Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Nathi 15/02/2021

Sociedades secretas, universidades e magia...
Para quem já está habituado com a narrativa e escrita que Leigh Baudduco normalmente escolhe adotar, esse livro com certeza será um choque.

Galaxy ?Alex? Stern nos é apresentada como uma personagem com diversos defeitos, problemas e traumas. Os quais são bem construídos e apresentados ao leitor em um ritmo perfeito diante dos acontecimentos do livro. Diante de tantos desafios, Alex nos mostra toda sua personalidade avassaladora, persistente, assertiva, perspicaz e, acima de tudo, ameaçadora. Ela jamais nos é descrita como um padrão de heroína, ao contrário, vemos ela como uma anti heroína em todos seus trajetos. Logo de início nos é mostrado como os acontecimentos da sua vida a moldaram e como os traumas que ela sofreu a levaram a tantas escolhas que, para outros, são passíveis de julgamento e crítica. A introspecção na mente da personagem pode tornar o começo do livro e algumas outras partes um pouco lenta e cansativa, mas vale cada segunda quanto mais encaixamos as peças e enxergamos as consequências de cada história.

Em contramão, temos o personagem de Darligton, que nos aparece primeiro como uma especie de ?guia? para Alex diante da entrada dela na faculdade, e também ao submundo das sociedades secretas. Ele reúne características de honradez, coragem, inteligência, empatia, e um senso de justiça que o fazem um personagem simpático, heroico e admirável (não apenas para os que estão dentro do livro, mas também para o leitor). Ela personifica a luz, enquanto Alex é a sombra. Darligton é puramente grifinorio, enquanto Alex reúne TODAS características de uma sonserina (inclusive sua ligação com cobras). A relação deles aparenta primeiramente ser de mestre/pupila, mas é aprofundada de forma sútil e intensa.

A Nona Casa é um livro que surpreende em sua temática, em sua narrativa e em sua abordagem. Os temas retratados são diversos, e não é uma leitura para aqueles que esperam um mistério leve e de fácil compreensão. É uma leitura densa, com informações soltas em todos diálogos (porém bem apresentadas) e com gatilhos de violência, abuso, estupro e etc. Porém, tudo é muito bem retrasado com causa/efeito. O livro reúne fantasia com sociedades secretas, universidade e assassinato, mistérios e magia, personagens com defeitos graves e qualidades honrosas, e nos deixa com um final que tem clara chance de continuação (como já confirmado pela autora). É uma leitura que eu indico intensamente, e vai agradar quem tem um paladar mais sombrio e ácido para a leitura. Dou nota 4,5 apenas porque tive sim uma dificuldade no começo e estou esperando o desenrolar da franquia. A indicação, no entanto, é intensificada!

Luiza Dau 18/02/2021

Gostei da premissa do livro, a autora consegue criar um universo diferente de tudo que já vimos. Mas confesso que achei o livro grande demais, enrolado demais nas primeiras 200 páginas. O mistério poderia ter sido resolvido de forma muito mais dinâmica, sem ter dado tantas voltas. Espero que o próximo livro seja mais curto e direto e explore mais as casas do véu.

allletis 20/02/2021

A coisa mais bisonha que já li
Não é meu primeiro contato com literatura dark academia e nem com ficção adulta mas, definitivamente, eu não estava esperando por isso.

É um livro extremamente gráfico e pesado com temas muito sensíveis, então eu não recomendo para todo mundo.

Dei 4.5 estrelas pelo seguinte fato: a leitura é bastante complicada de se entender e você precisa prestar muita atenção a cada detalhe. O mistério é muito bem construído e te joga diretamente no culpado se você for alguém observador. Como todos os livros da Leigh, tem muita diversidade e inclusão (protagonista com ascendência latino-americana e ameríndia), e ainda destrói o leitor colocando muitos conceitos sociais necessários.

É algo bem gótico e pesado, não estou muito acostumada, mas eu queria ler algo assim tem um tempo e fico feliz que tenha sido esse livro a minha primeira vez no gótico.

