O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Lerefalar 03/05/2022

Natureza, esperança e paz!
O MENINO DO DEDO VERDE – MAURICE DRUON (1957)

Esse livro é singelo, delicado e muito lindo. Fala de paz em tempos de guerra e de conservação ambiental em tempos de catástrofes naturais.

Tisto é um menino de 8 anos que não se adequou ao sistema de ensino tradicional o que gerou muita preocupação aos seus pais afinal ele é filho único e herdeiro da fábrica de canhões mais lucrativa da cidade de Maripólvora.

Então, seus pais decidem que ele irá aprender na prática, acompanhando os mais diversos trabalhadores em suas profissões. Já em sua primeira aula com o Sr. Bigode, o jardineiro, Tisto
Descobre seu grande dom, algo que irá mudar sua forma de pensar e ver o mundo e também, transformar a vida de toda uma cidade. Tisto trará esperança e leveza aos moradores de Maripólvara com o toque de seu polegar. Segundo o Sr. Bigode, Tisto tem o polegar verde e tudo o que toca floresce.

Tisto então ilumina toda a cidade, faz acontecer o que parecia ser impossível, faz com que as pessoas novamente passem a contemplar a natureza e encontrar felicidade nas flores. Com seu dom Tisto transforma um presídio, uma favela e um hospital, nesses locais as flores trazem acalento, abundância e vontade de viver.

Tisto inconformado com a guerra utiliza das plantas para acabar com ela afinal, quem consegue odiar em meio as flores?

Um livro que nos ensina muito sobre a flora. Um livro meigo que nos faz sorrir a cada novo milagre das flores. Um livro que nos ensina o poder da amizade, da compaixão e solidariedade.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá!

anna_is_busy_reading 29/04/2022

Fofinho
Li pra escola, não tenho tanto a dizer, mas é fofo ver o Tistu mudando as coisas e parando uma *guerra* com o dedo verde dele. Enfim, legalzinho.
7/25 (escola)

Thays 19/04/2022

Se não é clássico deveria ser
Que livro minha gente, que livro, muuito poético mas ao mesmo tempo de fácil compreensão, o narrador onisciente, que ao mesmo tempo q narra traz os pensamentos de Tistu, faz a leitura fluir muito bem. É um livro que conta a vida de Tistu, um menino que descobre ter um dedo capaz de germinar flores instantaneamente, ao mesmo tempo que descobre algumas verdades dessa vida, conhecendo assim, os contextos que a vida adulta carrega. O olhar dessa criança é puro amor e empatia e a mensagem transmitida subliminarmente é linda. Além de tantas outras que são implicitamente explicadas como a pobreza, a guerra e a morte. É um livro na vibe de o pequeno príncipe, mas que na minha opinião a leitura flui mais facilmente por ser mais compreensível. Lerei com meus filhos com certeza, quando tiverem uns 8 a 9 anos.

Henry 18/04/2022

Uma fábula sobre semear o amor em vez do Ódio.
Acho que não vi o final do livro chegar. Quero dizer, não imaginei que ele fosse terminar do jeito que terminou.

Mas é justamente um livro sobre semear o amor, o paz, as boas maneiras e o raciocínio lógico para trazer o bem às pessoas.

Uma história lúdica, infantil mas muito gostosinha sobre um garotinho que está aprendendo sobre o mundo. Tistu é uma criança como qualquer outra: ingênua, inteligente, criativa e amável. A diferença, é que ele descobre sobre os horrores do mundo com pouca idade.

Mas a forma que ele resolve cada um dos problemas, nos faz pensar um pouco em como seria bom, quem sabe, existir um menino de dedo verde.

P.S: Agora fiquei com vontade de ter milhares de plantas.

