Nona Casa

Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Adriana.Calhado 11/03/2021

Surpresa
Não pesquisei muito sobre o livro antes, e fiquei bem surpresa com essa leitura.
Adorei demais, o universo que a autora criou, misturando ficção com realidade.
Os lugares realmente existem, alguns cinzentos são realmente cinzentos rs crimes reais do local.
Os personagens são bons mas faltou aprofundar mais em alguns, espero que tenha continuação, e acredito que vai ter sim pelo fechamento da história!
Com certeza vou ler !!!

Obs: os gatilhos que possuem, não são tão pesados e consegui ler tranquilamente. Mas ainda assim,
pode ser conteúdo sensível para algumas pessoas.

vscharf 03/12/2021

Impressionante!
“ Prefiro morrer a duvidar.”
Em uma realidade de sociedades secretas e magia, o mundo passa a fazer mais sentido para a jovem Alex Stern.
A história vai acompanhar a vida atual e passada de Alex Stern, uma garota que consegue ver fantasmas - os Cinzentos - sendo chamada a participar como membro da Nona Casa das sociedades de Yale, que fiscaliza e controla as atividades sobrenaturais que acontecem nas outras casas.
Em seu passado, vemos sua trajetória no aprendizado de como funcionam as sociedades e resquícios de sua vida antes de Yale. No presente, ela se depara com um mistério que circunda o assassinato de uma garota fora dos perímetros da faculdade, colocando Alex numa investigação perigosa e mágica.

Uma leitura não tão leve, com muitos símbolos e conceitos a serem entendidos, tornando o livro em algo a ser estudado. Desse jeito, você acaba se identificando um pouco com a principal, que também está aprendendo sobre a Nona Casa e essa vida das sociedades com rituais e magia.

O livro acaba possibilitando diversos temas para discussão: o que o bullying faz com uma criança; o mundo das drogas e do vício prematuro; o capitalismo e a impunidade dos ricos; as relações familiares complicadas, ainda com a falta da figura paterna; além, de deixar em aberto a discussão sobre ser algo aceitável ou não machucar aqueles que machucaram quem você ama.

O melhor do livro é o mistério que surge de repetente, nos levando a uma jornada de autoconhecimento da principal e melhor entendimento dos outros personagens. Nessa parte da história, o leitor não vai querer tirar os olhos do livro e tentar entender da melhor forma possível o que aconteceu e as ferramentas mágicas que Alex vai usar para resolver o caso do assassinato. Você consegue se inserir inteiramente na investigação, tentando descobrir quem foi o culpado e se ele teria ligação com as sociedades.

“ Dawes ficou de pé, os olhos saltando do rosto machucado de Alex para as cobras tatuadas nos quadris dela… Ela as fizera depois que Hellie lhe dissera que havia uma cascavel dentro dela.”
"Somos os pastores. A hora para aquilo havia passado. Melhor ser uma cascavel. Melhor ser um chacal”.

A protagonista é incrivelmente forte, muito bem construída e com um passado extremamente pesado e triste. Vale ressaltar, que são muito nítidas as mudanças entre a Alex do passado e a do presente, sendo possível ver seu amadurecimento e autoconhecimento ao passar dos capítulos.

O livro é uma caixa de surpresas! O começo é meio lento, por conta de toda a apresentação do universo que engloba as sociedades, regras e magia. Porém, quando já inteiramente inserido, é impossível largar essa leitura.

É muito necessário checar os avisos de gatilho, já que o livro contém temas bem pesados por ser considerado adulto.

Vanessa Simão 18/09/2020

Intrigante
É um livro totalmente fora do meu gosto, jamais compraria na livraria e mesmo assim gostei bastante !
Demorou um pouco pra eu me apegar , talvez por não ser meu estilo de leitura, mas depois eu devorei ; morta de curiosidade . Não li nenhum outro livro da autora, não posso comparar , só espero que ela publique uma continuação desse logo!
Esse livro tem momentos macabros, violentos ; mas é muito bem escrito e os personagens super bem construídos .

