Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Isadora1578 21/11/2022

As três estrelas são pro Darlington e sua história.
A meia estrela é pro sistema de Casas/magia e a estética,apesar de que não foram desenvolvidos como eu esperava que fossem.

Natalia 11/11/2022

Mágico e sombrio
Gostei bastante, não teve nenhum personagem que achei irritante, cada um foi muito bem feito como cada personagem deveria ser, bons plots e uma história bem construída

SPOILER
O plot do assassino eu não fiquei tão surpresa, mas sobre a Daisy ser uma vilã me chocou ksksksksks
Só queria ter visto meu Darlington de volta a

literalmente.maya 03/11/2022

Alex vê fantasmas desde criança, e isso lhe custou uma vida que poderia ter sido normal. Por conta dessa habilidade ela fez péssimas escolhas, e sua vida acabou saindo completamente do controle. Eis então, que lhe é feito um convite para fazer parte da Casa Lethe, a Nona Casa. Que é responsável por "fiscalizar" as outras Casas de Yale (sociedades secretas).
Lá, ela conhece Darlington, o responsável por lhe ensinar tudo sobre as Casas, as magias que as envolvem, o que é mito e o que não é. Ele mostra um mundo para ela, que até então era desconhecido. Um mundo no qual o poder dela não é tido como um defeito, como algo ruim. E sim, como uma qualidade, como um dom.

Como em outros livros da Leigh Bardugo, a autora intercala presente com o passado, e sempre costurando muito bem os dois tempos. Você fica ansioso para saber o que está acontecendo tanto no passado quanto no presente, eu não conseguia parar de ler!
Vemos também outro recurso recorrente da autora, mais de um Ponto de Vista. Aqui vemos os Povs da Alex e do Darlington, o que só torna o livro mais interessante.

O ponto alto do livro, a característica que mais amo, a ambientação! Quanto a isso, Bardugo nunca decepciona e aqui não foi diferente! Temos descrições de prédios antigos, do campus de Yale, cemitérios, bibliotecas, e todos são cenários verdadeiros! Esses lugares existem, e consegui me ver junto a Alex conhecendo as sedes de sociedades secretas, passeando pelas ruas de New Haven, indo às festas das fraternidades... enfim, uma ambientação perfeita! E há a atmosfera de dark academy, o que por si só é um bônus à ambientação.

Como Cassandra Clare diz "Todas as histórias são reais." e esse livro é um prato cheio para os leitores que gostam de sociedades secretas, lendas urbanas, etc. Várias vezes durantes a leitura eu perdia o foco porque começava a pesquisar sobre os assuntos, nomes citados, as histórias acerca de New Haven (e acredite, não são poucas!) e acabava me perdendo ainda mais nesse universo onde você termina pensando "o que é verdade e o que é ficção?". Eu adorei isso! O livro nos instiga do início ao fim!

Ahh a Magia deste livro (baba)... muita e de todos os tipos, mas não estou falando do tipo de magia que vemos em fantasias com fadas e elfos. Aqui vemos a magia pura e crua, a magia que vemos ligada ao oculto. Então não espere varinha de condão e purpurina, nem "viveram felizes para sempre". O livro não se trata disso, é um livro sombrio, sinistro, repleto de elementos obscuros (necromancia, por exemplo).

Se eu gostei de Nona Casa? Eu amei! Não vejo a hora de ler a continuação.

mavis 30/10/2022

Nona casa
Nona casa e um livro que é a estreia da Leigh Bardugo no universo adulto e é simplesmente genial. Tudo que essa mulher faz é incrível, a narrativa do livro te prende alternando do passado para o presente, com algumas tiradas sarcásticas e um plot-twist inacreditável. O universo e construído em uma universidade que mescla o mundo real com o mundo de magia. Ele é meu livro favorito e não tenho palavras para descrevê-lo.

triz 25/10/2022

Mors irrumat omnia.
Bendito seja o gênero Dark Academia, porque eu amo tudo sobre ele.

Apesar do começo confuso ? nomes complicados e sem sentido, palavras sem definição imediata, termos em latim, ações sem explicação, entre outros ?, Nona Casa foi um livro intensamente cativante. Eu tive bastante dificuldades de entender e me concentrar nas primeiras 30 páginas do livro, acredito que seja normal em toda história de fantasia, porém muitas coisas ? como o guia/definição das Casas do Véu no começo do livro ? poderiam ter gerado um melhor entendimento. Tirando isso, a escrita não foi maçante para mim, porém, também, não foi algo fora da curva; a autora descreveu o essencial para dar sentido ao longo do livro e foi direto ao ponto quando necessário; o mistério que Leigh Bardugo construiu foi interessante e envolvente, ao ponto que me fez querer virar a noite para terminar.

