Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Uma lista (quase) definitiva de piores medos Krystal Sutherland

Resenhas - Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Jaque @blogmalucadoslivros 09/12/2020

Qual é o seu maior medo?
Uma lista (quase) definitiva de piores medos, foi meu segundo contato com a escrita da autora que mais uma vez não me decepcionou.

Preciso avisar primeiramente que este livro possuí gatilhos.

A PREMISSA:
A família Solar acredita que possuí uma maldição. Cada membro da família têm algum medo e eles acreditam que este medo será a causa da morte de cada um deles. Esther Solar, acredita fielmente nesta maldição, assim como seu irmão que tem medo de escuro, seu pai tem agorafobia e sua mãe tem pavor de má sorte.

Mas Esther ainda não sabe qual é o seu medo, e para evita-lo ela possuí uma lista (quase) definitiva de piores medos, onde ela registra itens que podem mata-la no futuro como já aconteceu com alguns de seus familiares que também acreditavam na maldição. Além disso, ela sempre anda fantasiada, para que a morte nunca a encontre. Porém, após ser assaltada Jonah - seu primeiro amor de infância, que ela não via há anos -, ele a desafia a tentar quebrar a maldição, enfrentando um medo por vez.

O QUE EU ACHEI:
Meu segundo contato com a escrita da autora não poderia ser melhor. Mais uma vez ela trouxe uma trama sensível, com personagens autênticos e instigantes, muito bem trabalhados, que me cativaram e me fizeram refletir.

Também foi uma leitura que muitas vezes me impactou, pois aborda depressão, ansiedade, fobias, violência e suicídio, embora a autora tenha conseguido deixar a história leve, trazendo até momentos cômicos as vezes.

❝Naquela noite, o avô ensinou a Esther e Eugene que monstros eram reais e tinham a mesma aparência que eles.❞

Uma lista (quase) definitiva de piores medos é uma história que traz a mensagem de como um medo pode ser paralisante, mas que não podemos deixar que eles nos pare pois somos autênticos e importantes, cada um de sua maneira. Mais um livro da autora que eu adorei do início ao fim!

site: https://www.instagram.com/p/CIZJdk3jY2g/

Karen | @encontradanoslivros 14/12/2021

Uma jornada por uma mente em caos
A família de Esther é amaldiçoada, ou pelo menos é essa a história que seu avô conta e que Esther acredita veementemente desde criança. Segundo seu avô, ele conheceu O Homem Que Seria a Morte, e desde então a família dos Solar está destinada a morrer por causa dos seus maiores medos. E como Esther não acreditaria, uma vez que sua mãe tem tanto medo do azar que entrou em um loop de jogar em cassinos? Uma vez que seu pai não sai do porão de casa a 6 anos devido ao pânico do mundo de fora? Uma vez que seu irmão, Eugene, tem tanto medo do escuro que todas as tomadas da casa são presas com fita isolante para nunca serem desligadas?

Esther não sabe qual é seu maior medo ainda, mas carrega consigo uma lista de potenciais medos para nunca se aproximar dessas coisas/situações e acabar encontrando A Morte. Porém, ao reencontrar Jonah, seu amigo de infância, que se recoloca em sua vida novamente após furtar seus 55 dólares e suas balinhas de fruta (pois é), é convencida pelo garoto de que juntos ela poderia encarar cada item de sua lista.

Resumir esse livro em uma sinopse não é uma missão fácil porque, de verdade, ele é muito mais do que tudo que já contei ali em cima. "Uma lista (quase) definitiva de piores medos" é uma surpresa de leitura, começamos o livro com um toque de humor sarcástico e você quase pensa que vai ser assim, até se ver em lugares tão profundos enquanto lê a ponto de fechar o livro para respirar fundo e continuar.

Diria que é uma jornada mergulhada em transtornos psicológicos e em uma mente ansiosa e depressiva, escrito com firmeza e sem rodeios - e de uma forma completamente simples de compreender toda a complexidade de pensamentos e momentos tão dolorosos. A autora faz um trabalho inacreditável.

