Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Bia 01/12/2022

O que eu senti lendo esse livro? Que sou burra...
É sério! Não sei se é porque foi meu primeiro contato com a autora ou se ele é só realmente confuso.
O começo é impossível e quase me fez desistir. E olha que estou acostumada a fantasias...
As comparações, as descrições de cena, parecia que nada tinha um objetivo. O que entendi da história foram as coisas que consegui "pescar".
A magia é legal, a história poderia ter sido boa, mas simplesmente não foi.
No final das contas achei muita enrolação e pouca história.

Nathy 30/10/2021

Nona Casa é uma fantasia adulta estilo dark academia, com magias de sangue, ritualística, sacrifícios e coisas do tipo, tudo se passando em Yale.

Galaxy Stern, que na verdade prefere ser chamada de Alex, consegue ver os Cinzentos: espiritões dos mortos que estão presos na nossa dimensão. Como é algo que ela não controla e não tem ninguém para a ajudar, logo descobre que se entorpecendo com drogas, ela via menos deles. Ao chegar no fundo do poço, acordando em um hospital, uma oferta é feita para que ela vá para Yale e se junte a Casa Lethe, uma organização que controla as regras, monitora as sociedades secretas e seus rituais de magia. Quais limites serão quebrados? A morte de uma garota no campus vai nos dizer isso

O livro já começa com um mistério: o passado de Alex. Ele nos é liberado bem aos poucos durante toda a história. Mas também aparece o segundo mistério: um assassinato. Então acaba virando também um livro de investigação.
Por ser um mundo bem complexo e a autora ter criado essas sociedades com magias diferentes, o livro é bem ralentado, não achei que é o tipo de livro pra se ler em duas sentadas, e sim que ele precisa de um tempo pra ir se desenvolvendo.

A Alex é uma personagem ótima, cheia de segredos que vamos descobrindo e cheia de força, que quando coloca algo na cabeça, vai até o final. Todas as personagens do livro foram bem desenvolvidas e gostei bastante delas é de suas histórias!

Fiquei bem animada com o tipo de magia e sobrenatural que Leigh criou, ao mesmo tempo antiga e também original. Trazendo algumas críticas sobre classe sociais e poder.

Não é um livro cheio de acontecimentos, ele demora pra te prender, mas os plots do final me animaram bastante pra ler o próximo! (Vai ter próximo né!?)

Se você gosta de uma fantasia mais adulta, com bastante mistério, esse livro é pra você!

??Alerta de gatilho: drogas e abuso sexual.

Leticia.Justo 09/10/2021

Ansiosa para o próximo livro
Saí da minha zona de conforto, e gostei! O livro fala de magia, de recomeço, tem um certo mistério e surpresas!

Luciana.DAngelo 05/10/2020

60% do livro é lento e confuso, e quando começa a melhorar o livro acaba e vc descobre que o final fica em aberto pq vai ter continuação.

letty biachi 11/08/2021

o puro caos
nem sei como fazer uma resenha desse livro porque toda vez que eu ia fazer um comentário a única coisa que eu era capaz de dizer era "SURTO" então sim, surto, caos, meudeus e tudo de bom (na verdade são coisas bem ruins numa história muito boa).

temos espíritos, rituais, magia, sacrifícios, um misteriosos assassinato que não se encaixa e uma protagonista com um passado perturbador e um senso de humor ácido divertido. eu a adorei, assim como adorei *pammie* e fiquei querendo mais do darlington o livro todo (e ainda quero); confesso que shippei a alex com os dois rs.

ha quem diga que o começo do livro é confuso e demora pra se envolver, mas eu fui rendida logo de cara, e mesmo não entendendo perfeitamente o que estava acontecendo, eu "sentia", então me vi totalmente imersa mesmo enquanto ainda estava descobrindo esse mundo (até porque, nem a alex entendia tudo direito né? e isso de as vezes voltar no passado pra explicar as coisas foi um tempero a mais, fico feliz pela forma que a leigh escolheu para contar essa história).

é isto. o prólogo? realmente esse é BEEEM confuso, mas passa rápido. o fim? não é bem o fim e agora estou no aguardo da continuação.

ps: o livro tem alguns gatilhos que não sou muito boa para especificar, então pesquisem, mas posso dizer de antemão que ha abuso sexual.

Helô 02/09/2023

Um mês lendo na força do ódio
Serei sucinta. O livro tem muitos gatilhos e não aborda os temas de forma responsável. O plot nem fede nem cheira. Bem mediano, não me prendeu em momento algum. Algumas aspectos foram previsíveis. E, pra terminar com chave de ouro, protagonista um porre.