Romulo 15/04/2022

O menino do dedo verde
Livro de origem francesa escrito por Maurice Druon.
Esse livro fala sobre um menino de família rica onde o pai era dono de uma fábrica de armamentos chamada Manufatura de Mirapólvora, mas Tisto era o oposto do pai por que ele tinha o dedão verde, isto é onde ele encostava brotavam flores. Quando ele descobriu esse dom através do Sr Bigode, ele usou para fazer felizes prisioneiros, pessoas da favela, doentes e animais do ZOO.
O mais importante nessa história foi que o menino sempre pensava muito, e tinha atitudes positivas, seu melhor amigo era Ginastico um ponei o único que sabia dessa habilidade.

looh_36 14/04/2022

Titsu era um anjo!
A construção do livro é maravilhosa, a leitura bem fluída, ótima para uma criança, que li pela primeira vez com 8 anos mas não dei muita atenção, agora com quase 10 anos a mais, pude notar referências de guerra, e a passagem do homem para sua morte.
Poderia dizer mil coisas a respeito, mas acredito que apenas esta frade irá dizer tudo:
"Se só viemos ao mundo para sermos um dia a gente grande, logo as ideias pré-fabricadas se alojam facilmente nossa cabeça, a medida que aumenta."

Myria.Viana 08/04/2022

Não é resenha
Uma livro cativante, cheio de lições sutis sobre a vida, escolhas relações.
Numa linguagem fácil por tratar-se de um livro infantil, o que não perde em nada para ensinar aos adulto como as crianças enxergam a vida.

Mauryane 02/04/2022

Um menino diferente de todo mundo, com um coração de enorme e puro. Tistu tinha um polegar verde. As proezas de seu dedo verde eram originais, fazendo crescer plantas e flores onde quer que colocasse seu polegar. E ele não deixou de fazer coisas inusitadas com o seu dedinho e coração de ouro.

Cássio Cipriano 27/03/2022

Leitura para retomar o contato com nossa criança interior
A pureza, ingenuidade e bondade de Tistu, protagonista de "O Menino do Dedo Verde", nos faz refletir sobre muitas coisas que deixamos para trás à medida que crescemos. As dificuldades da vida, na maioria das vezes, nos tornam pessoas duras e vamos perdendo o brilho no olhar. Nos enquadramos em normas e padrões para caber em determinados lugares. Muitas vezes, perdemos de vista aquilo que nos torna pessoas únicas (talentos, sonhos etc.) e passamos a viver no modo automático, dentro de uma zona de conforto.
Essa é uma história infantil bem simples, mas muito interessante para ler na fase adulta. Nos faz refletir sobre muita coisa.

MAH =P 27/03/2022

LEIAM
Na minha escola foi leitura obrigatória mais ou menos no 3° ou 4° ano. E eu como uma boa estudante não li ele, porém vi MUITA gente elogiando o livro. Eu queria ler ele, mais não tinha como, então eu achei essa pérola na biblioteca e MEUDEUS que incrível, foi maravilhoso foi tão--
Me arrependo de não ter lido antes, acho uma pena que não seja tão conhecido pq merecia muito mas reconhecimento.

Wizzek 18/03/2022

Infantil e muito adulto
Uma fantástica releitura do pequeno príncipe, com um protagonista tão cativante quanto o pequeno príncipe, que por onde passa e deixa suas soluções incomum, nos faz refletir sobre assuntos imutáveis do caráter humano, o que deixa mensagem sempre atual, principalmente nos dias de hoje, sem deixar de lado o ponto de vista de uma criança, o que torna tudo tão fantástico.

Sosô 06/03/2022

?O menino do dedo verde?
Que livro lindo, perfeito, triste, pra você chorar nos últimos capítulos de doer a cabeça. A linguagem é difícil, pois o livro foi escrito nos anos 60's, se n me engano, mas depois vc se acostuma.

Jackiely 05/03/2022

Um dia irei ler esse livro para meus filhos ❤️
Uma professora de português me sugeriu esse livro em 2014, só agora eu fui ler e sempre vem aquela sensação de que eu deveria ter lido antes.
Livro tão curto e tão cheio de ensinamentos, de encher os olhos de encanto✨