Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Viviane.Sette 28/07/2021

Querido Edward foi uma leitura muito difícil para mim, por mais que seja uma obra ficcional. Pra mim foi uma leitura muito densa, com muitos sentimentos envolvidos!! Mas é uma grande obra, gostei d+

Gaby Beniz 27/07/2021

Profundo e sensível.
O conselho "não julgue um livro pela capa" ora pode estar certo, ora não. Dessa vez, estava completamente errado.
Comprei "Querido Edward" na prime day, e assim que coloquei meus olhos na capa ? e li a sinopse ? eu já soube que queria tê-lo na minha estante.
Mano, que livro! É sensível, é real, é doloroso.
A leitura intercala entre como o Edward está após o acidente e como alguns passageiros do voo 2977 estão antes do desastre. A escrita da Ann Napolitano é bem lenta e um pouquinho difícil de ler (para mim), mas em certo ponto acabei me acostumando e, confesso, amando.
Em muitos momentos, quis abraçar o Edward, colocá-lo no colo e protegê-lo de todo mal. A dor que esse menino sentiu é indescritível ? adendo: Ann conseguiu transmiti-la ao leitor com perfeição.
Adorei o protagonista, os personagens secundários, uns mais que outros, e este livro. Ele quase me arrancou lágrimas, e isso é difícil pra [*****]!

Super recomendo a leitura.

Dani Gazaniga 12/07/2021

Querido Edward
Desde que eu soube da existência deste livro logo me encantei pela capa e pelo seu título, que me instigou a querer saber o que havia no seu interior.
Quando li a sinopse logo tive a certeza de que queria muito este livro na minha estante, e de que certamente ele faria parte dos meus lidos deste ano.
E quando finalmente pude ter a oportunidade de vivenciar a experiência desta leitura, eu fiquei totalmente encantada com a história envolvente!
A obra me prendeu do início ao fim, eu adorei tudo, o enredo, os personagens, e por ser ficção, achei incrível a forma com que a autora nos presenteou com uma riqueza fantástica de detalhes, fazendo com que houvesse uma explosão de emoção duranre a caminhada nesta leitura.
A história é impactante, e apesar de se tratar sobre um tema muito difícil de lidar, nos comove com sua delicadeza.
Edward é apenas um garoto de doze anos que fica famoso, após ser o único sobrevivente decorrente de um acidente de avião, onde estavam 192 passageiros, incluindo sua família, seus pais e seu irmão Jordan de de quinze anos.
Após o trágico acidente, Eddie vai morar com os familiares mais próximos, seus tios, e sua prima, com quem começa a aprender a conviver com suas dores e dificuldades.
Apesar de ser ficção, a autora teve como base materiais e experiências de acidentes reais, e por isto conseguiu tanta proximidade com os leitores, ao relatar detalhes de conversas e situações.
Edward passa por momentos difíceis e delicados, mas mesmo assim ele encontra caminhos para tornar sua vida normal, mesmo com o sofrimento dentro de seu coração.
Eu super indico esta leitura. Este livro é incrível, e certamente entrou para minha lista de favoritos! ?

Brunakelle 09/07/2021

A primeira metade do livro tem um ritmo lento, mas a narrativa consegue ser leve e sensível mesmo abordando temas pesados, confesso que imaginava que a leitura seria mais difícil, dramática. No geral, é uma leitura válida que causa reflexões sobre a vida, o tempo e a fragilidade do agora.

Douglas 05/07/2021

Tocante
Livro profundo e emocionante. Daqueles que te fazem refletir o quanto o peso de uma tragédia muda a tua vida, ainda mais a que acontece na história. Muitas lições podem ser aprendidas e a leitura nos traz uma sensação de aprendizado e renovação.

Mamay 03/07/2021

Demorei um pouco pra engatar esse livro. Logo que recebi ele, tentei ler, porque a sinopse me interessou bastante. O livro retrata a superação de uma criança que passa por uma grande tragédia, a perda de seus pais em um acidente.
Meu problema foi: não consegui me apegar a ninguém na história. A historia não me envolveu.

Kácio 29/06/2021

Sensível
Superada as primeiras 60 páginas e o estranhamento do tempo verbal da narração, a história é muito, muito, interessante e profunda. As cenas finais que descrevem a queda dão agonia, e ainda bem que são curtas! A forma com que os capítulos vão se acelerando transparece a mudança do personagem principal e o ritmo da história.

Acredito que aqueles mais sensíveis lerão aos poucos esse livro. Se no início da leitura puder ler concomitantemente outro livro mais leve e, ou, engraçado, talvez lhe ajude.

cris.leal 15/06/2021

Me emocionou da capa a última página...
Edward Adler tem 12 anos e é o único sobrevivente de um desastre aéreo que matou 191 pessoas, incluindo seus pais e seu irmão. O avião saiu de Nova York rumo a Los Angeles, para onde a família estava se mudando, mas não chegou ao destino. Em capítulos alternados, vamos acompanhar tanto o processo gradual da recuperação física e psicológica de Edward, quanto o que aconteceu dentro do avião desde o momento do embarque até a queda. Esta simultaneidade serve para mostrar que aquele evento traumático está sempre presente na mente do garoto. Toda a luta dele vai ser para aprender a viver com isso.

