Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Arthur.Filtrin 26/10/2023

Que livro BOM, adorei as vibes Dark Academia, adorei os personagens, gostei bastante do modo que a Leigh escreve, esse sendo meu primeiro contato com a escrita dela, e superou bastante minhas expectativas, mal posso esperar para ler a sequência

brekkerheart 22/05/2022

misto de emoções
como todos os livros da Leigh Bardugo, Nona Casa começou beeem lento e demorou até 60% pra começar a ter emoção, esse tempo todo foi usado pra explicar o universo e conhecer os personagens, muitas pessoas não gostam dessa enrolação mas eu particularmente não me importo, acho até bom

depois de 60% foi só tiro e bomba, mesmo os capítulos sendo longos eu fui devorando o livro e não conseguia parar, me vi presa na trama e tentando descansar os mistérios junto com a Alex

e o final? eu fiquei sem palavras e tô absurdamente ansiosa pro próximo livro

eu simplesmente amei esse livro, achei uma pegada completamente diferente do grishaverso, porém com a mesma emoção que só a Leigh consegue passar

eu não dei 5 estrelas pq acho que faltou algo, talvez um tiquinho de emoção e também por conta de alguns pontos que me deixaram confusa, mas o livro é sensacional, os personagens são incríveis e cativantes, a premissa é ótima e o mistério e as reviravoltas são de tirar o fôlego

pro próximo livro eu espero ver mais do Darlington, mais mistérios e cenas de tirar o fôlego e quem sabe um pouquinho de romance!

@blogleiturasdiarias 08/09/2020

Leitura favorita do ano!!
É incrível o quanto sou conquistada pela escrita da Leigh Bardugo, sempre. Sendo sua primeira aventura em fantasia adulta, Nona Casa chega ao Brasil pelo selo Minotauro da editora Planeta. É o primeiro volume da série Alex Stern, e traz brilhantemente uma história inovadora, eletrizante que para mim tornou-se a melhor leitura do ano!

Galaxy "Alex" Stern agora é uma estudante de Yale, e uma Dante na Lethe. Ainda que não saiba explicar como alguém com o seu passado possa ter conseguido essa segunda chance, ela agarra com unhas e dentes a nova oportunidade — nem que para tal tenha que esconder seu verdadeiro eu. Darlington tem a tarefa de ensinar a Alex os caminhos do Lethe e seu papel quanto as sociedades secretas de Yale, conhecidas como Casas do Véu. Ao todos são oito casas ancestrais, cada qual com uma habilidade específica e sua própria tumba, que mexem com o extraordinário e o impossível. Quando Alex se depara com um caso de assassinato em que sua intuição diz não ser mera coincidência com o dia que transcorre os rituais, algo sombrio e poderoso acaba entrando em jogo, causando consequências terríveis para ela e Darlington.

Tenho que admitir que estava sentindo saudades de ter algum lançamento da autora por aqui, e com isso a obra veio com uma carga de expectativas muito alta — era tanta, que o meu medo de decepção andava alinhado a ela. No entanto, tudo deu certo. É um desenvolvimento que demora a engrenar por conta da grande quantidade de informações iniciais, e a medida que o andamento das páginas ocorreu, a leitura tornou-se fluida e cadenciada. Literalmente não parei até chegar ao fim.

O livro aborda assuntos amplos que basicamente podem ser enquadrados no significado de magia negra, entretanto acho o termo limitante porque a ambientação vai além — temos temática de sobrenatural, predestinações, necromancia, teriantropia, magia de portal entre outros aspectos. Eu mesma precisei de diversas tentativas para conectar todos esses elementos inseridos, principalmente para entender o que seria esse universo da Lethe e seus objetivos. Quando as coisas começaram a se encaixar, passei a ter admiração com a criatividade da conjuntura. É nítido a complexidade e o alto nível de detalhamento, o que demanda extrema atenção — podendo ser um fator negativo a quem não conseguir se prender a esses pormenores.

"Embora a Lethe tivesse sido criada para monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale, sua missão secundária era desvendar os mistérios do que ficava além do Véu. Por anos tinham documentado histórias de pessoas que podiam de fato ver espectros, algumas confirmadas, outras pouco mais que rumores. Então, se o conselho tinha encontrado uma garota que podia ver essas coisas e se pudesse fazer com que ela se comprometesse com eles...Bem, era isso. Ele deveria ficar feliz em conhecê-la." pág. 37

Uma das maiores qualidades da escrita da autora é seu grupo de personagens, e aqui não foi diferente. Dando destaque ao protagonismo da Alex, ela é uma personagem enigmática. Não creio que tenha uma personalidade fácil de agradar, porém é natural compreendermos suas atitudes e motivações. Conforme vamos entendendo seu passado, as escolhas e explicações, melhor assimilamos seu modo de agir e pensar, e essa trajetória foi o que me conquistou. Temos um enredo com problemas reais, jovens que sofrem, sentem medo, são movidos por desesperos e convicções. Tanto ela, quanto Turner, Dawes e Darlington possuem essas qualidades de serem críveis.

