A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

Viviane Alves 10/08/2021

Nada demais para dizer. É uma história leve e rápida que até me deixou curiosa, mas sem muita emoção.
Beca 10/08/2021minha estante
Sério? Tenho ele aqui, fiquei bem curiosa com a história

Viviane Alves 10/08/2021minha estante
Mas leia, depois me diz o que achou. É rapidinho. :)

LivroAleatorio 05/06/2024

Fantasia, responsabilidade, crescer
Acredito que "A porta no muro" pode ser interpretado de diversas maneiras. É um conto bastante filosófico, introspectivo e essa tradução está bem gostosa de ler.

?Minha interpretação:
A porta no muro pode ser interpretada literalmente, mas acho que a melhor interpretação é a subjetiva. A porta se abre na infância, mostra seus encantos de um mundo belo, perfeito, com animais amigos, pessoas felizes e um local mágico. Um vislumbre da magia da infância, da ingenuidade, das descobertas de um mundo novo pra nós, de uma vida toda pela frente.

Sempre que havia um momento de decisão, mudança de vida, amadurecimento e responsabilidade, a porta no muro voltava a aparecer, assim como a vontade de permanecer nas horas mágicas da infância.

Acontece que temos que crescer, enfrentar as situações, mesmo que parte de nós deseje mais do que tudo atravessar a porta e voltar a uma realidade onde tudo parecia mais simples, despreocupado e belo.

O grande porém é que nessa vida, apesar do que podemos realizar, onde podemos chegar, isso nem sempre irá preencher o vazio deixado por essa mágica, essa conexão perdida com nossa criança interior, sufocada e suprimida pelas pressões da vida.

"Não sei. Mas o brilho intenso que torna o esforço fácil sumiu das coisas recentemente (...) Estranho, não é? Mas começo a achar a vida penosa e as recompensas, quando começo a obtê-las, desprezíveis. Comecei um tempo atrás a desejar muito o jardim. Sim? e já vi três vezes."
Vania.Cristina 05/06/2024minha estante
Que interessante! Não conhecia.

Léo 06/06/2024minha estante
Gostei da resenha. ?
Estava procurando um conto curto para ler essa semana, vou ler esse.

André 07/12/2021

A Porta no Muro é um ótimo conto, bem curtinho e tranquilo de ler, dá pra acabar em uns 20-30 minutos, sem problema.
A meu ver, a porta simboliza a "infância", não em um sentido biológico apenas, mas também como um lugar de imaginação, de criatividade, de confraternização e, especialmente, de felicidade. E em como essa infância vai sendo exterminada pela sociedade. Com 5 anos, Wallace entra pela porta sem muita hesitação e se permite aproveitar esse momento, já que ainda não teve sua inocência quebrada. Depois, com o passar dos anos ele nunca mais entra na porta por diversos motivos, como escola, faculdade, carreira, encontros e reuniões, ou simplesmente por vergonha e medo de ser julgado.
André 07/12/2021minha estante
O ebook tem na amazon de graça

Vogel 07/12/2021minha estante
Obrigado ! Nem sabia
Acabo de baixá-lo

Gabi 10/03/2022minha estante
Eu achei genial a alegoria da porta e pretendo reler esse conto futuramente!!

Malu Gomes 21/04/2022

As escolhas da vida
A porta no muro entrou para a lista dos melhores contos que li esse ano, sem sombra de dúvida. A história se encaixa perfeitamente em suas 25 páginas, sendo sutil o bastante no começo pra que você comece a ler sem nenhuma expectativa e se surpreenda positivamente logo depois.

A narrativa dá margem pra diversas interpretações e a que eu tive foi exatamente essa: O conto é uma perfeita metáfora de como todos queremos ter um escape da dura realidade para um mundo de fantasia (ou qualquer outro lugar) em que há uma possibilidade de ser aceito e de ser feliz incondicionalmente.

Perdi a conta de quantas vezes comparei a existência da porta com o mundo de Nárnia, até cogitei realmente ser uma referência

É uma ótima leitura para refletir sobre as possibilidades e escolhas que a vida nos dá e sobre o que optamos por priorizar.
Pedro 21/04/2022minha estante
"A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?? Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!"