Quando sai do hospital, Edward vai morar com a irmã da sua mãe e o marido dela, um casal que sofre com a impossibilidade de ter filhos e, talvez por isso, tenha se dedicado ao máximo para proteger o sobrinho e deixar a sua vida menos difícil. Shay mora na casa vizinha e também tem 12 anos. Ela se torna a melhor amiga e a companheira de todas as horas de Edward. Ver os dois crescerem juntos é terno e inspirador. Em linhas gerais, Edward é cercado por pessoas boas que se esforçam para amenizar a desolação e a culpa que ele sente por ter sobrevivido enquanto seus entes mais queridos morreram. A luta para se recuperar da perda imensurável, ganha movimento e profundidade quando acrescida das histórias dos passageiros que tiveram algum tipo de conexão com a família Adler. Em nós, essas histórias causam angústia porque sabemos que estamos testemunhando os últimos momentos da vida daquelas pessoas.

Dois anos e meio depois da tragédia, perto de completar 15 anos, a mesma idade que o irmão tinha quando morreu, o irmão que ele considerava uma parte de si próprio, Edward encontra centenas de cartas endereçadas a ele, escritas por pessoas ligadas às vítimas. O tio havia escondido toda a correspondência tentando poupá-lo, mas essas cartas vão representar um grande estímulo para a sua recuperação, porque é nelas que Edward encontra o propósito para a sua vida.

Ficção baseada em duas tragédias aéreas reais, o livro não é perfeito, mas apresenta um enredo emocionante e inspirador. Com o espírito de resiliência despertado por pessoas comprometidas em ajudá-lo, Edward retribui esse empenho com gentileza e gratidão. É certamente uma história que vou levar comigo por muito tempo.
Douglas 15/06/2021minha estante
Amei a sua resenha. Vou colocar na minha lista.

cris.leal 15/06/2021minha estante
Nós leitores e as nossa listas gigantes! Hahahahah

karolineabreu 16/06/2021minha estante
Amo as suas resenhas, sempre anoto pra ler depois. Rsrs

Carol 13/06/2021

Livro bonito, que nos traz muitas reflexões sobre a vida, morte, luto, pessoas que nos cercam, amor...

Naty.Duarte 11/06/2021

Sensível
Gostei muito da escrita da autora, o desenvolvimento da história poderia trazer um pouco mais de intensidade, uma pegada mais para o drama msmo. Mas trata as perdas com delicadeza. Amei o final do livro. S2

Isabella 10/06/2021

Tocante, mas não muito
É interessante acompa har a superação do luto de Edward, desde uma insensibilidade /choque paralisante, passando pela dor intensa, até assumir as rédeas e tocar sua vida.

Lua 09/06/2021

Comecei esse livro sem grandes pretensões, mas curiosa pelo tema. Um avião cai, 192 pessoas a bordo, apenas 1 sobrevive. Querido Edward é um Ensaio sobre a Tragédia. E não apenas isso, é também um Ensaio sobre Cura.
Acompanhamos a narrativa em tempos diferentes, num momento estamos no avião, voando sobre New York, conhecendo alguns personagens, nos ligando a eles. No outro, estamos com Edward, machucado (físico e emocionalmente) na casa dos tios.
Muitos acham essa troca de tempos cansativa, mas particularmente achei genial. Ao conhecer os personagens desse avião, nos importamos, torcemos, conhecemos suas histórias, para no fim lembrarmos que estão todos mortos.
E ao mesmo tempo que sentimos a dor de lembrar que eles morreram, a narrativa muda e vemos Edward se recompondo, aprendendo a viver novamente.
Sentimos a dor da morte para, na sequência, nos enchermos de esperança, para depois sermos lembrados da morte e assim sucessivamente. Afinal, isso não é a vida?
E essa é a genialidade da escritora em sua narrativa. Nos mostrar que existe dor, mas que também existe cura.
Eu já perdi alguém de uma forma trágica. Um acidente em que planos, sonhos, problemas e decisões simplesmente se vão. O certo se torna incerto e aquele que sempre estava aqui, se vai. Nesse sentido, posso afirmar que a autora foi exemplar ao demonstrar o luto e a união de famílias que sofrem pelos que partem de forma inesperada.

Eu recomendo tanto esse livro. Que poderoso, que belo. Uma narrativa realista, com personas realistas. Uma obra prima!

Cams 06/06/2021

Emocionante
Esse livro é digno do meu sincero "uau".

Eu estava a ler os últimos capítulos sem piscar, ou me mover mais do que para passar as páginas, com uma sensação que eu não sei definir kkkkk

Em resumo, o livro é uma história fictícia de uma tragédia, o acidente de um avião com 191 passageiros, dos quais somente Eddie sobrevive.

É doloroso, divertido e lindo. Minha nossa, muito bom???