Antes que a Morte morra

Antes que a Morte morra Victor Marques

Resenhas - Antes que a Morte morra

Mellhsz 28/08/2020

Aterrorizante
Um conto de tirar o fôlego, com certeza um dos melhores que já li este ano. A escrita do autor é simplesmente impecável.

sleepingnerd 12/09/2020

conceito interessante, mas poderia ser mais desenvolvido
Esse conto foi bem legal!

O conceito (uma cidadezinha em que mataram a morte) é muito interessante, e a capa é linda. Achei legal ler algo que se passa no Amazonas, ter essa perspectiva diferente. Eu amei o tom meio sinistro que permeia toda a história, e achei legal ser contada da perspectiva de uma criança, que luta com o acreditar ou não no sobrenatural. O final, muito abrupto, casou bem com a história e me deixou com a sensação de !!!

Infelizmente, acho que essa história sofre de algo comum pra contos, que é tentar falar muito em pouco tempo, o que deixa tudo corrido e pouco desenvolvido. A história se moveu rápido demais, e muitas coisas ficaram confusas. A explicação no final, que desmistificou tudo, apesar de ser satisfatória no sentido de você entender o que estava acontecendo, também tirou um pouco a graça do negócio.

Fernanda1156 12/09/2020

E você tem medo da morte?
O conto é muito bem escrito, tem a ingenuidade da criança que é curiosa e que sempre que saber mais. Ele se passa em um local humilde do Amazonas onde a vida é difícil, o trabalho para comer vale mais do que a escola, livros e educação. Todo lugar humilde tem suas histórias, seus contos, aqueles folclores em que a grande maioria do lugar, que geralmente é pequeno e com pouca população, acredita. Geralmente tem um engraçadinho para tirar proveito das pessoas humildes mas neste conto isso passa um pouco do ponto... no final a merda do ser humano, que nada tem de humano mostra porque sempre é o maior parasita do mundo. Sensacional, adorei.

@viajeira.literaria

vitormanoelfor 01/08/2020

Maravilhosamente embriagante
Que escrita imersiva, meus amigues! Que narrativa! Que construção! Fui tão embalado por essa história, envolto nas mantas da própria e antiga morte, que me deixei cegar pelas aparências. De uma crítica e metáfora bem trabalhada e marcada. De uma ambientação impecável. De pouco em pouco, alimentando, com repetições bem dosadas, a ilusão que culmina na surra reflexiva que é o final dessa história encantadoramente estranha. Estou sem ar e muito apaixononado pelo que fez Victor Marques, com sua escrita, explorando seu gênero literário de maneira magistral. Leiam!

Yas (@vestigiosdesolitude) 29/09/2020

Curiosa e Inusitada
"A morte é um fato da vida, como diriam as bocas mais inspiradas, o espetáculo final." Antes que a morte morra - Victor Marques

Uma história curiosa e ótima de ler que trata de um assunto comum, mas de uma forma diferente e inusitada. Gostei bastante de me aventurar nessa história e da conclusão que ela teve!! Recomendo!!

nicolemartinss 08/10/2020

Sensacional
"Ô, meu fio? escuta a velha. Num tem prefessô que saiba disso não! A morte tá morta. E eu mesma matei!"

kissylasky 10/10/2020

Surpresa
Achei que seria mais um conto de mistério com os itens usuais, mas me surpreendi!
A amarração da trama é excelente!

@cheiade9h 24/10/2020

Incrível
Foi uma leitura totalmente imersiva e o mistério muito bem dosado, cada página eu ficava "meu deus, será mesmo?????".
A escrita do Victor é muito boa, esse conto foi a primeira história que li dele e tô bem contente por ter AMADO.

arthur 24/10/2020

Um conto interessante e com a narrativa envolvente
É um conto com uma premissa muito interessante, a narrativa é bem envolvente e o autor cria uma atmosfera muito boa com personagens muito instigantes. Só queria que esse conto fosse um pouco maior, já que é uma trama, realmente, bem interessante e eu não me importaria se o desenvolvimento fosse feito em um maior número de páginas.

Lu | @rei_no_literario 31/10/2020

Uma leitura surpeendente
A sinopse desse livro me conquistou e não foi atoa.
Fiquei extremamente instigada pela morte da morte (tipo, como assim a morte morreu???).
Durante a leitura não consegui parar um segundo até entender tudinho.
No final deu aquela explosão mental. Eu realmente não estava esperando por aquilo.
Muito bom!!!
Ótima leitura pro seu halloween.

pedro 01/11/2020

Uma surpresa extremamente satisfatória
Eu comecei esperando uma coisa e quando terminei percebi que me foi entregue algo bem diferente e isso foi INCRÍVEL. A escrita é ótima e torna muito imersiva a experiência, me fez mergulhar na cidade de Santa Temis e sentir como se estivesse vendo de perto a vida dos personagens, que diga-se. de passagem são bem palpáveis e realistas com a ambientação. Além disso, e o que me tirou totalmente do chão foi a reviravolta no final algo que eu não imaginava nem um pouco e que ao ser revelado fez todo sentido e deu uma conclusão extremamente satisfatória (quando o título do conto é explicado eu fiquei UAU!)

Bibs | @queriaestarlendo 03/11/2020

Gostei bastante da história. Tem um enredo bem original e por um bom tempo fiquei pensando para onde ela estava me levando. Também foi uma leitura bem rápida e gostei muito de como o Victor construiu os diálogos, bem próximos da forma como conversamos.
Um conto bem rápido e fácil de ler, com um enredo diferente e um protagonista inquieto, corajoso e curioso. Meu único porém foi a carta no final, na minha opinião o conto não precisava dela. Mas super recomendo a leitura - e vou nem falar dessa capa, que é linda demais!

Iamjessicaeduarda 05/11/2020

Intrigante e crítico.
Fiquei surpresa com o final desse conto, não sabia que vinha junto com um teor crítico, pensei que a história fosse apenas um horror para passar o tempo.

Mari 09/11/2020

É POSSÍVEL VENCER A MORTE?
A tataravó de Vicente diz que sim. D. Laura diz, inclusive, que foi ela mesma que matou a morte. A curiosidade do menino pelos detalhes da história é o que guia esse conto do Victor Marques.

A família vive em Santa Temis, no Amazonas, que vem passando uma situação inusitada e curiosa: nenhuma morte é registrada na cidade há 30 anos. Segundo D. Laura, isso se deve ao fato de, muitos anos antes, ela mesma ter dado cabo da morte, impedindo que ela fizesse novas vítimas; foi assim, segundo a tataravó, que ela conquistou tanto respeito e admiração pelas redondezas.

Mas Vicente está inquieto e dividido, afinal a informação que ouve na escola não é bem essa. E agora, em quem acreditar - na tataravó ou no professor que insiste em desmenti-la? Como conseguir provar qual versão é a correta?

Achei que alguns pontos poderiam ser mais explorados, por exemplo as questões regionais, mas a premissa é super original e a narrativa é bem fluida, além de Vicente ser um rapazinho bem destemido e determinado!

Babs 12/11/2020

A morte nunca é o que parece
Eu comecei a leitura acreditando que seria uma história gostosinha, narrada no ponto de vista de um garoto de dez anos, mas devo dizer que não estava esperando aquele final!
A imaginação do garotinho ajudou muito na criação dos cenários fantasiosos, e achei ótima a forma como o autor abordou a ideia da morte estar morta, e o jeito como a mente do Vicente molda toda essa fantasia, mas que se torna macabra ao ver com olhos adultos.
Muito bom, um conto rápido e que te pega de surpresa!