Giuliane.Souza 13/10/2020

Sombrio e intenso
Gostei muito da leitura, me falaram muito dos inúmeros gatilhos desse livro, mas apesar deles nós encontramos nessa história coisas boas também, tem sororidade, tem discussão sobre culpabilização da vítima, tem a construção de várias personagens mulheres muito fortes. Eu amo como a Leigh Bardugo vai construindo os personagens e espero ver mais a evolução deles no próximo.

kelly.brekker 15/10/2020

"Mors irrumat omnia". A morte fode a todos nós.
"- Onde estava você? - ela exigiu. - Todos vocês, homens sábios da Lethe, com seus feitiços, seu giz e seus livros? Onde estavam vocês quando os mortos me seguiam para casa? Quando invadiam a minha sala de aula? O meu quarto? A porra da minha banheira?"

tava bem confuso no começo, mas eu amei. leigh rainha

rafazaakar 01/04/2021

E VAMOS DE PLOT ATRÁS DE PLOT E MUITA MAGIA!
?Nona Casa? - (Leigh Bardugo, Planeta dos Livros/Minotauro, 2020) #16

Eu tô de olho nessa capa desde que o livro lançou e eu vi que se tratava de uma história falando sobre magia. Eu não fazia ideia que essa autora era a responsável pela série Sombra e Ossos, que lança esse mês na Netflix, então quando descobri, fiquei mais ansioso ainda.

O problema é que essa belezura de livro estava saindo por quase R$70 reais gente! Isso não é existe!!! Mas ai eu achei uma promoção na Amazon... E meu deus do céu! Que livro é esse???

Bardugo começa com uma narrativa que a gente fica perdido. Não dá pra entender nada de início, ficamos perdidos nos nomes, nos significados, que casas são essas?, Quem é Darlington e porquê eu imaginei ele como um velho?, sabe?

Mas eu amo livros assim! Livros em que você só vai entender o início propriamente dito, e não o enredo em sí, quase no fim da trama. Como se ela nos desse um fragmento do fim da história só que no começo de tudo.

Alex possui um dom diferente de tudo que já foi visto. Ao mesmo tempo que isso a colocou em muitas enrascadas, é esse poder que vai proporcionar um novo começo. Um novo começo em New Haven, uma bolsa de estudos em Yale, e um trabalho importante para a universidade.

É nesse novo começo que ela conhece Darlington, seu mentor, aluno do terceiro ano, genio, cavalheiro, bonito, gostoso, cheiroso.... Sabe, é difícil ler toda a trama e perceber que ele não está mais ali.

Leigh cria uma trama utilizando dois espaços de tempo: o agora, com uma Alex sozinha, resolvendo um caso de assassinato no campus e totalmente perdida; e o passado, em que a autora trabalha todo o período em que os dois se conheceram, o início dos treinos, dos estudos, das explicações. Tudo antes de Darlington sumir.

Dai você me pergunta: ?Mas Rafa, o que faz ele sumir? O que ele ensina pra Alex? Que trabalho é esse??. E eu te respondo: Magia! Magia e alquimia meu povo!

Bardugo cria toda uma Yale obscura, mergulhada em rituais, magias, encantamentos, dinheiro e mistérios. A escrita é densa, pesada em alguns pontos, no início parece que vai levar décadas pra ler de tão complexa que parece ser... Mas gente, chega um momento que a leitura se torna fluída, rápido, cheia de ação, investigação, magia dando errado, magia dando certo, tem policial no meio, tem fantasmas, tem submundo... GENTE, vocês não tem noção!

E se engana quem imagina a trama mais voltada para adolescentes na faculdade. O negócio é mais adulto gente, mais obscuro mesmo! Tem fantasma vomitando escaravelho na boca dos outros, tem macho estuprador comendo bosta na privada por causa de um encantamento, tem muita porrada, sangue e intestinos voando... Do jeitinho que a gente gosta!

E a história é aquela cheia de plots, cheia de reviravoltas, quando você acha que é isso, descobrimos tudo, BUM, novas informações, a trama toda muda de sentido, o mocinho vira vilão, vilão vira mocinho, dai você respira e diz, agora sim, entendi tudo, e BUMMM, muda TUDO DE NOVO, TUDO!!! Sabe, haja emocional!

