O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

pseudoaries 25/10/2023

Antes de sofrer um pouco, esquecer esses livros e seguir com a minha vida, eu só quero dizer uma coisa: o padre gostoso foi o personagem mais injustiçado e o ship Vasya/Konstantin é o melhor dessa trilogia!

babisenberg 12/10/2023

Conto de fadas sobre uma realidade
Adorei esse terceiro livro, achei a estória toda muito interessante e o desenrolar de toda trama foi bastante bem escrita e fluida, com muitos novos acontecimentos.

Greyce 14/09/2023

Acabou com gostinho de quero mais
Que trilogia incrível, entrou para a minha lista de favoritos. Foi maravilhoso viver essa história de uma cultura bem distante, e conhecer um pouco da história e dos contos de fadas.
Se você gosta de magia, aventura, emoção, empoderamento e uma pitada de amor, simplesmente leia!

Fabi Almeida 24/08/2023

Encantadora e transformadora
Me encantei demais com essa trilogia, apesar de não ser uma fã de fantasia. Impossível ser mulher e não se identificar com a personagem, que tem que seguir tantos padrões e os quais ela sabe que não são para ela. Marcante demais, transformadora.

Julia5343 13/08/2023

É por isso que eu amo ser leitora
Não sei nem como começar a escrever tudo o que eu senti nesse livro, ele é simplesmente sensacional.

crescimento e amadurecimento da personagem principal, dramas familiares, intrigas políticas, relação entre igreja e fé, ?paganismo? e religiões, amor, amizade, natureza e companheirismo.

de verdade, não teve um momento que a trilogia se perdeu do foco principal, não teve discussões fúteis e tudo se encaixou perfeitamente.

me afeiçoei tanto pelos personagens, chorei por conta de um cavalo, um monge e um demônio!!!!!!

virou favorito da vida e eu nunca vou me esquecer dessa história

C4nteiros 01/08/2023

Às vezes, ser Deus é solitário.
Não sabia por onde começar essa resenha, pois tenho um apresso muito grande por toda essa trilogia.
Combinei comigo mesmo que só iria terminá-la no natal (na minha cabeça esse livro combina com luzinhas de natal e felicidade). Mas a maratona literária de inverno chegou e como nunca tinha participado, resolvi colocá-lo na lista.
Esse terceiro livro não perdeu a sua potência lírica e histórica dos livros anteriores.
Seus livros tratam do desaparecimento da fé, a substituição por novas religiões e o esquecimento dos deuses antigos.
Arden, termina a saga do mesmo ponto que a começou, ou seja, de forma grandiosa.
Apesar de já ter lido alguns poemas russos, foi meu primeiro contato com a literatura fantasiosa e folclórica do país.
Mas acredito que o livro seja muito mal divulgado. Quando o conheci, o vendiam como "um romance entre uma jovem bruxa e o Senhor do inverno".
Existe de fato esse romance, e é muito bem construído, muito bem desenvolvido, muito romântico e sonhador, mas não é nem de longe o ponto principal dessa história.
O livro nos conta sobre uma fé quase esquecida e que sobreviveu apesar da colonização, dominação e jugo de uma outra religião.
Toda a cultura religiosa e mítica do local tinha sido subjugada e demonizada pelos olhos da igreja católica. E uma garota, que na verdade é uma bruxa, O senhor do inverno, que é um Deus esquecido, um Urso malvado, que é um homem solitário e um cavalo que é um rouxinol, conseguiram construir uma narrativa onde o passado se mantivesse vivo e que a fé nos deuses antigos fossem mantidas.
O livro é de uma lindeza profunda, você sente vontade de marcar cada sabedoria dita pelo Senhor do inverno, toda a contestação posta pelo Urso, todos os conselhos dado pelo rouxinol, e toda a esperança mantida no coração da garota.
Tem um ensinamento em cada página, a sensação que tive ao ler todos os livros era como se uma velha senhora estivesse me contando os segredos do universo, segredos esses que não são para todos os ouvidos
A mocinha do livro não é tão mocinha como a literatura nos acostumou, ela é expansiva, bélica, reativa e fervorosa. O mocinho também não é tão mocinho, ele tem seus princípios como o Deus da morte e das transformações, e apesar de ama-la como só um Deus é capaz de amar uma humana, ele não os abandona para viver um romance épico.
E aí está a graça do romance deles dois. Os dois têm princípios inabaláveis, cada um lutando para que o seu lado consiga sobreviver nessa guerra religiosa, e encontrar um ponto em comum em que eles possam viver juntos apesar de tudo, foi desenvolvido nós três livros de uma forma muito feliz e triste ao mesmo tempo.
Gosto do fato também que autora não criou uma personagem esteticamente padronizada, pelo contrário, apesar da Rússia naquele período ter uma ideia de beleza diferente da atual, ainda assim a personagem não se enquadrava no padrão da época, chegava a ser cômico a forma que todo mundo dizia como ela era feia e que não compreendiam como o Senhor do Inverno e os homens conseguiam achá-la bonita, e logo depois a autora criava uma contradição mostrando que a beleza da personagem era para além da aparência, ela era bela por sua fé, bela de uma forma que ninguém conseguia explicar. Apenas bela.
Enfim, o livro traz narrativas políticas, sociais e religiosas muito bem construídas. O mundo fantasioso é muito bem amarrado não há furos, foi criado através do folclore e mitos populares do local, por isso a veracidade que sua escrita apresenta.
A trilogia foi finalizada de forma belíssima, não há necessidade de novos livros e espero que a autora entenda isso e não invente mais nada.
Vai ficar guardada no meu coração assim como Tolkien, Cornélia Funke e TJ Klune.

