Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Manu 29/08/2021

Pensei muito no que escrever sobre Nona Casa, mas a real é que não tem o que ser dito. Pra entender você precisa ler. É magia pura e transparente! Senti uma construção lenta do mundo, mas Leigh sabe como fazer você se perder na história pra se encontrar depois com uma sensação de ?puts, como não percebi isso??. O livro tem muitos gatilhos de violência gráfica, mutilação, tortura, uso de drogas, assédio emocional e estupro, é importante ressaltar; mas não te deixa na angústia em relação a esses assuntos. É só a face real de uma fantasia muito bem escrita! Estou apaixonada e louca pra a sequência que lança no fim do ano.

Ronan 15/05/2021

Melhor livro da Leigh Bardugo
Eu AMEI demais esse livro!

Esse não é nenhum livro leve, existem diversos gatilhos como violência sexual e abuso de drogas.

Mas é uma história que vale muito a pena ser lida, muito interessante, com uma ambientação ótima, mesmo sendo uma fantasia urbana, os rituais, a magia e toda a questão das casas do véu é muito bem desenvolvida. Os personagens são muito cativantes, eu me apaixonei demais por essa história.

Já estou contando os dias para o lançamento do segundo livro da série.
Luuh_hs 15/05/2021minha estante
Esse final é um surto, espero que venha logo a continuação ?

Eduarda 11/07/2021

Quando eu comecei o livro eu não tava entendendo nada, abandonei ele por um mês porque em 150 páginas eu não entendia o mundo, não entendia o que que tava acontecendo ali. Mas depois meu Deus, esse livro vira um vício, a Leila Bauduco sabe criar um universo de fantasia com tanta maestria. A personagem principal teve uma vida muito difícil (esse livro tem MUITOS gatilhos: estupro de vulnerável, estupro, drogas, assassinato), mas ela é incrível e muito real, não é aquela protagonista idealizada, porém ainda muito forte. Os outros personagens também são muito bons e espero muito deles no próximo livro. Até a página 150 eu ia dar 2 estrelas, mas o livro foi só ficando absurdo de bom, as últimas 100 páginas é vixe atrás de eita e gritaria. Muito que bem.

Clara Azevedo 18/10/2020

Nona Casa
Esse é o primeiro volume de uma nova saga da autora Leigh Bardugo ela é conhecida pela trilogia grisha e duologia six of crows que em breve serão adaptados para serie. Galaxy "Alex" Stern, de 20 anos é a única sobrevivente de terrível banho de sangue a polícia não encontrou uma explicação para o que aconteceu. A garota acaba recendo uma proposta que pode ser sua segunda chance se ela resolver aproveitar: frequentar Yale com uma bolsa integral ela tem a missão de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale. Essas sociedades são frequentadas por todo tipo de pessoa que puder imaginar. Eles mexem com magia negra, ressuscitam os mortos e infernizam os vivos. O livro é narrado no presente e passado em terceira pessoa. Lembrou um pouco aqueles livros de investigação aqui tem um assassinato que faz conexão com outros assassinatos que ocorreram a muitos anos anos atrás há também uma pessoa desaparecida. Eu achei interessante essa história geralmente as faculdades americanas tem fraternidades, sociedades secretas ( pelo menos é nisso em que muitos filmes e séries dão a entender) existe todo tipo de mistério envolvendo elas. Esse é um livro adulto da autora ao contrário dos outros dela que são para o público adolescente. Eu gostei muito da leitura.

Quando se faz um acordo, com os vivos ou com os mortos, é melhor não descumprir sua parte. Pág:213.

Enquanto o jardim do Éden pode estar fechado, o inferno está sempre aberto. - ditado ladino. Pág:420.

Camilla191 01/06/2021

Resenha @descafeinadas_

Como explicar Leigh Bardugo? Você começa um livro dela sem saber absolutamente nada, se sente quase um analfabeto e quando vê está tão imerso na história que só consegue pensar nela. Foi exatamente como aconteceu a leitura de “Nona Casa”. Não consegui me conectar com a história antes da página 150, estava quase desistindo, mas como um estralo... a história passou a fazer sentido e me apaixonei.

Alex “Galaxy” Stern foi a única sobrevivente de um massacre horrível, sua vida nem sempre foi simples. Sempre envolvida com drogas, um namorado traficante e afins. Após sobreviver, Alex recebe a oportunidade de ir para New Haven com o trabalho de monitorar as sociedades secretas da faculdade de Yale. Ricos, políticos, artistas, magnatas, todos frequentam as sociedades, atrás de algo bem simples: Magia negra.

