Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Clara.Cabral 23/10/2020

Incrível como tudo se encaixa
Esse livro é incrível, forte candidato a virar série preferida da vida.
Tudo se encaixa, nada é desnecessário, mas tem gatilhos pontuais.

clayci 22/08/2021

Uma fantasia paranormal, mas os monstros continuam sendo os humanos.
Já começo esta publicação dizendo que sou uma vergonha para os fãs da autora. Não li a trilogia Grisha, mas assisti e amei a adaptação. E também não li a duologia Six Of Crowns que é tão elogiada. Apesar de ter gostado da série da Netflix, não tenho vontade de ler Sombra e Ossos, mas confesso que Six of Crows – que se passa no mesmo universo – está na minha lista de desejados.

Antes de falar o que achei da história, é importante ressaltar que se trata de uma fantasia adulta, existem gatilhos. Apesar de não descrever em detalhes, há cena de tentativa de estupro e abuso sexual, assim como assassinatos, abuso de álcool e drogas e muita violência. De fato, não é um livro para todos, ok?

Assim como todos os personagens do livro, me apaixonei por Darlington logo de cara. Demorei para “gostar” da Alex e ainda não sei dizer se gosto da protagonista. Achei incrível a sua determinação em tentar fazer tudo conforme as regras. Contudo, suas atitudes me incomodaram em vários pontos também. E isso é bem compreensível, afinal ela tem muitas camadas para serem exploradas e espero que isso seja feito na continuação.

Gostei muito da leitura! Leigh Bardugo cria o cenário perfeito para esta história sombria e ousada. Sem falar na discussão necessária sobre feminicídio, fiquei mal em algumas cenas. Só achei que esse livro poderia ter sido um pouquinho menor! Não descobri o assassino e achei isso incrível! Mas as coisas demoraram para acontecer.

site: https://saidaminhalente.com/nona-casa-leigh-bardugo/

Luvale 29/12/2023

Este livro é a primeira obra voltada para o público adulto de Leigh Bardugo, autora do Grishaverso. Uma dark academia com uma pegada muito complexa, cheia de tópicos sensíveis e muito diferente dos seus outros livros.

Acompanhamos a história de Alex Stern, que teve uma infância conturbada no interior de Los Angeles, onde muito cedo seguiu por caminhos tumultuados, decisões ruins e muitos problemas. Aos 20 anos, foi a única sobrevivente de uma tragédia muito misteriosa e recebeu um convite para estudar na Universidade de Yale e se integrar a uma sociedade secreta envolvida com magia. Aos poucos, Alex mostra habilidades únicas e começa a entender o que ela significa para esse mundo de pessoas influentes e poderosas.

O livro começa muito confuso, intercalando cenas aparentemente desconexas, acontecimentos passados e presentes. Aos poucos tudo vai se emaranhando, mistérios vão sendo explicados e a história vai se amarrando. Porém foi difícil me conectar com os personagens e entrar nesse universo no começo, nada fazia sentido e muitas informações sem explicações mais detalhadas iam se amontoando. A construção do universo, da magia e das sociedades secretas foram feitas aos poucos, deixando muito para o leitor entender sozinho e fazer as conexões. Isso deixou o livro dinâmico e instigante pra mim, mas pode afastar muitas pessoas desse enredo.

"- A magia é literalmente uma arte moribunda, e New Haven é um dos poucos lugares no mundo em que ela ainda pode ser trazida à vida."

Gostei de como tudo foi se encaixando e o mistério central do livro foi sendo resolvido, com a protagonista investigando acontecimentos, fazendo as conexões entre os envolvidos e entendendo as magias e encantamentos que movimentaram os personagens. Algumas coisas foram convenientes demais e poderiam ter seguido por outros caminhos, mas no geral, fiquei satisfeito com a resolução. Alex me conquistou aos poucos, conforme o passado dela foi sendo revelado e ela foi crescendo como personagem e integrante da casa Lethe. Ela também é nova nesse mundo oculto e vai descobrindo muitas coisas ao mesmo tempo em que vamos compreendendo o universo, deixando tudo mais relacionável e que me fez gostar mais dela.

Tem alguns assuntos mais complexos aqui, envolvendo abusos, drogas e violência, que podem ser gatilho para algumas pessoas, nada muito gráfico e que na minha opinião, foram tratados de maneira muito superficial. O livro não tem romance e é completamente focado na investigação e na construção do universo mágico. Me incomodou muita coisa ficar sem explicação ou mal desenvolvida, seja sobre o funcionamento da magia, os fantasmas, a habilidade de Alex e os outros mundos. Espero que nas continuações isso seja melhor trabalhado e que as informações sejam mais completas.

