O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

Carolina Tonglet Monzi 11/09/2022

Não gostei
Não sei o que aconteceu nesse livro, parece que a autora se perdeu.
Tudo muito confuso e pra vencerem precisam desfazer o que passaram o livro todo tentando fazer, nada a ver.
Terminei na força do ódio!
Não gostei não

Helena 04/08/2022

Esqueça-se da magia, snegurochka
"Fiz o bem e o mal, mas não sou nenhuma das duas coisas. Sou apenas eu mesma".
O Inverno da Bruxa conseguiu fechar a trilogia de O Urso e o Rouxinol da melhor maneira que podemos imaginar. A leitura nos prende a todo momento, seja pela linguagem limpa (apesar dos nomes e palavras russas) ou seja pelos suspenses do que pode acontecer.
Inúmeras reviravoltas, mas nada absurdo. As reviravoltas são coerentes a história; não têm intenção em forçar um interesse do leitor.
E Vasilisa Petrovna, o que dizer dessa personagem? O amadurecimento dela foi contado de forma tão natural, que quase não lembramos da criança que ela foi no primeiro livro.
Uma das coisas que mais me chamou atenção nessa obra (toda trilogia) é o respeito pelas escolhas, pelas decisões. Morozko poderia controlar facilmente a Vasya, mas respeitou todas as decisões que ela tomou. Mesmo que essas decisões a levassem para perigos e sofrimentos. Ele sofreu, mas sempre respondia:
"A escolha é sua e não minha, Vasilisa Petrovna".
Isso é tão rico, principalmente por ser Morozko um demônio do gelo, um dos seres mais poderosos e, mesmo assim, ele é honrado. Além disso, por piores que tenham sido, foram as escolhas de Vasya que a tornou uma mulher-bruxa forte e sábia.

Marialba 17/07/2022

Magia em Moscou
Terminei essa trilogia na minha viagem ao Alaska. Foi mágico ler sobre paisagens e mundos mágicos e ver as montanhas geladas do Alaska. Não sei se foi por isso que gostei... Kkkkk
Mas, de qualquer forma a trilogia vale muito a pena! A autora cresceu junto com a personagem principal!
Li que a autora demorou 6 anos agora concluir a obra e realmente esse tempo foi bom para as pesquisas e crescimento da autora!
Gostei muito e recomendo para quem gosta de mundos mágicos com personalidades femininas fortes!

baracho.rodrigo 03/06/2022

PERFEITO
Melhor livro da trilogia, como amei a Vasya, amei conhecer mais sobre a Rússia e me deleitar nessa história, se tornou um dos meus favoritos ???

Fabiana191 01/06/2022

Gostei muito
Se esse livro fosse maior eu teria gostado mais haha
O enredo amadurece junto com a personagem sem perder o brilho da fantasia e dos contos e lendas da Rússia. Gostei bastante do desfecho (emoções até o final). Só acredito que poderia ter um pouco mais de páginas para melhor desenvolvimento de alguns personagens, principalmente aqueles secundários que durante um momento ganham bastante destaque, mas depois perde um pouquinho do brilho. Tirando isso, nota 10. Gostaria de ter lido esse livro sendo mais nova, com certeza teria me apaixonado mais pela leitura.

Maria13849 30/05/2022

Apaixonada
A quantidade de coisas que acontecem nesse livro é absurda e ainda assim não é uma leitura cansativa.
Por onde, exatamente, começar?
Eu li o primeiro livro dessa série quando tinha 16 anos e me apaixonei perdidamente, mas achei que o final aberto servia como final definitivo e não quis continuar a trilogia.
Bom, ao menos agora sou mais madura pra absorver toda essa história.
Khaterine Arden reúne em Winternight um punhado de coisas que me encantam: um universo bem construído, uma história muito bem planejada, personagens complexos e desenvolvidos e aspectos históricos reais.
Obcecada, apaixonada, encantada.

Ari Phanie 28/03/2022

Uma boa conclusão para uma boa trilogia.

Quando eu comecei essa trilogia, logo após ler O Urso e o Rouxinol, criei algumas expectativas. O primeiro livro é um encanto. Eu amei a novidade de ler um livro de fantasia sobre o folclore russo, amei a ambientação e os personagens secundários. Já o segundo mudou a ambientação e o foco, mantendo alguns elementos do primeiro livro, como a imposição do cristianismo. Mas eu senti falta da simplicidade quando a autora resolveu expandir sua história envolvendo política e trazendo vários personagens, alguns deles não tão interessantes assim. Nesse terceiro livro, continuei sentindo falta da ambientação do vilarejo cercado por florestas e de Alyosha, cortado desde o segundo livro. Mas vamos ao que interessa.