O livro tem um toque de romance policial, tem isso em seu enredo no momento em que Alex precisa desvendar uma morte no campus. Então, além do sobrenatural tem uma pegada investigativa. Incialmente, é impossível se apegar a qualquer coisa na história. Tudo parece corrido e mal explicado. Mas, quando você entende as sociedades secretas (que são explicadas uma a uma em um sumário), então o livro faz sentido.

O universo é sombrio. E sim, tem alguns gatilhos, embora não muitos, vale tomar aquele cuidado antes de cair de cabeça na leitura. A narrativa é incrível, poética e é fácil ver o quanto Leigh cresceu como escritora. Alex é a anti-heroína perfeita, difícil de gostar dela inicialmente, mas que logo você se apega.

Temos também o Daniel vulgo Darlington (penso se é um trocadilho com o Darkling) no qual mesmo aparecendo pouco me apaguei. E a Dawes, odiada e amada na mesma proporção. Não é uma leitura para qualquer um, principalmente porque tem que ser paciente. Mas é um livro incrível e já quero demais o volume 2.

Nathy 02/04/2021

"a morte domina tudo."
essa foi a minha primeira leitura da Leigh Bardugo e não me decepcionei, só de início achei a leitura um pouco confusa e demorei um pouco pra me ambientar na história. o universo de nona casa tem muitos elementos já bem conhecidos, mas ao mesmo tempo achei a história diferente de muita coisa que eu já havia lido, tem muitas referências, é uma história bem inteligente. a narrativa é cheia de reviravoltas, tem muito mistério, nada é o que parece, nada acontece por acaso e basicamente todos os acontecimentos do livro, até os mais insignificantes, estão interligados de alguma maneira. gostei muito dos personagens, alex é durona, boca suja e foge bastante do padrão dos estudantes certinhos da universidade de yale.
no mais, adorei o livro e estou extremamente ansiosa pela continuação!

ps: cadê o darlington?

Laiza 03/01/2022

Nona Casa - Leigh Bardugo
Alex Stern cresceu nos arredores de Los Angeles junto com sua mãe, que é meio hippie. Alex acabou abandonando a escola cedo, e se envolveu no perigoso submundo das drogas e com namorados traficantes. Além disso, Alex é a única sobrevivente de um massacre horrível, para qual a polícia não tem nenhuma explicação. Mesmo com todo esse histórico, Alex recebe uma proposta inusitada: uma bolsa na universidade de Yale, uma das mais prestigiosas do mundo. Alex é encarregada pelos seus benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale, as Casas, oito tumbas nas quais frequentam os mais ricos e poderosos da sociedade em busca de seus favores. Mas por que logo ela?

"Eles ressuscitam os mortos. E, às vezes, eles atormentam os vivos".

Antes de tudo: Nona Casa é um livro adulto (+18). Com cenas de violência, abuso sexual e uso de drogas explícitas. Então para quem for sensível a esses tipos de tema, sugiro ir com calma.

Eu já sou uma grande fã da Leigh Bardugo, e estava muito animada em ler algo dela que foge totalmente do que vemos no universo dos Grisha. E logo que vi a sinopse e algumas críticas de Nona Casa, minhas expectativas estavam bem altas. Um livro de fantasia urbana adulto, que fala de magia e sobrenatural, e sociedades secretas, e é dark academia? É quase como se alguém tivesse me perguntado o que eu queria ver em um livro escrito pela Leigh e dado para mim.

Dark academia são histórias que envolvem um espaço acadêmico misturado com vibes meio góticas. São histórias que se passam, muitas vezes, em ambientes universitários, e sempre envolvem aspectos do conhecimento, como literatura, história e filosofia. Em resumo: universitários sendo cults mas ainda assim sendo universitários, ou seja, caóticos, desesperados, jovens e fazendo besteira.

O início do livro é beeem lento, e temos passado e presente intercalados. Até se construir toda a ambientação, a apresentação da trama e dos personagens, e das Casas e de como elas funcionam, a história demora para pegar. Demorei um pouco para me situar e entender como era a organização, e para onde estava indo. Mas mesmo com o ritmo lento, eu estava achando tudo bem interessante, o que me instigou a continuar.

Quando a história me envolveu, eu fiquei vidrada. Nona Casa explora como a magia e esse lado mais obscuro dela, se relacionam com o mundo real. A formação das nove Casas e como cada uma é voltada para diferentes fins e rituais é muito interessante e legal. Vemos como a magia pode ser utilizada por diferentes grupos, como um recurso de poder e dinheiro, e como a magia acaba por ficar no controle e nas mãos dos mais poderosos.

