Nona Casa

Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Aline 09/02/2021

Nona Casa
Um livro denso, no começo pensei em abandonar a leitura, estava realmente confuso, parecia que não avançava, mas a cada capítulo ele ficava melhor. A autora criou personagens muito reais que não eram completamente bons ou ruins, e nunca eram só o que pareciam. A história foi se revelando ao longo do tempo com muitas reviravoltas impressionantes. Quem tiver paciência de permanecer até o final não irá se arrepender. Ansiosa para a continuação!!

Ghellem Pires 09/02/2021

Nas primeiras páginas confesso que me perdi um pouco, tive que ler novamente pois, estava achando meio sem sentido.
Avançando na história percebi que eu não tava entendendo nada mesmo kkkkk.
Finalizei o livro pq não queria "abandonar", mas sinceramente não me prendeu e não recomendaria a alguém.

Acho que quando eu digo que não entendi algumas partes acredito que seja muito mais pela falta de interesse do que pela história em si. Muitas pessoas devem amar esse livro mas não foi meu caso.

Vitor J. 11/02/2021

Muito gostoso de ler
De começo achei que fosse um livro totalmente de terror pela temática que entregou, mas ao ler mais, também tem um ar de mistério e suspense, fiquei bem satisfeito com o livro apesar do começo ser um pouco cansativo (acredito pelo meu gosto), me prendeu bastante durante a história.

Gibs 14/02/2021

LEIAM
Acho q nunca em toda a minha vida, q ñ é mt longa diga-se de passagem, me senti tão conectada, intrigada e apaixonada por um livro. Ñ sei dizer ao certo se foi os personagens, a trama, a construção do mundo ou os plots. Porém devo afirmar q esse livro é o meu favorito de todos os tempos. Estou esperando a continuação.

Juliana @julianaaf 14/02/2021

Uma verdadeira bagunça, em que a autora não faz muita questão de explicar na hora, você só não larga o livro por apego aos personagens.

Vou ler o próximo quando for lançado? Claro que sim.

Nathi 15/02/2021

Sociedades secretas, universidades e magia...
Para quem já está habituado com a narrativa e escrita que Leigh Baudduco normalmente escolhe adotar, esse livro com certeza será um choque.

Galaxy ?Alex? Stern nos é apresentada como uma personagem com diversos defeitos, problemas e traumas. Os quais são bem construídos e apresentados ao leitor em um ritmo perfeito diante dos acontecimentos do livro. Diante de tantos desafios, Alex nos mostra toda sua personalidade avassaladora, persistente, assertiva, perspicaz e, acima de tudo, ameaçadora. Ela jamais nos é descrita como um padrão de heroína, ao contrário, vemos ela como uma anti heroína em todos seus trajetos. Logo de início nos é mostrado como os acontecimentos da sua vida a moldaram e como os traumas que ela sofreu a levaram a tantas escolhas que, para outros, são passíveis de julgamento e crítica. A introspecção na mente da personagem pode tornar o começo do livro e algumas outras partes um pouco lenta e cansativa, mas vale cada segunda quanto mais encaixamos as peças e enxergamos as consequências de cada história.

Em contramão, temos o personagem de Darligton, que nos aparece primeiro como uma especie de ?guia? para Alex diante da entrada dela na faculdade, e também ao submundo das sociedades secretas. Ele reúne características de honradez, coragem, inteligência, empatia, e um senso de justiça que o fazem um personagem simpático, heroico e admirável (não apenas para os que estão dentro do livro, mas também para o leitor). Ela personifica a luz, enquanto Alex é a sombra. Darligton é puramente grifinorio, enquanto Alex reúne TODAS características de uma sonserina (inclusive sua ligação com cobras). A relação deles aparenta primeiramente ser de mestre/pupila, mas é aprofundada de forma sútil e intensa.

A Nona Casa é um livro que surpreende em sua temática, em sua narrativa e em sua abordagem. Os temas retratados são diversos, e não é uma leitura para aqueles que esperam um mistério leve e de fácil compreensão. É uma leitura densa, com informações soltas em todos diálogos (porém bem apresentadas) e com gatilhos de violência, abuso, estupro e etc. Porém, tudo é muito bem retrasado com causa/efeito. O livro reúne fantasia com sociedades secretas, universidade e assassinato, mistérios e magia, personagens com defeitos graves e qualidades honrosas, e nos deixa com um final que tem clara chance de continuação (como já confirmado pela autora). É uma leitura que eu indico intensamente, e vai agradar quem tem um paladar mais sombrio e ácido para a leitura. Dou nota 4,5 apenas porque tive sim uma dificuldade no começo e estou esperando o desenrolar da franquia. A indicação, no entanto, é intensificada!

Luiza Dau 18/02/2021

Gostei da premissa do livro, a autora consegue criar um universo diferente de tudo que já vimos. Mas confesso que achei o livro grande demais, enrolado demais nas primeiras 200 páginas. O mistério poderia ter sido resolvido de forma muito mais dinâmica, sem ter dado tantas voltas. Espero que o próximo livro seja mais curto e direto e explore mais as casas do véu.

allletis 20/02/2021

A coisa mais bisonha que já li
Não é meu primeiro contato com literatura dark academia e nem com ficção adulta mas, definitivamente, eu não estava esperando por isso.