O trabalho que a autora faz, principalmente, em Alex e Darlington é sensacional. Não conhecemos ele no presente, apenas no passado, mas ainda assim ele ganha um espaço em nosso coração que não é normal. O desenvolvimento dele é muito precioso. É bonito de se ler, sabe? Meu personagem preferido. E a Alex, meu deus, pensa numa menina cabeça dura, das ruas, maliciosa, durona, não tem medo de macho nenhum... E aí você entende o passado dela, o que aconteceu, o fundo do poço em que ela se meteu por causa dos seus poderes...

Olha, terminei esse livro do jeito que a gente gosta: Sedento! Não tem como eu explicar pra vocês uma trama tão RICA em detalhes, magia, jovens universitários fazendo merda com magia, tem uma trama investigativa GIGANTESCA, é bem humorada, é sexy em algumas partes - Darlington, esse momento é seu, quem ler vai entender -, reviravoltas, e o mais importante: VAI TER CONTINUAÇÃO SIIIIIIINHEEEEEEEEE!!!!

Estou extremamente apaixonado pela Leigh e pela história, já quero ler tudo que que essa mulher escreveu, e hoje me arrependo de não ter pagado setentinha nesse livro, POR QUE ELE VALE CADA REAL! Meu deus, a própria perfeição.

Li.terarte 06/11/2020

NONA CASA
Achei muito original o universo mágico criado pela autora! Um universo bem complexo, cheio de camadas.. o livro tem várias reviravoltas e personagens cativantes! Só tirei 0,5 pq no começo fiquei um pouco perdida até entender a magia que eles praticam.. Ansiosa pro segundo livro!!

Dani 15/01/2022

Sociedades secretas
Uma fantasia adulta que envolve sobrenatural, mortes, traumas, laços, investigação e segredos.
Alex é uma mulher que teve uma vida muito difícil e precisa superar o seu passado para se adaptar a nova vida em uma faculdade de renome.Essa protagonista é incrível, durona e determinada.
O livro fica alternando em passado e presente, gostei do formato, cada parte sendo revelada devagar, mas no momento certo.
O começo é meio confuso, apresentando o universo, porém assim que a história se desenrola, a leitura flui muito.
Gostei dos personagens, das construções de relações e do amadurecimento de todos.
Recomendo pra quem gosta do gênero fantasia adulta ( com assuntos pesados) e tá precisando de uma leitura inovadora.

Bia @revolucaodoslivros 18/08/2021

O QUE MAIS GOSTEI E MENOS GOSTEI EM “NONA CASA” ❓
❗️Pontos que mais gostei ❗️⁣
UNIVERSO CRIADO⁣
Talvez eu não tenha lido tantas fantasias assim mas posso afirmar que todo o universo criado pela autora é muito singular, a questão das casas, a hierarquia delas e o que cada uma faz. ⁣
THRILLER? ⁣
Se tirarmos a questão da magia poderíamos ter um thriller muito envolvente. Calma! Longe de mim tirar a fantasia, achei a união deles perfeitas e amei todo o mistério e investigação das mortes⁣.
PROTAGONISTA ⁣
Não vou esconder, me apaixonei pela Alex e por toda sua história. Foi uma protagonista que amadureceu muito durante a trama - temos passado e presente na história - e estou ansiosa para saber o que ela vai fazer nos próximos livros. ⁣

❗️Ponto que menos gostei ❗️⁣
INTRODUÇÃO AO UNIVERSO ⁣
Foi difícil entender o que estava acontecendo e como tudo funcionava no começo, apesar de original eu gostaria que a autora tivesse gastado mais páginas iniciais explicando o universo criado. Temos trechos de livros e diários no final dos capítulos que podem ajudar mas talvez se eles fossem no começo ficaria mais claro. Porém, ao longo da trama o leitor acaba se situando melhor. ⁣

⚠️Alerta de gatilhos: violência explícita, abuso de drogas, assassinato, estupro, mutilação, tortura, assédio, suicídio, overdose e chantagem. ⁣

site: https://www.instagram.com/p/CJ_-GVpjPv5/?utm_source=ig_web_copy_link

Joao.Almeida 15/11/2020

A história envolve Alex, uma jovem capaz de enxergar fantasmas denominados cinzentos, adentrando o mundo do ocultismo das sociedades secretas de uma universidade. Foi muito intrigante a forma como foi dividido os diversos usos de magia em casas distintas e as interações entre elas. De início, somos bombardeados com muita informação, acredito que era intenção da autora nos situar da melhor forma possível, contudo, tive um pouco de dificuldade para prosseguir nessa parte, mas conforme fui me situando senti que o enredo engatou e li freneticamente. Ademais, pode-se ressaltar que ao longo da narrativa ocorrem alguns eventos desagradáveis que podem incomodar alguns leitores, creio que situações como as relatadas são difíceis de digerir, mas é importante ter ciência que elas ocorrem mais vezes do que imaginamos. Por fim, é uma leitura muito estimulante que te bombardeia de conhecimentos.

