O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

yamss 12/01/2022

acabou :(
o fim da trilogia e acredito que acabou da forma que deveria. a cada livro eu me apaixonei mais pela história e pelos personagens, pela maneira que a vasya cresceu a cada livro. consegui chorar até pelos que eu odiava KKKKKK
acho que eu esperava um pouquinho mais do encerramento, queria ver a vasya indo atrás do rei do mar, ou um fim um pouco mais concreto, mas mesmo assim foi tudo incrível. amei saber dos fatos históricos que tão inseridos no livro, senti que foi uma leitura que me acrescentou bastante

Conta o livro 10/01/2022

Desfecho de uma série perfeita
Desde o Urso e o Roxinol fui pega pela saga de Vasya e não pude deixar de ler até acabar os três livros.
Não se engane por quem diz que os dois últimos não são tão bons quanto o primeiro. Todos são excelentes e trabalham muito bem as questões propostas: emancipação feminina, cristianismo versus paganismo e panorma da Rússima medieval.
A história é baseada em contos de fadas e em fatos históricos e, penso eu, que está aí sua excelência. Ela faz o mundo parecer mais mágico sem com isso perder sua complexidade.

Jhenifer 06/12/2021

Não faz nem um minuto que terminei essa obra prima e vim tentar elaborar uma resenha. Tentar mesmo, porque estou sem saber o que dizer.
Amo tanto os personagens, a história, as reflexões, a escrita da autora. Amo a forma como ela desenvolveu personagens tão únicos e ambíguos. A maneira que ela escreveu sobre fé, sobre o que pessoas fazem em nome da mesma. Achei muito bom mesmo.
Essa trilogia não é uma simples história fantástica, ela tem também uma boa dose de realidade e por isso, quem lê acaba se apaixonando.
Quando me perguntarem quais meus livros favoritos direi com certeza que esse está no meu top 3.

Karenina 29/11/2021

O inverno da Bruxa
PERFEITO. Não escreverei resenha neste, já escrevi sobre os dois livros anteriores, mas deixo aqui registrado que isso aqui não é um livro, é uma poesia, mágico.

Mariana 15/11/2021

Ganhou um cantinho no meu coração
Que viagem intensa, linda e cheia de surpresas eu tive ao lado de Vasya e seus demônios, percorrendo uma Rússia medieval pouco explorada na literatura.

“There are no monsters in the world, and no saints. Only infinite shades woven into the same tapestry, light and dark. One man’s monster is another man’s beloved. The wise know that.”

Nara_Thais 26/10/2021

Triogia PERFEITA! Encerramento perfeito! (Spoiler no final)
Quando eu soube que essa trilogia tinha como protagonista a heroína lendária do folclore russo e eslavo de um dos meus contos de fada favoritos, eu tinha certeza de que seria incrível. E não deu outra. Esse livro é a culminância do que começou dois livros atrás, retomando os diálogos, personagens e interações que me cativaram mais no primeiro livro, e ampliando e explorando mais a riqueza desse folclore.
Para quem ama a mistura de fatos históricos com ficção de fantasia, o mundano e o mágico interagindo, essa obra é perfeita. Me tocou profundamente por ter uma protagonista forte, feminista, sensível, livre como um espírito da floresta !! Eu esperei ansiosamente para ver se a Babá Yaga iria aparecer e não me decepcionei em nada. Eu chorei e sorri e reli parágrafos e fiquei de ressaca literária monstruosa quando acabou. Indico pra todo mundo sem medo.

AGORA COM SPOILER>>>>>>>>>>>>
Terminei de reler os dois primeiros livros só para mergulhar na leitura do último livro da trilogia Winternight com um misto de satisfação e tristeza porque a história ia terminar.

Finalizei na noite de 07/02/21, mas adiei escrever ou falar sobre isso porque é como se nada fosse dar conta da experiência dessa leitura.

Chorei e solucei por Solovey e Sasha, sofri e vibrei na pele com Vasya e senti que cada parte dessa história falou à minha alma e às minhas crenças mais antigas e profundas.
Amei cada chyert como se fossem meus velhos conhecidos desde a infância, quando eu TB conversava com o invisível e me sentia sozinha e ao mesmo tempo acompanhada e livre num mundo todo meu.
Fui pega por várias frases e pensamentos dos personagens que eu mesma já pronunciei tantas vezes na minha jornada.
Tentei dimensionar a sensação do frio de inverno, imaginar a brancura, o misto de encantamento e temor.
Lembrei do meu percurso pelas religiões e no descortinar da minha própria espiritualidade, nos muitos desafios vividos nesse âmbito, e das minhas certezas sobre o modo de viver minha espiritualidade que mais me faz bem e que só vêm crescendo.
Torci por Vasya e Morosko, me apiedei por Marya e Olya, tive asco e abuso de Konstantin, briguei e conversei com Sasha como se fosse meu próprio irmão, acima de tudo senti empatia por muitos.
Por enquanto só posso expressar gratidão imensa à autora, Katherine, por essa jóia que é a história de Vasya, pois em muitos momentos senti como se fosse a minha própria história de vida. Sou mais agradecida do que consigo expressar em palavras.
?????
Priscilla 21/11/2021minha estante
Tô sentindo essa ressaca literária agora! Já quero reler a trilogia toda de novo