E a partir disso, a magia aqui não é algo agradável, ela é perigosa e violenta. O lado ruim de se mexer com esse mundo "sobrenatural" é reforçado em todo o livro, de como pode ser algo destrutivo, psicologicamente e fisicamente. Em muitos casos, é um livro muito desconfortável, já que é um história adulta, então não há pudor de deixar explicito como os rituais são feitos e as situações nas quais os personagens passam. Mas, ao meu ver, não há relativização, pois somos apresentados a como isso afeta as pessoas, e de como tudo é tão desumano e agressivo.

Ao meu ver, algo que senti falta foi de personagens mais marcantes. Alex e Darlington são bons personagens e é bom acompanhá-los. Mas sinto que faltou um pouco mais de personalidade e força neles, para que eles entrosassem melhor nesse universo.

No geral, foi uma ótima leitura. Instigante, obscura e curiosa. Eu terminei a história e fiquei animada com o que está por vir, e acho que a sequência vai ter uma pegada muito diferente do que vemos nesse primeiro volume. Só não acho que é o tipo de livro que vai agradar a todos. Quem for ler Nona Casa tem que preparar o estômago e saber que o que vai ler aqui é algo bizarro e ousado. Mas que ainda assim é tentador.

Conheça meu insta literário: @possosurtaragora :)

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2021/11/livro-nona-casa-leigh-bardugo.html

Jakelline 12/04/2021

Fica melhor a cada capítulo
Antes de falar da história, preciso dizer que esse livro contém diversos gatilhos, Além disso, é uma leitura recomendada para maiores de 18 anos.

Já pensou em ir para a universidade e, além dos estudos comuns, aprender magia? É isso que os alunos de Yale fazem ao entrarem para uma das Nove Casas ancestrais.

Nessa história conhecemos a Alex que é uma jovem que, por causa de sua habilidade, abandonou os estudos e se envolveu no mundo das drogas. Após sobreviver a uma tragédia, ela é convidada pelo reitor de Yale a entrar na Universidade e ela aceita a oferta.
Quando ela chega lá, descobre que vai fazer parte da Nona Casa, a Casa Lethe, que é responsável por fiscalizar as outras casas.

No início ela se sente deslocada, mas a medida que vai passando pelo treinamento necessário, ela vai se integrando.

Em um dia permitido para praticar magia, uma pessoa morre. Por causa disso, Alex começa a investigar se essa morte tem relação com magia e é aí que a história se desenrola.

Gosto muito do sistema de magia desse livro porque é do tipo que magia pode ser aprendida. Se você tem acesso ao materias corretos, pode praticar também. Além disso, o QG da Casa Lethe é uma casa mágica, o que acho muito legal.

A história melhora a cada capítulo e no fim, não dá para parar de ler, pois começamos a montar o quebra-cabeça e entender o fluxo de todos os acontecimentos. Sem falar dos plot twists que são maravilhosos - ninguém é o que parece.

Então, se você gosta de magia e investigação, esse livro é para você.

Já estou ansiosa pelos próximos livros.

Ah, fiz um vídeo resenha no meu canal. Caso tenha interesse, dá uma passada lá e deixa um comentário legal :)

site: https://youtu.be/mn9bxfIwq_A

Nina 25/01/2022

Inovador e Sensacional!
Mais uma vez a Leigh Bardugo conseguiu entregar tudo!

Nona Casa com certeza entrou para a minha lista de livros favoritos. Estou maravilhada com a obra prima que é esse livro e esperando ansiosamente por uma continuação. (Embora o final tenha sido perfeito)
Primeiro preciso dizer que a Nona Casa não tem um enredo simples, esse é o tipo de livro que vai colocar seu cérebro para trabalhar.
No início fiquei um pouco desconfiada quando entendi os caminhos em que a história estava se dirigindo... Quem diria que Dark Academia + sobrenatural + mistério + suspense policial dariam uma mistura inovadora e sensacional!
O início da história é um pouco lento, mas é compreensível e mais ajuda do que atrapalha a leitura. A construção do universo é complicada, mas quando você finalmente entende sua mente explode. As descrições e detalhes do livro contribuem para uma imersão na história que entregam numa experiência incrível.
Alex Stern é uma protagonista intensa e profunda e que me deixou apegada a ela desde o primeiro capítulo. Como não amar essa garota malandra e boca suja? A autora entregou tudo ao construir e desenvolver de uma forma magistral uma personagem tão brilhante como a Alex.
Mas mais que um livro de mistério, Nina Casa trás conceitos incríveis e críticas pertinentes a sociedade atual como bullying, abuso de drogas, capitalismo e exploração humana. É muito interessante a forma como esse livro trabalha com esses temas.
A Nona Casa para mim foi mais que uma leitura, foi uma experiência!

