Carbono Alterado

Carbono Alterado Richard K. Morgan

Resenhas - Carbono Alterado

edisik 28/08/2023

Infelizmente esse livro não funcionou para mim. Tinha uma boa premissa mas na realidade se tornou amarrado, confuso e chato. Literalmente dormia com o celular na mão. Não pretendo continuar a trilogia.
AndrAa58 29/08/2023minha estante
Uf! Acabou. Conseguiu ? e eu, nem vou tentar. Vou doar o que tenho aqui. ?

edisik 29/08/2023minha estante
É minha opinião. Vai que para vc funciona, posso ter lido num momento ruim. Já aconteceu de não gostar de um livro e todo mundo amar.

AndrAa58 29/08/2023minha estante
Sim.. acontece de gostar do que a maioria não gosta e não gostar do que outros gostam. Mas, esse está na estante pegando poeira a mais de 2 anos e não chega a entrar na listinha nunca... Então, estou achando melhor dar para quem vá ler ?

edisik 29/08/2023minha estante
Leia um Isaac Asimov. Li uns 15 livros dele incluindo Fundação.

AndrAa58 29/08/2023minha estante
Gosto do Asimov ? um dia leio a saga completa da fundação. Bateu uma nostalgia, agora... Vou comprar na Black Friday. Muito obrigada pela dica.

edisik 30/08/2023minha estante
O legal é ler a Série dos Robôs, os quatro livros narram as aventuras do detetive Elijah Baley e de seu parceiro, o robô positrônico Daneel Olivaw. Antes de morrer o Asimov interligou muitos de seus livros no mesmo universo.

Wagner Fernandes 05/09/2023minha estante
Também comecei a ler e não engrenou. Peguei "Cavernas de Aço" e disparei na leitura. Isaac Asimov não decepciona, embora nem todas as suas histórias sejam excepcionais.

Queria Estar Lendo 07/08/2017

Resenha: Carbono Alterado
Um fenômeno de ficção científica que mistura thriller noir com críticas e questionamentos a respeito da humanidade, da tecnologia e das linhas entre esses dois pontos. Recebido em cortesia, Carbono Alterado é uma aposta da Editora Bertrand - e também da Netflix! Porque sim, vai ganhar uma série.

Falar sobre a história desse livro é, no mínimo, muito difícil. No século XXV, a consciência é quase parte da tecnologia. Ela pode ser baixada em cartuchos e inserida em novos corpos; ou seja, você é imortal. Mas o que significa imortalidade? Takeshi, nosso protagonista, desperta em um novo corpo para desvendar um crime, só para descobrir que a vítima desse crime foi quem encomendou essa investigação - e isso está para lançar Takeshi frente a frente com conspirações gigantescas e perturbadoras.

Esse livro me lembrou bastante de SOMA - um jogo que simula um futuro onde nossas consciências são inseridas em robôs, de modo que só morremos se esses dados forem apagados. Ou seja, nos tornamos parte de um sistema tecnológico; nós existimos através das máquinas, então realmente chegamos a existir? É um questionamento pesadíssimo de queimar os neurônios, e Carbono Alterado bateu nessa tecla com perfeição. Toda a história me passou exatamente o sentimento de perdição, ao mesmo tempo em que as investigações e os rumos das descobertas de Takeshi tomavam um lado mais thriller policial. É uma trama inteligente e lenta por causa disso.

Tive muitos problemas para continuar a leitura exatamente pela narrativa arrastada. Quem me conhece sabe que a obra precisa ter personagens carismáticos para me segurar em tramas pesadas demais, e não senti isso com quase nenhuma figura deste livro. Takeshi, principalmente, foi uma tortura de se ler. Ele tinha muito de macho man querendo se provar e senhor, não aguento mais protagonistas assim. Mesmo com o cenário caótico e bem construído, a maioria das cenas com Takeshi me deixaram entediada - e aqui não foi o caso da narrativa, foi da construção chocha de personagem mesmo.

Em relação a dois pontos que vi muito citados em reviews gringas, violência e cenas de sexo são realmente bem gráficas. As de violência principalmente; se a série adaptar com fidelidade, pode esperar um +16 para cima na classificação etária. Não achei perturbador, no entanto, porque é um livro que promete a realidade nua e crua. E, nesse universo perturbado, a realidade nua e crua tem nuances muito escrachadas.

