Carbono Alterado

Verdade...gostei mais da série

Isabela.Lopes 17/05/2019

Abandonado com 34%

Davenir - Diário de Anarres 06/11/2019

Repaginada ao Cyberpunk, mas que falta alguma coisa...
"Carbono Alterado" de Richard Morgan é uma obra de 2002 que buscou revitalizar o cyberpunk trazendo seus elementos clássicos (alta tecnologia/baixa qualidade de vida num capitalismo selvagem na forma de um romance policial noir) sem se apoiar numa sátira de algo ultrapassado, ou podemos dizer também, que é um cyberpunk que se leva a sério. O livro veio ao Brasil na carona do lançamento da série na Nexflix.

A história segue Takeshi Kovacs, um Emissário (agente especial da ONU) treinado mentalmente para se adaptar a qualquer um dos mundos colonizados e ocupar capas diferentes. No futuro imaginado pelo autor, no século XXV, a humanidade já colonizou diversos planetas e venceu a morte conseguindo encapsular os dados correspondentes as nossas lembranças e a personalidade, podendo ser reintroduzidos em um novo corpo, chamado de "capa", através de um cartucho. Contudo, nesse mundo apenas os ricos conseguem "viver para sempre", ou seja, viver vários séculos trocando as capas quando querem.

Takeshi vem de um dos mundos colonizados, chamado apenas de "O Mundo de Harlan", onde os povos eslavo e japonês foram predominantes na colonização e nunca tinha pisado na Terra até que foi morto. Décadas depois foi reencapado num corpo caucasiano na Terra e lhe foi ofertado um trabalho de investigação de assassinato por Laurens Bancroft. A vitima do crime é ele próprio. Bancroft é um "Matusa", rico o bastante para comprar a própria vida eterna. Takeshi, sem melhor opção, se joga na investigação mergulhando nos submundos de um planeta que não conhece tendo apenas seu treinamento mental de Emissário.

Os elementos do cyberpunk estão todos ali: uma história noir detetivesca, uma femme fatale, conflitos de interesse com ricos, submundos de crime. O principal é a alta tecnologia principalmente no sentido biológico e químico e a baixa qualidade de vida, mostrada na própria condição frente aos poderosos de Takeshi e da família Elliot. E toda essa tecnologia e as devidas interações são o ponto alto da obra.

A trama é bem convincente e trabalhada, e não é complexa demais para um livro grande. Tudo é narrado na primeira pessoa e em um livro de 490 páginas dá bastante espaço para trabalhar o personagem de Takeshi, porém o personagem ficou repetitivo em sua masculinidade e parece que sofre de uma necessidade compulsiva de se mostrar como tal. Afinal, um mundo onde o prazer virtual é de fácil acesso e a possibilidade de estar um corpo do outro gênero é facilitada, os personagens são estranhamente presos na heterossexualidade. Além da ausência de homossexuais e de todas as mulheres serem nada mais que passivas/histéricas/ardilosas/frágeis em maior ou menor grau, é apenas contraditório uma sociedade tecnologicamente avançada e uma mentalidade de 1930. E tudo isso não acontece pela falta de menção ao sexo. Uma das várias cenas de sexo de Takeshi é detalhada em vários detalhes, por conta do uso de uma droga que compartilha os estímulos e sensações entre os dois usuários enquanto transam.

A série adaptou bem o clima noir, as personalidades dos personagens, e preferiu esticar a subtrama da família Elliot o que acabou deixando a série um pouco arrastada da trama principal pois já temos muitos flashbacks de Takeshi no livro e muitos mais na série. O livro consegue ser mais objetivo pois conta sua história na primeira pessoa, já a série divide o tempo de tela para as outras subtramas. Um ponto para a série foi o personagem que é a IA do hotel onde Takeshi se hospeda. No livro o Hendrix pouco se destaca, mas na série Poe aparece mais e ficou muito bom, a mudança, provavelmente se deve ao fato de Edgar Allan Poe já ter sua obra como domínio público, ao contrário de Jimmy Hendrix. A série capricha no visual mas acaba falhando em não acelerar o ritmo já lento do livro. O final da série é bem diferente do livro, e o do livro ficou melhor.

