Carbono Alterado

Carbono Alterado Richard K. Morgan

Resenhas - Carbono Alterado

Lane @juntodoslivros 28/09/2017

Que aventura fantástica!
Estamos no século XXV e o mundo que conhecemos está totalmente mudado. Planetas foram conquistados e os humanos estão espalhados pelo universo. Com tanta tecnologia avançada veio a descoberta de uma maneira da morte ser um mero contratempo, as pessoas já não morrem mais. Sua consciência pode ser armazenada na base do cérebro e implantada em um novo corpo caso venha a morrer ou queira apenas trocar a ‘capa’.

É nesse mundo que o ex-Emissário da ONU, Takeshi Kovacs vive. Ele é uma espécie de mercenário com habilidades especiais e depois de sua última missão malsucedida, foi capturado e preso no mundo virtual. Porém, ele é convocado do Mundo de Harlan para a Terra a fim de resolver o mistério de um assassinato ou suicídio (?) de Laurens Bancroft. Esse é um poderoso empresário da Terra que a ao saber das habilidades investigativas de Kovacs decide trazê-lo de volta a “vida”. Laurens não lembra de suas últimas horas de ‘vida’ ao ser reencapado e quer que Kovacs descubra quem o assassinou, pois tem certeza que nunca cometeria suicídio apesar das investigações da polícia apontarem para isso.

Se Kovacs resolver o mistério poderá ter sua sentença suspensa e escolher uma nova capa a sua escolha no Mundo de Harlan. Mas se ele fracassar ou tentar escapar da investigação, sofrerá sérias consequências. Sem muita alternativa Kovacs começa sua investigação, mas vai acabar encontrando muito mais do que gostaria por trás dessa história.

A edição está simples, mas a capa é maravilhosa e combina perfeitamente com a história. Folhas amareladas e de boa qualidade. O livro é dividido em cinco partes com a narração em primeira pessoa pela visão de Kocavs.

Desde o início, o livro me prendeu! Já começamos de modo frenético com mortes e tiros!!! Rsrs... Como não querer acompanhar mais dessa história? Como o livro é uma ficção-científica, claro que eu quis ler logo. Além disso, vai ter série na Netflix! É muita coisa boa para um livro só.

Carbono Alterado vai vir com vários termos próprios. Com um mundo avançado e expandido pelo universo, temos várias culturas diferentes e uma nova linguagem inserida no cotidiano desses universos. Para quem for ler, recomendo anotar os termos desconhecidos e ter eles por perto para consulta.

“Você é um cara de sorte, Kovacs. Claro. A 148 anos-luz de casa, vestindo o corpo de outro homem num acordo que a policial local não queria tocar nem com um cassetete. Qualquer fracasso me botaria de volta ao armazenamento. Eu me senti tão sortudo que quase comecei a cantar ao sair pela porta.” Página 22

Takeshi Kovacs tem o humor sarcástico que me conquistou. Acompanhar sua jornada foi interessante, mas também bem cansativo. O livro tem vários momentos de descrição do ambiente, extremamente necessárias, mas que acaba deixando a história bem mais lenta, além da característica do livro ter sua própria linguagem. Um momento em que as coisas ficam mais frenéticas é no fim parte três, a partir de então o livro pega um embalo até o final. Não consegui parar!

Carbono Alterado é um thriller noir de ficção científica com um emaranhado de informações desencontradas que deixa o leitor ansioso para saber qual vai ser a nova descoberta de Kovacs e o que ela tem a ver com o caso principal ao qual ele foi contratado.

Algo que achei intrigante foi o fato de alguém do exterior vir para a Terra. Geralmente, acontece de alguém sair da Terra e explorar os novos mundos. Aqui acontece justamente o contrário. A Terra que geralmente fica em segundo plano em relação a outros mundos ganha destaque nesse livro.

