Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Uma lista (quase) definitiva de piores medos Krystal Sutherland

Resenhas - Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Mackenziie 31/05/2022

Uma lista (quase) definitiva de piores medos
É legal, n sei se posso dizer muita coisa sobre esse, pois não sou uma pessoa que tem muito medo das coisas. Não sou corajoso, mas também não tenho medo das coisas. Não sei explicar.

Caroline Meirelles 16/05/2022

2 em 1
AVISO DE GATILHO (com certeza eu vou esquecer alguns): automutilação, tentativa de suicídio, estupro (de menores), violência contra menores (incluindo homicídio), vício em jogos, fobias, ataques de pânico (e muito conteúdo sobre medos, então, se você tem alguma fobia e tem medo de engatilhar algo, não leia o livro).

Esse livro tem uma premissa diferente de outros livros YA que eu já li; trata de fobias, ansiedade, saúde mental, etc. Basicamente, a personagem principal e toda sua família tem diversas fobias e ela acredita que eles vão morrer por causa dos seus medos (por exemplo, uma pessoa tem fobia de água e, então, vai morrer afogada). Assim, ela tem uma lista com seus medos e evita todos. Toda a família dela tem fobias e a autora consegue mostrar a forma como o medo dessas pessoas se manifesta e é muito diferente de ler.

Eu tenho muito medo de algumas coisas, então me identifiquei com alguns momentos do livro. Acho que isso está na sinopse, mas em algum momento a principal começa a desafiar essa lista de medos dela e se forçar a enfrentá-los. Nessa parte, o ritmo do livro foi ficando mais lento (e repetitivo) e, por isso, eu tive um pouco de dificuldade de continuar lendo, tive que me forçar a ter um ritmo de leitura, porque alguns capítulos eram bem arrastados.

Pra mim, o ponto alto do livro foi a história do avô da principal, que basicamente foi quem começou essa "maldição" da família deles. Às vezes parecia que dois livros estavam sendo escritos ao mesmo tempo; a autora não soube amarrar muito bem as duas histórias, ficou meio solto, mas a parte do avô foi, de longe, a melhor. Queria que a autora tivesse introduzido antes essa história também pra dar tempo do leitor se acostumar com a mudança da narrativa, ficou rápido demais. O livro vai de lento a rápido o tempo todo, mas escrita da autora é muito boa.

Eu também não senti uma conexão forte com a personagem principal; senti bem mais com os secundários. Toda essa família precisava URGENTEMENTE de terapia. Fiquei feliz que pelo menos o irmão consegue uma ajuda com terapia, mas todo mundo ali deveria se tratar. Também não gostei de algumas frases do livro sobre aceitar que as pessoas te machuquem porque você ama elas... amiga, não é assim não.

Eu senti muita dó especialmente do Eugene, porque ele foi tão negligenciado por todos (inclusive pela principal). Eu fiquei com muita raiva da principal vendo que ele se machucava e simplesmente não fazendo nada, nem falando com ele, ninguém realmente ajudou ele ou tentou ajudar ele. Em certo ponto, até mesmo achei que a autora era contra terapia, só mudei de ideia com uma explicação dela no final.

No geral, eu não senti que é um livro modelo para ler sobre saúde mental, muitas coisas me deixaram incomodada e o desenvolvimento dos personagens é meio... meh... (tipo ninguém fez nada pelo Jonah e pela irmã dele...?, Hephzibah também não teve desenvolvimento nenhum...), mas okay. Pareceu que, no final, tudo ficou bem, porque a principal ficou bem e o resto que fooda kkkkk

fe.nacelo 23/04/2022

Eu sempre começo um livro sem saber sobre o que ele fala, só supondo as coisas com base na capa e no título, mas posso dizer que nem de longe esse livro é o que eu tinha imaginado. Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre os gatilhos e eu posso dizer a são realmente muitos. Não é o romance que eu tinha imaginado, vai muuuito além disso. Amei a forma como a autora tratou as doenças mentais e as personalidades de cada personagem com as metáforas, relacionando com a morte e a maldição da família Solar, deixou as coisas mais leves, já que você precisa pegar as referências pra entender o real motivo para cada coisa. Só acho que o final da história foi um pouco corrido e eu como fã de um romance senti falta de um mais aprofundado kkkkkk mas eu sei que esse não é o foco do livro e tudo bem.