Não nego que o enredo apresentado para Nona Casa me deixou confusa até, pelo menos, o primeiro capítulo do Darlington, depois disso tudo ficou mais claro. Não tenho reclamações sobre a trama.

Como já mencionei antes, o começo do livro me deixou confusa pela falta de explicação e isso poderia ter sido melhor trabalhado e executado. Contudo, o resto do livro foi bem desenvolvido ? em sua maioria ?, porém gostaria de ter visto uma definição ou reflexão mais aprofundada sobre a Tara Hutchins ? e outros personagens ? ser uma traficante e uma viciada, já que a própria Alex também era, elas tinham muito em comum, a Alex cita isso, mas sinto que essa similaridade poderia ter sido melhor elaborada com o objetivo de informar e emocionar o leitor, talvez. Sei absolutamente nada sobre o ocultismo, porém esse livro me fez sentir que tudo era extremamente real ? eu sei que as Casas são, quem sabe se o resto também é ?, dos rituais aos fantasmas. A construção do suspense e mistério também foi bem executada, porém a personagem Belbalm ? e toda a "calmaria" de seus escritórios ? poderia ter sido adicionada mais vezes ao livro; Alex, no decorrer do livro, se encontrou duas vezes com ela antes da grande revelação e isso não ajudou tanto na criação de surpresa, pois ela não foi uma personagem tão importante.

Alex Stern pode não ter agradado muitas pessoas, mas ela agradou a mim; ela é uma personagem profunda, com falhas, complexos e foi cativante ver sua evolução ? quase que forçada, por causa das circunstâncias ?, eu digo que ela se tornou num bom Dante. Darlington foi o personagem que mais me fascinou, quase que sem motivo nenhum; eu ficava ansiosa pelos capítulos dele, ainda porque poderia ler mais sobre a dinâmica entre ele e Alex ? e os farelos de romance ?, pensava que ambos iriam se odiar, mas Alex, no livro inteiro, mostrou como precisa dele, como pensa nele e tenta pensar como ele o tempo todo. Pammie foi outra personagem a quem me apeguei, é muito interessante pensar que ela e Alex só se tornaram amigas depois que Alex permitiu que Pamela cuidasse dela, pois é isso que ela faz e é assim que ela se conecta com pessoas. Gostaria de ter visto um pouco mais das colegas de quarto da Alex, afinal, elas eram a única parte minimamente normal da vida dela.

O começo foi difícil, mas essa história de magia, ocultismo, privilégio e assassinato, foi o que fez me apaixonar por Nona Casa.

Escrita: 3,5 + Plot: 4 + Construção: 4 + Personagens: 4 + Satisfação: 4 ÷ 5 = 3,9.
triz 16/11/2022minha estante
QUE ODIO DO SKOOB TROCANDO MEUS HÍFENS MEIA-RISCA POR PONTOS DE INTERROGAÇÃO AAAAAAA

chelio_dani 15/10/2022

Amei!
Amei o livro, não achei que ia ficar tão interessada quanto fiquei!
Concordo com algumas polêmicas que envolvem o livro e cenas dele, por isso tirei meia estrela (mas confesso que ainda to com vontade de favoritar mesmo assim kkkkk)

Se quiser saber mais sobre a minha opinião, veja meu vídeo (sem spoilers)!

Gabriela 13/10/2022

se você está sedento por algo que vai te deixar maluco
Esse livro é excelente.
Absurdamente excelente.

Bruna, te agradecerei pra sempre por ter me indicado. Como Bruna diz, esse livro parece droga. Mal terminei e já estou em abstinência.

O começo é difícil. Bem difícil.
A linha do tempo é embaralhada.
Demora para pegar o jeito das narrações, mapear o que está acontecendo na mente e as descrições ficam maçantes.
Isso dura no máximo três capítulos.
A partir daí é só ladeira a cima. Eu fiquei completamente maluca. Doida por mais descrição, por mais livro.
Eu li até minha mente dizer chega.

Nossa senhora, que livro bom.
Fez eu sentir o que não sentia faz tempo. E só dá pra sentir com livro de magia.
Bruxos, feitiços, sociedades secretas, demônios, portais e fantasmas.
Estou obcecada. Alexa, toque teorias da conspiração.
É um sentimento de um mistério novo que se revelou em segredo para mim e tomou meu cotidiano. A qualquer momento, as páginas se tornarão reais e o que eu li será verdade.
Aflora a imaginação e isso é bom demais.
Sou cria de pequeno príncipe e tenho aflição a me tornar uma pessoa grande que não consegue mais ver além. Esse livro me possibilitou adiar a chegada do tão temido dia, a morte da fantasia.