Alejandro 05/03/2022

Leigh Bardugo como nunca vi antes
Após ler Sombra e Ossos, a duologia Six of Crows ( meus preferidos) e Mulher Maravilha Leigh Bardugo entrou facilmente no topo dos meus autores favoritos. Adquiri Nona Casa na pré venda mas somente agora me senti preparado para entrar nesse universo . E foi a melhor a decisão... Pois não é um livro fácil, Leigh abordou temas pesados, inúmeros gatilhos e ela não mediu palavras para descrever as cenas, em certos momentos me lembrou muito as obras do Stephen King.
Ficou nítido que ela teve todo um cuidado e pesquisou muito neste processo da criação porém o grande destaque foi a sua originalidade e versitilidade. Leigh fugiu de todos os clichês possíveis e criou um universo único e rico em detalhes. Em consequência as vezes a leitura ficava cansativa e confusa... Bem confusa, até a página 159 eu estava totalmente perdido, parecia que nada iria fazer sentindo. Aos poucos as coisas finalmente foram se encaixando, acredito que tenha sido proposital para nos deixar intrigados.
Alex a protogonista é uma das personagens mais fortes e determinadas já criada pela autora. Aquela protagonista que pode passar pelo piores dos apuros mas sabemos que ela sairá por cima, protagonista que não abaixa a cabeça e não tem medo de se posicionar ( por mais personagens assim) e a sua fidelidade com as pessoas que ela gosta é admirável.
Os três últimos capítulos são bombásticos, é o ápice do livro. O plot twist final é sensacional e a última frase abriu um gancho enorme para uma continuação. Acredito que a continuação poderá facilmente superar este volume.  Se a Leigh seguir essa linha de raciocínio prospota na última página ela poderá entregar facilmente o livro mais épico do gênero, não tenho dúvidas.

"Quando se faz um acordo, com os vivos ou os mortos, é melhor não descumprir sua parte"

Sthefany148 18/07/2022

Melhor livro do ano, fontes: eu
Gosto de livros que me destruam, façam eu ler como se minha vida dependendo disso. Isso que a Leigh Bardugo fez! Todo o ambiente acadêmico e a magia envolta. Temas tão reais: drogas, abuso sexual, riquinhos privilegiados só pensando em sim. Que livro perfeito! A fluidez e o suspense em cada capítulo, mesmo eu entendendo parecia que não e eu não entendendo parecia que sim.

withlari 09/07/2022

Alex Stern a maior que temos
Comecei a ler por causa da vibe Dark Academia e no começo tava odiando, lento demais e não estou acostumado com a escrita da Leigh.

Depois dos 50% quando não tava mais botando fé, BUMMMM, um mar de ação. Começou toda a descoberta, a ação, a luta e tudo mais. Meu deus, eu não consegui mais largar depois disso.

E ele não para, depois que você chega no meio vai até o fim com milhões acontecimentos. E aquela descoberta no final???????? Foi de explodir minha cabeça.

Uma mistura de caroline com the umbrella academy?? KKKKK vi muito disso no livro.

Entendo porque muitas pessoas podem odiar e dropar, tem M U I T O S gatilhos então vão preparados. Mas sério, o livro é incrível.

Ruan Lipe 13/06/2021

Pesado, mas muito bom.
A evolução da escrita da Leigh Bardugo é perceptível, a diferença de Sombras e Ossos pra Nona Casa é gritante.

Os personagens são bem construídos, e a nossa relação é firmada com a Alex, Dawes e Darlington de uma forma bem convicente. A gente realmente se importa com esses bbs, diferente de alguns outros personagens dela.

Realmente esse ambiente Dark Academy é bem pesado e o livro é cheio de gatilhos, então é bom ficar atento.

Porém, o ambiente é até bem construído, a relação entre as casas e todo o suspense do plot é bem feito.

Um bom livro, com boas temáticas, bons personagens. Quem gosta de coisa pesada, é um prato cheio.

Melhor personagem: Alex e Darlington, o resto é resto.

Pior personagens: Cinzentos tirando o North, eca.
Blake e os amigos drogado da Alex.

e eu te entendo Galaxy, também n gosto de mariposas e borboletas.