Alan (@coracaodeleitor) 09/10/2020

Um dos melhores do ano.
Olá literáriooooos.

Hoje iremos falar sobre o super lançamento da @planetadelivrosbrasil e primeiro livro adulto de Leigh Bardugo "Nona Casa" e foi uma das minhas leituras favoritas desse mês.

Alex é uma garota que foi criada por sua mãe sempre a margem da sociedade. Sempre teve uma vida difícil e desregrada. Abandonou a escola e se viu presa num submundo de drogas e violência.

Porém um fato interessante de sua vida é que ela é a única sobrevivente de um massacre terrível. Apesar de tudo isso e de sua vida estar fadada ao fracasso Alex recebe uma segunda chance.

Ela recebe um convite para ir para uma faculdade renomada e de prestígio. Mas nada vem de graça e ela receberá uma missão. Logo ela descobre que existem sociedades secretas ali e Darlington é quem a ensinará sobre isso.

As sociedades ao todo são 8 casas que mexem com magia e com o secreto. Até que eles se deparam com algo muito poderoso e eles precisarão lidar com as sombrias consequências.

Eu adorei esse livro. A escrita dele é intercalada entre presente e passado o que deixa tudo ainda mais dinâmico e prende o leitor de uma forma fenômenal.

Toda a atmosfera criada pela autora também traz um universo novo e sombrio que conquista demais o leitor.

Só apenas um cuidado pois o livro contém vários gatilhos de violência, drogas e cunho sexual. Então algumas pessoas podem ser mais sensíveis.

O desdobramento da metade para o final é simplesmente sensacional.

Com certeza já está entre minhas leituras favoritas do ano. Amei e super indico.

Cornélia Lemes 11/07/2021

Não foi uma leitura que me prendeu... Não gostei tanto do livro assim.
No final que fiquei entretida...
"Alex" é cheia de segredos, e fiquei curiosa em saber o que ela fez no passado, e os mistérios que ela veio a desvendar.

Mandark 02/09/2023

Viciante...
Li várias resenhas antes de iniciar essa leitura e fiquei um pouco reticente diante de algumas impressões que encontrei por aqui. Mas Leigh tem muitos pontos comigo, então decidi me desarmar completamente e embarcar com a cara e a coragem. E que valiosa foi essa experiência. Temos temas sensíveis como estupro e uso indiscriminado de drogas? Sim, temos. Mas, em minha opinião, nem de perto tão fortes e incômodas como tanto alardearam por aí. Temos uma história recheada de informações que são jogadas sem aviso prévio e sem muitas explicações? Com certeza. Mas longe da confusão da qual muita gente acusa o livro, consegui acompanhar a história sem dificuldades. Não tive problemas com as lacunas e com a falta de aprofundamento. Acho que a Leigh focou onde era importante e conseguiu direcionar o enredo de forma interessante e com desdobramentos que encerram pontos importantes e abrem precedentes para um volume seguinte. Eu amei a Alex, consegui simpatizar com ela desde o início. Não acho sua sobriedade forçada. E gosto de como ela lida com tudo. Ela é simplesmente alguém tentando sobreviver e agarrar com unhas e dentes novas oportunidades. Gosto da Dawes, me identifiquei e me importei com ela e acredito que ela vai ter muito mais espaço para crescer no próximo volume. Gosto do Darlington e acho que no próximo volume vamos ter muito mais sobre suas motivações. Mercy e Lauren não tiveram muito destaque, mas acho que suas participações foram pontuais para trazer um contraponto na vida da Alex. Turner é fascinante e suas interações com a Alex são inteligente e divertidas. Parceria inusitada e que casa bem. Temos personagens soltos e sem muito contexto? O tempo todo. Mas acho que eles foram tratados conforme a necessidade. Acho a mitologia das Casas muito legal e gosto da influência delas na sociedade, sem precisão de muitos detalhes. Foi legal do jeito que foi. Acho que Leigh está experimentando algo novo e completamente diferente do universo Grisha e concordo com o King: Nona Casa me empolgou demais e me impressionou por sua construção tão criativa, por sua condução elaborada e, para mim, não óbvia. Só não recomendo para pessoas "sensíveis" aos temas citados.

Gaby 21/11/2020

Surpreendente
Tive meu primeiro contato com a Leigh Bardugo quando li a trilogia Grisha, e me apaixonei logo de cara.

Nona Casa é o seu primeiro livro de fantasia adulta urbana. Estava muito curiosa para ver como seria, e não me decepcionei. Nele podemos ver o amadurecimento na escrita da autora, e a sua capacidade de abordar assuntos mais pesados. Com uma história totalmente diferente dos livros do Grishaverse.