Para equilibrar os monólogos lentos e (provavelmente) o que até o autor deve ter notado como a falta de carisma do protagonista, as cenas de ação foram espetaculares. Dignas de super produções cinematográficas, de fato, o que eu acho que vai ser muito bem transportado para a série da Netflix. Talvez, e eu digo isso com esperança, a adaptação me entregue um desenvolvimento melhor do que é uma ideia fantástica. Do mesmo jeito que SOMA ou Matrix não funcionariam em forma de livros, acredito que Carbono Alterado seja o caso. A narrativa é boa, os plot twists e as cenas de perseguição, corridas e adrenalina são ótimas, mas a obra como um todo não funcionou para mim.

O trabalho todo do livro é maravilhoso. A edição é simples, mas combina com o que a história promete. E eu com certeza vou conferir a série quando estrear, porque se teve uma coisa que Carbono Alterado fez muito bem foi dar vários nós no meu cérebro - aquele tipo que te deixa filosofando sobre a vida e seus confins durante horas e horas após o término da leitura.
Marina.Fernandes 06/01/2018minha estante
undefined

Evso 13/02/2018minha estante
Só queria destacar o trecho que me representa completamente: "Takeshi, principalmente, foi uma tortura de se ler. Ele tinha muito de macho man querendo se provar e senhor, não aguento mais protagonistas assim."

sim, muito sim!

julio.m.t.neto 28/07/2020minha estante
Boa avaliação, reflete mt do que senti ao ler. Minha maior curiosidade em ler o livro foi por procurar respostas que a adaptação não trouxe, ou questões que não se fez. Principalmente pela falta de discussões filosóficas sobre o que seria a vida, alma, identidade, autenticidade. Mas o livro é praticamente tão raso quanto a adaptação. A ação é excelente, o trama romântico - bem clichê noir - tbm.

elle 24/05/2022

Agradável!
Um ótimo livro para quem curte ficção científica e tecnologia, é um livro agradável porém não surpreendente para quem espera algo mais.
É uma história que te prende, de fato. Tem uma boa escrita, bom desenvolvimento do personagem principal e é de fácil entendimento.
Apesar das considerações e das quatro estrelas, recomendo para quem gosta do estilo de leitura.

Parsekian 26/07/2021

?Tome o que lhe for oferecido?
Achei o personagem Takeshi Kovacs muito envolvente e me afeiçoei a ele, diferente de muitos leitores cujas resenhas li por aqui! No geral, a leitura foi fluida, gostosinha, bem descritiva, as cenas de violência e sexo muito explícitas, de forma que me senti dentro de um jogo cyberpunk! Vou falar um pouco dos pontos positivos e negativos na minha opinião:

Pontos positivos:
- Gostei das descrições das armas de fogo e armas brancas, to mais acostumada a ler fantasia em que a galera luta com espadas, então essa experiência foi diferente pra mim!
- Quando comecei a leitura, achei o estilo de narrativa mais informal um pouco esquisito, mas logo me acostumei e passei a gostar
- Umas pitadas de humor muito boas em alguns momentos kkkk

Pontos negativos:
- Primeiro, não posso deixar de falar, da falta de qualidade da edição. Além da presença de erros de ortografia e palavras borradas, as paginas vieram mal costuradas, de forma que conforme eu lia, as paginas iam soltando por baixo, fiquei pasma
- Em muitos momentos, as informações pareciam jogadas ou pareciam brotar do nada pra responder uma questão do protagonista, sem um desenvolvimento aparente
- Mesma coisa com alguns personagens secundários, que apareceram pra cumprir um papel especifico e depois foram esquecidos, com pouquíssimo desenvolvimento também
- Muita coisa eu nem entendi, sou burra? sim, mas ainda assim fiquei bem perdida em muitos momentos porque o autor não explica o raciocínio do Kovacs tin tin por tin tin, muita coisa fica implícita e às vezes até dúbia.
- Não gostei da forma como a prostituição foi tratada nesse livro. Boa parte do plot gira em torno dela e o protagonista diversas vezes vai a ?puteiros? durante a investigação e tudo é tratado de uma forma corriqueira demais, me deixou desconfortável

Por fim, gostei, mas não é um livro que considero bom. Faltou desenvolvimento de algumas questões e explicações melhores de outras, tinha momentos em que eu fiquei tão perdida que não conseguia nem fazer minhas próprias teorias (sim, adoro tentar adivinhar os plot twist) então o final não chegou a me surpreender pq eu nem esperei nada. Foi bem um ?tome o que lhe for oferecido?, apreciei a leitura, mas analisando, não gostei muito

akio 14/08/2020

Carbono Alterado
Que você acha de viver para sempre? Não à moda dos vampiros, mas trocando de corpo, quando envelhecer ou sofrer um acidente, por uma versão novinha em folha?