E este último citado, é alguém que também me apeguei demais no contexto e espero ansiosamente que ele seja melhor explorado no sucessor. Em todas as cenas que aparece é extremamente cativante, mostrando um grande potencial de brilhar. Um adendo a se fazer, é que apesar de flertes e pequenos trechos que possam possibilitar a construção de um relacionamento, teremos praticamente zero cenas de romance no título.

Inclusive, preciso salientar que é um exemplar que elabora conteúdos adultos: uso abusivo de drogas e álcool, abuso sexual, abuso psicológico, cenas descritivas de violência e assassinatos. Acredito que possa ser gatilhos para alguns leitores, então fica o alerta.

E como se não fosse suficiente todos os elogios anteriores, brilhantemente teremos a presença de uma pegada eletrizante pelo meio — um mistério que primeiramente seria algo pequeno, acaba se tornando intrincado e cheio de nuances. Foi meu maior motivo de não largar o livro até ter todas as respostas, e espere grandes surpresas nas revelações.

"Alex então sorriu, uma coisinha, um vislumbre da garota à espreita dentro dela, uma garota feliz, menos assombrada. Era aquilo que a magia fazia. Revelava o coração de quem você fora antes que a vida tirasse sua crença no possível. Devolvia o mundo pelo qual toda criança solitária ansiava. Fora o que a Lethe fizera por ele. Talvez pudesse fazer isso por Alex também." pág. 76

Com reviravoltas atrás de reviravoltas o final é cheio de impactos. Pela organização das ideias e dos conceitos, se espera que esse fim traga respostas, e nesse quesito não desaponta — aliás, arrisco a dizer que ele acaba sendo bem mais. São descobertas que mudam os rumos finais e até mesmo mexe com o que pensamos ser a verdade, e a constância dessas confissões pode chocar. Quando pensamos que tudo estará resolvido, sinto-lhe dizer que não estará. Ademais, ele deixa um ótimo gancho para um próximo, e que eu particularmente estou agoniada a sua espera!

De uma forma geral, é perceptível o quanto recomendo Nona Casa! É uma fantasia sensacional, completa e única nas suas características. Não é a toa que foi a ganhadora do prêmio Goodreads 2019 na categoria que concorria. Tenho a impressão que a sinopse e nem qualquer resenha consegue resumir o apanhado que é essa narrativa, portanto vocês tem que conferir! Leigh Bardugo conseguiu me impressionar de novo, erguendo um pilar definitivo como uma das minhas queridinhas do gênero.

Na parte física só tenho elogios para a Minotauro ter mantido todos os traços da capa original, na qual sou apaixonada. A edição tem um mapa que auxilia quando pensamos em localização dos acontecimentos, e um glossário no final sobre As Casas do Véus — que só fui descobrir depois da metade da leitura, logo acho que poderia ter vindo no início para ajudar no melhor entendimento das mesmas. Não encontrei erros de revisão ou ortográficos. A narrativa é feita em terceira pessoa pelos pontos de vistas do Darlington e Alex, misturando ações no presente e um passado não tão distante — a diferença é de meses.

Espero que tenham gostado e deem uma oportunidade. O segundo volume tem previsão de lançamento em 2021 — lá fora.

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2023/03/resenha-nona-casa-leigh-bardugo.html

Brina 22/01/2023

No começo ate o meio desse livro eu fiquei bem confusa, mas no final parecia que eu estava no começo ?
Achei muita coisa jogada sem explicação, o plot não me surpreendeu, personagens sem profundidade e do nada eles somem e reaparece quando conveniente... a própria magia utilizada é conveniente quando se necessita dela... aff achei ruim.
Não irei continuar essa saga . ?????

Nicole.Bernardi 21/09/2021

Livro fantasia
Uma guria se muda pra uma escola mas não sabe o que espera ela... Fala sobre poderes mágicos, mortes, investigação e um bom suspense, louca pro segundo livro.

