A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

iza 04/07/2021

"Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

Um conto curtinho e cheio de perspectivas e reflexões sobre a relevância das coisas. Gostei muito!!
Ste 04/07/2021minha estante
Esse trecho que tu escreveu me impactou bastante. Que final interessante!

Jhen 29/08/2022

É sobre viver...
Comecei a leitura porque amo porte (hahah não é meme), mas continuei porque percebi que não era apenas sobre uma porta verde no muro branco, ia muito além disso. Pra mim essa leitura foi sobre nunca se permitir viver no seu paraíso particular, nunca experienciar as coisas que de fato ti dão prazer, que ti faz feliz.
Sobre sempre se deixar levar pela correria do dia e apenas ir seguindo a vida, até não conseguir mais seguir.
Uma leitura curta e leve, que me fez querer viver, fazer boas escolhas e não deixar o tempo passar com coisas que são passageiras.
Isabelle 17/09/2022minha estante
Perfeita a colocação, interpretei esse conto dessa forma. Muitas vezes abrimos mão do que realmente desejamos apenas para provar algo, atender expectativas. Alguns momentos relacionei à morte, porque muitas vezes a porta apareceu em um momento ruim da vida dele, e é aquele negócio, falam que a morte é um descanso. Ou tô ficando louca? ?

Malu Gomes 21/04/2022

As escolhas da vida
A porta no muro entrou para a lista dos melhores contos que li esse ano, sem sombra de dúvida. A história se encaixa perfeitamente em suas 25 páginas, sendo sutil o bastante no começo pra que você comece a ler sem nenhuma expectativa e se surpreenda positivamente logo depois.

A narrativa dá margem pra diversas interpretações e a que eu tive foi exatamente essa: O conto é uma perfeita metáfora de como todos queremos ter um escape da dura realidade para um mundo de fantasia (ou qualquer outro lugar) em que há uma possibilidade de ser aceito e de ser feliz incondicionalmente.

Perdi a conta de quantas vezes comparei a existência da porta com o mundo de Nárnia, até cogitei realmente ser uma referência

É uma ótima leitura para refletir sobre as possibilidades e escolhas que a vida nos dá e sobre o que optamos por priorizar.
Pedro 21/04/2022minha estante
"A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?? Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!"

J.R.R. Tolkien

AnnaLumertz 10/06/2021

Méeee
Achei bem confuso, mas curioso... Eu fiquei tipo ué no final, não surpresa, mas tudo aconteceu tão do nada, poderia desenvolver mais a história. DECEPCIONANTE!!!!
AnnaLumertz 10/06/2021minha estante
*Minha opinião*

Luna.Books 15/10/2023

Um momento desejado
É interessante a forma como.. bem, toda a "aventura" do personagem começa. Ele era apenas uma criança. Um quase órfão, com a morte de sua mãe, e a ausência quase completa de seu pai, educado apenas pela governanta, de fato. E então, temos o aparecimento de um sentimento ruim por ele sentido. Descobriram o seu local de refúgio, de segurança. Desde então, todas as oportunidades que ele vê pela frente, são "roubadas" por sentimentos de culpa, ou apreensão, a pressa do tempo, ou até mesmo, a aceitação do que os outros iriam achar dele. Veio a crise de idade, pelo pensamento dele, será mesmo que teria conquistado tudo o que queria? Bem, não. O bem estar por ele desejado, talvez visualizado de uma outra forma por nós, seria uma forma mais imaginativa, solitária e possivelmente mortífera.
Luna.Books 15/10/2023minha estante
E de forma engraçada, ou assustadora, acho que consigo me vizualizar nessa realidade desejada do personagem principal. Quer dizer, todos nós provavelmente. É algo desejado por todos, principalmente naqueles estágios da vida em que você se vê perdido, querendo apenas um descanso. Não necessariamente alguém, ou coisas específicas, mas apenas um local para você se ver feliz e seguro, parte dali.

Vidal 29/01/2022minha estante
Interessante

Danny Castro 05/09/2022

Ainda não sei se entendi. Kkkkk
Mas passa uma mensagem legal. Confuso no início, mas bem interessante.
Carol 05/09/2022minha estante
Eu ameii

anna 10/07/2021

Adorei o conto! Gostei tanto da escrita quanto da forma como ele trabalha a questão da imaginação diante da realidade. Nunca tinha lido nada assim.
Thais645 10/07/2021minha estante
Também li e gostei muito. Dá margem a várias interpretações.

