Adultos

Adultos Emma Jane Unsworth

Resenhas - Adultos

Belle 22/08/2020

Fraquinho...
Um tema tão interessante, mas a história é fraca e bem rasa...

Gi 23/08/2020

"Hummm, ok."
Apesar de ter achado a leitura fluída e ter gostado de muitas partes, o livro não me acrescentou muito.
Me identifiquei em partes com a protagonista e suas loucuras, mas foi apenas isso.
Gostei do livro mas não releria.

Taize @viagemliteral 13/09/2020

O Intrínsecos 023 trouxe um assunto de extrema importância, principalmente para nós, que possuímos uma variedade de redes sociais, e que por vezes, deixamos de viver o real, para nos "abastecer" do virtual.
É uma leitura bem interessante, visto que nos faz refletir sobre nossas ações e principalmente sobre o que ou a quem damos o devido valor em nossas vidas.

"Bem, vocês podem até ter inventado a internet, mas não inventaram todos os sentimentos que vêm com ela. A mente cria o abismo e o coração atravessa."

Jenny é uma mulher de 35 anos, namora um fotógrafo famoso, é colunista numa revista de sucesso voltada para o público feminino, tem casa própria e um cabelo hidratado! Tem tudo para viver plena, não?
Mas, suas redes sociais e sua ânsia por curtidas, comentários e legendas perfeitas não a deixam viver tudo isso que a vida lhe presenteou.

Seu namoro começa a desmoronar, suas amizades se tornam superficiais, e só lhe resta uma Gim tônica e sua mãe, que foi deixada para trás há anos, mas com seu alto astral e sua alma materna, volta para Londres para tentar salvar sua filha do mundo caótico em que ela está vivendo.

"Se não houver ninguém lá, será que a queda produz algum som? Se você posta alguma coisa nas redes sociais e ninguém curte, será que você existe?"

Janny é um personagem fora da caixinha, muitas vezes nos pegamos revoltados pela forma como ela trata a mãe - que é um personagem maravilhoso -, outras nos colocamos no lugar dela e de todo o caos que está enfrentando, por motivos fúteis e que poderia ser revertido se não fosse o vício pelo celular e redes sociais, afinal, somos humanos e por mais que sejamos racionais, muitas vezes nos fechamos em nossas bolhas virtuais, deixando de lado o que mais importa em nossas vidas: família, amigos, realidade!

Emma Jane nos apresenta um retrato real do que é vivido na atualidade.
Pessoas fechadas em seu próprio mundo, famílias e amigos sendo abnegados e a vida girando em torno das redes sociais, seguindo em direção ao desconhecido, ao imprevisível.
Já pararam para pensar em como a internet e nossa falta de cuidado com a mesma pode nos afetar futuramente?

mary_raiodeletras 23/08/2020

Posso dizer que foi um livro interessante de se ler. A história é bem fluída e faz você ler rápido.
Em algumas partes me vi na personagem, fazendo coisas que ela fazia, deixando a desejar em pontos que ela desejava e isso me fez para e pensar ? o quanto a internet tem me afetado??.
A jenny me irritou em muitos momentos, mas em outros só tinha vontade de abraçar ela e dizer ? vai ficar tudo bem?.
Leitura e . 23/08/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Barbara.Vetorazzo 10/08/2020

Jenny é uma adulta, seja la o que isso quer dizer.
O livro é narrado pela personagem Jenny Mclaine, uma mulher de 35 anos, com casa própria, escritora de uma coluna para uma revista cool e com uma melhor amiga a uma mensagem de distância, Jenny é uma adulta, ou não.
Eu gostei muito da forma como o livro é escrito, mistura a narrativa de Jenny com rascunhos de e-mails nunca enviados, mensagens de texto, comentários em publicações de Instagram, uma escrita fluida e fácil de ser lida. A personagem sofre de ansiedade e as espirais de crise são tão bem descritas que até eu começava a ficar ansiosa enquanto lia. A relação com a mãe, problemática e confusa foi um ponto forte pra mim, mostra como as vezes esquecemos que por trás da entidade mãe existe uma mulher, e que grande parte das frustrações que temos nessa relação podem partir de decisões humanas, gosto de histórias que desmistificam o ser mãe e acho que a autora conseguiu brincar um pouco com isso. Jenny está passando por um luto, um termino que tem muitas camadas e que vão sendo reveladas ao longo da trama a partir da mescla entre presente e passado, vemos a emoção do começo, e a trajetória de afastamento entre o casal, os reflexos que conflitos internos quando não externados podem gerar. A relação de Jenny com as amigas, principalmente Kelly, também são marcadas pelo distanciamento que pode ser gerado quando não conseguimos confidenciar nossas angústias para as pessoas que amamos (dale terapia né, mores?). O livro seguiu muito bem pra mim mas quando chegou no final tive que fazer uma manobra mental pra acreditar que o acontecimento das últimas páginas fosse reflexo de aprendizado de outra personagem e não a regressão da nossa narradora.
Enfim, eu recomendo a leitura, com certeza um livro gostoso de ser lido. Essa foi minha primeira caixinha do clube intrínsecos e acho que começamos com o pé direito ♡