A Alex é surtada e quando ela se revela, você percebe que ela é mais surtada ainda.
Ela tem passado triste. Bem triste. Dei umas choradas.

Minhas críticas negativas que eu escolho não me aprofundar tanto: o modo como foi tratado o vício (obviamente foi bem superficial e utópico- e não há dúvidas sobre isso), tem gatilhos (eu fiquei afetada) e a Alex é bem infantil às vezes com suas formas de resolver conflitos nada modernas ?olho por olho dente por dente?.
E por mais que eu tenha surtado com o desenrolar final, acho que deveria ter sido dividido melhor nas páginas para evitar que ficasse tão atropelado.

Esse livro é pra quem curte um romance nas entrelinhas, tem que espremer pra tirar um gota. Enfim, eu me apaixonei por Darlington.
Ele é um cavalheiro cavaleiro. Não pertence a esse tempo, mas não quero que vá a nenhum outro lugar.

Nona Casa surpreende. Não falha em surpreender.
Quando eu pensei que tinha tudo sob controle em relação a narrativa, pobre mortal. Eu me enganei sobre tudo.
Criei tanta teoria e posso ter queimado alguns neurônios no processo.

Dei umas boas risadas com a vulgaridade da Alex. Apesar do caos descrito nessas páginas, ela não perdeu a espontaneidade.
Eu ri tanto quando ela fala que o Noivo criou um grupo de apoio para vítimas do outro lado do véu.

Nada me preparou para o que aconteceria no final ou em qualquer momento. Entretanto, estou ansiosa pelo próximo livro.
Muito ansiosa.
Leigh Bardugo, eu estou com muitas esperanças.

Eu preciso de mais sobre isso.
Muito mais.
Estou completamente maluca.

E minha filha vai se chamar Galáxia Carvalho.
lais.barbini 14/10/2022minha estante
Estou arrepiada com essa resenha

lais.barbini 14/10/2022minha estante
Pelo amor de Deus

Lau Montarroyos 12/10/2022

Minhas impressões ??
- Palavras para definir a obra:
Privilégio, poder, assassinato, investigação, ocultismo e magia.

- História e ambientação:
É uma história dark academia raiz. O desenrolar do arco principal ocorre no campus da Universidade de Yale e nos seus arredores. A personagem principal, a Alex, é uma garota outsider, de classe baixa, que ingressa nesse universo sacramentado no prestígio e no jogo de poder. No desenvolvimento narrativo, acompanhamos a sua vida dividida entre as aulas acadêmicas e as atividades mágicas que acontecem no submundo de Yale. O enredo central é conduzido pela investigação de um misterioso assassinato, ao qual já somos apresentados no prólogo, mas, paralelamente, a narrativa aprofunda-se em questões centrais como privilégio de classe e elitismo. Tudo isso desenrola-se em um universo marcado pelo ocultismo. A ambientação é riquíssima e cria uma atmosfera mágica, sobrenatural, até certo ponto assustadora e MUITO gore (muito gore mesmo). O cenário universitário contribui para o clima de mistério, já que Yale é uma universidade antiga (fundada em 1701!), cheia de prédios históricos e segredos sombrios.

- Desenvolvimento das personagens:
A Alex é uma personagem que ganhou o meu coração. No começo, nas cem primeiras páginas, confesso que tive dificuldades de criar algum tipo de relação com a personagem, mas, à medida que a narrativa avança, me peguei torcendo fervorosamente por ela. No decorrer da sua ?jornada de heroína?, seu crescimento é notável. Ela é obstinada, sagaz, sarcástica e durona. As demais personagens que são apresentadas no contexto narrativo também cativam e são bastante diversificadas, tanto nos aspectos físicos como nas nuances psicoemocionais. Outra que me conquistou foi a Dawes.

