Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Uma lista (quase) definitiva de piores medos Krystal Sutherland

Resenhas - Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Alessandro 30/05/2021

Um livro que consegue ser divertido e abordar de uma forma muito interessante a importante questão da saúde mental.
Amanda 01/06/2021minha estante
Tem sobre gravidez na adolescência? É o pior medo q existe KKKKKK

Alessandro 01/06/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Não tem, miga, mas você tem razão... KKKKKKK

Caroline Meirelles 16/05/2022

2 em 1
AVISO DE GATILHO (com certeza eu vou esquecer alguns): automutilação, tentativa de suicídio, estupro (de menores), violência contra menores (incluindo homicídio), vício em jogos, fobias, ataques de pânico (e muito conteúdo sobre medos, então, se você tem alguma fobia e tem medo de engatilhar algo, não leia o livro).

Esse livro tem uma premissa diferente de outros livros YA que eu já li; trata de fobias, ansiedade, saúde mental, etc. Basicamente, a personagem principal e toda sua família tem diversas fobias e ela acredita que eles vão morrer por causa dos seus medos (por exemplo, uma pessoa tem fobia de água e, então, vai morrer afogada). Assim, ela tem uma lista com seus medos e evita todos. Toda a família dela tem fobias e a autora consegue mostrar a forma como o medo dessas pessoas se manifesta e é muito diferente de ler.

Eu tenho muito medo de algumas coisas, então me identifiquei com alguns momentos do livro. Acho que isso está na sinopse, mas em algum momento a principal começa a desafiar essa lista de medos dela e se forçar a enfrentá-los. Nessa parte, o ritmo do livro foi ficando mais lento (e repetitivo) e, por isso, eu tive um pouco de dificuldade de continuar lendo, tive que me forçar a ter um ritmo de leitura, porque alguns capítulos eram bem arrastados.

Pra mim, o ponto alto do livro foi a história do avô da principal, que basicamente foi quem começou essa "maldição" da família deles. Às vezes parecia que dois livros estavam sendo escritos ao mesmo tempo; a autora não soube amarrar muito bem as duas histórias, ficou meio solto, mas a parte do avô foi, de longe, a melhor. Queria que a autora tivesse introduzido antes essa história também pra dar tempo do leitor se acostumar com a mudança da narrativa, ficou rápido demais. O livro vai de lento a rápido o tempo todo, mas escrita da autora é muito boa.

Eu também não senti uma conexão forte com a personagem principal; senti bem mais com os secundários. Toda essa família precisava URGENTEMENTE de terapia. Fiquei feliz que pelo menos o irmão consegue uma ajuda com terapia, mas todo mundo ali deveria se tratar. Também não gostei de algumas frases do livro sobre aceitar que as pessoas te machuquem porque você ama elas... amiga, não é assim não.

Eu senti muita dó especialmente do Eugene, porque ele foi tão negligenciado por todos (inclusive pela principal). Eu fiquei com muita raiva da principal vendo que ele se machucava e simplesmente não fazendo nada, nem falando com ele, ninguém realmente ajudou ele ou tentou ajudar ele. Em certo ponto, até mesmo achei que a autora era contra terapia, só mudei de ideia com uma explicação dela no final.

No geral, eu não senti que é um livro modelo para ler sobre saúde mental, muitas coisas me deixaram incomodada e o desenvolvimento dos personagens é meio... meh... (tipo ninguém fez nada pelo Jonah e pela irmã dele...?, Hephzibah também não teve desenvolvimento nenhum...), mas okay. Pareceu que, no final, tudo ficou bem, porque a principal ficou bem e o resto que fooda kkkkk

Roberta.Chamberlain 05/05/2021

Tudo o que você deseja está do outro lado do medo..
Não sei nem como começar a resenha desse livro. Apenas digo: necessário. Tive a oportunidade de ler a segunda metade do livro inteira em um dia de muitas desgraças: o problema da Colômbia, o atentado a creche em SC e a morte do Paulo Gustavo. Esse livro me foi deveras reconfortante pelo fato de tratar de assuntos importantes de forma leve, mas com uma bela mensagem.

Esther, a personagem principal, acredita que sua família é amaldiçoada e assim, cria uma lista com os possíveis medos que poderiam vir a ser sua ruína. Com o discorrer do livro personagem vai enfrentando esses medos e percebendo que o poder de controlá-la é ela mesma quem dá.

O livro trata de doenças mentais, tema que, do meu ponto de vista, deveria ser mais discutido na sociedade e não somente no setembro amarelo. A depressão existe o ano todo. A ansiedade, o medo, as fobias... tudo isso existe e é normal. E mesmo sendo algo tão recorrente ainda há preconceitos sobre isso.

Além das doenças mentais, fala muito sobre a morte. Para finalizar, deixo meu trecho preferido de toda a história.