Simples, rápido, profundo e necessário. Recomendo (mas se atentem aos gatilhos).

PS: essa resenha também está no meu instagram @encontradanoslivros

Luly 09/06/2021

Do que você tem medo?
Já vou começar falando que nesse livro chove gatilhos. "Uma lista quase definitiva de piores medos" tem aquela pegada clichê, só que com mais originalidade e criatividade. Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens, como a do próprio Horowitz (morte), que mostra um amadurecimento considerável a cada encontro com Reg.
Outro detalhe que, pessoalmente, achei ótimo, foi a identificação que tive com a principal, tanto sua personalidade, quanto opiniões. Mas o que mais me fez sentir compreendida foi o fato de sua maior fobia ser a social, mal que sofro desde pequena. O livro me deixou inspirada a enfrentar meus medos e fobias, mesmo que eles pareçam inalcançáveis à primeira vista. Foi uma leitura muito importante para mim e fico muito feliz de ter esse livro!
Ana 09/06/2021minha estante
esse livro parece ser mto doido

Lylia.Borges 14/12/2021

Medo
Ela não entendia realmente porque sentia tanto medo até encontrar um garoto que mostrou a ela como enfrentá-los.

Mari 19/04/2021

No final e lá no fundo, todo mundo teme alguma coisa
Quando olhei a capa e li a sinopse, gostei de cara e pensei q fosse ser uma comédia romântica fofinha e leve sobre encarar seus medo e dar uma chance pro amor.. errei um pouco na parte do leve

Somos apresentados à Esther que inicialmente parece ter tudo sob controle com sua realidade, mas se observarmos com atenção, vemos que aquilo é puro fingimento. A chegada de Jonah em sua vida acaba mudando tudo, mostrando a ela uma nova forma de encarar e vencer seus medos e uma nova perspectiva a respeito da maldição familiar que acomete os Solar.

Vamos por partes, não tem como não se apaixonar pela Pulgoncé (eu amei tanto o nome q n tem nem como explicar kkkkkkk), o Jonah se tornou meu personagem favorito, a delicadeza do guri de dar espaço nas horas necessárias e se mostrar presente nos momentos de pânico foram absolutamente tudo pra mim, todo mundo devia ter um Jonah na vida... e todo mundo deveria ver se os Jonahs da nossa vida não estão precisando de uma mãozinha também, pq afinal, no fundo todo mundo precisa de ajuda em algum momento

Me perdia diversas vezes no livros sem saber se oq estava acontecendo era realidade, sonho, uma história sendo contada kkkkkkk tudo meio sem pé nem cabeça. Afinal, o avô dela realmente conheceu aquele q seria morte?? foi tudo uma grande coincidência e apenas a vida acontecendo??

Gstei em parte da forma como a saúde mental foi tratada. Admito q fiquei preocupada com a forma q estavam levando a resolução dos medos, ótimo fazer uma exposição gradual, as vzs realmente necessário mas tem q ser com cuidado, pq a chance de dar ruim é real (será q um dia dps de 5 anos fazendo psicologia eu vou conseguir olhar pra esses detalhes sem ficar paranoica e com medo de dar muito ruim?? provavelmente não....).

Achei meio ???? o fato dela ficar incomodada q todos olhavam pra ela quando estava vestida d algum personagem, pq vamos combinar, seria super típico uma pessoa vestida de chapeuzinho vermelho andando por aí né... entendo super o lance das ofensas q ela levasse seriam direcionadas para os personagens não para ela e também o fato de se esconder nas fantasias, mas o lance dos olhares... realmente achei meio estranho, mas opinião puramente pessoal

É complicado como as relações familiares interferem no nosso modo de viver e ver as coisas do mundo, Esther achava as coisas que a mãe fazia meio sem sentido e se perguntando pq n cuidava e amava como ela gstaria de ser amada, mas ao mesmo tempo, com sua lista, suas fantasias e suas fugas fazia a mesma coisa, deixava as pessoas de fora, tinha suas peculiaridades também.