Sthefany148 18/07/2022

Melhor livro do ano, fontes: eu
Gosto de livros que me destruam, façam eu ler como se minha vida dependendo disso. Isso que a Leigh Bardugo fez! Todo o ambiente acadêmico e a magia envolta. Temas tão reais: drogas, abuso sexual, riquinhos privilegiados só pensando em sim. Que livro perfeito! A fluidez e o suspense em cada capítulo, mesmo eu entendendo parecia que não e eu não entendendo parecia que sim.

Lanny 24/05/2023

Melhorou no fim
Se eu fosse mulher de largar livro, esse seria um deles e aí eu ia perder de entender o rolê todo e até animar um pouquinho com a história.

Talvez a execução tenha sido péssima. Esse vai e volta no tempo em uma história tão complexa quanto essa não funciona muito bem. Além disso, ainda tem o fato dela não explicar claramente o que é essa universidade, essas casas e essa nona casa. Só lá mais perto do fim é que tudo isso fica um pouco mais claro. Mas passar por tudo isso sem entender nada dificulta (e muito) o prazer da leitura.

Eu lia o tempo todo dizendo "Meu Deus, que livro ruim" mas era apenas o fato de não estar entendendo. Agora no fim que eu entendi a história, achei bem legal. Porém, não num nível 'to doida pra ler o segundo ', é só num nível 'nao foi um desperdício total do meu tempo e eu vou pensar se quero um segundo '

Tenho medo que uma sequência seja novamente de início confuso e eu passe o tempo todo dizendo que o livro é ruim pra chegar no final e entender e mudar de ideia.

Ruan Lipe 13/06/2021

Pesado, mas muito bom.
A evolução da escrita da Leigh Bardugo é perceptível, a diferença de Sombras e Ossos pra Nona Casa é gritante.

Os personagens são bem construídos, e a nossa relação é firmada com a Alex, Dawes e Darlington de uma forma bem convicente. A gente realmente se importa com esses bbs, diferente de alguns outros personagens dela.

Realmente esse ambiente Dark Academy é bem pesado e o livro é cheio de gatilhos, então é bom ficar atento.

Porém, o ambiente é até bem construído, a relação entre as casas e todo o suspense do plot é bem feito.

Um bom livro, com boas temáticas, bons personagens. Quem gosta de coisa pesada, é um prato cheio.

Melhor personagem: Alex e Darlington, o resto é resto.

Pior personagens: Cinzentos tirando o North, eca.
Blake e os amigos drogado da Alex.

e eu te entendo Galaxy, também n gosto de mariposas e borboletas.

jusouzr 09/06/2023

Uma mistura de muita coisa ruim
A leigh bardugo tem umas ideias muito boas mas ela simplesmente não sabe executar, o livro começa bem, daí vira fanfic wattpad com uns acontecimentos muito fora da casinha.
ela não tem um pingo de cautela pra lidar com certos assuntos, simplesmente tacou uns est*upros no meio do livro e foda se a responsabilidade com um tema muito sensível.
o leitor fica perdido a maior parte do tempo pq simplesmente ela quer fazer a misteriosa no livro mas não explica o básico, depois de muita página você começa a entender minimamente as coisas.
eu até gostei da personalidade da alex, mas muito fora da realidade, único que salva aqui é o darlington.

Nina 25/01/2022

Inovador e Sensacional!
Mais uma vez a Leigh Bardugo conseguiu entregar tudo!

Nona Casa com certeza entrou para a minha lista de livros favoritos. Estou maravilhada com a obra prima que é esse livro e esperando ansiosamente por uma continuação. (Embora o final tenha sido perfeito)
Primeiro preciso dizer que a Nona Casa não tem um enredo simples, esse é o tipo de livro que vai colocar seu cérebro para trabalhar.
No início fiquei um pouco desconfiada quando entendi os caminhos em que a história estava se dirigindo... Quem diria que Dark Academia + sobrenatural + mistério + suspense policial dariam uma mistura inovadora e sensacional!
O início da história é um pouco lento, mas é compreensível e mais ajuda do que atrapalha a leitura. A construção do universo é complicada, mas quando você finalmente entende sua mente explode. As descrições e detalhes do livro contribuem para uma imersão na história que entregam numa experiência incrível.
Alex Stern é uma protagonista intensa e profunda e que me deixou apegada a ela desde o primeiro capítulo. Como não amar essa garota malandra e boca suja? A autora entregou tudo ao construir e desenvolver de uma forma magistral uma personagem tão brilhante como a Alex.
Mas mais que um livro de mistério, Nina Casa trás conceitos incríveis e críticas pertinentes a sociedade atual como bullying, abuso de drogas, capitalismo e exploração humana. É muito interessante a forma como esse livro trabalha com esses temas.
A Nona Casa para mim foi mais que uma leitura, foi uma experiência!