Karol205 19/10/2021

Um final digno
Acho que esse é meu livro favorito dentre os outros da trilogia. Amei o final e ver o crescimento de Vasya foi incrível. Sem dúvidas entrou na minha lista de favoritos

Natália 14/10/2021

Água de morte, água de vida
Achei que esses trechos deviam falar mais que um resumo sobre a obra:
"[...] Porque você é bruxa, chyert e mulher também; descendente dos príncipes russos e filha de Pyotr Vladimirovich."
"[...] O que isso é para você? Um jogo? Uma busca espiritual? Trata-se apenas de homens contra homens, e qualquer que seja o lado vencedor, haverá mulheres lamentando e sangue sobre a terra."
"[...] Ele me deu sua armadura para que os tártaros não o distinguissem. Fiquei honrado. Fiquei..."
"Era um rouxinol morto, seu corpo rígido e perfeito, mantido ileso com a água da vida. Parecia o que ele havia esculpido, mantido com ela todas as longas noites e os dias difíceis."
O mais legal desta trilogia é que ela tem Rus' e a guerra de Kulikovo, como pano de fundo, seu fim é fascinante, me prendeu de tal maneira que não parei de ler até acabar.

gi 13/10/2021

Não tenho nem palavras para agradecer Katherine por todas as emoções que ela me fez sentir com essa triologia. Comecei a ler o urso e o rouxinol ao acaso em 2020, e eu não podia imaginar o quanto ia me apaixonar pela história de uma bruxa com boca de sapo e olhos verdes, pelo rei do Inverno e por esse incrível universo. Espero algum dia encontrar outra saga como essa! ??

jesusa02 01/10/2021

Fim do Inverno
Conclusão dessa trilogia inspirado no Folclore russo,.
Uma conclusão com gostinho de quero mais, porque muitas coisas ficaram soltas, profecias não descritas nessa resolução que acabou, assim como o gelo no coração de Morozko

Moodreader 17/09/2021

Bruxa
YA - +14
Fantasia/Ficção histórica

O desfecho da trilogia Winternight nos traz Vasya, Morozko e muito outros personagens numa jornada para salvar a Rússia.

Esse livro foi perfeito do início ao fim. O desenvolvimento de Vasya foi maravilhoso assim como o desenvolvimento de seu relacionamento com Morozko. Ela é com certeza uma das personagens mais fortes que já li. Também gostei de saber mais sobre suas origens algo que ajudou a entender como ela poderia ficar com o Rei do inverno.

Com certeza esse foi o livro com mais reviravoltas e que nos mais emocionou. E além de trazer em pauta toda a questão de religião e de como a fé é algo extremamente único.

Assim como nos livros anteriores, a construção de mundo também foi um ponto forte. Mas esse tem um lugar em especial ? assim como o primeiro- por conta de todos os novos lugares apresentados, o reino da meia-noite e também a casa no lago.

O inverno da bruxa nos traz um final a altura dos livros anteriores além de ser muito satisfatório. Sempre lembrarei das histórias e dos lugares que Vasya visitou, e sei que, sempre que possível contarei sua história.

Sa 05/08/2021

Que livro incrível, incrível, incrível.
Meu Deus, o que eu faço agora sem mais uma continuação??

A trilogia inteira é sensacional, os livros melhoram progressivamente e é tudo muito bom.
O universo foi mais explorado nesse livro, você vai descobrindo muitas coisas junto com a Vasya e entendendo como ela aprende a lidar com suas questões. O romance teve um papel maior também e não vou dizer que não amei ?
Eu não conseguia parar de ler e pra mim fechou a série com chave de ouro.

Estou apaixonada, estou triste, estou desolada e perdida sem poder ler o 4° livro porque ele simplesmente não existe.
(Será que posso apelar pra fanfics?)

Lais Souza 28/07/2021

Amei demais esse livro, o final foi pouco agridoce mas foi perfeito para a história, amei acompanhar a jornada da Vasya, errando, acertando, sofrendo, amando e crescendo à cima de tudo, não se deixando curvar ou abater, não se dobrando a vontade de ninguém, fazia tempo que procurava uma história assim, que bom que encontrei e dei uma chance a pesar de o primeiro livro ter sido um pouco arrastado demais, no final compensou e agora já estou com saudades, queria muito um epílogo ou quem sabe até outro livro kkk. Enfim amei muito essa história, vale muito a pena a leitura.

bianca 17/07/2021

o sentimento de perda é inexplicável
eu vou sentir tanta, mas tanta saudade desse livro, desse universo, desses personagens. eu chorei tanto com o final, não necessariamente por ter momentos tristes, mas porque eu vou sentir muita falta do universo (eu com certeza posso reler o livro e sei que vou, mas não é a mesma coisa).

o final desse livro foi incrível, senti que foi um fechamento espetacular para a triologia. como sempre, os momentos de ação foram muito bem construídos, e os cenários praticamente apareceram na minha mente, como sempre acontece com o que a katherine arden escreve.

não existem palavras para descrever. só prepara os lenços.