?Tanto trabalho para nada. O fato de que algo vivente deveria estar ali e depois sumir parecia tão impossível. Nada razoável. De alguma forma, um? desperdício tão grande.
Pois, no fim, para onde ia tudo isso? Esther compreendia a primeira lei da termodinâmica, que nada era criado ou destruído, que cada pedacinho de um humano seria redistribuído em outro lugar, quando ele morresse, mas para onde ia a lembrança? A alegria? O talento? O sofrimento? O amor?
Se a resposta era ?lugar nenhum?, então por que diabos nós nos damos ao trabalho? Qual o sentido desses nacos de consciência que comiam, bebiam, amavam e se erguiam de pedacinhos aglutinados do universo??

Stella Paul 08/04/2021

Criativo mas Cansativo
Fiquei empolgada com o título e com uma resenha que li sobre ele mas quando comecei a adentrar as páginas, senti que era juvenil demais pra mim rssss...... Depois de protelar por quase 4 meses eu finalmente consegui terminar, e honestamente o final faz jus à história, porque é legal e ao mesmo tempo realista. Se você gosta de livros juvenis e tá precisando de um pra distrair a cabeça: leia esse! Cuidado, alerta de gatilho: os personagens têm sintomas de ansiedade, depressão e outras doenças mentais mais graves, então se você tá querendo evitar isso por ora, é melhor evitar esse livro ;)

liaalivros 16/01/2023

No fim das contas, fobias são estimações?
Eu tenho tantos pontos para esse livro, amei-lo por demais! Desde, a fantasia muito bem descrita que entorna de maneira perfeita com a realidade, com as referências de cultura literária renascentista ao pop, casos criminais, relacionamentos, superstições, o mistério da vida e da ?querida? Morte. Tudo isso. Entretanto o que me cativou PRINCIPALMENTE nesta obra é a forma como a autora trabalhou um assunto tão delicado, mas não deixa de ser menos IMPORTANTE com um foco realista e com fins de deixar uma mensagem para todas as pessoas que sofrem, já sofreram, a quem nunca sofreu ou a quem conheçe alguém, enfim, abertura para todes entenderem que saúde mental é algo significativo.

Sarita 16/01/2024

A família solar para sempre estará em meu coração ??

Deixarei uma das frases favoritas que tenho do livro

"Tudo o que você quer está do outro lado do medo"

Ju Fornazier 30/12/2020

Pra pensar na vida ao redor
Gostei bastante, nos dá uma ideia de como a vida com fobias, depressão, pode ser, e serve como uma forma de ajudar na identificação dos comportamentos próximos, e em como tentar ajudar pessoas nessas situações.

Naraiane.Martins 27/11/2020

RESENHA - Uma lista (quase) definitiva.. |@aquarelandosonhos
A família de Esther Solar é amaldiçoada! Desde que seu avô conheceu o homem que dizia ser a morte, todos os membros da família Solar foram amaldiçoados com um grande medo. O irmão de Esther tem pavor de escuro, sua mãe morre de medo da má sorte, e seu pai sofre se agorafobia. Esther ainda não conhece seu grande medo, e para afastar essa possibilidade de sua vida. A jovem cria uma lista, onde ela anota todos os seus pequenos medos: lagostas, mariposas, espelhos, espaços fechados e tudo que possa lhe causar alguma fobia.

Dessa forma Esther acredita está salva da maldição.. até que Jonah Smallwood, surge em sua vida, e a desafia a enfrentar cada um de seus medos.

Esse foi o meu segundo contato com a escrita da autora, e dessa vez, fui surpreendida positivamente. Uma lista (quase) definitiva de piores medos, aborda temas muito importantes como depressão, saúde mental, ansiedade, entre outros. Apesar dos assuntos pesados, essa é uma história leve, divertida, com protagonistas que transbordam sentimentos. Tive que me segurar muito para ler devagar, e aproveitar a experiência de leitura ao máximo, a história é tão envolvente que eu simplesmente não conseguia largar o livro.

Que todos nós tenhamos a coragem da Esther, para enfrentar nosso piores medos, e dar apoio as pessoas que amamos. Nunca se esqueça, você NÃO está sozinho!

Atenção: esse livro pode conter gatilhos relacionados a depressão ansiedade, suicídio e doenças mentais.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 30/12/2020

Assuntos importantes tratados de forma diferente!
Preciso começar falando o quanto esse livro é original, a premissa dele é muito diferente e ao iniciar a leitura já nos deparamos com diversas coisas inusitadas. Esse foi o primeiro ponto que me fez amar essa história. Em segundo a autora utilizou de metáforas e algumas fantasias para falar de assuntos importantes como ansiedade, depressão e até suicídio. Assuntos extremamente reais e atuais, que podem ser gatilhos para algumas pessoas mas se você sente-se pronto é uma leitura maravilhosa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar dos assuntos abordados serem pesados a autora soube fazer tudo isso com originalidade, sensibilidade, bom humor e até uma pitadinha fantasiosa. A escrita da Krystal é fluída e muito gostosa de se ler, os diálogos dela tem muito bom humor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E o que falar desses personagens? São todos muito peculiares, humanos e com diversos medos a enfrentar, o leitor acaba se identificando se apegando a eles. Achei um amor à relação que Jonah e Esther vão construindo, ele auxilia muito para que ela se encontre e enfrente seus medos.