Nesse livro que deu origem à série Altered Carbon, sucesso da Netflix, essa realidade existe, graças ao avanço da tecnologia no século XXV.

Esse é o primeiro volume da saga do personagem Takeshi Kovacs, que é ressuscitado e contratado por um magnata que quer saber como ocorreu sua própria morte, em seu corpo anterior. Vale a pena acompanhar esse blend de ficção científica com suspense de investigação, seja antes ou depois de assistir ao seriado, e curtir as diferenças entre o livro e a adaptação da Netflix. Só vai ser difícil decidir qual a melhor versão da história.

Instagram: @akio.com.livros

Nasa 16/11/2020

Altered Carbon - Richard K.Morgan
?O livro é futurista, violento, mas cheio de ação genuína e crua. Takeshi Kovacs é um personagem forte, decidido, acostumado a lutar, sentir dor e matar. Nele ainda existe uma certa inocência e bondade. Inteligente, mas suas melhores habilidades são os seus instintos de emissário. Ele está no mundo a bastante tempo apenas trocando de capa. Pois no mundo de Altered Carbon a morte foi vencida com um cartucho que é o responsável por manter sua mente e transferi-la para outro corpo ou capa.
?Quem tem dinheiro consegue as melhores com qualquer tipo de melhorias que possa desejar. A sociedade mudou, a religião é uma coisa antiga e vista como algo antigo e preocupante. A terra é só um dos planetas onde o homem vive, pois, trocar de capa possibilitou a conquista do espaço.
?Takeshi Kovacs estava no gelo a duzentos anos quando é trazido de volta pelo rico Matusa, que foi assassinado e deseja descobrir quem o matou. Daí em diante o livro é um misto de investigação, o passado de Kovacs nos é revelado aos poucos e como ele se tornou um emissário. Ele e a Ortega juntos são incríveis, eu fiquei triste em certos momentos. É um livro que faz pensar em o quanto os homens conseguem deturpar um avanço cientifico e fazer dele só mais um meio de ganhar dinheiro.
?Eu me apaixonei por ele ao ver a série adaptada para o Netflix, tenho um fraco por homens como Kovacs. Enfim, o livro é bom, tem cenas de luta, sexo em um ritmo envolvente. No entanto, acho que a adaptação mostrou bem mais que o primeiro livro. Pois senti falta de alguns detalhes mostrados na série.
Minha nota? Quatro beijos mordidos!????
#resenha #Kovacs #Netflix #serie #filme #garota #vida #cartuho #ortega #matusa

Brenda.Sá 19/11/2020

Brutal
Esse não é um livro para quem não aguenta cenas fortes. Brutal. Um realismo esmagador. Em pleno século XXV, as pessoas trocam de corpos como se fossem capas, e é assim mesmo que eles chamam. E apesar de todo o avanço tecnológico, inclusive de poder viver indefinidamente, não muda o fato de que a humanidade ainda tem vícios e depravações. Moralmente, a sociedade ainda está estagnada e apenas quem tem poder e dinheiro se dá bem nessa nova realidade.
A narrativa em primeira pessoa permitiu entrar fundo no personagem e Morgan conseguiu fazer com que eu tivesse nojo e ódio do protagonista no começo, mas no final ele soube se redimir e creio que senti pena por tudo que o levou a se tornar aquilo.
Sem falar que o final da trama foi surpreendentemente para mim. Jamais imaginaria aquilo.
Vale muito a pena a leitura. ??

Dália 05/10/2021

Perfeito
Descreve exatamente a primeira temporada da série, mas bem melhor pois afinal conta mais detalhes. Essa é a magia do livro que muitas vezes um filme ou uma série não tem. Amei!
Lógico que tem algumas diferenças, como por exemplo a aparência da policial Ortega, mas nada que atrapalhe.