Gio 16/06/2021

uma loucura
esse livro foi diferente de tudo que já li, principalmente por eu já ter lido outros da leigh bardugo, com certeza não estava esperando por isso. A leitura é completamente envolvente, a vibe de mistério construída nesse livro é absurda, o universo muito bem construído, quase acreditei que era real. Ele realmente não da vontade de largar, de tanto que te puxa pra história... mas para mim, ele foi um pouco pesado. Mesmo que tivesse umas piadinhas, fosse fluído, não achei uma leitura leve. Requer concentração, tem vários gatilhos, e se você quer ler coisas felizes, não vai achar nesse livro. De qualquer jeito, foi um dos melhores que já li, com pessoas reais e outra ideia de magia. Mal posso esperar pelo próximo.
Nana 16/06/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler

Gio 16/06/2021minha estante
cara, eu recomendo muito!! acho meio difícil não gostar, mesmo se não for seu estilo de leitura

Clara 10/06/2021

Uma menina que consegue ver fantasmas, seu "mentor" desaparecido,uma garota morta sobre circunstâncias suspeitas.Uma escrita muito boa da Leigh Bardugo,completamente diferente dos outros livros que li dela. Tive muita dificuldade para entender o funcionamento das casas, seus respectivos nomes e funções mas isso não prejudicou muito minha leitura. Não tinha gostado muito da história no começo,mas a partir da metade mais ou menos começa a ficar bem mais interessante e o final me deixou muito ansiosa para ler o próximo.
Ednalva1 10/06/2021minha estante
Adorei terminei hoje ansiosa para o próximo.

Camilla191 01/06/2021

Resenha @descafeinadas_

Como explicar Leigh Bardugo? Você começa um livro dela sem saber absolutamente nada, se sente quase um analfabeto e quando vê está tão imerso na história que só consegue pensar nela. Foi exatamente como aconteceu a leitura de “Nona Casa”. Não consegui me conectar com a história antes da página 150, estava quase desistindo, mas como um estralo... a história passou a fazer sentido e me apaixonei.

Alex “Galaxy” Stern foi a única sobrevivente de um massacre horrível, sua vida nem sempre foi simples. Sempre envolvida com drogas, um namorado traficante e afins. Após sobreviver, Alex recebe a oportunidade de ir para New Haven com o trabalho de monitorar as sociedades secretas da faculdade de Yale. Ricos, políticos, artistas, magnatas, todos frequentam as sociedades, atrás de algo bem simples: Magia negra.

O livro tem um toque de romance policial, tem isso em seu enredo no momento em que Alex precisa desvendar uma morte no campus. Então, além do sobrenatural tem uma pegada investigativa. Incialmente, é impossível se apegar a qualquer coisa na história. Tudo parece corrido e mal explicado. Mas, quando você entende as sociedades secretas (que são explicadas uma a uma em um sumário), então o livro faz sentido.

O universo é sombrio. E sim, tem alguns gatilhos, embora não muitos, vale tomar aquele cuidado antes de cair de cabeça na leitura. A narrativa é incrível, poética e é fácil ver o quanto Leigh cresceu como escritora. Alex é a anti-heroína perfeita, difícil de gostar dela inicialmente, mas que logo você se apega.

Temos também o Daniel vulgo Darlington (penso se é um trocadilho com o Darkling) no qual mesmo aparecendo pouco me apaguei. E a Dawes, odiada e amada na mesma proporção. Não é uma leitura para qualquer um, principalmente porque tem que ser paciente. Mas é um livro incrível e já quero demais o volume 2.

Ronan 15/05/2021

Melhor livro da Leigh Bardugo
Eu AMEI demais esse livro!

Esse não é nenhum livro leve, existem diversos gatilhos como violência sexual e abuso de drogas.

Mas é uma história que vale muito a pena ser lida, muito interessante, com uma ambientação ótima, mesmo sendo uma fantasia urbana, os rituais, a magia e toda a questão das casas do véu é muito bem desenvolvida. Os personagens são muito cativantes, eu me apaixonei demais por essa história.

Já estou contando os dias para o lançamento do segundo livro da série.
Luuh_hs 15/05/2021minha estante
Esse final é um surto, espero que venha logo a continuação ?

Jakelline 12/04/2021

Fica melhor a cada capítulo
Antes de falar da história, preciso dizer que esse livro contém diversos gatilhos, Além disso, é uma leitura recomendada para maiores de 18 anos.

Já pensou em ir para a universidade e, além dos estudos comuns, aprender magia? É isso que os alunos de Yale fazem ao entrarem para uma das Nove Casas ancestrais.

Nessa história conhecemos a Alex que é uma jovem que, por causa de sua habilidade, abandonou os estudos e se envolveu no mundo das drogas. Após sobreviver a uma tragédia, ela é convidada pelo reitor de Yale a entrar na Universidade e ela aceita a oferta.
Quando ela chega lá, descobre que vai fazer parte da Nona Casa, a Casa Lethe, que é responsável por fiscalizar as outras casas.