Nino 08/04/2022

Não vou mentir, me envolvi
Em um livro um pouco mais maduro do que o universo Grisha, Leigh Bardugo acrescenta mais um universo que me deixou intrigado por sua complexidade e personagens bem desenvolvidos.

Ainda seguindo o mesmo modelo narrativo que criou para seus livros de alta fantasia, a autora divide a narração do livro entre os protagonistas. Enquanto Alex, a principal, narra os eventos no presente, Darlington vai narrando o passado. Um complementando o outro, seja com descrições e eventos que os dois passaram ou ampliando os elementos do universo.

Alex é uma das personagens mais bem desenvolvidas de Leigh que eu já li. Embora o início do livro não faça jus a isso, pela lentidão com a qual começa – algo que a autora faz bastante, diga-se de passagem – a personagem consegue ser cativante mesmo expondo suas imperfeições o tempo todo. Já Darlington, com menos espaço para se mostrar, também consegue se provar um excelente personagem, mesmo que ele tenha seus momentos de chatice.

Já os elementos mágicos da trama são bem elaborados, mas ainda assim podem ser um pouco confusos, especialmente quando algo acontece antes de ser explicado apenas para te deixar meio curioso. Funciona até certo ponto, contudo não é algo que me agradou todas as vezes.

O livro está repleto de momentos gore e cenas que podem ativar gatilhos, então tome cuidado se esses temas forem sensíveis para você.

mundinhoedwardcullen 27/12/2021

Nona Casa
Leigh Bardugo, minha senhora, como se sente sabendo que criou uma obra prima da fantasia adulta? Nona Casa é tudo e mais um pouco.
Existe uma reclamação muito comum entre os leitores de Nona Casa, que é a lentidão do começo da história, lentidão essa que eu atribuo ao modo como Alex é desenvolvida, a personagem é apresentada a nós já fatigada, cansada por conta de acontecimentos de seu passado, temos uma Alex contida, reprimindo suas dores e sentimentos. O assassinato de Tara, uma garota qualquer a primeiro estante, trás Alex pra dentro da trama, o que tinha sido colocado como uma morte qualquer se desenvolve pra algo muito maior, Leigh entrega um livro muito bem costurado com tudo o que é proposto, as drogas, a violência, a misóginia e a clara estrutura de poder que envolve as sociedades Alex se abre pra gente com o desenvolver de sua investigação, seu passado é apresentado aos poucos e você entende claramente os motivos que levaram Alex a ser quem ela é. Num determinado ponto nossa personagem não vê mais sentido em se conter, sendo levada ao limite. É quando a história explode, uma série de acontecimentos se desenrola e coisas que eram bem óbvias são jogadas na sua fuça de uma maneira extraordinária. Abandonar Alex Stern é um erro terrível, paciência vai te levar através do arco-íris direto pro pote de ouro que é Nona Casa.

LisaB 13/04/2021

Nevoeiro
Eu comecei a leitura muito perdida, parecia que fui jogada lá com 0 informações e é meio como a personagem principal se sente.
De forma geral é uma ótima leitura mas é necessário ter cuida pois existem inúmeros gatilhos.
O que mais me pegou foi os tapas na cara que a Leigh Bardugo vai dando ao longo da história com críticas sócias.
Não é um livro fácil no começo mas pelo menos pra mim valeu a pena ??

Isabela632 30/01/2022

Gostei? Até que gostei, mas achei que faltou alguma coisa, ou foram apenas minhas expectativas que não foram alcançadas, principalmente por se tratar de um livro da Leigh. Faltaram algumas explicações, alguns detalhamentos, as vezes as coisas ficavam um pouco confusas.