Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Uma lista (quase) definitiva de piores medos Krystal Sutherland

Resenhas - Uma lista (quase) definitiva de piores medos

beau 12/02/2022

o tópico da saúde mental e a importância de se discutir sobre isso é a melhor parte do livro, além da relação dos irmãos, achei muito bom também o recado final da autora incentivando as pessoas a buscarem tratamento e discutirem sobre o assunto.

o resto da história deixou um pouco a desejar principalmente por não explicar várias coisas, mas oq me irritou mt foi a forma q a esther tratou a heph e o jonah e parece q ela nem se arrependeu mt do q falou... o plot dela do final também ficou meio esquisito, ele foi enfiado do nada no meio da história!

eu gostei da leitura, foi bem rápida e fluida porém me incomodei demais com essa síndrome da pp q acha q os problemas dela são os piores em relação aos problemas das outras pessoas.

Taciane 13/03/2022

Uma visão sobre ansiedade
O livro é bonito e nos mostra como a Esther e todos que habitam ao redor dela lidam com problemas mentais, principalmente com ansiedade e depressão. As vezes como um soco no estômago, mas uma leitura ótima.

Monalisa.Ludwig 08/04/2024

A família Solar e uma família complexa. Esther acredita que sua família é amaldiçoada e que seu avô realmente conheceu o homem que seria a morte. Ao reencontrar um colega de escola que marcou a sua vida tudo começa a mudar. Com o incentivo de Jonah, Esther passa a enfrentar seus medos. Começando pelo último da lista, que seria o mais "fácil" de enfrentar. A cada semana eles precisam enfrentar um medo. O intuito é atrair a morte para que Esther possa quebrar a maldição e salvar sua família, principalmente seu irmão gêmeo. Porém Esther vai descobrir a importância da saúde mental e o quanto buscar ajuda e tratamento pode mudar a vida de cada um de seus familiares.

Assunto muito relevante e tratado de uma maneira bastante diferente. Acho que o final poderia ser mais desenvolvido.

Mariana113 15/10/2022

Muito bom!
Gostei bastante do livro, apesar de levar meses pra ler. Adorei os personagens, principalmente o Jonah e o Eugene, e me identifiquei muito com a Esther, mas, em muitos momentos, eu achei ela chatinha e egoísta. O que mais gostei no livro foi o fato de ele trazer temas importantes e atuais, como a ansiedade, e o melhor foi a forma criativa em que a autora trouxe essas questões. Gostei muito também das reflexões que o livro traz sobre o medo e o amor.
Porém, fiquei desconfortável com a maneira que a autora descreveu algumas cenas, como o assassinato das irmãs, a violência que o Jonah sofria pelo pai e a tentativa de suicídio do Eugene. Acho que a autora poderia ter escrito de forma mais sutil, sem tratar de forma muito explícita, até porque essas partes do livro podem ser gatilhos para algumas pessoas que passaram por situações parecidas...
Não entendi algumas coisas no final. Eu achei que, no fim das contas, a Morte era uma lenda criada pelo Reg, e que toda essa história da maldição e do ceifador não era real, e que na verdade tudo o que a familia precisava era de uma terapia. Porém, a Morte continua aparecendo até o final da história e a Esther passa a ser a nova ceifadora... Também não entendi o retrato que o Jonah fez da Esther. Não tinha retrato? Ele não pintou nada? Mas estão o que ele tava pintando nos capítulos passados? Ele tava fingindo que tava pintando? Boiei kkkk
Outra coisa que achei confusa foi o Jonah decidir fazer faculdade fora da cidade, sendo que antes ele tinha dito que não deixaria a irmãzinha sozinha com o pai...

Enfim, gostei do livro e tô torcendo pra que façam algum filme baseado nele. Quero ver a Esther, o Jonah, o Eugene e a Heph enfrentando medos e vivendo aventuras. E quero ver a Pulgoncê enrolada no pescoço do Jonah também, é claro kkkkk

mariana 25/10/2022

OLHEM OS GATILHOS!!!!!!!!!!!!
levei dois meses inteiros para ler mas, no final, foi uma leitura linda e tocante. é um livro que usa muitas metáforas para falar sobre saúde mental e no começo você acaba se perdendo um pouco mas, principalmente quem se identifica e é diagnosticado com esses transtornos, consegue se relacionar lindamente com a história. achei um jeito ótimo de contar sobre isso.
dito isso, OLHEM IS GATILHOS!!!!!!!! tem muita descrição de assassinato, AUTO MUTILAÇÃO, ansiedade, depressão e por aí vai. chequem muito antes de começarem a ler.

por fim, acredito que esse seja o livro que mais me tocou pq me senti muito conectada, principalmente com o eugene e os lados ocultos da depressão.