Resenha completa no insta @entrelinhaslivros

site: https://www.instagram.com/entrelinhaslivros/

favdataylors 14/01/2023

incrível!!
demorei 3 meses e meio pra terminar esse livro, por conta de uma ressaca literária ?
mas tudo nesse livro é incrível, já tive certo contato com a autora e a escrita dela é incrível e faz a gente entender as mensagens passadas e os temas abordados, esse livro trata muito bem a ansiedade, é incrível como senti raiva e certo apoio pela personagem principal! em vários momentos acabei o capítulo com a reação ??
esse livro certeza que é favoritado, as últimas páginas são confortantes e incríveis????

Letícia 13/01/2021

Respira bem antes de começar
Eu comecei a ler esse livro rindo.
E terminei chorando - não literalmente, mas quase.
Não se deixe enganar pela leveza da escritora, porque a verdade é que esse livro nos trás um tema complexo : a saúde mental.
Até aonde nossas maldições são nossas prisões?
É essa a pergunta que esse livro te dará para que você responda.
De qualquer modo, já entrou na minha lista de favoritos e como tudo que é bom, provavelmente não terá continuação, mas deveria .
Isa 13/01/2021minha estante
??

ltbtrz 19/12/2020

Mexeu comigo
Esther solar acredita fielmente que sua família foi amaldiçoada pela morte. Cada membro da família tem um medo que haverá de ser a causa de suas mortes. Seu irmão tem medo do escuro, seu pai agorafobia e sua mãe tem pavor de azar.
Esther ainda não sabe qual é o seu medo, então decide criar uma lista onde ela registra todos os piores medos com o intuito de evita-los.
O destino acaba fazendo com que Esther reencontre Jonah, seu amor de infância, que a desafia a quebrar a maldição, enfrentando um medo a cada semana.

Comecei o livro sem esperar muita coisa, mas me surpreendi muito. A escritora conseguiu abordar assuntos importantíssimos numa escrita muito leve que se intensifica durante a leitura.
A princípio somos apresentados aos personagens de um jeito muito bem humorado e por vezes cômico, até que finalmente percebemos o quão profundo o enredo é de fato.

É incrível como cada personagem conseguiu ser singular e bem desenvolvido, desde os principais até os secundários.
Não posso deixar de mencionar o fato da morte ser personificada, foi uma proposta bem interessante, que me permitiu uma visão muito mais ampla do que a autora queria trazer.

Esse livro mexeu muito comigo, apesar de ter uma escrita leve, o tema não é. Em alguns momentos tive que parar para respirar. No final fiquei com aquele sentimento de que aprendi uma lição pra vida, sabe? Haha
É uma história emocionante onde damos de cara com verdade na qual muitas vezes evitamos, e de como o medo nos priva de viver e nos cega.

*Super recomendo mas deixo o aviso de que a leitura contém muitos gatilhos!

Gabs 06/01/2023

Esse foi um livro que definitivamente me surpreendeu
Quando eu comprei esse livro foi mais por impulso, eu achei a capa legalzinha e gostei da sinopse (e tava no precinho então levei comigo). Eu realmente não sabia do que se tratava, jurava que ia ser uma história com uma pegada mais de fantasia, então foi uma surpresa muito agradável saber sobre o que o livro falava.
A história da Esther me fez refletir muito sobre meus medos, eu sou uma pessoa muito medrosa então ler sobre uma menina que fez uma lista de medos e superou cada item me deixou muito inspirada sabe? (Obviamente isso passou horas depois quando vi uma aranha minúscula e me esborrachei fugindo dela) Acho que todos precisamos de um Jonah em nossas vidas, algo ou alguém para libertar a melhor versão de nós mesmos quando não conseguimos.
O livro abordou tudo de maneira tão leve mas mesmo assim certeira, no começo da história eu nunca iria imaginar que o assunto saúde mental seria o foco, mas a autora fez um excelente trabalho falando sobre isso no decorrer da história.
As únicas coisas que me incomodaram foi a quantidade de referências na história (isso me deixou meio perdida) e o fato de não ter mostrado todos os medos da lista, eu não me incomodaria de ler mais algumas páginas para saber quais eram todos os medos da Esther e de qual jeito o Jonah faria ela superar eles. O final foi um pouco corrido também, me deixou com a sensação de algo estar faltando. Fora isso foi uma leitura prazerosa, obrigada alt por fazer promoção desse livro na bienal

Bia 04/10/2022

Uma lista (quase) definitiva de piores medos
Confesso que fiquei extremamente empacada no começo, sem vontade de ler, mas quando começaram a entrar as analogias e os vislumbres da cabeça de uma adolescente ansiosa comecei a me identificar demais com o livro, devorando-o a cada parte que se passeava. O romance em si não é tão aprofundando, mas a maneira que Jonah sempre está lá para ela e o jeito que ele a faz se enxergar é extraordinário, sem contar no humor ácido que ambos dividem que me arracaram inúmeras expressões durante a leitura.
Não é um livro com plots a princípio, mas você acaba gostando e pegando a manhã da escritor conforme vai insistindo no livro.
Recomendaria para quem tem gosta de mistérios e tem medo de muitas coisas da. vida, como sua principal, a morte.