Apesar de tudo, eu sinto que tem muito potencial inexplorado ainda e estou ansiosa para o próximo livro.

halfbyrn 22/02/2021

No início desse livro eu estava completamente perdida, sem entender absolutamente nada, mas conforme os capítulos foram se passando, a Leigh conseguiu explicar tudo de uma forma bem clara, que me auxiliou a compreender como o sistema do livro funcionava.
A escrita é ótima, o mesmo para o enredo, a protagonista é incrível e uma caixinha de surpresas. As referências que a estória traz são fáceis de entender, mesmo para alguém que nunca leu as obras citadas.
Houve momentos onde parecia que toda a tensão que cercava Alex Stern, também fazia parte de mim, a escrita me envolveu de uma forma que me fazia sentir como se estivesse conectada a personagem. Eu adorei esta livro e não vejo a hora de ler o próximo.

Daniela Dadalt 25/02/2021

Uma fantasia urbana incrível
Eu não sou das mais viciadas em livros de fantasia, mas nona casa me surpreendeu e me arrebatou! O trabalho de pesquisa da Leigh nesse livro misturando fatos reais com ficção foi genial! Eu achei a leitura bem fluida, e mesmo com partes pesadas que podem ser gatilho para pessoas mais sensíveis eu achei um livro incrível! Final deixa coisas em aberto visivelmente com a intenção de uma continuação, que eu já quero!!!!

Dani Pontes 27/02/2021

Fantasia adolescente
Magia, poder e uma faculdade. A premissa é meio batida mas a autora consegue manter a gente na curiosidade sobre a protagonista e sobre o crime q acontece...
Não amei.

fernanda antonella 28/02/2021

Tem feiticeiro no meio, tem prostituição, tem mentira...
Um livro que não se preocupa em se encaixar, uma bagunça proposital que te convida a acompanhar um romance, mas de repente é sobre elementos sobrenaturais, mas também uma investigação criminal...

Amei demais, acabei tirando meia estrela da avaliação, pois até a página 200 essa bagunça me incomodou.

Demorei muito para me relacionar com a protagonista, mas depois que seu passado é explorado eu comecei a me apaixonar.

SsCleo 01/03/2021

Surpreendida demais...
Quando fui atrás de resenhas sobre a Nona Casa, encontrei um monte falando mal, dizendo que era um livro pesado demais e que era uma "Bomba". Meu Deus o que essas pessoas chamam de livros bons então?? Esse livro é completo, existe sim, partes pesadas e descrições bem feitas. Essa personagem principal me ganhou no começo do livro e não me decepcionou. Preciso urgentemente da continuação.

Mey 01/03/2021

Um pouco lento, mas um bom livro
?Nona Casa? e? escrito pela Leigh Bardugo, mesma autora da trilogia Grisha, mas em nada se parece com o Grishaverso.?
O livro vai acompanhar Alex, ela tem um passado muito sombrio no mundo das drogas e apo?s uma se?rie de assassinatos, ela vai estudar em Yale e integrar uma sociedade secreta. Isso porque, Alex consegue ver fantasmas e eles precisam de sei dom.?
?Nona Casa? e? um suspense que envolve assassinato, sociedades secretas, magia e fantasmas.?
Vale a pena destacar que e? uma fantasia dark, permeada de cenas de viole?ncia e gatilhos de abuso e estupro.?
O livro e? narrado em dois tempos, passado e presente. Os capi?tulos do passado sa?o narrados pelo Darlington, o mestre da Alex na sociedade secreta, que esta? misteriosamente desaparecido. E o presente quem conta e? a pro?pria Alex.?
No ini?cio fiquei um pouco confusa com a histo?ria, mas aos poucos alguns fatos va?o sendo revelados e tudo faz sentido. E o final e? bem surpreendente e ja? deixou um gancho para uma continuac?a?o. ?
Apesar de ter gostado do livro, achei que demorou para a histo?ria alavancar e a autora poderia ter se aprofundado mais nos personagens. Mas estou ansiosa para a continuac?a?o.?