Tábata 19/01/2021

aaaaaaa
gatilhos: estupro, uso de drogas

"a magia não era algo dourado e benigno, e sim mais uma mercadoria que só algumas pessoas podiam comprar"

LEIGH BARDUGO EU PRECISO DA CONTINUAÇÃO NA MINHA MESA AGORA!
morrerei esperando 2022 chegar

Luiza Helena (@balaiodebabados) 12/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Atenção! Esse livro contém gatilho de uso de drogas, estupro, assassinato, abuso físico e psicológico, exposição da imagem feminina sem consentimento e mais alguns outros.

"Nós somos os pastores."*

Ninth House é o mais novo trabalho da Bardugo. Como super fã da autora, claramente eu iria conferir, mesmo tendo uma pegada diferente dos outros livros já lançado. Esse é seu primeiro trabalho adulto; um thriller com uma pegada sobrenatural.

De primeira, já se percebe uma diferença na escrita da autora. Aqui tem uma pegada um pouco mais sombria, o que super combina com o clima da história. O tom também melancólico também é condizente com a história, visto que a personagem principal - Alex - está se recuperando de uma situação bem tensa que passou.

"New Haven era uma cidade para sempre à beira das coisas."*

A narração em terceira pessoa é alternada entre Alex Stern e Daniel “Darlington” Arlington. Os capítulos se alternam entre as estações do ano, sendo o presente (Winter) focado em Alex e o passado (Last Autumn) focado em Darlington.

Alex é uma personagem bastante peculiar, assim como uma capacidade que ela possui. Vinda de um passado abusivo e bastante tóxico, vemos sua dificuldade em se adaptar à nova realidade em Yale e deixar velhos hábitos no passado. Alex é uma mulher determinada e um tanto teimosa; sempre segue seus instintos e, pelo menos aqui, foi uma boa decisão.

Apesar de ter aparecido pouco, Darlington é um personagem bastante cativante. Nas suas narrações, vemos como é verdadeiro o sentimento de lealdade que ele tem não somente por sua casa - Lethe -, mas pelo que todas as casas proporciona. O quanto ele realmente é devoto ao seu papel de Vigil. De início ele é um tanto hostil em relação à Alex, mas aos poucos os dois vão se tornando uma ótima dupla com ótimas interações.

Ninth House é envolto de mistérios do início ao fim. Há o mistério da sobrevivência de Alex em um triplo homicídio, há o mistério das próprias casas, há o mistério de um assassinato e há o mistério do desaparecimento de um membro importante da casa Lethe. Os mistérios são interligados entre si e muito bem desenvolvidos.

O início da história foi um pouco complicado. Demorei a me conectar com os personagens, com a ambientação, com a história em si… Assim como Alex, caímos de cabeça nessa história de sociedades secretas e magias que ocorrem na Universidade de Yale. Junto com a personagem, vamos nos familiarizando com todas as sociedades que compõem a chamada Houses of Veil (tradução livre, Casas do Véu). Passados alguns capítulos, a história tomou um bom ritmo. A alternância entre passado e presente fez com que a história se tornasse mais envolvente.

"Todos vocês, crianças brincando com fogo, parecendo surpresos quando a casa queima."*

Creio que esse é o trabalho mais pesado da autora. Fica aí o gatilho para uso de drogas, estupro, assassinato, abuso físico e psicológico, exposição da imagem feminina sem consentimento e mais alguns outros. Bardugo também trabalha a questão do privilégio tanto masculino quanto de classe social e misoginia.

"Apenas duas coisas mantêm você seguro: dinheiro e poder."*

Aos que estão esperando algo mais dinâmico da autora, como nos seus trabalhos anteriores, devo dizer para baixar a expectativa. Como falei, a história tem uma cadência bem melancólica até praticamente o final do livro, onde forninhos caíram e revelações foram feitas. Confesso que uma delas eu já desconfiava, mas a outra foi um tiro que eu não previa. O livro termina com um bom gancho para a continuação, a qual estou bastante ansiosa.

Ninth House já teve seus direitos de publicação comprados pela editora Minotauro e está com lançamento previsto para o primeiro semestre do ano que vem. Ele também teve seus direitos de adaptação também foram comprados, dessa vez sendo uma série a ser desenvolvida pela Amazon Studios.

"Mors irrumat omnia. A morte fode a todos nós."*

* Tradução feita por mim

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2019/12/resenha-457-ninth-house.html
DEPRESSIVA DOS LIVROS 18/08/2020minha estante
vc sabe quantos livros tem essa série?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 19/08/2020minha estante
Até onde eu sei, serão somente dois