Richard Morgan tem uma escrita empolgante e difícil, mas nada que o leitor fã de ficção-científica não esteja acostumado ou não venha a gostar. Esse foi o livro de estreia do autor, que hoje já tem vários outros livros publicados. Torcendo para que a Bertrand Brasil traga mais livros dele para o Brasil. Ah! Carbono Alterado foi vencedor do Prêmio Philip K. Dick, um dos maiores prêmios de ficção-científica. Como não ler?

site: http://www.lagarota.com.br/2017/09/livro-carbono-alterado-richard-morgan.html

Lorac 03/01/2024

Decepcionante
O livro tem uma premissa interessante e tudo mais, do que a narrativa é lenta e não me cativou, passei 2023 me obrigando a ler, já que infelizmente tinha comprado.
O personagem principal podia ser mais interessante, eu passava metade do tempo tentando lembrar quem eram os outros personagens e a outra metade tentando entender o que podia ter acontecido. De modo que, no final, a resposta foi meio jogada, então não adiantou eu ter pensado tanto em algo elaborado.
Não sei se vou continuar na trilogia.

survivepines 09/02/2020

null
brabo

Ximbinha 27/02/2024

O retorno do Emissário
Takeshi Kovacs, nascido no mundo de Harlan, condenado a 250 anos de armazenamento por seus infindáveis crimes contra o protetorado, tem sua pena onterrompida por Laurens Bancroft, um figurão da Terra cuja influência e riqueza vão muito além da indecência.

Nomeados em referência a Matusalém, por sua longevidade, os matusas são um vírus na sociedade futurista onde a história se desrenrola. Depois que a consciência humana foi convertida em um cartucho cortical, implantado nos indivíduos ainda bebês, a morte se tornou fácil de ludibriar.
Enquanto o cartucho estiver intacto, a capa é descartável. Em um universo onde trocar de pele como uma cobra é normal, os poderosos tornaram-se imortais, com backups remotos e um número infinito de clones, os matusas vivem a ponto de deixarem a humanidade para trás, mas o equilíbrio de Bancroft se torna tênue quando misteriosamente desperta com 48 horas de memórias destruídas pela morte real de seu cartucho original.

Desejando respostas, Bancroft usa sua influência para trazer de volta à ativa um dos homens mais perigosos de sua época, Kovacs é impelido a solucionar o caso e traz a tona um emaranhado de problemas que não apenas um dos poderosos deseja que permaneça escondido.

"Ana Paula" 25/10/2017

Quando eu vi que a Bertrand lançaria esse livro, fiquei doida. Sou apaixonada por ficção científica e distopia, então imagina o que esse livro fez comigo - sim, me deixou doidinha do começo ao fim.
Apesar de suas 490 páginas, garanto que o leitor o lerá bem rápido, pois a narrativa é sucinta e o enredo atraente.

“A vida humana não tem valor. Você ainda não aprendeu isso, Takeshi, depois de tudo que já viu? Ela não tem valor intrínseco nenhum. Maquinas custam dinheiro para construir. Matérias-primas custam dinheiro para extrair. Mas gente? -Ela fez um barulhinho de cuspe.- Sempre dá pra arranjar mais gente. Pessoas se reproduzem como células cancerosas, quer você as queira ou não. São abundantes, Takeshi. Por que deveriam ser valiosas?”

Como a sinopse já diz, vamos conhecer Kovacs, um ex-militar que é trazido de volta para solucionar o assassinato de um magnata em Bay City, a antiga São Francisco.
Sim, você não leu errado, Kovacs acabou de renascer. Nesse mundo, morrer é quase improvável, a pessoa pode se "guardar" e, se o corpo em que está parar de funcionar, pode ser "baixado" em outro.
Partindo dessa premissa, vamos acompanhar Kovacs em sua aventura e descobrir junto com ele, alguns dos mistérios que ronda essa tecnologia.

“A vida nas ruas tem certa mesmice. Em todos os mundos em que já estive, os mesmos padrões subjacentes se estabelecem, burburinho e ostentação, compra e venda, como se fossem uma essência destilada do comportamento humano vazando por baixo de qualquer que fosse a máquina política do alto.”