Let 02/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com um livro da Dark Academia e me surpreendeu.
Como uma amante da Leigh já fui atrás mesmo não conhecendo e me surpreendi, é um livro que possui alguns gatilhos, algumas cenas bem fortes, mas eu amei.
Os livros dela costumam ser livros mais densos e geralmente é preciso ter atenção num primeiro momento, e não desistir de cara. Depois você consegue se acostumar a leitura fluí muito facilmente.
Todos os personagens me cativaram, a Leigh possui o dom de fazer personagens complexos e humanos e muito carismáticos. Ansiosíssima para o próximo.

Dias 03/03/2021

Não sei o que foi para mim
Acho que o primeiro motivo pelo qual esse livro não me encantou muito foi que eu tinha uma expectativa bem diferente sobre ele. Demorei até entender tudo o que acontecia é não me conecte com nenhum personagem.

No entanto eu não sei se poderia classificá-lo como ruim já que o que não serviu para mim poderia servir para outra pessoa.

Eu gostei da forma como a Leigh Bardugo tratou assuntos importantes em Nona Casa.

gabs 06/03/2021

Se perdeu em sua própria complexidade
O livro é bom, sem dúvidas bom, mas sabe quando falta algo?
A autora cria um universo extremamente complexo, mas pouco acessível, entende? São muitos termos, muitas denominações, mas eles não transportam o leitor para o universo, mas sim o afasta em muitos momentos. É como se a autora se perdesse em sua própria complexidade. Harry Potter, por exemplo, é um baita universo complexo, mas existe uma total imersão do leitor naquele mundo, porque é gradual e sutil a ambientação. Já esse livro vomita muitos termos técnicos de uma vez.
A leitura demora pra engatar por ser pesada e, muitas vezes, muito densa. Depois, quando engata, se prova um livro de história mediana. Apesar de ter personagens de histórias de vida muito profundas e, de certo modo, dramáticas, a autora não consegue nos aproximar dos personagens de modo a nos tocar de fato. Esse livro é como aquela obra prima, impecável, perfeita, sem erros técnicos, mas despida de alma. E a alma é o que faz uma obra ser importante. Sem alma, é técnica bruta, precisão e falta de emoção.

Annalisa 10/03/2021

Nona Casa
Este foi meu primeiro contato com a escrita da Leigh Bardugo, os demais livros dela eu já tinha ouvido falar, alguns estão até na minha lista de desejados, mas nunca antes tive a oportunidade de realmente ler.

No começo foi um pouco diferente até eu conseguir me ajustar a escrita e me ambientar na história, muitas informações logo no começo. E para ajudar, estou com uma séria mania de ler livros sem antes ler a sinopse, o que dificultou um pouco eu ajustar a visão do contexto "universidade de Yale" com o mundo mágico. Não sabia que o livro trazia esses temática de mundos, magia e sobrenatural. E conforme eu fui lendo os primeiros capítulos, fiquei tipo: "o loco menino, o que está acontecendo aqui".

Maaas logo tudo se ajeitou e o livro se transformou em uma história fantástica, extremamente bem escrita e conduzida, com mistério, aventura, suspense, cada um na dose certa.

Nona Casa conta a história de Alex, uma menina com um passado bem sombrio envolvidos em drogas, tráfico e prostituição. Após um evento até então inexplicável (?) Alex foi encontrada quase morta após uma overdose em meio a uma cena de assassinato, e para sua surpresa a primeira coisa que lhe acontece é ganhar uma bolsa de estudos para a faculdade de Yale, sem nem ter terminado o colégio.

Mas na verdade Alex não é uma garota comum, ela tem a habilidade de enxergar os Cinzentos (almas daqueles já mortos vagando ainda pela terra), e sua ida à Yale nada mais é do que uma "vaga" de emprego.

