O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Sarah587 14/02/2023

O menino do dedo Verde (2.0/5.0)
"Até os oito anos, Tistu não soube o que era escola. Dona Mamãe, com efeito, tinha preferido começar em casa a ins- trução do filho, ensinando-lhe os rudimentos da leitura, da escrita e do cálculo. Os resultados, é preciso reconhecer, não eram maus."

Sinopse: Aos oito anos, Tistu foi mandado para a escola, porém não conseguia se concentrar e dormia todas as vezes durante a aula, devido isso foi expulso da escola. A partir disso, Tistu foi posto em um novo sistema de educação. A primeira lição foi no jardim com o jardineiro Bigode, ali descobriu o polegar verde.

Simplesmente não gostei, não é o tema que gosto de ler. Modo de escrita e enrredo não me prenderam. Confesso que apenas li porque, na época, a escola mandou, se não, não teria lido até o fim para fazer um resuminho e ganhar nota.

Rayssasza 11/02/2023

Estilo pequeno príncipe
Tava procurando gêneros diferentes de livros para ler e esse foi um dos infantis que me chamou atenção. A história é bonita, sendo contada do ponto de vista genuíno de Tistu e tem algumas lições pra tirar, mesmo depois de adulto.

Alice564 11/02/2023

Quando li não gostei muito, a escrita era mais antiga e eu era pequena, pretendo ler novamente acredito q vou melhorar a minha opinião sobre quando reler.

pjmvitoria 09/02/2023

livro bom, é um daqueles que da pra ler em poucas horas. muito bonitinha a história de Tistu e o seu jeito de enxergar o mundo.

cardiganjuu 31/01/2023

VAMO LÁ
livro fofo , leve e ótimo para ser a última leitura do mês!
Livro e leve da para ler em uma hora que vc acaba!
Diagramatura leve e contém algumas imagens que são as coisas mas lindas !
20 capítulos com em torno de 3 a 5 página em cada um!
E um livro de classificação livre mas acho que vale todos lerem pq eu não me arrependi!
Ganhei esse livro de natal e de primeira achei que não ia gosta e olha agora simplesmente amei!
Acho que vale todos conhecerem mesmo que seja um livro pouco conhecido! E isso leiam :)

CinMeireles 28/01/2023

Quando eu li esse livro pela primeira vez, mais ou menos aos 6 anos, ele me causou fortes impressões, mas não gostei do final. Só que eu não lembrava o porquê.

Relendo agora, eu lembrei.

Existem algumas pequenas coisas que me desagradaram na história, mas essas não são relevantes. O enredo é muito bom, a escrita é ótima, te dá vontade de continuar lendo. A caracterização dos personagens é coerente. O desenvolvimento da história flui bem. Ou seja, tudo ótimo... Até que o autor resolveu que o final não era o final, e que haveria mais alguns capítulos descrevendo o desfecho de Tistu, o personagem principal.

Basicamente, existem dois "finais". A história principal acaba de forma satisfatória. O problema é resolvido, há um desfecho para os personagens, tudo lindo. Mas ao invés do livro parar aí, há mais dois capítulos contando o que aconteceu com Tistu. E esses dois capítulos não tem NADA A VER com a história. Os personagens apresentam atitudes incoerentes, e o autor insere elementos novos que não fazem nenhum sentido no contexto. Em suma, parece ser um final escrito muito depois da história principal, ou devido a alguma ideia de última hora que surgiu sabem os deuses porquê.

Sei que existe um público que praticamente idolatra esse livro e o compara ao Pequeno Príncipe, mas mesmo que o final fosse bom, não acho que essa comparação seja justa. A história é boa, bonitinha e delicada, mas é apenas isso. E, para mim, o final matou o livro - livros bons com finais ruins me irritam muito mais do que livros inteiramente ruins.

Trinta anos não foram o suficiente para mudar minha opinião sobre O Menino do Dedo Verde. Não é um livro que detestei, mas definitivamente não o recomendo.

site: https://www.instagram.com/p/CnxD_OarvAU/

Cla 27/01/2023

O menino do dedo verde - resenha
É um livro muito bonito. Faz pensar muito depois de ler. Me impressionei com esse final, eu definitivamente não esperava isso. Recomendo!!

Mariana Alverga 19/01/2023

O menino do dedo verde
O tipo de livro rapidinho que te faz pensar por bastante tempo,com foco no nosso querido Tistu,um menino rico que descobre ter o polegar verde. Nessa história acompanhamos o Tistu em suas aventuras junto com seu poder,um livro que pode ser lido quando criança,já que a linguagem é algo fácil,porém quando já se tem uma idade maior poderá ver significados lindos e nada superficiais dentro dessa mesma linguagem. Amei o livro e confesso que me emocionei com o final.

DAbora277 16/01/2023

Esse livro faz nos refletir tanto na sociedade, principalmente no modo de viver e de nossas ações com um olhar diferente. Amei mt reler esse livro

Samantha.Ultramari 20/02/2023minha estante
Interessante o "feiofóbico". Será que ele era ou o mundo à sua volta que era "perfeito" demais?
Apesar de amar a obra, que já reli muitas vezes, a única coisa que estranhei foi o modo como descreveram as pessoas da favela... Mas... O encantamento trazido pelas flores e pelo todo do livro me encanta.
Muito obrigada pela sua reflexão.

Quel 14/01/2023

O menino do dedo verde
Eu amo quando leio um livro da literatura infantil e ele me dá uma lição de vida... O menino do dedo verde fez isso comigo, a criança que mora em mim amou a história do menino chamado Tisto e a adulta que eu venho me tornando absorveu a mensagem do livro e vai levá-la pelo resto da vida.
Samantha.Ultramari 20/02/2023minha estante
Somos duas! Encantada tb!

Clara 14/01/2023

Temos dedo verde?
Se pensarmos com carinho e compreendermos que nossa visão acerca de tudo é mais humanizada e, partindo dessa concepção, fizermos a diferença, por menor que seja, floriremos inúmeras espécies em nosso caminho.

Taty Almeida 12/01/2023

Uma gracinha
Esse livrinho é surpreendente, devo dizer! Fui sem saber o que esperar e encontrei um narrador divertido, um protagonista cativante e uma família além de seu tempo..... A história é linda, e como todo bom livro infantil, tem sua mensagem para todas as idades especialmente se você leva em conta o contexto histórico em que a obra foi escrita! Confesso que não sei ainda se o final me agradou 100%. Terminei o livro com a vontade de reler pra ver o que foi que eu perdi, mas definitivamente é um livro poético e necessário a todos que se dispuserem a adicionar um pouco mais de fé e fantasia em suas vidas!

Amanda.Patricia 12/01/2023

Perfeito
Uma história que toda criança e todo adulto deveria ler. Ler nas diferentes fases da vida. Li criança e depois li para os meus filhos. Esse livro é genial. Cheio de metáforas inteligentes. Um livro que não parece filosófico mas é muito. Sempre choro no final. Se eu ler cem vezes, choro cem vezes.

Fadel11 10/01/2023

Que tristreza ?????(erro proposital)
Mn eu chorei tanto nesse livro mn????? Ele literalmente foi embora mano, ele foi tão bom e tipo foi...