Para quem gosta de ficção científica, esse livro será um prato cheio. Mesmo com os jargões usados, a leitura fluiu e quando vi, já tinha finalizado a leitura. O autor soube abordar pontos estratégicos que não deixa o leitor se cansar da narrativa. Outro ponto muito interessante foi a mudança radial no âmbito religioso: a única religião citada é o catolicismo. Acredito que seja a única que sobreviveu a tecnologia pois, mudar de corpo através de download destruía o conceito de alma.

Outro ponto interessante é a ambientação: Kovacs vai para Bay City mas ele não nasceu na Terra. O autor não se prende a um planeta, ele viaja a Galaxia!
A trama toda tem tudo para ser um sucesso. Tem ação, suspense, sangue e sexo. O que pode não agradar alguns.
Mesmo com toda a trama girando a meu favor, não consegui me apegar a Kovacs. O vi mais como um personagem longínquo, um amigo de um amigo. O que achei triste, porque o contexto onde ele é inserido é muito bom, mas quando o personagem não ajuda, fica difícil! rsrsrsrsr

“Você é um cara de sorte, Kovacs. Claro, a 148 anos-luz de casa, vestindo o corpo de outro homem num acordo de aluguel de seis semanas. Fretado até ali para fazer um serviço que a polícia local não queria tocar nem com um cassetete. Qualquer fracasso me botaria de volta no armazenamento. Eu me senti tão sortudo que quase comecei a cantar ao sair pela porta.”

Do mais, só posso indicar. Carbono Alterado irá se tornar uma série na Netflix e se você tem receio em ler o livro, espere para assistir a série, se você gostar, não deixe de ler o livro que sempre trás mais detalhes!
A edição também está maravilhosa! Fazia tempo que eu não tinha um lançamento da Bertrand na minha estante e posso dizer que a qualidade de seus livros continua impecável: Boa diagramação, letras em tamanho confortável para leitura, sem erros de revisão aparentes. A capa também é perfeita e o título, condizente com a história.
Estou bem curiosa para conferir o próximo volume, espero que a editora não demore muito para lança-lo!

site: http://www.lendoeesmaltando.com/2017/10/resenha-carbono-alterado-trilogia.html

Acervo do Leitor 02/02/2018

Carbono Alterado de Richard Morgan | Resenha | Acervo do Leitor
O que o futuro nos reserva? Viagens interplanetárias? Colônias humanas espalhadas por toda galáxia? Drogas que promovem “invencibilidade”? Implantes cibernéticos? Quem sabe a imortalidade? Essa obra é um vislumbre de tudo que o tempo pode nos reservar, onde a inteligência é abundante mas o caráter é escasso. Um retrato perturbador do que está por vir. Se habilita para essa jornada?

“Kadmin tinha se libertado das percepções convencionais do físico. Numa era anterior, ele teria sido um xamã; aqui, os séculos de tecnologia o haviam transformado em algo mais. Um demônio eletrônico, um espírito maligno que habitava o carbono alterado e emergia apenas para possuir carne e semear o caos. ”

Estamos na Terra do século XXV. Séculos de avanço da ciência e tecnologia propiciaram o inimaginável: a imortalidade. Com a quantidade certa de dinheiro você pode ter seu “eu” armazenado em um banco de dados com a possibilidade de ser “baixado” (download) em qualquer “capa” (corpo) que você possa pagar. Agora, alem da prestação da casa e outras contas, existem a prestação das “capas”. Afinal quem não quer um clone seu ou um outro corpo, até mais jovem, bonito, saudável e quem sabe de outro sexo, de reserva caso aconteça algo inesperado com você? Se sua conta bancária for gorda o bastante, sua vida será longa. Nesse cenário existem os “Matusas” (de Matusalém da Bíblia que viveu mais de 900 anos), pessoas que já viveram séculos demais, que se acham acima do bem e do mal capazes de moldar a realidade a seu bel prazer. Visto por muitos como dinossauros que merecem a extinção, são alvos de inveja e constante ataques. E um desses “Matusas” é o magnata Laurens Bancroft, recém “encapado” a polícia afirma que ele se matou em sua última vida, ele duvida, mas não consegue provar o contrário… até trazer Takeshi Kovacs, um ex-emissário da ONU, da morte.