isabela.hugue 15/03/2022

a parte ruim é a quebra de expectativa, pois comprei achando que era um romance bobinho(PROCUREM A LISTA DE GATILHOS), e a protagonista que, às vezes, passa uma vibe de "diferente das outras"mas tirando isso é bom, a história é interessante e diferente, misturando realidade e fantasia.

Sucka 14/03/2022

Você precisa ler esse livro!
"TUDO O QUE VOCÊ QUER, ESTÁ DO OUTRO LADO DO MEDO"

Já se imaginou fazer uma lista dos seus piores medos e resolver encarar um por um?
Esther acompanhado por um bom amigo vai fazer isso, com a finalidade de quebrar a maldição da sua família!

Esse livro deveria ser obrigatório o mundo ler! É engraçado, divertido, tem referências ótimas de filmes e aborda temas complicados mas com uma leveza.
Sim, tem gatilhos e me peguei em alguns momentos tendo que parar para respirar por que conhecia aquela sensação, mas é incrível que uma escritora tenha abordado temas tão importantes humor.

Eu amei do começo ao fim!

leticomlivros 13/03/2022

Um livro sobre coragem
A primeira coisa que gostaria de dizer sobre esse livro é que se não fosse por Our violent ends e minha obsessão, ele teria sido nota 5, mas como minha cabeça ainda tava mto presa na minha última leitura, eu demorei pra me apegar nessa.

Okay, agora podemos dizer que esse livro é sobre a Esther enfrentando sua lista definitiva de piores medos, só que mais do que isso. É sobre toda a família Solar enfrentando seus piores medos, sobre uma família tomada pela maldição da morte, e sobre como nossa mente é nossa pior prisão.

É um livro sobre saúde mental em que me vi em muitos momentos. Também aborda o vício em cassino, agorafobia, su1c1dio, agress4o de menores, e ansiedade. Sim, muito gatilhos, mas tratados com responsabilidade. A jornada de Esther e Jonah, seu amigo destemido que coloca os próprios medos debaixo do tapete apenas para ajudar Esther a enfrentar os dela, é fantástica e inspiradora.

É um livro cheio de nuances, personagens ricos e comportamentos esquisitos, momentos emocionantes, e cheios de identificação. É triste em muitos momentos, não fala só sobre perder pessoas no sentido literal da palavra, mas sobre perder aqueles que continuam vivos, evidenciando o quanto podemos nos tornar reféns dos nossos próprios medos.

Esse livro é uma verdadeira lição para olharmos para nós mesmos e eu recomendaria para qualquer pessoa que quer ler mais da temática saúde mental com honestidade e até de forma um pouco cruel, por simplesmente retratar a realidade.

Por último, um quote que gostei muito (em meio a vários outros que marquei): Você tem que sentir medo até os ossos para que a coragem tenha algum significado.

Taciane 13/03/2022

Uma visão sobre ansiedade
O livro é bonito e nos mostra como a Esther e todos que habitam ao redor dela lidam com problemas mentais, principalmente com ansiedade e depressão. As vezes como um soco no estômago, mas uma leitura ótima.

anaclarag 26/02/2022

incrível
Um livro viciante, com personagens complexos e que se tornam queridos para o leitor. Adorei o modo com que a autora brinca com o limite entre realidade e fantasia, deixando o leitor confuso e tão cheio de dúvidas quanto a Esther. A parte do romance é muito fofa, e todo aquele drama familiar me deixou super tocada e emotiva. Gostaria de ter entendido mais a personagem da Hepzibah, achei que ela foi um tanto escanteada e o desenvolvimento dela foi apressado.

