O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Paty 09/07/2021

Um dos melhores finais de trilogia que eu já li
Dos 3 livros da trilogia, esse com certeza foi o que mais me prendeu, do começo ao fim. Tem romance, tem traição, tem ação, tem hora que dá raiva, mas também tem quentinho no coração... enfim, tem de tudo um pouco, mas muito bem dosado, sem ficar monótono e nem frenético demais.

Gostei muito da trilogia como um todo, mas o final, sendo O Final da série toda, na minha opinião, ficou excelente! Dos 3, foi o livro que mais me fez mergulhar na história, que mais me deixou encantada pela mitologia e pelos personagens e ainda terminou com aquela vontadezinha boa (e levemente angustiante) de querer continuar do lado de Vasya e Morosko para saber o que poderia esperar por eles no futuro..
Amei!

Thiago Araujo 05/07/2021

Já com saudade da minha bruxinha
Leituras sem pretensões, que se mostram boas, se transformam em ótimas experiências. Essa trilogia Winternight foi uma dessas. Uma pena que acabou.

Vazya cresceu em cada livro, experiências não faltaram para a menina que se libertou ao se identificar como bruxa e usar seu potencial para ajudar ao seu povo, que só queria vê-la pelas costas.

Humanos e Criaturas tem o desafio de se unir para se salvarem. Será que podem coexistir??

Tudo mostra que a verdadeira sabedoria é respeitar a fé de cada um. Tudo existe, tudo pode, desde que alguém acredite.

Aleksia 04/07/2021

O fechamento perfeito
Esse foi o meu livro favorito de toda a trilogia. Logo no começo eu já vi que não seria um livro fácil de digerir e com nada da pegada infantil que tem o primeiro livro
A Vasya mostrou toda sua coragem e o quanto é forte (porque a bichinha sofreu nesse livro), fiquei irritada com alguns erros dela mas acredito que isso a torna mais humana.
A CASA DE BANHOS, eu não sei explicar o que eu senti lendo essa cena. Morozko rendido pela Vasya é a minha religião, esse casal entregou tudo, considerando que eu não esperava nada demais deles.
Não esperava o final que foi dado, eu jamais poderia imaginar o que dar atenção ao vilão fosse render algo tão extraordinário. AMEI AMEI AMEI

Amanda.Sousa 28/06/2021

Vai ser favoritado sim
Simplesmente apaixonada por essa trilogia, não tenho nem palavras pra descrever os pontos que mais gostei.

Só devo elogios a autora, fez um mundo real virar fantasia, um mundo que ela criou, um mundo de possibilidades.

Vasya minha protegida, vi essa personagem crescer, sofrer, sorrir e encontrar o amor.

Me vi completamente apaixonada por Morozko e esse personagem.

Estou apaixonada, quero saber mais sobre a Rússia, quero saber mais sobre tudo. Caramba que livro espetacular.

Fabi 26/06/2021

Lindo fim
Eu confesso que dos 3 livros que fazem parte da série, esse foi o que menos gostei. Esperava um caminho diferente do que aconteceu. Mas ainda assim, a história é linda e tem muito o que ensinar. Vale conferir.

-Clara R 22/06/2021

Meu pequeno refúgio!
Ter acompanhado as aventuras de Vasilisa Petrovna, pra mim, foi mágico, encantador e aconchegante. A trilogia acabou se tornando como uma válvula de escape diante da realidade conturbada que estamos vivendo, como uma espécie de sonho que terminava cada vez que a leitura era interrompida.

Desde o primeiro livro, onde iniciamos com a infância de Vasya até a sua fase adulta, pude acompanhar todo o seu desenvolvimento e o seu amadurecimento. O tipo de personagem forte e determinada, mas ao mesmo tempo sensível e que tem seus momentos de fraqueza, de boas e más escolhas, de imperfeições que me fez me apaixonar por ela; sem contar os outros personagens, como Sasha, Morozko, Medved que também me despertaram um carinho especial. Foram bem construídos, cada qual com sua peculiaridade e que foram fundamentais para a narrativa.

Eu me encantei igualmente com a escrita da Katherine e como ela conseguiu juntar elementos históricos e a fantasia de forma impecável, a descrição dos lugares, a forma como a história me surpreendeu a cada capítulo lido e como o final se desenrolou. Digo com segurança que os livros conseguiram me fazer rir e chorar na mesma proporção.

Meu único arrependimento foi de ter lido a trilogia rápido demais e, ter finalizado ela, me deixou um sentimento de acordar de um sonho incrível e perceber que voltei à realidade. Sentirei saudades dessas aventuras, dos personagens maravilhosos e, principalmente, da Vasoshka e seu rouxinol.

Evambertson 15/06/2021

"Os homens temem o que não compreendem."
Toda a série do Urso e o Rouxinol me encantou mas nunca que iria esperar nada parecido com esse O Inverno da Bruxa, que foi de longe o melhor dos três, apesar de começar a série com uma certa dificuldade até me acertar com a cultura, os nomes e até mesmo conseguir ter uma imagem clara do cenário e dos chyerti, mas depois de superada essa barreira a história flui maravilhosamente.