“A vida nas ruas tem certa mesmice. Em todos os mundos em que já estive, os mesmos padrões subjacentes se estabelecem, burburinho e ostentação, compra e venda, como se fossem uma essência destilada do comportamento humano vazando por baixo de qualquer que fosse a máquina política do alto. ”

Takeshi Kovacs está de volta. Ele é mais conhecido como o Lev Mamba, Lacerador ou Pica-Gelo. Depois de estar na “geladeira” cumprindo sentença por diversos crimes ele volta a ativa. Debaixo de um contrato que garante a vida dele por apenas 6 semanas, ele é obrigado a solucionar um crime já encerrado pela polícia: o suicídio, ou assassinato, do “Matusa” Bancroft. Vindo de um planeta bem diferente da Terra, o Mundo de Harlan, Kovacs terá que enfrentar fantasmas do passado, a polícia do presente, e assassinos do futuro, além de uma esposa sedutora e infiel e a igreja católica apenas para saciar a curiosidade de um ricaço, ou teria muito mais em jogo? Sexo, drogas, violência e uma dose de Blues pelos becos de Bay City completam a jornada misteriosa de um crime não solucionável.

“Ainda de joelhos, eu a vi morrer com claridade química (…) A cama se foi primeiro, irrompendo em erupções de plumas brancas de ganso e pano rasgado, e Sarah foi logo atrás, pega na tempestade enquanto se virava. Vi uma perna ser destroçada abaixo do joelho, depois os tiros atingiram o torso, arrancando punhados ensanguentados de carne do flanco pálido enquanto ela caía em meio à cortina de fogo. ”

SENTENÇA

Imagina um quadro com tantos elementos e cores que saltam aos olhos pela beleza mas confunde os sentidos devido a tanta informação. Richard Morgan (autor) nos apresenta sua visão de um futuro bem palpável e assustador. Mas insere tantas nuances e detalhes, por vezes desnecessários, que chega a confundir e cansar. Há também uma quebra de “ritmo” na história. Um começo alucinante, um meio morno, e um aquecimento bem para o final, o que não me deixou sentir exatamente a “pegada” do livro. Acrescente cenas de sexo explicitamente pesadas, ao meu ver desnecessárias, e constrangedoras. Um livro difícil de avaliar. Sem dúvida uma boa e rica obra, acredito que muitos vão amar, tinha tudo para dar certo, mas não “funcionou” bem comigo. Não consegui me envolver com personagem algum alem de achar que a trama se arrastou no final. Talvez eu devesse vestir outra “capa” para apreciar um pouco mais este livro, porem, enquanto isso ainda não é possível, esse meu “eu” achou essa obra com uma premissa bem instigante, mas com uma execução apenas mediana.

site: http://acervodoleitor.com.br/carbono-alterado-de-r-morgan-resenha/

Fabio.Filho 20/06/2020

Ficção das boas
Um universo amplamente habitado pelo ser humano só é possível com o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias.
Em Carbono Alterado a humanidade convive com tecnologias que viabilizaram o transporte de mentes entre corpos, a criação de corpos (ou capas) artificiais e até a retirada de mentes de corpos.
Por causa dessa tecnologia, Richard Morgan consegue desenvolver uma sociedade na qual a vida humana é ao mesmo tempo biológica e virtual.
Pessoas condenadas por crimes têm a mente armazenada em meio virtual e os corpos disponibilizados para o uso ou até a aquisição por outras pessoas.
A possibilidade de transporte da mente por longas distâncias também viabilizou a vinda do personagem principal para o planeta terra para solucionar um crime de assassinato (ou tentativa?) de um "matusa", com desdobramentos criativos, que envolvem, além da tecnologia, questões políticas e religiosas.