Thifany Ferenz 24/10/2023

Motivador
“A Porta no Muro” é um conto envolvente que retrata as oportunidades perdidas e como o ato de “deixar para depois” pode alterar permanentemente o curso de nossas vidas. Este conto nos lembra da importância de aproveitar plenamente cada oportunidade que se apresenta em nossa jornada.
trizisreading 28/10/2023minha estante
você leu! muito legal né? o final me partiu o coração

Alexia 28/05/2021

Reflexivo
É um conto bem curtinho, fácil de ler e tem uma abertura bem grande para interpretações.
Interessante como ele lembra as escolhas que precisamos fazer na vida, qual porta deveria escolher? Como seria se eu tivesse escolhido a outra?
Recomendo bastante, é uma leitura que provoca reflexões, vale a pena!
@prazerliterariooficial 28/05/2021minha estante
Tanto elogio pra dar 3 estrelas?

jefferson226 08/01/2024

Um conto rápido de ler e instigante ao mesmo tempo. Essa busca é imaginário da porta verde levando ao jardim entrega uma percepção constante de uma saída para os problemas e momentos difíceis da nossa vida onde queríamos apenas fugir para outro lugar, ficar em paz sem a necessidade de enfrentar os temores.
HG Wells entrega um conto elegante explorando uma metáfora da vida importante nos dias atuais, ao passo que cada leitor consegue ter uma percepção diferente.
LivroAleatorio 08/01/2024minha estante
Parece bem interessante ?

Aline 27/03/2021

A porta para um jardim secreto
A história é contada por Redmond, que acredita que uma porta verde em um muro branco atraiu seu amigo Wallace para um jardim secreto (ou o além) e não para morte....
Isis243 27/03/2021minha estante
Interessante!!!

Deborarr 25/07/2023

Peguei de graça na amazon e não tava com mtas expectativas, mas gostei da história. É algo curto, mas que faz pensar. Uma fantasia bem legal.
Alice.Mandaj 29/07/2023minha estante
Eu amei esse conto

Ileana Dafne 24/01/2021

Relíquia Literária #5
Um novo conto da SRL da editora Wish. E mais um nome que conheço e gosto bastante, H. G. Wells. Escrito em 1906.
Aqui Wells nos apresenta uma singela porta que é encontrada na juventude por Wallace, que ousa transpô-la e por trás dela encontra maravilhas indiziveis, mas que a vida acabou fazendo com que deixasse de se importar. Com o tempo percebe o quanto aquele mundo era importante e quanto se afastou de tudo. No fim fiquei pensando em como nossas vidas vão acontecendo e muitas vezes sem que nos demos conta de quantas coisas importantes são deixadas para trás. Mais um acerto das meninas da Wish!

Júlia 16/06/2024

O livro consegue ser bem misterioso e isso fornece várias possibilidades:

1) A porta é o caminho para seguir os sonhos mas, por causa das responsabilidades da vida adulta, o personagem sempre sacrifica essa oportunidade;

2) Toda a história da porta no muro, do jardim, dos animais e do encontro com duas figuras femininas diferentes não passam de produto de uma mente doente, de um indivíduo histérico, talvez louco, alucinado, e que vê coisas onde não existe nada;

3) A porta é só uma lembrança boa (inventada ou não) que "aparece" nos momentos mais difíceis da vida do personagem para que ele consiga pensar em coisas boas e ser uma válvula de escape;

4) A porta também pode ser a vida pós-morte já que o personagem morre no final. Talvez, ele possa ter batido a cabeça quando era criança, desmaiou e ia morrer (e acabou tendo uma visão do paraíso) e ela só aparecia para lembrar que a morte está sempre a espreita

Eu adorei a ideia do livro mesmo no comeco achando que seria péssimo por ter poucas páginas e o desenvolvimento não seria tao bom. O começo me lembrou de Nárnia, na verdade. Então, ao invés de ficar com "medo"/incômodo como alguns leitores falaram que sentiu, eu senti um pouco de saudade de Nárnia, mas óbvio que A Porta No Muro tem elementos bem mais sombrios.

É o único livro que não tem explicação do final mas que eu realmente gostei. Foi bem construído então dá para pensar em vários finais sem ficar frustrado.

H.G. Wells: ?Aí está o maior mistério desses sonhadores, desses homens de visão e de imaginação. Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"