Gstei do final mas parece q foi muito corrido, do nada o mundo tava colapsando e do nada tudo se resolveu, mas Marina, as vzs a vida é assim tb, eu sei disso, mas senti falta de um desenvolvimento melhor, senti que as coisas foram resolvidas rápido demais, não ouso dizer fáceis demais pq seria maldade falar q encarar seus medos é algo fácil, mas senti falta de algo, talvez algo mais profundo sobre a mãe, a família... não sei explicar...

É um livro bom no geral, não é um BAITA LIVRO, ele é legal... me levou a pensar mais sobre as relações familiares e o amor q qremos receber e oq realmente recebemos doq enfrentar meus medos kkkkkkkk

@somaisumparagrafo 13/02/2022

@somaisumparagrafo
?Tudo o que você quer está do outro lado do medo.?

Esther Solar acha que sua família é amaldiçoada, pois cada membro convive com um grande medo que domina e paralisa suas vidas, e ela tem certeza de que esses medos os levarão à morte. Para tentar driblar essa maldição, Esther possui uma lista de potenciais medos e faz de tudo para evitá-los. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando John reaparece em sua vida e a desafia a enfrentar cada item de sua lista.

Com esse enredo, a história até parece simples, não é? Mas não se engane, esse livro apresenta uma grande complexidade ao abordar as doenças mentais e quando os personagens começam a despir suas camadas, somos inseridos em uma trama sensível e com muitos gatilhos, pois aborda temas como depressão, ansiedade, fobias, suicídio, violências diversas, entre outros.

Eu mesma me senti agoniada e inquieta em diversos momentos da leitura, pois me vi representada por algumas passagens, já que sofro de ansiedade. Entretanto, a leitura não me fez mal, muito pelo contrário, me fez refletir muito sobre a importância da ajuda profissional e da rede de apoio para enfrentarmos nossos traumas e nossos demônios internos. Meu livro está praticamente todo marcado com post-its, pois a escrita é daquelas que toca e dá tapas na cara. Maravilhoso. Isso sem contar os personagens, cada qual com seus traumas, suas problemáticas e suas lutas para sobreviver. Impossível não se compadecer.

?Claro que não será fácil. Você está numa guerra contra você mesmo. Toda vez que um dos lados resiste, é você quem se fere. Mas não tem nada a ver com vencer a guerra contra seus demônios. Tem a ver com fazer uma trégua e aprender a viver pacificamente com eles. Prometa pra mim que você vai continuar lutando.?

Agnaldo 14/01/2022

Os personagens são fictícios, mas o amor é real
Teve um história muito interessante, com temas bem atuais e a construção dos personagens foram boas. A forma como a autora juntou aspectos místicos com fatos cotidianos de pessoas que estão quebradas e precisam de ajuda foi uma das melhores coisas do livro. Foi uma leitura tranquila, mas cheia de altos e baixos. E pra mim o Jonah é um anjo que está caminhando pela terra, é um dos melhores personagens que já vi.

Malu 11/07/2021

Me surpreendeu muito, positivamente
Comecei a ler achando que seria um simples livro de romance, porém acabei me apaixonando pela história e principalmente me vi como a personagem principal em diversos momentos.