K.G | @kennedy guedes 13/01/2018

alguem me tras um GPS interestelar que ainda to perdida.
ENTAO EU LI CARBONO ALTERADO.... E PACEIRAS LITERALMENTE MEIO LA MEIO CÁ.
Eu comecei muito animado a ler essa historia, pois e uma sinopse que enche os olhos, alem de que virou serie na netflix ( que ainda vai estrear) e posso dizer que é uma comida mais bonita que gostosa.

Em carbono alterado nos temos universos bem complexos, e pela historia do primeiro livro se passar aqui na terra, digamos, em um futuro meio distopico, e um ambiente similar o que nos conhecemos, POREM, O AUTOR DE JOGA NELE SEM PARAQUEDAS MEU BEM, aprenda a voar ou se esborache no chao.

Nesse universo existem varios planetas povoados, e nosso protagonista é do planeta Harlan, mas bem resumidamente ele é " contratado" por um cara que morreu, e esse cara que morreu, ele quer saber quem foi que o matou. Confuso? um pouco kkk

nessa realidade meio que voce nao morre, SE VOCE TIVER GRANA, pra comprar " capas" que nada mais sao que Um corpo, voce pode ter varias capas, varios clones e viver por seculos, sao os chamados Matusas, seria como a galera da " alta sociedade" podres de ricos.

E isso e so alguns dos elementos, e MENINA, AGORA QUE VOCE ENTENDEU ESSA PARTE, VAI SER MUITO MAIS FACIL LER O LIVRO.
Porque uma das GRANDES DIFICULDADES É ENTENDER ESSE UNIVERSO, o autor nao explica nada, voce que se foda e entenda kkk

Entao todo o desenrolar do livro gira em torna dessa investigação, claro que tem muito mais coisa, mas em resumo é isso

os PERSONAGENS DESSE LIVRO SAO FODAS! muito bem construidos, MUITO ADULTOS, nao é um livro, YA, nem mesmo um new adulto, E UM LIVRO ADULTO MESMO, COM PERSONAGENS ADULTOS, E PALAVRIADO ADULTO, com muito sexo, com muita morte, com muito sangue e prostitutas, cigarros, e etc.

Gostei MUITO DA REALIDADE CRIADA, PELO TOQUE DE FICÇÃO CIENTIFICA, gostei MUITO DOS PERSONAGENS, mas pra mim o autor PECA MUITO NA NARRATIVA, que é lenta, densa, e muito INCONSISTENTE, o livro auterna entre MOMENTOS MUITO BONS! INCRIVEIS, e momentos PESSIMOS, QUE EU QUERIA ESTAR MORTA DE TAO CHATO.

O que tornou a leitura bastante dificil e estragou um pouco a experiencia pra mim

O misterio do livro ACHEI FRAQUISSIMO, se comparado a todo o universo que o autor criou, e um elemento muito fraco da historia, pra ser a ESPINHA DORÇAL, acabou que chegando no final, ja nao era algo que me interessava.

´Mas foi uma leitura muito valida, e fora da minha zona de conforto.

Douglas.Moreira 01/10/2021

Ótimo enredo
Assisti primeiro a primeira temporada do Altered Carbon na Netflix, antes de ler o livro. Não tinha entendido que era uma trilogia, mas como o livro e a série encerram uma história completa nessa primeira parte, foi gratificante ler o livro (que é muito dinâmico) e perceber que a adaptação pra TV foi excelente.
Sei que há duras críticas à segunda temporada ( e talvez até por isso a série tenha sido cancelada), mas vou encarar futuramente os livros subsequentes, pois gostei muito do ritmo da história.

Cássio F B 03/02/2022

Carbono Alterado
Um ótimo livro sobre como mulheres atrasam todos os seus objetivos de vida.