A trama é ambientada na universidade de Yale, e focada nas suas "sociedades secretas", cada uma especializada em um tipo de magia. Nossa protagonista, Alex Stern, é uma personagem cheia de problemas e aparentemente não muito confiável, que está tentando recomeçar a vida depois de eventos traumáticos do seu passado.

Os capítulos alternam às vezes em duas linhas temporais. Uma no presente, da Alex. E outra no passado, narrado pelo Darlington, outro personagem muito importante e essencial, que vai ser uma espécie de guia para ela.

Gostei muito do universo e do estilo de magia que ela criou aqui. A Alex e o Darlington são personagens maravilhosos que me cativaram demais. A estrutura da história e a forma como ela encaixou tudo no final, me surpreendeu bastante. Estou muito ansiosa pela continuação. A autora ainda não revelou quantos livros a série pretende ter.

Aviso: o livro pode conter gatilhos sobre estupro e abuso infantil.
Juliana | @leituracomacidez 21/11/2020minha estante
Resenha perfeeeita!

Rayza.Figueiredo 22/11/2020minha estante
arrasou Gabyzinha

Gaby 22/11/2020minha estante
????

jaquesant0s 28/04/2021

É um livro bom mas não me pegou tanto, demorei bastante pra engrenar na história, achei o começo confuso com todos os nomes de casas e rituais de magia e isso foi uma barreira pra mim. Mas a escrita flui bem depois que a gente se acostuma.
Mariana 28/04/2021minha estante
li 50 páginas e guardei ele pra outro momento, tive dificuldade de seguir.

jaquesant0s 28/04/2021minha estante
Pra mim rolou mesmo lá nos 50% hahah o começo é difícil mesmo

Julya_ 09/09/2023

Nona Casa entregou tudo o que eu estava esperando. Estava no clima de dark academia e o que pode ser mais dark academia do que sociedades secretas de Yale que mexem com magia?

No início achei a leitura mais lenta devido o grande número de personagens com nomes peculiares e também os termos que fazem parte do universo do livro.

Mas logo me envolvi com os mistérios e é muito fácil gostar da protagonista, ela tem um passado cheio de acontecimentos traumatizantes, mas não é o tipo de personagem que fica se lamentando e resmungando o tempo todo. Ela é forte e determinada, mas também demonstra vulnerabilidade.

Amei essa leitura e já estou preocupada que não há sinais da publicação do segundo livro no Brasil.

dorinha17 20/02/2022

MEU NOVO LIVRO FAVORITO
Confesso que comprei pela capa e ficou meses parado na minha estante pq eu não tinha a menor vontade de ler kkkkkkk um belo dia resolvi dar uma chance e meu deus foi escrito pra mim??????

Simplesmente amo como a leigh consegui mesclar magia com realidade, amei a atmosfera e realmente me senti em yale e ir conhecendo as casas e as peculiaridades delas foi muito bom, adorei tudo.

Não é um livro fácil de ler, tem várias coisas bem pesadas e o ritmo é mais lento, mas é um universo tão legal que isso não me incomodou. Fui lendo devagar pq queria aproveitar bem a leitura.

Amei conhecer a Alex, ela é uma protagonista que eu queria há muito tempo nos livros de fantasia. Ok, os universos são fantásticos e é muito legal ver gente poderosa tendo feitos heróicos etc, mas às vezes fica meio sem graça os pps sendo sempre os mais fortes e os mais inteligentes filhos de alguém de uma dinastia X ou com um poder que ninguém viu. Gosto que a Alex é uma pessoa "normal", com falhas e às vezes parece meio perdida e só quer sobreviver, acho que dá algo mais realista para a história e uma identificação maior. Os personagens secundários também são muito interessantes e eu tô muito animada para continuar lendo e saber mais sobre eles nos próximos livros.

Dos livros da Leigh, nona casa foi o que eu mais gostei. Amo como ele é meio estranho e queria que ele fosse mais reconhecido.

Mari 30/04/2021

Que final é este senhoras e senhores!! ?
Eu não estava dando nada pelo menos, porém após a página 200 o negócio começou a ficar tão frenético que eu não consegui parar de ler. Que história emocionante. E pior que a Bardugo nem começou a escrever o segundo volume. Algumas partes foram desnecessárias mas não estragou nem um pouco a experiência desta leitura. Que venha o segundo volume. Logo mais resenha no canal. ??
Cris 30/04/2021minha estante
Aguardando sua resenha! Esse livro divide bem opiniões

Mari 30/04/2021minha estante
Logo logo vai sair ?