Bit 06/04/2021

"As pessoas não precisam de magia para serem cruéis"
Nona Casa é realmente um livro fascinante. Leigh Bardugo conseguiu criar uma atmosfera de tensão e suspense que nos prende até a última palavra do livro. E Alex se transformou em uma das minhas protagonistas favoritas - Impulsiva, determinada beirando a teimosa, corajosa cruzando a linha em inconsequente, forte, perseverante, empática e leal, - Alex sobreviveu a horrores que nenhum ser humano deveria ser exposto e mesmo assim continuou em frente, sem nunca se perder completamente na escuridão ou se submeter a qualquer um.
Nona Casa pode ter certas coisas pesadas que podem acabar trazendo gatilhos para algumas pessoas; não é um livro de jeito nenhum clichê e muito menos leve. O livro é em sua essência crível e verdadeiro, mesmo sendo uma fantasia, ele mostra realidades cruéis de nossa sociedade e tem um perspectiva da magia como algo vivo e cru, onde é preciso para tê-la, pagar um preço que pode acabar sendo alto demais. O universo de Leigh Bardugo é simplesmente brilhante, repleto de mistérios, segredos, tramas, poder, privilégio, sobrevivência, magia, sombriedade, fantasmas, assasinato, seres assustadores e plots twist perfeitos. Senti falta de mais personagens principais, mas os que têm são muito bem desenvolvidos e é muito bom ir descobrindo aos poucos quem é Alex, no alternar entre passado e presente ao longo de todo o livro. Terminei a leitura com vontade de mais e de conhecer e explorar em maiores detalhes, às casas e as sociedades de Ivy League. Este livro fala muito sobre a busca incessável do ser humano por poder: seja em forma de dinheiro, de magia, drogas ou imortalidade. O principal ocorrido que nos guia pelo livro todo é um assassinato, onde todos são suspeitos e mesmo aqueles que não estão diretamente ligados a ele, não são nunca totalmente inocentes. Não há heróis ou o lado bom nessa história, há somente a crueza e a implacabilidade da natureza humana.

Alejandro 05/03/2022

Leigh Bardugo como nunca vi antes
Após ler Sombra e Ossos, a duologia Six of Crows ( meus preferidos) e Mulher Maravilha Leigh Bardugo entrou facilmente no topo dos meus autores favoritos. Adquiri Nona Casa na pré venda mas somente agora me senti preparado para entrar nesse universo . E foi a melhor a decisão... Pois não é um livro fácil, Leigh abordou temas pesados, inúmeros gatilhos e ela não mediu palavras para descrever as cenas, em certos momentos me lembrou muito as obras do Stephen King.
Ficou nítido que ela teve todo um cuidado e pesquisou muito neste processo da criação porém o grande destaque foi a sua originalidade e versitilidade. Leigh fugiu de todos os clichês possíveis e criou um universo único e rico em detalhes. Em consequência as vezes a leitura ficava cansativa e confusa... Bem confusa, até a página 159 eu estava totalmente perdido, parecia que nada iria fazer sentindo. Aos poucos as coisas finalmente foram se encaixando, acredito que tenha sido proposital para nos deixar intrigados.
Alex a protogonista é uma das personagens mais fortes e determinadas já criada pela autora. Aquela protagonista que pode passar pelo piores dos apuros mas sabemos que ela sairá por cima, protagonista que não abaixa a cabeça e não tem medo de se posicionar ( por mais personagens assim) e a sua fidelidade com as pessoas que ela gosta é admirável.
Os três últimos capítulos são bombásticos, é o ápice do livro. O plot twist final é sensacional e a última frase abriu um gancho enorme para uma continuação. Acredito que a continuação poderá facilmente superar este volume.  Se a Leigh seguir essa linha de raciocínio prospota na última página ela poderá entregar facilmente o livro mais épico do gênero, não tenho dúvidas.

"Quando se faz um acordo, com os vivos ou os mortos, é melhor não descumprir sua parte"

Lomah 16/12/2020

Surpreendente, no mínimo.
Achei a construção do enredo e o desenvolvimento dos personagens excelente, embora o início de livro seja muito melancólico. Se for parar bem para observar, a cada mudança de estação, o ânimo dos personagens e da narrativa muda também. O plot foi bem amarrado e deixou bastante abertura para uma continuação.

mandysoffice 19/10/2021

absolutamente intenso
que livro FODA! adorei como a leigh construiu o sistema de magia para manter o capitalismo e as classes altas, e fez uma critica certeira a realidade e suas nuances. um mistério extremamente viciante de ler e cheio de camadas. eu adorei ler essa obra dela e virou um dos meus livros preferidos.
R F 22/10/2021minha estante
Quero ler esse, você recomenda?

Perdida nos Livros 15/12/2020

Ansiosa para o próximo
O livro é incrível, de fato é bastante denso e no início não entendia muito bem o foco exato do enredo e a personalidade da Alex, mas do meio pro fim o desenrolar da história foi tão envolvente aue eu particularmente não quis deixar de ler por um segundo.