Emerson 02/03/2022

Ficção científica no melhor estilo cyberpunk com história de detetive de fundo. Num futuro em que a consciência humana foi codificada num cartucho que pode ser trocada de corpo de acordo com a disponibilidade econômica, a morte nem sempre é definitiva. Porém, isso significa que há coisas piores que a morte.

Conheça a história de um guerreiro com o melhor treinamento existente investigando um assassinato de um dos homens mais ricos e poderosos do sistema solar. Quem seria capaz de desafiar alguém assim? Cabe a Kovacs descobrir e, assim, conquistar sua liberdade como prêmio.

Recomendo.

Amanda 20/01/2018

Como seria viver para sempre?
Carbono Alterado foi o meu primeiro contato com o subgênero cyberpunk e comecei a leitura de forma receosa e levemente intimidada pelas 490 páginas, afinal não estava acostumada ao estilo de leitura. Fui jogada dentro da história de Takeshi Kovacs (Kovacs fazendo som de "ch" no final, não de "k") já com ação, tiros e explosões desde o prólogo e segui seu reencapamento na Terra com a apreensão de uma iniciante que não estava entendendo absolutamente nada.

Digo isso porque acredito que esse sentimento de confusão e angústia de passar página após página e voltar, ler de novo e continuar meio em dúvida se realmente entendeu, não é exclusividade minha. De cara já somos apresentados a vários termos confusos criados pelo autor e temos que assimilar um grande conteúdo de informações e questionamentos que nos perturbam e isso deixa a leitura muito arrastada e frustrante, especialmente para quem não está acostumado.

Porém, entre capas e cartuchos corticais, drogas sintéticas que simulam a sensação de morte e a possibilidade de vida eterna (se você puder pagar por isso, é claro), vamos nos emaranhando numa trama cheia de conspiração tecida com maestria pelo Richard Morgan. Não se preocupe com os nomes esquisitos e informações difíceis de memorizar, o essencial ainda é a natureza humana. A natureza humana completamente degenerada, doente, sádica, corrupta, insensível, gananciosa que sempre existiu. Os corpos são diferentes, o ambiente é diferente, tudo é mais evoluído, mas a mente humana continua sendo a mesma de sempre, seja no século XXI ou XXV.

Richard Morgan criou uma crítica social deflagrada pelas inúmeras possibilidades e facilidades que a tecnologia de séculos de avanço permitiram em formato de thriller noir em que acompanhamos o rumo das investigações de Kovacs em um trabalho mercenário para investigar um crime, então basicamente o formato é policial, seguindo fiapos de pistas aqui e ali, mas tudo regado a grandes doses de violência explícita, muita ação, drogas e sexo.

Toda essa ação ajuda demais a narrativa porque as cenas são ótimas, bem construídas e eletrizantes e são nesses momentos que a leitura deslancha, mas a investigação em si não desaponta e o autor sabe explorar muito bem vários detalhes para criar um clímax e desfecho inteligentes.

O personagem também é ótimo, adorei o jeito arrogante e sacana do Kovacs, mesmo que no começo minha primeira impressão tenha sido de que eu o detestaria justamente por essas características. A tenente Ortega também é uma ótima personagem, uma mulher forte condizente com sua posição e muito bem trabalhada pelo autor. No geral foi uma leitura que não só me surpreendeu, mas também abriu as portas de um gênero a ser descoberto por mim.

"Tome o que lhe for oferecido. E isso às vezes tem que bastar."

Edson.Junior 24/01/2018

Altos e baixos. Vale a leitura
"Num futuro... A humanidade já desbravou os mares das galáxias e estrelas, e se estabeleceu, em planetas diferentes de seu planeta natal, já ouve guerras e dissolução até, destes mesmos planetas, e os mesmos antes colônias dos próprios terráqueos, tiveram suas independências dos terráqueos, um desses planetas era o Mundo de Harlam.
A morte, agora, nada mais é que um contratempo. Uma falha no programa. Takeshi Kovacs, um emissário da ONU, que nunca havia posto os pés na Terra, já morreu antes.
Agora em Bay city, a antiga São Francisco, Kovacs é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata. Numa conspiração perversa até para os padrões se uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado."