Yale neste livro está rodeada de mistérios, magias, segredos. Com oito grandes "fraternidades", chamadas de Casas do Véu. Cada uma delas possuem seus poderes e rituais que garantem que seus membros e ex-membros adquiram sucesso, fama, reconhecimento e o que mais eles quiserem. Assim, Alex se torna membro da Nona Casa, aquela responsável por garantir que todas as demais andem na linha, e sua habilidade de ver Cinzentos garante uma maior proteção aos elos mágicos durante a realização dos rituais.

Maaas, como nada é perfeito, vários acontecimentos tornam a vida de Alex um verdadeiro inferno, e ela perde a única que pessoa que a estava orientando e ajudando (Darlington pouco te conheço, mas já te considero muito. Te quero de volta na história!) e ela se vê em meio ao caos entre as Casas do Véu, suas lutas pelo poder, um assassinato sem explicação, uma investigação sem futuro, e todas as linhas indicam que as Casas estão envolvidas em algo muito maior do que ela imagina. Ah, e claro até mesmos os mortos estão ameaçando a vida dela.

É um livro muito bem escrito com um ritmo que hora está tudo parado e hora tudo acontece e você não pode nem piscar, gostei muito da escrita da autora e pretendo muito ler os demais livros dela.

"É apenas pelo mistério e pela loucura que a alma é revelada"

"Tenha poder para iluminar este terra escura, e poder no mundo dos mortos para torná-lo vivo"

"Juro que não perguntarei o que quiseste dizer: Creio em ti contra ti mesma, e assim, de agora em diante, prefiro morrer a duvidar"

Adriana1407 11/03/2021

Surpresa
Não pesquisei muito sobre o livro antes, e fiquei bem surpresa com essa leitura.
Adorei demais, o universo que a autora criou, misturando ficção com realidade.
Os lugares realmente existem, alguns cinzentos são realmente cinzentos rs crimes reais do local.
Os personagens são bons mas faltou aprofundar mais em alguns, espero que tenha continuação, e acredito que vai ter sim pelo fechamento da história!
Com certeza vou ler !!!

Obs: os gatilhos que possuem, não são tão pesados e consegui ler tranquilamente. Mas ainda assim,
pode ser conteúdo sensível para algumas pessoas.

Bibi Souza 12/03/2021

Oculus, Virgílio, Dante e Centurião.
Ah, as casas do Véu, poder dos Ricos e toda uma classe privilegiada.
*atenção esse livro tem muitos gatilhos*

Alex, uma moça de Los Angeles, que cresceu sabendo que não era como as outras pessoas acaba entrando no mundo das drogas para tentar lidar com as coisas que só ela vê e as experiências que só ela pode ter. Mas algo trágico acontece, fazendo com que ela tenha que mudar de vida (de novo).
Dessa vez, a mudança envolve uma das melhores universidades do mundo, Alex se muda para Yale depois receber uma proposta para ganhar um bolsa integral, mas ela precisa usar um dom que ela tem para ajudar a manter o equilíbrio das Casas do Véu ( o que não será NADA fácil). Essas casas compõem uma sociedade secreta, onde práticas do ocultismo são permitidas e realizadas em noites de lua nova.

Mas o que acontece quando se dá esse tipo de poder para jovens privilegiados e gananciosos? Por que os conhecimentos do Oculto são apenas para aqueles considerados de maior valor ? Que valor é esse ? E quem define?

? Eu não sei como eu tenho visto tantas reclamações dos personagens, EU AMEI ELES.
Minhas únicas reclamações são: A Confusão inicial do livro que deixa tudo muito confuso para o leitor e a falta de aprofundamento em questões relevantes.
Já aguardo ansiosamente por um próximo.
(4.5? , um quase favorito \\\\\\\ Edit: favoritado em simplesmente por que não consigo parar de pensar no tanto que eu gostei desse livro e agora me arrependo de não ter comprado a edição em inglês com capa dura )