@somaisumparagrafo 13/02/2022

@somaisumparagrafo
?Tudo o que você quer está do outro lado do medo.?

Esther Solar acha que sua família é amaldiçoada, pois cada membro convive com um grande medo que domina e paralisa suas vidas, e ela tem certeza de que esses medos os levarão à morte. Para tentar driblar essa maldição, Esther possui uma lista de potenciais medos e faz de tudo para evitá-los. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando John reaparece em sua vida e a desafia a enfrentar cada item de sua lista.

Com esse enredo, a história até parece simples, não é? Mas não se engane, esse livro apresenta uma grande complexidade ao abordar as doenças mentais e quando os personagens começam a despir suas camadas, somos inseridos em uma trama sensível e com muitos gatilhos, pois aborda temas como depressão, ansiedade, fobias, suicídio, violências diversas, entre outros.

Eu mesma me senti agoniada e inquieta em diversos momentos da leitura, pois me vi representada por algumas passagens, já que sofro de ansiedade. Entretanto, a leitura não me fez mal, muito pelo contrário, me fez refletir muito sobre a importância da ajuda profissional e da rede de apoio para enfrentarmos nossos traumas e nossos demônios internos. Meu livro está praticamente todo marcado com post-its, pois a escrita é daquelas que toca e dá tapas na cara. Maravilhoso. Isso sem contar os personagens, cada qual com seus traumas, suas problemáticas e suas lutas para sobreviver. Impossível não se compadecer.

?Claro que não será fácil. Você está numa guerra contra você mesmo. Toda vez que um dos lados resiste, é você quem se fere. Mas não tem nada a ver com vencer a guerra contra seus demônios. Tem a ver com fazer uma trégua e aprender a viver pacificamente com eles. Prometa pra mim que você vai continuar lutando.?

beau 12/02/2022

o tópico da saúde mental e a importância de se discutir sobre isso é a melhor parte do livro, além da relação dos irmãos, achei muito bom também o recado final da autora incentivando as pessoas a buscarem tratamento e discutirem sobre o assunto.

o resto da história deixou um pouco a desejar principalmente por não explicar várias coisas, mas oq me irritou mt foi a forma q a esther tratou a heph e o jonah e parece q ela nem se arrependeu mt do q falou... o plot dela do final também ficou meio esquisito, ele foi enfiado do nada no meio da história!

eu gostei da leitura, foi bem rápida e fluida porém me incomodei demais com essa síndrome da pp q acha q os problemas dela são os piores em relação aos problemas das outras pessoas.

Duda 01/02/2022

Gostei mas!
A história é ótima , mas algumas coisas ficarão sem lógica, por causa disso eu não dei cinco estrelas?

Ray 31/01/2022

meu deus, não sei nem o que sinto em relação a esse livro... eu não gostei da forma como a morte foi tratada nele, não gostei sobre como o suicídio foi tratado e esperava mais romance. o contexto da historia em si é bom, mas é desenvolvido de uma forma que eu achei pesada e insuportavelmente ruim. no começo ate dava pra ler mas depois da metade não deu mais, nossa um dos piores livros que eu ja li e o pior é que eu esperava bastante dele. decepcionada.

sarah.rodriguesz 26/01/2022

Tudo que você quer está do outro lado do medo
Uma lista quase definitiva dos piores medos foi um livro que me surpreendeu MUITO. Eu não conhecia a autora nem a história da obra, mas eu amei demaisss essa história
O livro tem muitos gatilhos, e eu como uma pessoa ansiosa me identifiquei com a Esther em vários momentos
Os problemas dela com a família e a evolução da maneira dela ver como isso funcionava foi muito bem trabalhado, e a ração dela com o eugene é muito linda
A amizade dela com a heph tambem
Quanto a relação dela com o jonah, sem comentários, mesmo que no começo ela não percebesse como os dois se ajudavam
Eu so senti falta de mais informações no desfecho, mas a história é mt boa