Finalmente acabei!😱
E já falo... Li muito por conta da série que está por vir, e da sinopse. Esse livro pra mim enquanto lia, era um misto de sentimentos, partes alucinantes, frenéticas, um tópico jogo de gato e rato, que não tem como parar de ler. Outras partes maçantes, arrastadas, e confusas. Mas uma coisa que é louvável e impressionante é: o mundo criado, com suas características e elementos é rico em demasia. Muito facilmente pode se criar outras estórias, outras tramas com os elementos deste mundo. Sua riqueza é tão grande que mesmo os personagens sendo em sua maioria interessantes, o que cativa mesmo é o mundo. Não é a toa que será adaptado, e mais ainda, as possibilidades são inúmeras.
O que atrapalha mesmo são as quebras de narrativa em flash backs que não são esclarecidos em definitivo, em descrições exageradas, e "barrigas" na estória que são claramente percebidas.

Mas no frigir do ovos, mesmo com os problemas da obra, suas qualidades superam seus defeitos, e faz valer leitura, deixando o leitor pensando, nas possibilidades de se viver num mundo com nuances e camadas tão profundas causadas por sua realidade crua e muitas vezes visceral

Nath Correia @bibliotecadanath 02/02/2018

Carbono alterado l Richard Morgan l @bertrandbrasil l 487 páginas l 3,5’
“Tome o que lhe for oferecido, e isso às vezes tem que bastar.”

Imagine um mundo onde morrer não é mais uma realidade. Onde trocar de corpo é tão comum como trocar de roupa. Esse é o mundo onde vive Takeshi Kovacs, ex-Emissário da ONU, que, após sua última morte, vê sua consciência ser transferida para a Terra para solucionar o assassinato do magnata Laurens Bancroft – solução esta imposta pela própria vítima sem memória do crime. Ao começar suas investigações, Kovacs se verá inserido em uma teia de intrigas e mentiras que poderá por em risco toda a sua existência.

“Carbono alterado” é o primeiro livro de uma série cyberpunk ambientado no século XXV, onde a humanidade já ultrapassou os limites da Terra colonizando outros planetas. Com uma narrativa em primeira pessoa (através do olhar de Kovacs), o autor conduzirá o leitor por uma trama extremamente complexa e cheia de ação, onde cada mínimo detalhe deve ser memorizado pois fará toda a diferença no concluir da história. Os personagens são bem construídos e caracterizados, sendo interessante perceber que todos eles orbitam em torno da tênue linha do certo e do errado, do bem e do mal.

O ponto fraco da trama é a própria narrativa e a construção de mundo, onde há o uso exagerado de termos novos e de difícil entendimento e onde a nova realidade da humanidade é jogada para o leitor sem maiores explicações no início do livro, fazendo com a que narrativa seja arrastada. O ponto alto vem dos questionamentos que a história traz “Quanto vale a vida humana?” “Até que ponto o ser humano é definido por sua aparência?” “Nossa psique é quem nos define?”. Apesar dos defeitos apresentados, o autor soube misturar ficção científica e investigação na dose certa e soube amarrar todas as pontas soltas deixadas durante a história em um final eletrizante.

Instagram: @bibliotecadanath

FabrAcio50 22/04/2024

Tarad0! Isso é uma ereç40!
Digo, Parado! Isso é uma investigação!

De volta a ficção científica, e melhor, no gênero cyberpunk.
Carbono alterado vem frenético, f0dastico. Ação da melhor qualidade, tiro porrada e bomba. Naquela mescla entre romance policial/futurista/distópico.

No início, o autor parecia ter criado um personagem que agia conforme sua genit4l mandava mas parece que com o tempo ele percebeu que perdia o foco. Gostei da história, da ação. Personagens sem carisma. Final sem muito alarde.