Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

nat_andrade 18/01/2021

O livro me instigou a cada página e fiquei completamente satisfeita com o desfecho. Me fez de trouxa e eu ainda gostei, mostrando uma inteligência hipnótica. Mas DEFINITIVAMENTE não é um livro para menores de idade, por favor verifiquem os gatilhos antes de lerem.

Gio 18/01/2021

Um livro que divide opiniões
Vi muitas opiniões controversas a respeito desse livro, mas pra mim, felizmente, tive uma surpresa boa ao lê-lo.

O universo mágico apresentado é apresentado detalhadamente, não restando dúvidas ao leitor, a protagonista é cativante, gostei demais de conhecer ela e o desfecho não deixou a desejar.

Tirei uma estrela pois nas cenas finais eu tive que voltar e reler alguns capítulos por ter ficado um pouco confuso, mas recomendo muito.

Tábata 19/01/2021

aaaaaaa
gatilhos: estupro, uso de drogas

"a magia não era algo dourado e benigno, e sim mais uma mercadoria que só algumas pessoas podiam comprar"

LEIGH BARDUGO EU PRECISO DA CONTINUAÇÃO NA MINHA MESA AGORA!
morrerei esperando 2022 chegar

20/01/2021

As primeiras 100 páginas foram um pouco chatas, pois são tantas informações que fiquei um pouco perdida. Porém depois disso a história começa a se desenrolar e o livro me prendeu de um jeito que foi quase impossível largar ele. A aventura e o mistério são ótimos, em algumas cenas fiquei com o coração na mão...tive que parar um pouco e respirar. Foi uma leitura ótima, só senti falta de um romance no meio.
Super indico pra quem gosta de fantasia com aventura.

24/01/2021

Até os 20 e poucos % eu queria abandonar o livro, não tava entendendo nadaaaa! Até que vi um vídeo da Pam Goncalves e ela marcou como favorito, aí desisti de desistir. No fim das contas, adorei q história!! Fiquei surpresa com o final e quero logo a continuação.

Samira.Ortega 30/01/2021

Fora da minha zona de conforto. Bom, mas para mim foi cansativo, muita narração para você conseguir adentrar a história, a ambientação, os personagens e onde ele se encaixa, entender a ordem dos acontecimentos. Lá pela metade quando já esta por dentro de tudo gera uma curiosidade mas até aí já estava cansada.
O final foi bom, surpreendente porém não me apeteceu. Os detalhes e formas como narrou parecendoum filme e bom e não é pois fica confuso.Daria um ótimo filme!

isapoirot 31/01/2021

incrível. simplesmente.
nona casa é um gênero novo pra mim. na verdade, fica até difícil definir. uma fantasia gótica? um suspense mórbido? mas, pra uma primeira experiência, foi incrível. nem acredito o quanto me envolvi com a história e como essa ambientação vitoriana/universitária foi confortável.

alex, com um passado difícil marcado pelas drogas, nasceu com um dom- ou uma sina?- que é ver os mortos.
enquanto aprende a lidar com o que sabe sobre a magia em sua juventude, são mostradas situações do presente, de um passado recente e de sua infância.

achei a narrativa perfeita, a ambientação e a apresentação dos feitiços e rituais muito imersivas. não consigo entender quem diz que o começo do livro é confuso ?????
mas e esse final??? foi um final ?aberto? propositalmente ou Leigh Bardugo ta pensando em providenciar uma continuação?? pq se tiver, já aguardo ansiosa ??

Marques60 31/01/2021

Comece da metade do livro
Achei o livro bem confuso nos primeiros capítulos. Tive que ler os dois primeiros capítulos duas vezes porque achei que tinha deixado passar algo de tão confuso que estava. Ele foi melhorar quando cheguei perto dos 50%, pois estava lendo em mobi. Até ficou interessante, então se você tiver paciência, vale a pena ler.

Wyvian 04/02/2021

Valeu a pena esperar!
Confesso que o livro começa muito confuso. Nas primeiras páginas não entendi absolutamente nada do que estava acontecendo, e demorei alguns capítulos para entender a mecânica de presente/passado do livro. Demorei um bocado para entender o que são as Casas, e o que é a Lethe, e o que Alex e Darlington tem a ver com tudo isso, mas quando finalmente entendi sobre o que tudo se tratava (e fiz questão de marcar parágrafos que explicavam isso, temendo esquecer tudo e ficar perdida de novo), a história me prendeu fortemente.

Uma vez que a história "engatou", não consegui mais parar! Tudo o que no começo parecia monótono e sem graça começa e se desenrolar conforme Stern descobre mais e mais segredos de Lethe, aprendendo, junto com o leitor, tudo de bom e de ruim que a Nona Casa faz. Ela aprende as tradições de cada sociedade, e começa a ligar os pontos, e então uma narrativa, que chega a ser maçante no começo, toma forma e instiga o leitor até o final. Um ótimo exemplo de um livro pelo qual vale a pena continuar!

O desenrolar do mistério e as gradativas descobertas são muito bem trabalhadas, dando ao leitor pequenas peças do quebra-cabeça. E obviamente preciso mencionar as incríveis cenas de ação, que muito mais do que apenas luta, são verdadeiras descobertas, cada batalha revelando um novo conhecimento.