Carbono Alterado falha na ausência, principalmente uma curva de aprendizado consistente para o protagonista. Espero que o próximo volume as coisas evoluam, pois apesar de tudo o mundo é atraente demais para não ler o próximo número.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2019/11/resenha-109-carbono-alterado-richard.html

Porco 18/12/2019

#25 Carbono Alterado
Acesse o blog para uma explicação sobre a resenha.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2019/12/18/25-carbono-alterado/

Leonel 29/09/2020

Ficção científica muito boa.
Sob muitos aspectos esse pode ser considerado um livro 'policial' em essência. O cenário é a Terra, um dos muitos mundos onde 'humanos' vivem, sob o domínio de uma organização interestelar chamada de “Protetorado”.

Uma sociedade futurista extremamente deturpada, todos os seres humanos tem sua mente (consciência, memórias, experiências) instaladas num pequeno cartucho feito de “carbono alterado” e geralmente implantado na base da nuca junto ao cérebro, com isso a morte é apenas uma inconveniência, para os ricos e pode ser adiada indefinidamente, através do uso de clonagem do corpo e armazenamento remoto da mente (virtualmente uma cópia da consciência de uma pessoa), para os pobres porém, a morte é um elemento muito mais relevante, a maioria deles só tem recursos para uma única vida, há ainda a possibilidade de morte real, através da destruição do cartucho.

Takeshi Kovacs era um oficial do “Corpo de Emissário” um soldado das guerras de colonização e expansão, após os fim das guerras ele se volta para a criminalidade e acaba preso, seu 'cartucho' é guardado no mundo de Harlan (uma das colônias mais antigas e prosperas, tendo o status de mundo civilizado e centro de poder do Protetorado), onde ele nasceu e ele teria ficado lá para cumprir sua pena por mais de um século, caso não tivesse sido comprado para atuar como investigador de um caso 'aparente' de suicídio de um “matusa” (um pessoa rica com acesso ilimitado a tecnologia de clonagem do próprio corpo e armazenamento remoto de sua consciência para “backup”).

Transportado para a Terra e encapado (instalado num corpo) equipado com neuroquímica (preparação biológica que expande a capacidade física e sensorial), Kovacs é colocado para investigar a morte de Laurens Bancroft, que lhe propõem um acordo para reduzir sua pena, a investigação é complexa e a todo momento Takeshi se vê empacado em algum entrave, sejam assassinos que parecem sempre persegui-lo ou a descoberta de podres relacionados aos hábitos de seu contratante, que podem ou não ter a ver com sua “morte”. Nesse contexto há também Kristin Ortega, tenente da polícia que apresentara a conclusão do caso como suicídio e que se coloca como companheira de investigação de Kovacs.

A história é muito boa, muito complexa (essa complexidade em muito é relacionada à questão da tecnologia avançada e de como ela é e pode ser usada), com reviravoltas e bastante ação, referências a memórias anteriores do personagem, que servem para compor melhor a realidade do mundo e de como ele ficou da forma que é.

Uma vez que também assisti a série, já há algum tempo, é inevitável fazer comparações, há sem dúvida muita coisa parecida entre as duas obras, a diferença mais notável é a relação entre o protagonista e a antagonista principal, que segue uma dinâmica na série e outra completamente diferente no livro. Dito isso, gostei muito de ambas as obras, com uma preferência pelo livro, por acha-lo mais coerente em seu conjunto de personagens coadjuvantes.

Bia 19/01/2018

Muita oportunidade, pouco desenvolvimento
Comecei Carbono Alterado por um misto de "meta literária que pedia sci-fi em Janeiro" e a série da Netflix que está por vir. Não me decepcionei - mas também não saí apaixonada pela história e tampouco seria uma das primeira indicações para amigos.

A obra sofre, por falta de um termo melhor, do mal do Autor Homem que desperdiça muitas chances de expandir a coisa toda e o universo cheio de potencial para ficar dando voltas em alegorias sexuais que se tornam repetitivas meio rápido e parecem mais um reflexo das próprias fantasias de quem escreveu do que um fator necessário para o plot - algo perceptível quando se considera que são quase 500 páginas e os acontecimentos relevantes não chegam nem perto disso.
Os personagens são bons, mas sub desenvolvidos ao longo da trama o que torna suas ações um tanto previsíveis - o ritmo é ótimo e frenético, perfeito para a ação e os diálogos são o forte da narrativa.

Não é um livro para quem gosta de tramas focadas em personagens e seu desenvolvimento, mas como investigação cheia de adrenalina cumpre perfeitamente o papel.

Anny Campos 26/02/2020

Consegui ler o livro que deu origem à série. E claro, o livro é melhor, mas não no sentido de que a série foi ruim, mas tem mais detalhes no livro e a série mudou algumas coisas na adaptação. Particularmente foi uma leitura muito imersiva. Depois dele ainda me sinto como se estivesse dentro de uma capa igual ao personagem 😮. Muito bom 😊

Lili No Mundo dos Livros 19/11/2017

Confuso, mas interessante
????????????
?Insira aqui o meme do John Travolta?Foi exatamente assim que me senti em vários momentos dessa leitura. Carbono Alterado é uma Ficção Científica que conta a história de Kovac, um Emissário, contratado para descobrir o motivo da morte de Bancroft.
? ????????????
Conforme vamos conhecendo Kovacs e acompanhamos seus passos na investigação descobrimos todo um mundo novo criado pelo autor. Aqui, o subjetivo das pessoas (sua alma?) está ligado a mecanismos tecnológicos que podem ser mudados de uma capa para outra, ou seja, de um corpo para outro. Morrer já não é uma grande ameaça como um dia foi, se você pode sobreviver dentro de um cartucho implantado.
? ????????????
Gente, que livro doido!!! A história traz elementos e termos que nunca tinha visto na vida. Precisei reler várias vezes algumas coisas, porque não conseguia entender o que tinha acontecido. Isso deixou a leitura um pouco cansativa, mas mesmo assim o livro me prendeu.
? ????????????
Passei quase toda a leitura fazendo suposições do que tinha acontecido com Bancroft, suspeitando até da sombra. O desenvolvimento dessa investigação foi muito bom, foi o que me conquistou em toda essa história difícil de ler. O final não decepcionou, o autor construiu bem as pistas ao longo do livro, de forma que tudo fizesse sentido no final.
? ????????????
Eu gostei de Carbono Alterado, porque livros diferentes sempre me atraem. A narrativa tem de tudo um pouco, tiro porrada e bomba, cenas calientes, suspense e investigação. Se não fosse uma leitura tão pesada teria recebido 4?. Só quero ver como essa história ficará na telinha em 2018.

Por um tempo 26/05/2020

Gosto de livro de ficção é ação polícia, as história é boa, porém chega momento que você só que terminar logo o capítulo.

Vi2 29/05/2020

Carbono Alterado
Thriller policial envolvente. Uma página puxa a outra. Eu não me dei conta do quanto eu havia gostado até perceber quanto tempo prazeroso eu dediquei a essa leitura

O livro se passa no século XXV. Vemos um planeta terra tecnológicamente avançadíssimo, e a nossa estória se passa na São Francisco dessa época.

A técnologia evoluiu ao ponto de que as pessoas podem viver mais de uma vida (aqui eu me desculpo, gostaria de me aprofundar na explicação, mas tenho medo de esbarrar em spoilers)

Acompanhamos o serviço que um ex-militar recebeu, de investigar o suposto suicídio de um magnata muito poderoso. O nosso personagem principal tem um verdadeiro "skillset" de um investigador, apesar de não ter sido pra isso que essas habilidades foram ensinadas ele (passado sombrio hehehe)

Recomendo a todos os amantes de uma estória policial, aos amantes de uma estória de mistério e principalmente aqueles que curtem temas futuristas. Na minha opinião essa obra não se encaixa no gênero cyberpunk, porém aborda o tema "sociedade futurista" muito bem.

Me agradou mais do que eu estava esperando !

FabrAcio50 22/04/2024

Tarad0! Isso é uma ereç40!
Digo, Parado! Isso é uma investigação!

De volta a ficção científica, e melhor, no gênero cyberpunk.
Carbono alterado vem frenético, f0dastico. Ação da melhor qualidade, tiro porrada e bomba. Naquela mescla entre romance policial/futurista/distópico.

No início, o autor parecia ter criado um personagem que agia conforme sua genit4l mandava mas parece que com o tempo ele percebeu que perdia o foco. Gostei da história, da ação. Personagens sem carisma. Final sem muito alarde.

Watching Comedies 14/02/2018

De fritar o cérebro
Complicado e que frita neurônios. Melhor frase pra descrever esse primeiro volume de Carbono Alterado!
É uma leitura EXTREMAMENTE boa (sou suspeito pra falar pois curto muito o gênero), mas deve se ler com calma, jovenzinhos.
Senta aí deboas numa cama/cadeira confortável, respira fundo e curta. Logo tu tá querendo saber o que Takeshi Kovacs vai aprontar dessa vez.

Luis 21/01/2018

Um universo interessante, mas pouco cativante
Carbono Alterado foi meu primeiro livro do Desafio Literário de um grupo que participo no Skoob, onde para o mês de Janeiro estava definido um SCIFI.

O livro inicia-se com a apresentação do personagem principal, Kovachs em um apartamento no Mundo de Harlan com sua companheira (Alguém que pelo que senti, ele tinha um desejo, porém não ficou claro se era um relacionamento mesmo, ou era um amor não declarado ainda) quando são "mortos" em uma ação policial que visava prende-los. Digo mortos entre aspas, pois esta ai um dos pontos interessantes deste romance: a morte não é mais o fim.

A morte real mesmo é definida nele como apagamento, pois diferente disso, certa tecnologia prende a consciência das pessoas em um implante, que depois que a capa(corpo que ele esteja habitado) morra, possa passar para outra capa. Porém essa tecnologia de reencapamento não é algo acessível a toda a população, ou seja, os mais ricos vivem para sempre, enquanto os demais vivem o q seus recursos podem pagar, e as vezes são encapados provisoriamente para eventos em família. Deixo aqui uma colocação do livro que achei interessante sobre a morte

"Pobre Morte, não mais à altura poderosas tecnologias de armazenamento e recuperação de dados que o carbono alterado reuniu contra ela. Antes vivíamos aterrorizados com a sua chegada. Agora flertamos ultrajante com sua dignidade sóbria, e seres assim não vão deixá-la usar a entrada dos empregados"

Mostrando que antes temida, naquele ambiente ela era só um contra tempo, uma alternativa de mudança...

Voltando, A sequencia do livro presenta Kovachs sendo contratado por um grande magnata para investigar sua morte, que a policia local teima em tentar convence-lo que foi suicídio...

Com essa premissa, o desenrolar da trama fica cada vez mais cativante. Com os momentos em que ele esta em busca de pistas para satisfazer a curiosidade e desejo da verdade deste Matusa(Forma que o autor define os magnatas que nunca morrem, e não morrerão).

Até este ponto estava bastante empolgante, a ponto de eu não conseguir largar o livro... Mas então teve o "plot twist"...

Tive muita dificuldade em me prender a algumas coisas, a ponto de ficar perdido em certas partes. Fiquei na esperança de que no fim, essas pontas soltas pela nova perspectiva da trama fizessem valer a pena essa baixa na qualidade do livro.

O fim foi OK, não foi ruim, mas também nada espetacular, com direito a um único Capitulo de 15 paginas no máximo para o climax...

Foi uma boa leitura, mas muito distante da expectativa que criei quando li a sinopse. Porém por ser seu primeiro romance, acredito que outras obras deste autor possam superar e quem sabe, retirar essa má impressão que ficou de que, boas ideias ele tem, sabe como começar, mas se perde no meio do caminho.

PS: Quero destacar esta colocação de cultura feita pelo autor, que me cativou bastante.

"A Cultura é como um nevoeiro de poluição. Para viver dentro dela, você tem respirar um pouco e, inevitavelmente, ser contaminado. E, de qualquer maneira, o que ser livre significa neste contexto?"

Sendo assim, finalizo minha resenha, com o seguinte dizeres: Leia como uma distração, mas não espere uma grande obra.
@fabio_entre.livros 21/01/2018minha estante
Eu até me interessei um pouco ao ler a sinopse... mas quando descobri que é parte de uma trilogia, desisti na hora. Não tenho mais paciência para livros em série, trilogias e sequências afins. Fico com a impressão de que a história foi cortada puramente por razões comerciais: para vender o triplo. Atualmente, só abro poucas exceções, como a Trilogia Millenium, que espero poder ler ainda este ano!

Luis 22/01/2018minha estante
Fábio, fiquei tão preso a sinopse que não me atentei que faz parte de uma sequência, mas como disse na resenha, não consigo continuar, pela decepção com o desenrolar da trama

@fabio_entre.livros 22/01/2018minha estante
Pois sim... Se o autor tivesse se concentrado em juntar tudo numa obra só, a história provavelmente ficaria mais densa, apurada e interessante. Mas ele, como tantos outros, preferiu "fragmentá-la". Uma pena!

Luis 23/01/2018minha estante
É a onda da vez neh! O mercado tá mais preocupando com qtidade q qualidade

Claudia.livros 24/01/2018minha estante
Jura que é uma série? Estou lendo e estou me arrastando... não vou aguentar ler sequências desse livro. Estou quase desistindo...

Suka - Pensamentos & Opiniões 13/10/2017

O livro é uma maravilhoso de se ler, nossa fiquei tão inserida na história que foi difícil assimilar que acabou. Esse livro irá se tornar uma série na Netflix e está disponível em fevereiro de 2018. O livro é dividido em cinco partes: Chegada (Transferência de transmissão em feixe), Reação (Conflito de intrusão), Aliança (upgrade de aplicativo), Persuasão (Corrupto Viral) e Nêmesis (Sistemas em Pane).

A história se passará num futuro onde os seres humanos poderão transferir suas mentes para outros corpos e a morte será improvável. E é com esse plano de fundo que iremos conhecer Kovacs ele foi encapado para um corpo na Terra onde será investigador para Brancoft que deseja descobrir quem tentou matá-lo, pois ele acredita ter sido vitima de assassinato quando tudo indica ser suicídio. Kovacs irá em busca de resposta num mundo que ele desconhece.
Nas suas tentativas de descobrir algo sobre o possível assassinato acaba se metendo numa enrascada e é pego por um grupo que até então ele desconhecia. Mas acaba se livrando e dando continuidade à sua busca. Sendo surpreendido em meio as suas buscas, muitas questões surgem e nenhuma respostas. Por que essa capa? Porque estão atrás dele?
Até que uma pessoa do seu passado surge, e ele começa a entender algumas ligações, proposta para que ele encerre o caso de Brancoft irão surgi, mas com quem ele fará uma aliança? Ao ser forçado a se unir a uma inimiga antiga ele contará com a ajuda da policial Ortega. Mas será que ele irá cumprir os acordos? Kovcs irá surpreender a todos no final.

site: www.suka-p.blogspot.com