É um livro extremamente gráfico e pesado com temas muito sensíveis, então eu não recomendo para todo mundo.

Dei 4.5 estrelas pelo seguinte fato: a leitura é bastante complicada de se entender e você precisa prestar muita atenção a cada detalhe. O mistério é muito bem construído e te joga diretamente no culpado se você for alguém observador. Como todos os livros da Leigh, tem muita diversidade e inclusão (protagonista com ascendência latino-americana e ameríndia), e ainda destrói o leitor colocando muitos conceitos sociais necessários.

É algo bem gótico e pesado, não estou muito acostumada, mas eu queria ler algo assim tem um tempo e fico feliz que tenha sido esse livro a minha primeira vez no gótico.

Apesar de tudo, eu sinto que tem muito potencial inexplorado ainda e estou ansiosa para o próximo livro.

halfbyrn 22/02/2021

No início desse livro eu estava completamente perdida, sem entender absolutamente nada, mas conforme os capítulos foram se passando, a Leigh conseguiu explicar tudo de uma forma bem clara, que me auxiliou a compreender como o sistema do livro funcionava.
A escrita é ótima, o mesmo para o enredo, a protagonista é incrível e uma caixinha de surpresas. As referências que a estória traz são fáceis de entender, mesmo para alguém que nunca leu as obras citadas.
Houve momentos onde parecia que toda a tensão que cercava Alex Stern, também fazia parte de mim, a escrita me envolveu de uma forma que me fazia sentir como se estivesse conectada a personagem. Eu adorei esta livro e não vejo a hora de ler o próximo.

Daniela Dadalt 25/02/2021

Uma fantasia urbana incrível
Eu não sou das mais viciadas em livros de fantasia, mas nona casa me surpreendeu e me arrebatou! O trabalho de pesquisa da Leigh nesse livro misturando fatos reais com ficção foi genial! Eu achei a leitura bem fluida, e mesmo com partes pesadas que podem ser gatilho para pessoas mais sensíveis eu achei um livro incrível! Final deixa coisas em aberto visivelmente com a intenção de uma continuação, que eu já quero!!!!

Dani Pontes 27/02/2021

Fantasia adolescente
Magia, poder e uma faculdade. A premissa é meio batida mas a autora consegue manter a gente na curiosidade sobre a protagonista e sobre o crime q acontece...
Não amei.

fernanda antonella 28/02/2021

Tem feiticeiro no meio, tem prostituição, tem mentira...
Um livro que não se preocupa em se encaixar, uma bagunça proposital que te convida a acompanhar um romance, mas de repente é sobre elementos sobrenaturais, mas também uma investigação criminal...

Amei demais, acabei tirando meia estrela da avaliação, pois até a página 200 essa bagunça me incomodou.

Demorei muito para me relacionar com a protagonista, mas depois que seu passado é explorado eu comecei a me apaixonar.

SsCleo 01/03/2021

Surpreendida demais...
Quando fui atrás de resenhas sobre a Nona Casa, encontrei um monte falando mal, dizendo que era um livro pesado demais e que era uma "Bomba". Meu Deus o que essas pessoas chamam de livros bons então?? Esse livro é completo, existe sim, partes pesadas e descrições bem feitas. Essa personagem principal me ganhou no começo do livro e não me decepcionou. Preciso urgentemente da continuação.

Mey 01/03/2021

Um pouco lento, mas um bom livro
?Nona Casa? e? escrito pela Leigh Bardugo, mesma autora da trilogia Grisha, mas em nada se parece com o Grishaverso.?
O livro vai acompanhar Alex, ela tem um passado muito sombrio no mundo das drogas e apo?s uma se?rie de assassinatos, ela vai estudar em Yale e integrar uma sociedade secreta. Isso porque, Alex consegue ver fantasmas e eles precisam de sei dom.?
?Nona Casa? e? um suspense que envolve assassinato, sociedades secretas, magia e fantasmas.?
Vale a pena destacar que e? uma fantasia dark, permeada de cenas de viole?ncia e gatilhos de abuso e estupro.?
O livro e? narrado em dois tempos, passado e presente. Os capi?tulos do passado sa?o narrados pelo Darlington, o mestre da Alex na sociedade secreta, que esta? misteriosamente desaparecido. E o presente quem conta e? a pro?pria Alex.?
No ini?cio fiquei um pouco confusa com a histo?ria, mas aos poucos alguns fatos va?o sendo revelados e tudo faz sentido. E o final e? bem surpreendente e ja? deixou um gancho para uma continuac?a?o. ?
Apesar de ter gostado do livro, achei que demorou para a histo?ria alavancar e a autora poderia ter se aprofundado mais nos personagens. Mas estou ansiosa para a continuac?a?o.?

Let 02/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com um livro da Dark Academia e me surpreendeu.
Como uma amante da Leigh já fui atrás mesmo não conhecendo e me surpreendi, é um livro que possui alguns gatilhos, algumas cenas bem fortes, mas eu amei.
Os livros dela costumam ser livros mais densos e geralmente é preciso ter atenção num primeiro momento, e não desistir de cara. Depois você consegue se acostumar a leitura fluí muito facilmente.
Todos os personagens me cativaram, a Leigh possui o dom de fazer personagens complexos e humanos e muito carismáticos. Ansiosíssima para o próximo.