Carol 07/04/2022

"Tome o que lhe é oferecido ...O que é oferecido às vezes basta"
No século XXV a morte é apenas um tropeço. A consciência humana pode ser armazenada em um cartucho e "baixada" em um novo corpo quando o atual entrar em colapso. Bem vindo a cyberpunk com romance mais incrível que vc pode imaginar. Carbono Alterado é sensacional. Embora já tivesse visto a série na Netflix, não imaginava que o livro me surpreenderia ainda mais. Takeshi Kovacs é um personagem sensacional. Poderia passar algumas com ele no virtual sem problemas. Q "homem" rsrsrs. Bom revelações a parte, o livro é incrível, vale muito, muuuuuuuuito a pena a leitura. Mal posso esperar pra ler a continuação.

Davi Busquet 10/04/2021

A alma em um cartucho
Fonte indestrutível da identidade humana, energia primordial da qual se origina a personalidade, condição essencial para a manifestação e transcendência da vida em diversos corpos e diferentes encarnações. Seria religioso e altamente filosófico, se não fosse parte do principal conceito científico que dá vida ao mundo Cyberpunk de Richard Morgan. Em "Carbono Alterado", tudo o que o indivíduo é, em matéria de pensamentos, memórias, julgamentos morais e alinhamento psicológico, pode ser armazenado em um simples cartucho digital, implantado na base do crânio.
Quando a ciência enfim projetou expectativas de imortalidade, através de corpos resistentes e melhorados e uma medicina cada vez mais milagrosa, o próximo passo óbvio seria proteger da aniquilação definitiva a essência de cada ser humano. E assim surgiu um mundo onde ninguém mais morre ou deixa de existir.
Um mundo suficientemente avançado, onde pessoas são informações digitalizadas, aguardando para serem "baixadas" em um corpo totalmente novo (ou totalmente reutilizado); onde esses dados podem ser enviados para colônias em outros planetas ou, até mesmo, colocados em armazenamento por anos a fio, como forma de punição.
Enquanto que, por um lado, Morgan deixa a desejar na temática Cyberpunk — repetindo elementos conhecidos de Neuromancer, sem muito a acrescentar —, por outro lado, a ideia do cartucho cortical e uma narrativa mais intensa e visceral dão destaque ímpar à sua obra, desvinculando-a de vez do seu análogo Cyberpunk.
Afinal, entre cidades avançadas e de contrastes, prazeres violentos, carnais ou virtuais, conspirações de gigantes corporativos e a ambição pela suposta imortalidade que mais parece uma armadilha tecnológica, encontra-se a verdadeira questão: onde, de fato, fica armazenada a centelha da criação de cada ser humano fabricado neste mundo sem fronteiras?

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Albieri 03/02/2020

Uma combinação de Sci-Fi com Suspense
Sem dúvida uma grande combinação de Sci-Fi e Suspense policial, um futuro onde a imaginação do autor extrapolou barreiras.

caroldobairro 03/05/2020

Uma ficção muito realista
Uma obra de ficção científica sobre um mundo futurista em que a consciência humana pode ser armazenada em "cartuchos corticais" e com isso ser transferida para um novo corpo. Entretanto, apenas aqueles que podem pagar por esse serviço são beneficiados com a vida eterna e os mais pobres utilizados como meras "capas".

O livro traz inúmeras reflexões sobre a vida, consciência e o seu valor em um mundo onde corpos podem ser comprados. Um mundo não tão diferente desse em que vivemos atualmente...

Lucas.Wijk 22/05/2021

Fui ler porque adorei a série da netflix, mas não era necessário, pois a série foi bem fiel e bastava por si só.
Acabou que demorei mais de ano para terminar a leitura. Não foi um livro que me fisgou muito. Essa demora atrapalhou bem a experiência, mas é um universo muito interessante e, por isso, dou as três estrelas.
A história é meio chata e muito confusa em alguns momentos (ou talvez seja só a minha demora para ler que fez com que eu esquecesse muita coisa ao longo da leitura).

Carol B. 23/03/2020

Esse livro foi uma experiência estranha. Achei a história confusa e percebi que a confusão é amenizada na série, assim como é dada mais profundidade as personagens (o que é a primeira vez que vejo rs). Também não sei se poderia esperar profundidade do livro por seu gênero, mas considerando livros como Admirável mundo novo eu diria que sim. Enfim. Não é um livro ruim, mas em diversos pontos eu só queria acabar. Se você está em dúvida assista só a série mesmo :xx

Dave.Christian 05/02/2022

Cyberpunk de 1ª
História excepcional, muito bem escrito e ambientado, ótimos personagens!
Pra quem viu a série é muito similar mas bem mais completo!
Vamos pro segundo?