J.R.R. Tolkien

Jhen 29/08/2022

É sobre viver...
Comecei a leitura porque amo porte (hahah não é meme), mas continuei porque percebi que não era apenas sobre uma porta verde no muro branco, ia muito além disso. Pra mim essa leitura foi sobre nunca se permitir viver no seu paraíso particular, nunca experienciar as coisas que de fato ti dão prazer, que ti faz feliz.
Sobre sempre se deixar levar pela correria do dia e apenas ir seguindo a vida, até não conseguir mais seguir.
Uma leitura curta e leve, que me fez querer viver, fazer boas escolhas e não deixar o tempo passar com coisas que são passageiras.
Isabelle 17/09/2022minha estante
Perfeita a colocação, interpretei esse conto dessa forma. Muitas vezes abrimos mão do que realmente desejamos apenas para provar algo, atender expectativas. Alguns momentos relacionei à morte, porque muitas vezes a porta apareceu em um momento ruim da vida dele, e é aquele negócio, falam que a morte é um descanso. Ou tô ficando louca? ?

AnnaLumertz 10/06/2021

Méeee
Achei bem confuso, mas curioso... Eu fiquei tipo ué no final, não surpresa, mas tudo aconteceu tão do nada, poderia desenvolver mais a história. DECEPCIONANTE!!!!
AnnaLumertz 10/06/2021minha estante
*Minha opinião*

Aline 27/03/2021

A porta para um jardim secreto
A história é contada por Redmond, que acredita que uma porta verde em um muro branco atraiu seu amigo Wallace para um jardim secreto (ou o além) e não para morte....
Isis243 27/03/2021minha estante
Interessante!!!

Milena.Saleh 03/10/2021

Um ótimo conto, narrado com leveza e linguagem simples, que nos leva a refletir sobre os eventos da vida e as escolhas que fazemos. Recomendo (como tudo que HG Wells escreveu).
Gislaine C. P. 03/10/2021minha estante
Li esse conto na semana passada e amei... ?

iza 04/07/2021

"Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

Um conto curtinho e cheio de perspectivas e reflexões sobre a relevância das coisas. Gostei muito!!
Ste 04/07/2021minha estante
Esse trecho que tu escreveu me impactou bastante. Que final interessante!

brunomathiasss 07/09/2021

Excelente!
Leiam, não vão se arrepender. Conto super rapido que tem uma mensagem muito forte. Quantas vezes passamos pela porta no muro, por coisas que nos fizeram acreditar serem mais importantes?
Julia 10/09/2021minha estante
Adorei o conto! Valeu pela indicação ?

anna 10/07/2021

Adorei o conto! Gostei tanto da escrita quanto da forma como ele trabalha a questão da imaginação diante da realidade. Nunca tinha lido nada assim.
Thais645 10/07/2021minha estante
Também li e gostei muito. Dá margem a várias interpretações.

Vidal 29/01/2022minha estante
Interessante

Danny Castro 05/09/2022

Ainda não sei se entendi. Kkkkk
Mas passa uma mensagem legal. Confuso no início, mas bem interessante.
Carol 05/09/2022minha estante
Eu ameii

Leiliane R. Falcão 23/08/2022

Um dos meus contos favoritos da vida!
Este foi o meu segundo contato com os contos do H.G. Wells, e me lembro de ter uma ótima impressão sobre a sua escrita. Não havia mexido comigo, mas havia gostado. Mas a porta no muro realmente me pegou de jeito. O conto possuí um enredo super interessante, que envolve do início ao fim. A trama de fantasia que permeia o conto é deliciosa. O livro possui uma série de simbolismos, o que torna tudo mais interessante e curioso. É uma daquelas histórias que pegam a gente de jeito, nos transporta para lugares da nossa infância e juventude, e termina de forma abrupta.
Eu simplesmente amei!
Joao 23/08/2022minha estante
Eu também amei esse conto.