O livro começa com o desespero de Vasya tentando fugir da orda atiçada pelo cretino padre Konstantin, que inferniza a protagonista desde o primeiro livro e era um vilão muito mais interessante do que aqueles que surgiram desde o livro passado. A história de guerra contra os Tártaros é extremamente sem graça e não me desceu. Enfim, o começo é bastante excitante, e quando Vasya vai se refugiar no mundo de Meia-Noite, fiquei animada. Todo o plot de Moscou não me anima, mas um ambiente que levava Vasya às suas origens me entusiasmou. Por pouco tempo. A narrativa foi morosa demais e confusa demais. Só voltou a ficar interessante de novo quando Vasya encontra Morosko. Eu nunca gostei muito da relação da Vasya com um ser do inverno de mil anos que escraviza garotas, me pareceu sempre problemática, mas nesse livro Morosko foi mostrado mais humano e eu até curti o romance. Depois desse encontro, novamente as coisas não se desenvolveram como eu esperava. Eu tinha em mente que a luta final seria entre Vasya e Konstantin e o Urso, os dois juntos tinham um potencial pra criar um caos sem medidas, mas infelizmente essa batalha foi anticlimática. E logo após, há a batalha real que não foi nada demais, eu diria até que foi sem graça e a única coisa emocionante dela foi a parte do Sasha e do Solovey.

Apesar de ter sido um livro mais morno do que os anteriores, eu continuo gostando muito de todo o folclore e todos os seres mágicos que a Arden traz à tona, e de como é interessante a luta desse mundo escondido para continuar vivo, afinal, por causa do cristianismo esses seres pagãos estão morrendo. Eu gostei muito de como a Vasya luta por eles e pelos humanos também. Se tem uma coisa que realmente melhorou a cada livro foi o desenvolvimento dela. E por mais que eu tenha tido alguns problemas com o que estava sendo contado, e com o que foi deixado de lado, ainda sim foi uma boa história, e ainda recomendo.

Laura 04/03/2022

Incrível
Que livro perfeito!! Fiquei empolgada do início ao fim, é definitivamente o melhor da saga. Tive várias emoções ao ler, mas não vou elaborar muito sobre. A Vasya se tornou uma personagem incrível e poderosa e fiquei satisfeita com as decisões dela nesse final, embora ainda tenha ficado aquele gostinho de quero mais, já que ficaram algumas coisas subentendidas (que eu amaria saber mais). Além de tudo, os personagens tiveram uma evolução incrível nesse fim de saga. Enfim, se tornou um dos meus preferidos, e já estou com saudade da Vasya e Morozko ??

King Nikolai wife 01/03/2022

que perfeição
Eu acho que foi o melhor modo de se encerrar a trilogia e a tragetória da vasya. Foi lindo ver ela evoluir ao decorrer dos livros e esse livro fecho com chave de ouro. Tudo bem que ele me deixou devastada também mas isso é outro caso. Recomendo muito a trilogia toda, estou triste que acabou.

My | @pagesandseasons 28/02/2022

Excelente trilogia!
Eu adorei esse terceiro livro e como a história se encaminhou. Com livros curtos, a autora conseguiu desenvolver muito bem a história e seus personagens.

Saber que a trama foi baseada em fatos reais e que alguns dos personagens realmente existiram torna tudo ainda mais interessante.

Alessandra @euamolivrosnovos 17/02/2022

Instagram @euamolivrosnovos
Enquanto a Rússia é assolada por conflitos, Vasilisa precisa dominar seus sentimentos e superar a desconfiança de todos.

Rotulada de bruxa, ela sofre uma terrível perda e foge para as terras da Meia-Noite, onde o tempo é confuso e traiçoeiro.

Se sair viva de seus encantos, ela poderá ajudar seu povo na guerra contra a dominação. Porém, todas as decisões têm um preço e talvez ela coloque em risco não apenas a sua integridade, mas também o seu coração.

Uma trilogia impecável, com uma protagonista que supera os limites impostos pela época em que vivia, quando as mulheres eram tratadas como inferiores e indignas de opinião.

Vasilisa brilhou nesse enredo que entregou uma trama instigante, sedutora e cheia de questionamentos sobre valores, crenças e a importância de ser fiel às nossas origens.

Uma das coisas mais interessantes nesses livros é que as escolhas dela refletiram diretamente em quase todos os acontecimentos da história, sendo necessário muita reflexão, arrependimento e coragem para mudar o que parecia não ter mais solução.

Os personagens secundários também têm muito destaque e foram indispensáveis para a conclusão da série. Sofri em diversos momentos da leitura com cada descoberta e perda sofrida pela protagonista.

A única coisa que quero pontuar é que a autora poderia ter dado uma conclusão melhor para alguns personagens, que mereciam mais atenção, pois senti que fiquei esperando um desfecho que nunca aconteceu.

Por fim, recomendo demais a trilogia. É uma oportunidade para conhecer melhor a riqueza que a cultura russa tem e todo o brilhantismo da escrita da Katherine Arden, que é única.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos