Carbono Alterado Richard K. Morgan

Resenhas - Carbono Alterado

Margarete 15/05/2018

Premissa boa, péssima execução
A premissa do livro é ótima e o escritor não é ruim de todo. Mas a misoginia e a insistência no excesso de testosterona (no mal sentido) tornam o livro chato, repetitivo e ofensivo. Não pretendo ler a continuação e nem sei se vou doar para a biblioteca o meu exemplar porque acho que não é uma leitura relevante para, de repente, um jovem em formação. A série é melhor.

RaabeF 07/09/2020

A ideia do autor é muito boa, leitura fácil.
R F 22/03/2021minha estante
Concordo até certo ponto com você. A ideia é boa, mas livro como um todo eu achei ruim (minha opinião) e bem arrastado. Pra você ter uma ideia, eu demorei nove meses pra acabar de ler esse livro.

almirante leite 21/03/2023

Comecei a ler esse livro por ser muito amante de sci-fi (novidadekk), li a sinopse, que logo me deixou bem atraída e comprei o livro.
A premissa é muito interessante, mas ela foi mal executada, a narrativa dele é extremamente cansativa, excessivamente detalhada, acontece várias coisas no livro mas ao mesmo tempo parece que não acontece nada, o autor coloca uma porrada de personagens que quase não acrescentam na história (os únicos relevantes são Takeshi, a tenente Ortega e o casal Bancroft, o resto é totalmente irrelevantekkkk), fora a própia história que é MUITO confusa.
No começo eu tava entendendo o que tava rolando e tudo, mas depois me perdi, e ai passei a ler só por ler, pq entendi porrrra nenhumakkkkkkkk.
Hayz 18/02/2024minha estante
Cara, estou lendo as resenhas e me identificando, assisti a série e comprei o livro, isso faz quase um ano, comecei o livro mas por Deus, parece uma fic mal executada, minha pergunta é, acha q eu deveria pelo menos terminar? Ou não vale a pena?

almirante leite 18/02/2024minha estante
olha, vai de vc. eu não li o resto pq não tinha entendido nada do primeiro livro e o li arrastado, ler o resto da trilogia pra mim só seria perda de tempo.

Hayz 22/02/2024minha estante
Tb não assisti a segunda temporada da série, imagino q o segundo livro deve ser referente a ela

LuliFiedler 12/06/2020

Clássico "O livro é melhor do que o filme"
Entrei em contato com essa história a primeira vez através da série da Netflix. Tinha expectativas altas e não fui frustrada. É uma excelente junção de ficção científica com romance policial noir. Takeshi me pareceu um personagem bem mais crível no livro do que na adaptação e o fato de não haver um apelo romântico como na série, tornou a história bem mais interessante no meu ponto de vista. Não foi sem razão que esse livro ganhou o prêmio K. Dick.

Janssen 15/12/2020

Maior e melhor que a série
Sem dúvida uma grande obra de ficção cientifica, muito acima da série da netflix.
Segue algumas leves propostas de Asmov na forma como aborda, onde explica uma extrapolação e logo depois trabalha e nos convida a refletir como é em seu mundo

Fenelondasneves 10/05/2021

O narrador parece o Holden
Sabe "O Apanhador no campo de centeio", então, o narrador-personagem desse livro parece ter acabado de lê-lo. Uma narrativa que mais parece um cara querendo contar vantagem em um bar qualquer, o que não seria problema, se ele desenrolasse a trama sem fazer tantas rememorações. O vai-e-vem entre presente-passado-futuro tornam a narrativa totalmente arrastada. Fora isso, a temática é boa, o enredo é interessante e os personagens, mesmo sendo batidos, carregam uma história consigo.
Na minha opinião, a série é superior ao livro. Em partes, por causa da narrativa lenta e esnobe do livro, em partes, porque na série temos a beleza incandescente de Martha Higareda.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 17/11/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
"Respirei fundo e fui me olhar no espelho.
Essa era sempre a parte mais difícil. Venho fazendo isso a quase duas décadas, mas ainda me abalo ao olhar no espelho e ver um completo estranho me encarando." (página 19)

A história se passa no século XXV, quando outros planetas já foram colonizados e habitados. Criou-se uma forma de prolongar a vida: um cartucho era implantado no final da coluna, próximo ao cérebro, e registrava todas as memórias de uma pessoa, toda a sua consciência, e se algo acontecesse ao corpo dessa pessoa, ou ela simplesmente envelhecesse, ela poderia ser reencapada: ter esse cartucho transplantado para outro corpo e continuar vivendo. A menos que a pessoa fosse vítima de morte real, se seu cartucho fosse destruído. A pessoa poderia também, por exemplo, ter seu cartucho extraído do corpo e ficar em armazenamento, e ser reencapada apenas para determinadas ocasiões, num corpo que estivesse vazio, num clone (se fosse muito rica) ou numa capa (corpo) sintética, como para o casamento ou nascimento de algum parente ou para ser testemunha ou ser julgada por um crime.

"Ortega meteu a mão na sanguinolência que era o cadáver e puxou o cartucho com o indicador e o dedão. Não parecia nada demais; revestimentos resistente a impactos manchado de sangue e pouco maior que uma guimba de cigarro, com os filamentos dos microconectores emergindo rígidos de uma das pontas. Dava para entender por que os católicos poderiam não querer acreditar que aquele era o receptáculo da alma humana." (página 69)

Takeshi Kovacs era uma espécie de investigador em seu planeta, mas sua última missão não correu bem e ele acabou sendo armazenado. Tempos depois, ele foi reencapado para uma nova missão.

Laurens Bancroft era um homem muito rico, que já havia vivido séculos e séculos, graças aos clones que seu dinheiro permitia cultivar para abrigar seu cartucho. Porém, aparentemente, ele havia se suicidado. Mas Bancroft não aceitava a explicação dada pela polícia de que ele havia simplesmente destruído seu cartucho ao tentar se matar. Parecia algo sem sentido, já que, além de ter novas capas a disposição, ele também tinha um armazenamento remoto dos dados do seu cartucho, o que lhe permitiu voltar à vida depois, ainda que sem as memórias da noite do crime.

"Os sacos de clones estavam por toda parte, bolsas translúcidas e venosas no mesmo tom laranja das luzes, suspensas do teto por cabos e tubos de nutrientes. os clones que continham era vagamente discerníveis, amontoados fetais de braços e pernas, mas completamente crescidos. (...)
- A família inteira está aqui - murmurou Prescott junto ao meu ombro. - Marido e mulher, além de todos os 61 filhos." (página 87)

Bancroft contratou Kovacs para investigar o que realmente aconteceu. Se Kovacs tivesse sucesso na missão, receberia um excelente pagamento (não só financeiro). Mas essa não seria uma investigação simples, não só pelo fato de Kovacs ter um tempo definido e não muito longo para apresentar resultados ou por nunca ter pisado na Terra, tendo vindo de uma cultura um pouco diferente. Muitas informações não foram reveladas à Kovacs, o que lhe colocou em problemas com a polícia de Bay City (antiga São Francisco), da qual Ortega era líder e estaria no pé dele, além de, aparentemente, alguém estar querendo derreter o cartucho de Kovacs, já que ele foi atacado no seu primeiro dia na Terra. Será que nosso investigador conseguirá desvendar o caso Bancroft?

"- Quando se vive tanto tempo assim, começam a acontecer coisas com você. Você fica muito impressionado consigo mesmo. Acaba pensando que é Deus. De repente, as pessoinhas, com trinta, talvez quarenta anos, bem, elas não importam mais. Você já viu sociedades inteiras se erguerem e caírem e começa a se sentir como se estivesse fora de tudo, e nenhuma parte do mundo importa. E talvez, você comece a eliminar essas pessoas, como se colhesse margaridas, caso elas se tornem uma pedra em seu sapato." (páginas 74 e 75)

"Carbono Alterado" foi uma leitura que eu gostei muito. É uma trama complexa, onde temos que estar atentos à tudo. É um futuro diferente do que conhecemos hoje, com regras diferentes, mas ainda protagonizado por humanos com nós. Criatividade é uma coisa que o autor e a história tem de sobra!

São quase quinhentas páginas de um quebra-cabeças que me cativou. Kovacs tem um senso de humor muito particular, talvez pelo fato de ele estar pela primeira vez no planeta. Todo o tempo que passou em missões e investigações não tiraram o bom humo dele. Temos também IAs, inteligência artificial, e eu confesso que gostei muito da interação com o hotel onde o Kovacs se hospedou. Os demais personagens, a gente vai conhecendo aos poucos, demora até podermos confiar verdadeiramente em algum.

"-Você tem uma licença para fazer piadinhas, Kovacs?
- Desculpa. Esqueci em casa." (página 25)

Sobre a investigação, cheguei a duvidar que Kovacs fosse encontrar uma resposta satisfatória para Bancroft, em meio a tantas interferências que o trabalho dele sofreu. Mas os sinais estavam todos ali, espalhados pelos capítulos. É possível perceber que aquela sociedade do século XXV ainda conservava alguns dos mesmos problemas dos dias de hoje, a mesma maldade, a mesma hipocrisia, a mesma falta de amor e de respeito ao próximo.

"No mundo de Harlan, a maioria das pessoas pode arcar com os custos de reencapamento pelo menos uma vez, mas a questão era que, a não ser que você fosse muito rico, você teria que viver cada vida do começo ao fim, e a velhice é muito cansativa, mesmo com tratamentos antissenilidade. A segunda vez era ainda pior, porque você já sabia o que esperar. Pouca gente tinha energia para passar por isso mais que duas vezes. A maioria entrava em armazenamento voluntários depois disso, com reencapamentos temporários ocasionais para tratar de questões de família, e, é claro, mesmo esses reencapamentos iam ficando mais raros conforme o tempo passava e as novas gerações surgiam sem os velhos laços." (página 75)

"Carbono Alterado" é uma livro que ganhou cinco estrelinhas e que eu recomendo, um thriller de ficção científica que despertará inúmeras reações no leitor. A personalidade de Kovacs trará risos. O cenário futurístico cativará. A ideia de ser reencapado perturbará quando entendermos todas as suas implicações. Algumas cenas de violência causaram choque e revolta (para quem já leu, aquela cena do cachorro no penúltimo capítulo é repugnante, né?!). A investigação desafiará o seu raciocínio. A Netflix vai lançar um seriado baseado no livro em 2018, estou bem curiosa para ver os personagens do livro ganhando vida na tela. De todo esse cenário futurístico, só fiquei com uma dúvida: se uma mulher, num corpo que não é dela, engravida, ou se um homem, encapado em outro corpo, engravida uma mulher, a criança que nascer será filha de quem: do corpo ou da mente que estava naquele corpo?

"- Meu Deus - gemeu, enquanto eu apontava a pistola para a cara dele. - Meu Deus, eu só trabalho aqui.
- Isso já serve - respondi.
(...) Em meu trajeto pelos corredores gritantes da clínica, matei cada pessoa que encontrei, derretendo seus cartuchos por completo."

A edição da Bertrand tem uma capa que eu gostei, com uma textura diferente na lombada e no título. As páginas são amareladas e a diagramação é simples, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/10/resenha-livro-carbono-alterado-richard.html

Bruno.T 01/08/2023

Se o protagonista está de pinto duro você saberá.
Não bastasse a síndrome de "gamer militar", a premissa do livro, com seu problema "corpo-mente", tem seu potencial desperdiçado. Foi se tornando intragável e abandonei por volta da página 120.

Fabio Pedreira 05/02/2018

Carbono Alterado
No futuro a morte se torna praticamente obsoleta, se tornando na verdade uma mercadoria. Seu corpo pode até morrer, mas você pode transferir sua mente para outro, mantendo-se vivo. Com isso, existem várias organizações que fornecem corpos sintéticos ou capas, como são chamados, para aqueles que por algum motivo não tem ou não podem obter sua capa original. Daí vem o título Carbono Alterado.

E logo no início do livro nos deparamos com um exemplo. Devido a uma operação má sucedida o ex-emissário, Takeshi Kovacs (se lê como Kovach), acaba levando um tiro no meio do peito e “morrendo”, para reviver mais de 200 anos depois, na terra, um local no qual ele nunca foi e em outro corpo, sem saber quem o colocou ali e o porquê.

Acontece que o responsável pelo seu reencapamento é o Sr. Bancroft que, alá O Poderoso Chefão, acaba fazendo uma proposta irrecusável a Kovacs para que ele possa resolver um assassinato. Crime esse em que a vítima é nada mais nada menos que o próprio Bancroft. O ex-emissário é a saída de Bancroft para resolver o crime já que a polícia (mais especificamente a Tenente Ortega) se recusa a investigar direito o caso, alegando suicídio, pois Bancroft é o que eles chamam de Matusa, um cara que já viveu tanto tempo que se vê acima de qualquer um.

E assim se inicia a primeira metade do livro, com uma ficção científica misturada com livro policial. É uma mistura muito interessante e te deixa intrigado para saber se foi realmente suicídio ou assassinato, e independente dos dois. o motivo de ter feito aquilo. A lista de personagens e ambientação do universo é muito boa, porém, deve ser feita com cuidado, o livro tem muito nome e conceitos que se você lê rapidamente pode acabar se perdendo um pouco.

É um dos poucos livros de ficção científica que li, mas gostei bastante, o livro me prendeu e pretendo dar continuidade nesse tipo de leitura. Porém, a segunda metade do livro me parece que fugiu um pouco do rumo.

Isso porque Kovacs, no decorrer da investigação, acaba percebendo que pode ter muito mais por trás dessa investigação, e muita coisa acaba acontecendo com ele. Reviravoltas de roteiro e introdução de personagens que acabam levando tudo para um outro rumo, fugindo da investigação do crime para ir pesquisar outras coisas. Claro que no fim tudo dá um jeito de se conectar, mas a mudança é óbvia e você sente. Mas ainda assim não é nada que se prejudique a leitura.

A questão da troca de capas é uma boa coisa para você quebrar a cabeça pensando nas consequências disso, afinal, se você pegar uma pena, é armazenado, não é garantia se não tiver dinheiro para armazenar sua capa de retornar nela. Então e se você visse sua esposa, ou marido, ou filho etc., voltando para você numa capa diferente, mesmo sabendo que ali é ele(a) mas não é? Ou se você fica armazenado por 100 anos e, quando acorda, mal tem algum herdeiro vivo, nem ao menos uma pessoa que você conheça. São situações que fazem você se questionar.

Os personagens também são muito interessantes, mesmo parecendo ser aquele tipo de personagem clássico de filmes de ação do Steven Seagal kkk. O protagonista Badass, a tenente que rola uma tensão sexual, um mafioso, a mulher perua do mafioso e por aí vai. Mas são bem legais, sendo que o melhor personagem na minha opinião é o hotel, sim, isso mesmo, um hotel desses que você usa para dormir. O Hendrix é administrado pela própria IA (Inteligência Artificial) e ele tem plena consciência das coisas.

Mas no geral é isso, meus amigos. Esse livro me ganhou, se não me engano é uma trilogia, e pelo que escutei o volume dois sairá este ano, meados de abril talvez. Esse primeiro livro termina de forma que conclui o caso, então não se preocupe em não comprar achando que vai ter que esperar o próximo livro para saber o resultado do suicídio/homicídio.

Como eu disse, leiam devagar, mas leiam. Foram 4 estrelas em um livro bem investido. E, para completar, dia 2 de fevereiro ocorreu a estreia da série pela Netflix, confiram.

Cuidado com o Homem Retaho.

Douglas.Moreira 01/10/2021

Ótimo enredo
Assisti primeiro a primeira temporada do Altered Carbon na Netflix, antes de ler o livro. Não tinha entendido que era uma trilogia, mas como o livro e a série encerram uma história completa nessa primeira parte, foi gratificante ler o livro (que é muito dinâmico) e perceber que a adaptação pra TV foi excelente.
Sei que há duras críticas à segunda temporada ( e talvez até por isso a série tenha sido cancelada), mas vou encarar futuramente os livros subsequentes, pois gostei muito do ritmo da história.

Cássio F B 03/02/2022

Carbono Alterado
Um ótimo livro sobre como mulheres atrasam todos os seus objetivos de vida.

Emerson 02/03/2022

Ficção científica no melhor estilo cyberpunk com história de detetive de fundo. Num futuro em que a consciência humana foi codificada num cartucho que pode ser trocada de corpo de acordo com a disponibilidade econômica, a morte nem sempre é definitiva. Porém, isso significa que há coisas piores que a morte.

Conheça a história de um guerreiro com o melhor treinamento existente investigando um assassinato de um dos homens mais ricos e poderosos do sistema solar. Quem seria capaz de desafiar alguém assim? Cabe a Kovacs descobrir e, assim, conquistar sua liberdade como prêmio.

Recomendo.

Acervo do Leitor 02/02/2018

Carbono Alterado de Richard Morgan | Resenha | Acervo do Leitor
O que o futuro nos reserva? Viagens interplanetárias? Colônias humanas espalhadas por toda galáxia? Drogas que promovem “invencibilidade”? Implantes cibernéticos? Quem sabe a imortalidade? Essa obra é um vislumbre de tudo que o tempo pode nos reservar, onde a inteligência é abundante mas o caráter é escasso. Um retrato perturbador do que está por vir. Se habilita para essa jornada?

“Kadmin tinha se libertado das percepções convencionais do físico. Numa era anterior, ele teria sido um xamã; aqui, os séculos de tecnologia o haviam transformado em algo mais. Um demônio eletrônico, um espírito maligno que habitava o carbono alterado e emergia apenas para possuir carne e semear o caos. ”

Estamos na Terra do século XXV. Séculos de avanço da ciência e tecnologia propiciaram o inimaginável: a imortalidade. Com a quantidade certa de dinheiro você pode ter seu “eu” armazenado em um banco de dados com a possibilidade de ser “baixado” (download) em qualquer “capa” (corpo) que você possa pagar. Agora, alem da prestação da casa e outras contas, existem a prestação das “capas”. Afinal quem não quer um clone seu ou um outro corpo, até mais jovem, bonito, saudável e quem sabe de outro sexo, de reserva caso aconteça algo inesperado com você? Se sua conta bancária for gorda o bastante, sua vida será longa. Nesse cenário existem os “Matusas” (de Matusalém da Bíblia que viveu mais de 900 anos), pessoas que já viveram séculos demais, que se acham acima do bem e do mal capazes de moldar a realidade a seu bel prazer. Visto por muitos como dinossauros que merecem a extinção, são alvos de inveja e constante ataques. E um desses “Matusas” é o magnata Laurens Bancroft, recém “encapado” a polícia afirma que ele se matou em sua última vida, ele duvida, mas não consegue provar o contrário… até trazer Takeshi Kovacs, um ex-emissário da ONU, da morte.

“A vida nas ruas tem certa mesmice. Em todos os mundos em que já estive, os mesmos padrões subjacentes se estabelecem, burburinho e ostentação, compra e venda, como se fossem uma essência destilada do comportamento humano vazando por baixo de qualquer que fosse a máquina política do alto. ”

Takeshi Kovacs está de volta. Ele é mais conhecido como o Lev Mamba, Lacerador ou Pica-Gelo. Depois de estar na “geladeira” cumprindo sentença por diversos crimes ele volta a ativa. Debaixo de um contrato que garante a vida dele por apenas 6 semanas, ele é obrigado a solucionar um crime já encerrado pela polícia: o suicídio, ou assassinato, do “Matusa” Bancroft. Vindo de um planeta bem diferente da Terra, o Mundo de Harlan, Kovacs terá que enfrentar fantasmas do passado, a polícia do presente, e assassinos do futuro, além de uma esposa sedutora e infiel e a igreja católica apenas para saciar a curiosidade de um ricaço, ou teria muito mais em jogo? Sexo, drogas, violência e uma dose de Blues pelos becos de Bay City completam a jornada misteriosa de um crime não solucionável.

“Ainda de joelhos, eu a vi morrer com claridade química (…) A cama se foi primeiro, irrompendo em erupções de plumas brancas de ganso e pano rasgado, e Sarah foi logo atrás, pega na tempestade enquanto se virava. Vi uma perna ser destroçada abaixo do joelho, depois os tiros atingiram o torso, arrancando punhados ensanguentados de carne do flanco pálido enquanto ela caía em meio à cortina de fogo. ”

SENTENÇA

Imagina um quadro com tantos elementos e cores que saltam aos olhos pela beleza mas confunde os sentidos devido a tanta informação. Richard Morgan (autor) nos apresenta sua visão de um futuro bem palpável e assustador. Mas insere tantas nuances e detalhes, por vezes desnecessários, que chega a confundir e cansar. Há também uma quebra de “ritmo” na história. Um começo alucinante, um meio morno, e um aquecimento bem para o final, o que não me deixou sentir exatamente a “pegada” do livro. Acrescente cenas de sexo explicitamente pesadas, ao meu ver desnecessárias, e constrangedoras. Um livro difícil de avaliar. Sem dúvida uma boa e rica obra, acredito que muitos vão amar, tinha tudo para dar certo, mas não “funcionou” bem comigo. Não consegui me envolver com personagem algum alem de achar que a trama se arrastou no final. Talvez eu devesse vestir outra “capa” para apreciar um pouco mais este livro, porem, enquanto isso ainda não é possível, esse meu “eu” achou essa obra com uma premissa bem instigante, mas com uma execução apenas mediana.

site: http://acervodoleitor.com.br/carbono-alterado-de-r-morgan-resenha/

Lilian_89 10/06/2021

Futuro em forma de dados em rede
Confesso que esperava mais dessa leitura, mas foi legal acompanhar toda a trajetória de Kovacs na Terra e toda essa loucura de não morte e reencapamento. Nossos corpos em um futuro distante não passam de meras capas que podem ser trocadas com regularidade e nossa essência, memória, mente pensante, nada mais é senão dados passíveis de armazenamento.
Homens como kovacs são modificados com aprimoramentos para se tornarem os soldados perfeitos e encapados em corpos compatíveis que lhes darão maior alcance em suas atividades. Ele é transformado em um Emissário, homens quase máquinas temidos em todo o universo por sua eficiência.
Um Matusa na Terra o contrata para investigar sua morte, aparentemente por suicídio e toda a trama se desenrola em torno dessa investigação. Matusas são pessoas que viveram por mais de 100, 200, 300 anos sendo sempre reencapadas em clones de seu eu original, não há morte definitiva mais, somente a morte do corpo, da capa protetora dos dados mentais.
De modo geral gostei da proposta do livro embora tenha achado um pouco entediante e repetitivo em alguns momentos, além de ter esperado mais do final.

"Ana Paula" 25/10/2017

Quando eu vi que a Bertrand lançaria esse livro, fiquei doida. Sou apaixonada por ficção científica e distopia, então imagina o que esse livro fez comigo - sim, me deixou doidinha do começo ao fim.
Apesar de suas 490 páginas, garanto que o leitor o lerá bem rápido, pois a narrativa é sucinta e o enredo atraente.

“A vida humana não tem valor. Você ainda não aprendeu isso, Takeshi, depois de tudo que já viu? Ela não tem valor intrínseco nenhum. Maquinas custam dinheiro para construir. Matérias-primas custam dinheiro para extrair. Mas gente? -Ela fez um barulhinho de cuspe.- Sempre dá pra arranjar mais gente. Pessoas se reproduzem como células cancerosas, quer você as queira ou não. São abundantes, Takeshi. Por que deveriam ser valiosas?”

Como a sinopse já diz, vamos conhecer Kovacs, um ex-militar que é trazido de volta para solucionar o assassinato de um magnata em Bay City, a antiga São Francisco.
Sim, você não leu errado, Kovacs acabou de renascer. Nesse mundo, morrer é quase improvável, a pessoa pode se "guardar" e, se o corpo em que está parar de funcionar, pode ser "baixado" em outro.
Partindo dessa premissa, vamos acompanhar Kovacs em sua aventura e descobrir junto com ele, alguns dos mistérios que ronda essa tecnologia.

“A vida nas ruas tem certa mesmice. Em todos os mundos em que já estive, os mesmos padrões subjacentes se estabelecem, burburinho e ostentação, compra e venda, como se fossem uma essência destilada do comportamento humano vazando por baixo de qualquer que fosse a máquina política do alto.”

Para quem gosta de ficção científica, esse livro será um prato cheio. Mesmo com os jargões usados, a leitura fluiu e quando vi, já tinha finalizado a leitura. O autor soube abordar pontos estratégicos que não deixa o leitor se cansar da narrativa. Outro ponto muito interessante foi a mudança radial no âmbito religioso: a única religião citada é o catolicismo. Acredito que seja a única que sobreviveu a tecnologia pois, mudar de corpo através de download destruía o conceito de alma.

Outro ponto interessante é a ambientação: Kovacs vai para Bay City mas ele não nasceu na Terra. O autor não se prende a um planeta, ele viaja a Galaxia!
A trama toda tem tudo para ser um sucesso. Tem ação, suspense, sangue e sexo. O que pode não agradar alguns.
Mesmo com toda a trama girando a meu favor, não consegui me apegar a Kovacs. O vi mais como um personagem longínquo, um amigo de um amigo. O que achei triste, porque o contexto onde ele é inserido é muito bom, mas quando o personagem não ajuda, fica difícil! rsrsrsrsr

“Você é um cara de sorte, Kovacs. Claro, a 148 anos-luz de casa, vestindo o corpo de outro homem num acordo de aluguel de seis semanas. Fretado até ali para fazer um serviço que a polícia local não queria tocar nem com um cassetete. Qualquer fracasso me botaria de volta no armazenamento. Eu me senti tão sortudo que quase comecei a cantar ao sair pela porta.”

Do mais, só posso indicar. Carbono Alterado irá se tornar uma série na Netflix e se você tem receio em ler o livro, espere para assistir a série, se você gostar, não deixe de ler o livro que sempre trás mais detalhes!
A edição também está maravilhosa! Fazia tempo que eu não tinha um lançamento da Bertrand na minha estante e posso dizer que a qualidade de seus livros continua impecável: Boa diagramação, letras em tamanho confortável para leitura, sem erros de revisão aparentes. A capa também é perfeita e o título, condizente com a história.
Estou bem curiosa para conferir o próximo volume, espero que a editora não demore muito para lança-lo!

site: http://www.lendoeesmaltando.com/2017/10/resenha-carbono-alterado-trilogia.html