Amanda @litera.pura 13/11/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Uma lista (quase) definitiva de piores medos - Krystal Sutherland
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu sempre tenho um pouco de dificuldade de falar sobre livros que eu AMEI MUITO, porque parece que é impossível colocar em palavras tudo que o livro nos fez sentir. Esse é um desses casos, porque Uma lista (quase) definitiva de piores medos foi uma surpresa enorme!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nossa personagem principal é Esther Solar, uma adolescente esquisita que só anda fantasiada. Ah, e sua família é amaldiçoada! Todos os seus parentes possuem algum grande medo: seu irmão gêmeo tem medo de escuro, sua mãe tem medo de má sorte, seu pai tem medo de sair de casa. E é por isso que a casa de Esther sempre está com todas as luzes acesas, seu pai não sai do porão há anos e sua mãe deixa os filhos de lado, sempre preocupada com apostas e jogos. Esther ainda não descobriu qual é o seu grande medo, mas tem uma lista enorme onde anota todas as coisas que a assustam. A garota torce para nunca descobrir qual é aquele medo principal, paralisante, que provavelmente vai tornar sua vida um inferno. Ela não quer ter o mesmo destino do irmão, que entra em pânico ao mínimo sinal de escuridão, ou a mãe, que vive no seu próprio mundinho, apostando todo o dinheiro que a família tem e acreditando que seu galo de estimação é uma criatura mística.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um dia, Esther acaba reencontrando Jonah, seu antigo crush da infância. Em uma tentativa de ajudar aquela garota completamente louca, Jonah faz uma sugestão absurda: a cada final de semana, eles sairão juntos para enfrentar um dos medos da lista de Esther. Os dois enfrentarão lagostas, cemitérios e raios... e mais do que isso, descobrirão que a realidade é muito mais assustadora do que mariposas e criaturas espreitando na escuridão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Olhando essa capa você nem imagina, mas o livro mistura personagens apaixonantes e diálogos super engraçados com doenças mentais, suicídio e famílias desajustadas. A história caminha entre o real e a fantasia, nos desafiando a adivinhar o que é real e o que é apenas fruto de uma mente que prefere inventar coisas do que encarar a dura realidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi uma leitura emocionante, maravilhosa e surpreendente. Vale MUITO a pena ler!

site: http://www.instagram.com/litera.pura
Glenda Valverde 13/11/2020minha estante
Fiquei com muita vontade de ler, depois dessa sua resenha

Amanda @litera.pura 13/11/2020minha estante
que bom que consegui te convencer, glenda! hahah eu gostei MUITO, leia quando puder, você não vai se arrepender.

fe.nacelo 23/04/2022

Eu sempre começo um livro sem saber sobre o que ele fala, só supondo as coisas com base na capa e no título, mas posso dizer que nem de longe esse livro é o que eu tinha imaginado. Já tinha visto algumas pessoas comentando sobre os gatilhos e eu posso dizer a são realmente muitos. Não é o romance que eu tinha imaginado, vai muuuito além disso. Amei a forma como a autora tratou as doenças mentais e as personalidades de cada personagem com as metáforas, relacionando com a morte e a maldição da família Solar, deixou as coisas mais leves, já que você precisa pegar as referências pra entender o real motivo para cada coisa. Só acho que o final da história foi um pouco corrido e eu como fã de um romance senti falta de um mais aprofundado kkkkkk mas eu sei que esse não é o foco do livro e tudo bem.

gab 15/06/2023

Um bom livro (que eu quase abandonei)
Diferente de "A química que há entre nós", também da Krystal Sutherland, este foi um livro que consegui concluir. Com custo, mas consegui. Me sinto meio boba por ter percebido tarde (só em 50% mais ou menos) que se tratava de uma história sobre saúde mental, e dessa forma fica clara a razão para tal lentidão. É uma leitura sensível, de grande identificação em alguns momentos, e acho que olhar-se no espelho e enxergar com tanta clareza, as vezes é incômodo. Mas devo dizer que consegui tirar de alguns trechos, uma reflexão, que garantiu algumas marcações no meu livro fìsico. Tocar em temas delicados, como a depressão e ansiedade parece ser uma característica da autora ao que tudo indica. É um bom livro pra quem gosta de do gênero.

Jubiscreusvalda 12/01/2023

Minha Opinião: Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos
Um texto muito bem escrito, a história é bem desenvolvida mesmo em terceira pessoa. Os personagens são excepcionais.
A autora brinca com a sua cabeça de maneira tão sutil que só percebe-se quando é esfregado na sua cara.
Aborda de forma maravilhosa, M. A. R. A. V. I. L. H. O. S. A, problemas reais e muito importantes!
Eu ameiii!!! Super Recomendo!!

DAbora311 19/10/2021

Porque as pessoas não amam como você gostaria de ser amada, mas isso não quer dizer que eles não amem com tudo que eles têm.