Carbono Alterado

Carbono Alterado Richard K. Morgan

Resenhas - Carbono Alterado

Marta278 09/02/2024

Original e pouco didático
Resumindo a experiência, foi como se eu tivesse me sentado num bar com um velho marinheiro beberrão e sem dentes e estivesse ouvindo a história maluca de guerra dele. Entendi algumas poucas palavras e só no final consegui formar o quebra-cabeça (com algumas dúvidas sobre o encaixe de algumas peças).

Eu achei uma leitura boa, porém muito maçante depois de certo ponto. O estilo do autor não favoreceu nem um pouco a narrativa que ficou cheia de detalhes irrelevantes. Irrelevantes que poderiam até serem relevantes, se o autor tivesse se preocupado em inserir o leitor na história. Eu não me senti imersa em nada, só me vi rodeada de muitos termos estrangeiros, nenhuma explicação. Os personagens iam vindo e eu não conseguia gostar de nenhum deles.

Acho que é muito do estilo do autor, que está cagando para o leitor e escreve o que está na cabeça dele sem se preocupar se está elegível. Nenhum problema com isso. Só fiquei um pouco chateada, pois realmente gostei da ambientação e achei a ideia toda muito surpreendente. Apesar do tom do autor, é realmente uma investigação interessante e o todo o enredo até o desfecho faz muito sentido.

Ximbinha 27/02/2024

O retorno do Emissário
Takeshi Kovacs, nascido no mundo de Harlan, condenado a 250 anos de armazenamento por seus infindáveis crimes contra o protetorado, tem sua pena onterrompida por Laurens Bancroft, um figurão da Terra cuja influência e riqueza vão muito além da indecência.

Nomeados em referência a Matusalém, por sua longevidade, os matusas são um vírus na sociedade futurista onde a história se desrenrola. Depois que a consciência humana foi convertida em um cartucho cortical, implantado nos indivíduos ainda bebês, a morte se tornou fácil de ludibriar.
Enquanto o cartucho estiver intacto, a capa é descartável. Em um universo onde trocar de pele como uma cobra é normal, os poderosos tornaram-se imortais, com backups remotos e um número infinito de clones, os matusas vivem a ponto de deixarem a humanidade para trás, mas o equilíbrio de Bancroft se torna tênue quando misteriosamente desperta com 48 horas de memórias destruídas pela morte real de seu cartucho original.

Desejando respostas, Bancroft usa sua influência para trazer de volta à ativa um dos homens mais perigosos de sua época, Kovacs é impelido a solucionar o caso e traz a tona um emaranhado de problemas que não apenas um dos poderosos deseja que permaneça escondido.

FabrAcio50 22/04/2024

Tarad0! Isso é uma ereç40!
Digo, Parado! Isso é uma investigação!

De volta a ficção científica, e melhor, no gênero cyberpunk.
Carbono alterado vem frenético, f0dastico. Ação da melhor qualidade, tiro porrada e bomba. Naquela mescla entre romance policial/futurista/distópico.

No início, o autor parecia ter criado um personagem que agia conforme sua genit4l mandava mas parece que com o tempo ele percebeu que perdia o foco. Gostei da história, da ação. Personagens sem carisma. Final sem muito alarde.