John 18/06/2023

Riquíssimo!
Muito bem estruturado, comovente e cheio de detalhes do folclore russo. Imperdível para fãs de fantasia.

Gii 11/06/2023

Todo mundo deveria ler essa trilogia
Simples assim. Bem escrito, universo bem montado e diferente do habitual, mitologia diferente (russa), moderno e atual mas com a história no mundo antigo. Fantasia, magia e um quê de pé no chão na medida certa. Faz querer que tenha mais e mais livros. Fazia tempo que não lia um livro assim, que enrolei meses pra finalizar porque não queria que a história acabasse. Foda
Gii 11/06/2023minha estante
Além de a autora trazer aquela sensação de ambiguidade entre bem/mal, certo errado tanto entre os humanos quantos nos seres mágicos. Muito bom

Evellyn339 30/03/2023

Qual é o preço para se encontrar?
Acompanhar Vasya e sua trajetória em busca de si mesma foi um tanto quanto agridoce.
Ao longo da trilogia, ora me apaixonava pela história, ora sentia que faltava algo mais.

Talvez por ser diferente de qualquer aventura que já li, a saga demorou um pouco para amadurecer dentro de mim. Mas amadureceu.

Para mim, o ponto alto da história é o conflito entre as religiões. Quando uma nova fé surge, o que acontece com os antigos ritos, com as antigas crenças e com os povos que se conectavam a elas? Esse questionamento somado à força de uma protagonista com sede de ser ela mesma foi o que ganhou meu coração.

Cheguei ao final concluindo que há uma Vasya dentro de toda mulher, e que, mesmo numa sociedade que tente impedi-la de crescer, é possível encontrar espaço para nós mesmas e aprender a reconhecer nossa própria voz silenciosa num mundo de vozes barulhentas.

Zaz 11/03/2023

Que conclusão linda perfeita maravilhosa. Serio eu nem consigo fazer yma resenha direito no momento mas leiam é incrivel sem defeiyos

Raíssa 27/01/2023

Queria dar mil estrelas!
Apaixonada por essa conclusão, por estes personagens tão humanos e ao mesmo tempo tão irreais. A autora está realmente de parabéns por ter conseguido manter uma narrativa tão uniforme e coesa.

InfinitaTBR- Jana 22/01/2023

Fantasia na Rússia
No último volume da saga, ? ??????? ?? ?????, a autora usou fatos e personagens históricos como elementos da narrativa, o que deixou a história ainda mais legal.

Já no segundo capítulo, ????????? ????? segurou meu coração e começou a apertá-lo? bem devagar. Que dor! ?

Teremos uma aventura composta por diversas referências marcantes da Idade Média como a caça às bruxas; a unificação de povos; as pestes e muitas guerras.

A trilogia ??????????? é uma fantasia repleta de homens maus e seres sobrenaturais do folclore russo. A personagem principal, ???????? ???????? (?????), cresce muito ao longo da trama, mas sem perder sua essência selvagem e livre. Às vezes, a impetuosidade dela é um pouco irritante, mas ela é alguém que reconhece e aprende com os próprios erros.

Confesso que senti falta de um pouco de humor nessa trilogia. Os alívios cômicos são tão raros que nem me lembro se existe algum. Mesmo assim, gostei da escrita da autora e dos três livros no geral.

Cahcareco 13/01/2023

Lindo
A leitura foi tensa, apesar de fluida. A autora conseguiu concluir lindamente a trilogia. A cada linha torcemos mais e mais para que Vasya se fortaleça! Terminei com vontade de mais e triste por este ponto final!

Lil Angel 31/12/2022

RAIVA
EU SÓ PASSEI RAIVA ATRÁS DE ÓDIO NESSE LIVRO QUE DESGRAÇAAAAAAAAA.

Tudo que dava certo, dava errado depois, e tudo que dava errado, CONTINUAVA DANDO AINDA MAIS ERRADO.

Não sou cardíaca, mas juro que quase infartei de ódio com esse livro.

Enfim, é o mais razoável da trilogia, mas ainda assim gostei um pouco.