- Crítica geral:
A ?Nona Casa? é um livro brutal e explícito. Acompanhar a jornada da Alex foi aflitivo e, ao mesmo tempo, gratificante. Foi o meu primeiro
livro da Leigh Badurgo e acho que a autora soube construir uma história rica em detalhes e com um enredo que se sustenta muito bem até o final (e QUE FINAL). A ambientação que o livro constrói de Yale é sensacional. O universo mágico que se abriga no campus universitário é fascinante. Cada Casa Mágica tem seu poder, sua própria história e a narrativa apresenta as peculiaridades de cada uma por meio de minuciosas descrições arquitetônicas e artísticas. A história, em si, me fisgou. Demorou um pouco e confesso que, no começo, fiquei um pouco perdida, mas, além do enredo principal, envolvendo a investigação do assassinato, gostei da maneira como o livro tratou de temas como o privilégio de classe. A magia, nesse universo, é um símbolo de poder, de status e de impunidade. Classes poderosas a usam para, de fato, manipular o mundo. Inclusive, alguns membros das principais Casas Mágicas são personalidades influentes como empresários magnatas, líderes políticos, representantes de organizações internacionais e, até mesmo, artistas e celebridades. É nesse cenário de uma elite corrupta que a Alex cai inesperadamente. Ela está ali, inicialmente, como um objeto e um instrumento a ser usado pelas Casas justamente pelo poder único que possui. A Alex é uma pessoa quebrada em todos aspectos. Ela é completamente atormentada pelo fardo de conseguir ver pessoas mortas. Mas, no decorrer da narrativa, ela sai da posição da pessoa que precisa ser salva para a de grande salvadora. No entanto, até o grande final, ela sofre, e muito! Violência física, psicológica, emocional e sexual estão presentes do começo até o fim. Além disso, o terror e o horror dão o tom da narrativa, principalmente, por causa dos fantasmas e dos momentos gores com descrições de mutilações e de dissecação de cadáveres. Mas, apesar do contexto sobrenatural e violento, o verdadeiro elemento de terror do livro são os próprios seres humanos, capazes de cometer atrocidades pelos motivos mais fúteis e mesquinhos.

- Alerta gatilhos: violência explícita (mutilação, muito sangue, sufocamento, afogamento desmembração, necromancia); violência sexual (abusos, estupros, divulgação de cena de sexo sem consentimento).

poemlau 09/10/2022

Não é pra todo mundo, mas foi pra mim
Este livro não é pra todo mundo.
Leigh Bardugo realmente saiu da zona de conforto dela neste daqui, se você gostou dos outros livros é capaz de não gostar muito de Nona casa, ou é capaz de você (assim como eu) se viciar e ficar totalmente entretida no universo do livro
Já deixo avisado este livro NÃO é young adult, procure os gatilhos antes de ler

emiss4rio 08/10/2022

Tirem as casas de trás do Véu!!
Nona Casa pode ser dividido entre o material e o imaterial: A protagonista é simplesmente extraordinária, Alex é cativante por ser irreverente, forte, uma sobrevivente. Você torce por ela e quer ajuda-la mesma ela não precisando da sua ajuda. Ela representa o material por usar habilidades "comuns" para superar as dificuldades que o oculto joga pra cima dela. Já o imaterial são as casas do véu, estão escondidas, ocultadas pelo sobrenatural, mais do que eu gostaria na verdade. O mistério do livro é aberto e fechado mas a aventura continua o que me faz imaginar que veremos mais do imaterial na continuação, a escassez dele nesse primeiro livro é o motivo da perda da 5ª estrela.

AventureiroLiterário 04/10/2022

Muitos problemas e poucas soluções...
Antes de começar, já deixo claro que eu sou fã da autora e já li todos os livros do Grishaverso publicados pela Planeta. Dito isso, se tem algo que eu gosto na Bardugo, são as suas capacidades de criarem mundos fantásticos interessantes e personagens carismáticos. Infelizmente, aqui temos um ponto fora dessa curva.

Admito que a ideia das sociedades secretas e da forma como a magia funciona nesse universo é bem legal, mas não consegui me apegar a nenhum personagem e me importar com eles. A Alex era pra ser essa garota parte badass, parte quebrada da cabeça, devido ao passado absurdamente sombrio dela, mas sei lá, acho que faltou alguma coisa para torná-la verdadeiramente interessante.

O livro tem uma tonelada de gatilhos e cenas desconfortáveis, que me pareceram muito mais uma necessidade de chocar de forma gratuita do que realmente necessárias para história andar. É como se o livro estivesse gritando a todo momento: "Olha só como eu sou 18+!"

Se por um lado a Bardugo deveria se limitar as suas fantasias Young Adult, onde sabemos que ela já tem vasta experiência. Por outro lado, sabemos também que o Grishaverso não se tornou o que é hoje do nada e foi um grande amadurecimento dela como autora. Então, quem sabe, talvez as sequencias dessa série também mostrem uma evolução com o passar do tempo.

Erivaldo21 22/09/2022

Uma boa história!
Achei interessante a história, envolvente, com um mistério de assassinato e envolvendo o sobrenatural. Leigh Bardugo escreveu bem a nona casa. Porém, inicialmente a leitura não me envolveu e tive que me esforçar para não abandonar. Alex que é a Dante, responsável por fiscalizar as casas do véu, é uma personagem forte, que passa por muitas situações desagradáveis e tristes em sua vida, a construção dela foi boa. É uma boa história de fantasia e mistério. Dou três estrelas, não fiquei muito envolvido com a trama.