha), entre outros - são figuras históricas e estavam presentes nesse acontecimento.

Os personagens secundários sempre tiveram muito destaque desde o início da trilogia. Aqui eles são de extrema ajuda nos planos de Vasya e assim os seus mundos colidem e precisam aprender a confiar um no outro para prosperar. Destaco aqui o príncipe Dmitrii, um soberano que sabe que nem tudo é preto no branco e fará o possível para proteger seu povo.

Um secundário que sempre teve bastante destaque foi o incel do padre Konstantin. Desde o início da história, sua fé cega e fanatismo foram a fonte de tudo de ruim que aconteceu com Vasya. Nem preciso dizer que vibrei com seu destino final, porque foi a única coisa decente que esse seboso fez ao longo da história.

O romance entre Vasya e Morozko tem um pouco mais de destaque, o que foi bom para o desenvolvimento desse relacionamento. Tudo era ainda muito incerto entre os dois, muitas mágoas e tristezas e o foco que a autora deu foi necessário para que eles trabalhassem o sentimento que possuem um pelo outro.

O Inverno da Bruxa foi um ótimo final de trilogia. Katherine não deixou nenhuma ponta solta e fica o sentimento de esperança que os dois mundos de Vasya vão conseguir viver mutualmente sem turbulência e própria jovem bruxa finalmente poderá ter um pouco de paz e descanso depois de tudo que passou.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/02/resenha-639-o-inverno-da-bruxa.html

Jessie 19/02/2021

Perfeito.
Então...
O último livro da trilogia, e o que dizer deste livro, simplesmente maravilhoso, perfeito, lindo, incrível emocionante, eu realmente simplesmente amei.

Nesse livro a evolução da Vasya é enorme, a força dessa mulher, é fenomenal, ela quebrou todos os estigmas da suciedade, realmente uma rainha mais que merecida, forte, incrível, uma mulher que não tem medo de nada, de ninguém, fez seus inimigos se tornarem seus "escravos", e conseguiu fazer o diabo do gelo que teoricamente não sentia nada, se apaixonar por ela e começar a sentir.

E fiquei muitíssimo feliz que o meu personagem preferido o Solovey teve seu merecido fim...