Os livros apresentam descrições impecáveis, que tornam mais fácil a visualização de tudo, a narrativa é sensacional, amei a escrita de Katherine Arden e amei acima de tudo ver a evolução nessa obra.

O Inverno da Bruxa foi o final perfeito para a trilogia, desde sua primeira página até a última, cada acontecimento é magnífico e completamente inesperado. O desenvolvimento da Vasya desde sua fase como criança até o presente momento do livro é incrível, suas dores, suas feridas a fazem cada vez mais forte, sem deixar de trilhar o caminhão que considera certo.

Esse universo baseado na mitologia russa foi um dos melhores que já embarquei, me impressionei muito com cada momento desses três livros e não podia estar mais satisfeito com uma série como estou com essa.

Bruna.Oliveira 07/06/2021

comecei o livro
dois capítulos e eu estava no chão chorando
sério
foi o livro inteiro comigo morrendo
aí um pouco dps da metade umas coisas dão certo
MAS QUE LIVRO AS COISAS SE RESOLVEM NA METADE???
VEIO MAIS SOFRIMENTO OBVIAMENTE
mataram meu favorito
mas no fim
fim mesmo
no último capítulo
Deu tudo certo

luana.carolina.9480 24/05/2021

Leeeeeiam
Sou super fã da trilogia. No início fiquei ainda meio confusa com os acontecimentos do livro anterior, pq já tinha lido a muitos meses, mas quando comecei a lembrar dos nomes dos personagens a leitura desandou. A história ficou muito bem amarradinha. Achei q n tinha como introduzir mais folclore russo, mas a autora conseguiu. Amei cada personagem, amei o início o meio e o fim, n tenho nada a criticar. Só leiam pessoal, história linda e ótima pra conhecer a mitologia russa.

Jubs 11/05/2021

Uma ótima história para encerrar a trilogia. Traz elementos reais de perdas e conquistas. Além de uma protagonista forte e com defeitos.

Murilo.Justino 08/05/2021

Concluindo a saga de Vasochka de forma incrível
Essa é uma daquelas histórias que te inspiram. A saga só fica melhor desde o primeiro livro e a conclusão foi, na minha opinião, excepcional. Realista, com um final agridoce frente a tantos sofrimentos, mas com uma conclusão compatível à história. Amei acompanhar os chyerti do folclore russo, que até então não tinha conhecimento algum. Recomendo a todos que amam mitologia e uma história de superação frente aos dogmas de época.

G.B 07/05/2021

Final
Essa trilogia é simplesmente perfeita. O contexto histórico arremata com delicadeza o conto de fadas.
Eu quero mais desse mundo do bosque de abetos e da casa no lago.
Séria uma série perfeita.
A melhor trilogia que já li! Todos os livros tem climax e se completam!

Rita 12/04/2021

Um final muito bom parava trilogia.

Amo o fato de partes do livro serem baseadas na história real da Rússia, eu não fazia ideia de nada da idade média russa e nem vou dizer que agora sei por causa do livro, mas eu me interessei o que é o primeiro passo pra aprender.

Amo todas as fábulas russas que conheci aqui. Eu gosto muito de saber coisas assim dos países porque é basicamente como o povo daquele país dava respostas para as coisas que acontecem antes de uma religião única ser imposta ou da ciência ter evoluído. Essas lendas eram as respostas, os ensinamentos, os sonhos, os medos e as esperanças, tudo junto. Como não amar?

Enfim, foi um final digno e muito bom. Senti falta de algumas finalizações e não gostei de uma coisa ou outra (não quero dar spoiler), mas em geral amei.

Bruna.Schleder 08/04/2021

?Todas as tuas palavras só querem dizer: és uma mulher e teu papel é na casa. Mas, quando os homens tiverem morrido na batalha e na honra, tens permissão de ser queimada na casa, pois os homens não terão mais necessidade dela... ?O que temes, senhora??, perguntou ele. ?Uma gaiola?, disse ela. ?Ficar atrás das barras até que o costume e a velhice as aceitem e que toda oportunidade de fazer grandes feitos tiver-se ido além da recordação ou do desejo.?

?Quero uma vitória. Quero até poder sobre príncipes e chyerti. Tenho o direito de querer coisas, Rei do Inverno.?

A primeira citação é de Senhos dos Anéis, uma conversa entre Aragon e Eowyn. A segunda é entre Vasya e Morozko, 65 anos separam essas histórias e quando a Vasya falou isso tudo o que eu lembrava era da Eowyn.

É muito difícil você encontrar histórias com protagonistas femininas que desejam as glórias das batalhas, isso é reservado para homens ou a mulheres de caráter questionável.

Vasya é uma boa pessoa, desde o primeiro livro sofreu por causa do seu poder, foi abandonada na floresta, obrigar ela casar, mandada para um convento, foi chamada de bruxa, foi assediada, foi agredida e quase morreu numa fogueira.

Ela merece as glórias das batalhas, assim como esse livro merece ser reconhecido, infelizmente a capa não ajuda a história. Não é uma fantasia simples e romântica, é muito mais do que isso, é sobre ser mulher, religião, tradição, natureza, politica , família e amor.