No início ela se sente deslocada, mas a medida que vai passando pelo treinamento necessário, ela vai se integrando.

Em um dia permitido para praticar magia, uma pessoa morre. Por causa disso, Alex começa a investigar se essa morte tem relação com magia e é aí que a história se desenrola.

Gosto muito do sistema de magia desse livro porque é do tipo que magia pode ser aprendida. Se você tem acesso ao materias corretos, pode praticar também. Além disso, o QG da Casa Lethe é uma casa mágica, o que acho muito legal.

A história melhora a cada capítulo e no fim, não dá para parar de ler, pois começamos a montar o quebra-cabeça e entender o fluxo de todos os acontecimentos. Sem falar dos plot twists que são maravilhosos - ninguém é o que parece.

Então, se você gosta de magia e investigação, esse livro é para você.

Já estou ansiosa pelos próximos livros.

Ah, fiz um vídeo resenha no meu canal. Caso tenha interesse, dá uma passada lá e deixa um comentário legal :)

site: https://youtu.be/mn9bxfIwq_A

Nathy 02/04/2021

"a morte domina tudo."
essa foi a minha primeira leitura da Leigh Bardugo e não me decepcionei, só de início achei a leitura um pouco confusa e demorei um pouco pra me ambientar na história. o universo de nona casa tem muitos elementos já bem conhecidos, mas ao mesmo tempo achei a história diferente de muita coisa que eu já havia lido, tem muitas referências, é uma história bem inteligente. a narrativa é cheia de reviravoltas, tem muito mistério, nada é o que parece, nada acontece por acaso e basicamente todos os acontecimentos do livro, até os mais insignificantes, estão interligados de alguma maneira. gostei muito dos personagens, alex é durona, boca suja e foge bastante do padrão dos estudantes certinhos da universidade de yale.
no mais, adorei o livro e estou extremamente ansiosa pela continuação!

ps: cadê o darlington?

Manu 29/08/2021

Pensei muito no que escrever sobre Nona Casa, mas a real é que não tem o que ser dito. Pra entender você precisa ler. É magia pura e transparente! Senti uma construção lenta do mundo, mas Leigh sabe como fazer você se perder na história pra se encontrar depois com uma sensação de ?puts, como não percebi isso??. O livro tem muitos gatilhos de violência gráfica, mutilação, tortura, uso de drogas, assédio emocional e estupro, é importante ressaltar; mas não te deixa na angústia em relação a esses assuntos. É só a face real de uma fantasia muito bem escrita! Estou apaixonada e louca pra a sequência que lança no fim do ano.

Larissa 13/08/2022

espetacular!
estou preocupada por eu ter amado tanto esse livro que tem uma lista de gatilhos tão grande quanto a ficha criminal do kaz em six of crows.

Mariana 27/08/2021

É um livro com MUITO gatilho, é escrito na terceira pessoa, não é umas das escritas mais fáceis de ser compreendida, tem que prestar muita atenção em tudo, principalmente no início que é confuso. Mas que livro, o leitor é surpreendido do início ao fim. Quando achar que tá desvendo o caso a história da uma bela reviravolta. (Se a Alex vier na minha casa é bater em um parente meu eu ainda passo pano!!)

Clara Azevedo 18/10/2020

Nona Casa
Esse é o primeiro volume de uma nova saga da autora Leigh Bardugo ela é conhecida pela trilogia grisha e duologia six of crows que em breve serão adaptados para serie. Galaxy "Alex" Stern, de 20 anos é a única sobrevivente de terrível banho de sangue a polícia não encontrou uma explicação para o que aconteceu. A garota acaba recendo uma proposta que pode ser sua segunda chance se ela resolver aproveitar: frequentar Yale com uma bolsa integral ela tem a missão de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale. Essas sociedades são frequentadas por todo tipo de pessoa que puder imaginar. Eles mexem com magia negra, ressuscitam os mortos e infernizam os vivos. O livro é narrado no presente e passado em terceira pessoa. Lembrou um pouco aqueles livros de investigação aqui tem um assassinato que faz conexão com outros assassinatos que ocorreram a muitos anos anos atrás há também uma pessoa desaparecida. Eu achei interessante essa história geralmente as faculdades americanas tem fraternidades, sociedades secretas ( pelo menos é nisso em que muitos filmes e séries dão a entender) existe todo tipo de mistério envolvendo elas. Esse é um livro adulto da autora ao contrário dos outros dela que são para o público adolescente. Eu gostei muito da leitura.

Quando se faz um acordo, com os vivos ou com os mortos, é melhor não descumprir sua parte. Pág:213.

Enquanto o jardim do Éden pode estar fechado, o inferno está sempre aberto. - ditado ladino. Pág:420.