site: https://www.instagram.com/barblendo/

Debyh 07/01/2021

Falando mais sobre a comédia do livro ela não funcionou pra mim. Eu até gosto um pouco dessa coisa de dramédia e do humor ácido, mas os assuntos para mim eram um pouco sérios demais pra usar desta forma ao meu ver. Ou talvez simplesmente não seja para mim este tipo de comédia, acho que funcionaria mais numa série de TV o tema deste livro, ainda assim eu acho que não conseguiria achar muita graça.
Um outro ponto negativo para mim era que mesmo não achando Jenny uma protagonista tão ruim, essa coisa de ela se auto sabotar e até o final do livro não aprender muitas coisas me incomodou. Tudo bem que ela teve uma pequena melhora ali, mas foi algo tão pequeno que não foi o suficiente pra mim. Se o livro fosse um pouco mais ágil, e se tivesse metade do tamanho talvez eu tivesse gostado mais.
►resenha completa: http://euinsisto.com.br/adultos-emma-jane-unsworth/

site: http://euinsisto.com.br/adultos-emma-jane-unsworth/

David.Goncalves 06/08/2020

Triste
Livro sem pé e cabeça.
Fui com muitas expectativas já que tem uma resenha da Marian Keyes, autora que tenho um enorme apreço. Mas ela não deve ter lido de fato o livro.

Eu não entendi nada. A personagem não cativa em momento algum e só há personagens rasos e desinteressantes. Não senti nada lendo esse livro, a não ser o desespero para terminar logo.

Talvez ele funcione para outra pessoa. Mas não pretendo ler nenhum outro trabalho da autora.

O Clube Intrínsecos não foi nada feliz na escolha do livro

Samara.Silva 08/08/2020

Livro com a leitura leve e descontraída,tema pertinente com a realidade em que vivemos, porem dificilmente sera um livro que lerei de novo, por causa do estilo de leitura que prefiro.

Aline.Oliveira 09/08/2020

Confesso que o começo do livro foi uma leitura difícil de dar continuidade devido a superficialidade da vida da personagem;mas depois foi ficando mais interessante e difícil de parar de ler...me diverti muito!!!!!

Arcturus 13/09/2020

Temática interessante para os dias atuais, o enredo, entretanto, foi sem sentido, enfadonho... Não recomendo.

Maxwell.Leal 19/04/2021

A capa é linda e atraente, mas de um jeito peculiar?
Adultos não é uma narrativa linear, temos um prólogo que se passa no futuro e a partir do primeiro capítulo volta-se no passado alguns meses, chegando na situação do prólogo quase no final do livro. Outro ponto existente são alguns recorrentes capítulos no passado sem que sejam indicados isso, o que me deixou bastante confuso em algumas partes.

Gostei da temática das redes sociais e do que passa pela cabeça de alguém que têm ansiedade, mas não são os únicos assuntos tratados do livro. Incluindo também gravidez, aborto espontâneo, feminismo, relações familiares, laços de amizade, entre outros, porém sinto que foi tudo meio que jogado e não consegui processar tudo, poucos ideais se fixaram em mim.

O humor de Unsworth é ácido e por muitas vezes certas situações cômicas propõem uma reflexão ao leitor, a protagonista Jenny é visivelmente insana e é uma pessoa horrível, mas proporciona grande parte desses momentos engraçados durante o livro inteiro. Não dá pra se negar que é rápido de se ler, mal vi as 100 últimas páginas passarem, as trocas de mensagens, emails e capítulos minúsculos recheiam a trama e trazem à tona essa fluidez.

O que posso dizer é que Adultos não é um livro para todo mundo, não funcionou tanto para mim mas me divertiu e consegui tirar alguns aprendizados disso tudo, mas tenho certeza que daqui a alguns meses essa história vira um delírio da minha cabeça e apenas as partes mais memoráveis e as marcações permaneçam no meu cérebro.

Entretanto, sempre tenho certeza de quando poder dar uma segunda chance a um livro daqui a alguns anos e esse é um caso, talvez o momento atual não tenha sido o melhor, não irei desapegar e nem passar pra frente (até porque foram 35 reais gastos nele rs).

Concluindo, gostei mas não amei, me divertiu e me fez respirar de outros livros mais pesados, mas não sei se recomendo.