A construção dos personagens é um dos pontos fortes dessa obra. Desde o começo gostei da Alex; como poderia não gostar? Uma garota irritadiça que não se importa em manter o decoro, o que entra em total contraste com o charmoso e educado Darlington (e, sim, eu demorei uma eternidade para entender o nome dele também). E o melhor é que essa personalidade marcante não é nada rasa ou superficial, vem de uma construção muito bem definida.

Sempre fui atraída por obras de ficção, principalmente relacionadas a universos alternativos, realidades totalmente diferentes da nossa, mas que compartilham aspectos. E é exatamente isso que A Nona Casa traz: um mundo escondido, bem debaixo de nossos narizes, apenas esperando ser descoberto. E, ao contrário de um conto de fadas ou algo ainda mais irreal, consegue tornar esse universo totalmente fictício em um ótimo espelho de nossa sociedade, mostrando o que tem de pior nela, sob outro ângulo.

Maisa @porqueleio 05/02/2021

Bem lento, mas quando começa a ação... não dá para largar!
Alex Stern vê gente morta. Todo tempo. Mas foi difícil crescer e descobrir que as pessoas à sua volta não enxergavam além do véu como ela, e por isso teve uma adolescência complicada. Principalmente quando esses fantasmas começaram a chegar muito próximo. Daí se tornar uma adolescente problemática foi um pulo - ela se envolve com pessoas erradas, se afundando nas drogas e auto destruição.

Quando sua situação chega no limite, recebe um convite de Yale para se tornar membro da Nona Casa. Alex descobre que existe magia, e conhece as oito casas que comandam essa magia em Yale. A Nona casa é a responsável por fiscalizar todas as outras. Ela é tutorada por um aluno sênior, Darlington, que se sente receoso por receber uma aluna com um passado tão complicado.

Mas um assassinato misterioso de uma garota de fora da faculdade deixa Alex intrigada, principalmente porque é uma garota que lembra o passado dela, e não há ninguém se preocupando em descobrir de fato o que aconteceu. Assim, ela acaba investigando, o que deixa seu caminho perigoso, e envolto em mais mistérios.

Eu sou fã das estórias da autora, então estava com altas expectativas. Confesso que é um livro com MUITOS gatilhos - violência gráfica, mutilação, tortura, uso de drogas, assédio emocional e estupro. É muito importante que você tenha ciência disso.

A autora é muito descritiva, e por tantas peculiaridades da estória, demorei a me ambientar. A gente se perde em tantas casas, e ela volta ao passado, passado recente e presente, mas depois que me acostumei...

A relação de Alex e Darlington é confusa no início, mas ele é um perfeito cavalheiro, e se torna uma referência para a garota. Mas ele desaparece misteriosamente, e até entendermos o que aconteceu... se prepare para arrepiar. Plot atrás de plot. Só espero que o próximo livro não demore!

site: https://www.instagram.com/p/CKR60qPjSAb/

Duda 05/02/2021

Só me achei no meio mas curti
Cheguei nesse livro com muitas expectativas confesso, sou grande fan da Leigh e ela nunca me desaponta. Porém essa obra não me ativou aquela fome de leitura que os livros dela geralmente me despertam.

O tema de nona casa é super interessante, o universo, toda a magia envolvendo a universidade de yale, a trama investigativa, todo crescimento de libertação e sagacidade da Alex, o Darlington sendo o certinho mas um personagem super cativante, até a Dawes e Turner são pontos fortes do livro. Mas nooooossa como demora pra engatar !

Até o meio do livro eu me sentia perdida a ponto de anotar as coisas q eu tava lendo pra fazer ligações estilo árvores genealógicas de game of thrones. que casa era essa? Quem é esse ser mesmo ? Em que tempo q eu tô agr ? Kkk mas depois de um pouco de esforço o livro engata numa investigação muito cativante, com descobertas e diálogos certamente com selo Leigh Bardugo de qualidade.

Outro ponto que me pegou desprevenida também foram os gatilhos, os temas pesados e um conteúdo super adulto. Indico pra quem não se incomode com temas como estupro, drogas, sacrifícios e assassinatos.

Porém apesar da melhora drástica a partir do meio do livro me incomodei um pouco com o encerramento em si, acho q tinha tudo pra ter uma conclusão melhor, além de também não ver a necessidade de ser um livro continuativo. Mas já que é já quero o próximo por favor kkk, preciso saber o que vai acontecer com esse povo!

Alice Vazarin 06/02/2021

demorei pra conseguir pegar o gosto do livro, até a metade foi meio arrastado, sem muita explicação, só um monte de coisa acontecendo... mas depois ficou bem legal

Aline 09/02/2021

Nona Casa
Um livro denso, no começo pensei em abandonar a leitura, estava realmente confuso, parecia que não avançava, mas a cada capítulo ele ficava melhor. A autora criou personagens muito reais que não eram completamente bons ou ruins, e nunca eram só o que pareciam. A história foi se revelando ao longo do tempo com muitas reviravoltas impressionantes. Quem tiver paciência de permanecer até o final não irá se arrepender. Ansiosa para a continuação!!