Juciara.Moreno 18/08/2020

O livro fala de Jenny, uma mulher de 35 anos que trabalha em uma revista feminista online.
Vemos que o que mais se destaca no decorrer do livro são os MUITOS pensamentos que se passam na cabeça da Jenny por conta, até, de acontecimentos não tão importantes, mas que ela se preocupa de forma exagerada, como, por exemplo, postar uma foto no Instagram, qual legenda escolher, usar ou não hashtag, quais fotos curtir, qual o motivo de fulana não a seguir de volta, qual o comentário certo a se fazer, usar ou não usar pontuação.
A gente percebe que a personagem já era naturalmente preocupada com as coisas, mas o acesso às redes sociais só aumenta ainda mais o campo de preocupações dela.
A sinopse do livro diz que a história é hilária, o que considero um exagero. Achei uma leitura leve, mas não é engraçada, nem triste, mas agradável.
Além disso, os capítulos são pequenos, havendo alguns que não ocupam mais de uma página, pois possuem pequenos diálogos ou rascunhos de e-mails, o que acaba tornando a leitura de 400 páginas bem rápida.
A história mostra o cotidiano moderno, onde estamos sempre conectados às redes sociais e tendo preocupações como as de Jenny, quais as dificuldades, às vezes nem tão graves/sérias que foram adicionadas, como isso mexe no nosso psicológico.
Temos que concordar que apesar de estarmos há anos vivendo novas realidades em razão das redes sociais, tendo mudanças nas relações sociais em decorrência das novas tecnologias que se tornaram essenciais no nosso cotidiano, muitos livros esquecem isso, como se as tecnologias só tivessem importância para as histórias quando os autores querem criar realidades no estilo Black mirror.
Esse livro não é distópico, só mostra como as redes sociais realmente fazem parte da vida das pessoas através da história da Jenny.
Outro ponto importante é a relação da personagem com sua mãe excêntrica. Inicialmente, Carmem era atriz, mas depois passou a trabalhar com mediunidade, coisa que Jenny não acredita muito. A relação das duas não é muito boa, já que Jenny guarda remorso da mãe, motivo pelo qual ela não fica feliz quando Carmem aparece para passar uns dias na sua casa em razão de uma mensagem de desabafo enviada por engano.
Importante destacar que Jenny é uma personagem com defeitos e até egocêntrica, muito concentrada nos próprio dramas e ignorando os problemas das pessoas ao redor dela.

Submarino 18/10/2022

Os problemas de um jovem adulto
Gosta de Fleabag? Este livro lembra muito a narrativa de uma jovem adulta em busca de autoconhecimento. Nesse livro, ainda mostra os problemas que as redes sociais trazem pra relacionamentos modernos. Bem legal!
ladycafezinho 29/12/2022minha estante
Foi pra minha lista ??

Regina.Luiza 16/08/2020

Você sofre de ansiedade digital???
Você já se sentiu ansioso on-line?
Você checa muitas vezes ao dia as curtidas no seu feed?
Você já se comparou com outras pessoas nas redes sociais?
Se sua resposta for sim, sim e sim você tem muito em comum com Jenny, a personagem do livro Adultos.
Jenny tem 35 anos, trabalha como jornalista em um blog feminista, é atualmente solteira e não larga do celular por nada. Todos a sua volta já começaram a reparar que para ela nada é mais importante do que a vida nas redes sociais. Isso soa um tanto superficial, não é mesmo? Bem, provavelmente é mesmo. Mas posso garantir que não há nada de superficial em Jenny. Com um humor sagaz, inteligência e tendência ao melodrama, Jenny é uma personagem à deriva em um mundo on-line que controla seu comportamento. Sem um dique de contenção para suas emoções, ela transborda no ambiente que se sente segura, na internet. Seus excessos absurdos com o celular fazem com que suas relações na vida real fracassem. A relação com a mãe é de uma instabilidade antiga, seu namoro de sete anos termina, ela está na corda bamba no emprego e sua melhor amiga a está deixando. Parece bastante ruim, não é? Mas ter essa percepção sobre a vida dela mesma e suas relações, não é uma tarefa fácil e Jenny precisará de uma intervenção por parte das pessoas que realmente se importam com ela. Pasmem, algumas pessoas ainda se importam com as outras na vida real. Se desgrudarmos os olhos do celular e desconectar nossa mente on-line um pouco, também podemos perceber isso.

Enquanto a minha opinião sobre o livro, não vou mentir, no início não me animei com a leitura e até me passou pela cabeça abandonar. Como não sou de largar um livro facilmente, persisti e SURPRESA: eu acabei adorando o livro. Um vez que você se acostuma com a narrativa da autora, que digamos é bastante peculiar, a leitura se torna fluída e facilmente você se pega lendo 100 páginas em pouco tempo. Muitas vezes eu sorri comigo mesma das maluquices da personagem. É um livro muito moderno, com uma linguagem atual e rápida como navegar por Stories, e definitivamente trata de um assunto muito real e atual que é a ansiedade digital. Recomendo essa leitura, principalmente para quem passa muito tempo on-line.
Para outras resenhas , me siga no Instagram, estou em @livros_muito