"Talvez Eugene não tivesse medo do que havia na escuridão.Talvez Eugene tivesse medo da escuridão que havia nele."

"Toda vez que um dos lados resiste, é você quem se fere. Mas não tem a ver com vencer a guerra contra seus demônios. Tem a ver com fazer uma trégua e aprender a viver pacificamente com eles."

Brunyinha 11/11/2022

Emocionante
Comprei o livro imaginando ser uma história divertida e leve. Errei feio. A história, claro, tem suas partes fofas e engraçadas, porém é muito maior do que apenas isso.

Por isso eu digo que essa é uma história extremamente difícil de ler. Não por ser chato ou maçante, mas por ser doloroso.

O livro explora doenças mentais, como a depressão ou ansiedade, de uma forma diferente e impactante, mas sem nunca deixar de lado a dor. Aliás, ressaltando principalmente a dor que as doenças psicólogas causam as pessoas.

No entanto, também podemos ver que quando estamos cercados de quem amamos, fica muito mais fácil de superar as dificuldades.

Porém, é preciso lutar. O primeiro passo é admitir o que você tem. O segundo é pedir ajuda.

Parece simples, mas para algumas pessoas parece impossível.

Mas não é.

Não tenho muito mais palavras para descrever, apenas leiam.

leon 16/01/2024

Um hit é um hit!
Comecei esse livro da maneira mais aleatória possível (tanto que nem ia ser a minha próxima leitura) e acabei me surpreendendo. Ler cada uma das páginas desse livro fez com que eu refletisse sobre muitos tópicos e sentisse uma montanha russa de sentimentos. A história é linda e os personagens são cativantes. É uma leitura que com certeza vale a pena.
(voltem por favor eu imploro)

Helo 22/12/2022

saúde mental
esse livro me impressionou, comprei pensando q seria mais uma romance clichê mas os assuntos q foram abordados sobre a saúde mental me deixou de boca aberta, (alerta de gatilho pra automutilação), o jeito q a principal tem uma evolução e entende q as pessoas não podem ser perfeitas é muito lindo de se ver

@heloizz_13 18/10/2023

"Com Jonah ali na sua frente, ela ficou imaginando se as pessoas realmente se apaixonava, pelas outras, ou se elas se apaixonavam pela melhor parte de si mesmas. O amor era um espelho que trazia à tona o nosso melhor lado, fazendo com que este brilhasse como estrelas e apagasse até as piores feiúras. Nós amamos amar porque isso nos torna bonitos. E talvez não houvesse nada errado com isso."

Eu ainda estou impactada com esse livro, que livro incrível. Foi uma experiência namoral

Nanda 11/03/2023

:))
Sinceramente, eu amei.
Esther Solar passa o livro achando ser medrosa, se escondendo através das fantasias para que as pessoas não a vissem de verdade, mas o que ela não sabia era que na verdade era muito corajosa.
Aquela busca pela morte, não tinha como objetivo realmente encontrá-la, eu acredito que essa foi a forma que Esther achou de maquiar o que acontecia em sua vida.
Ao ler o livro, você percebe que muitos medos que ela realmente sentia não estavam na lista, como as relações sociais, o amor, a destruição de sua família. Esther temia externalizar os seus reais piores medos. Ao menos essa foi minha interpretação.
Posso dizer que sou um pouco Esther Solar, muitos dos meus piores medos ficam nos lugares mais obscuros e protegidos de mim, e essa personagem me ensinou muito sobre coragem, perseverança, amor.
Eu amei, apenas 2 coisas me incomodaram: primeiro foi não ter descrito o pedido de desculpas da Esther ao Jonhan, e o segundo foi a autora não ter citado realmente todos os medos da lista, isso atiçou minha curiosidade e não obtive o devido detalhamento sobre cada item.
Fora isso, tudo me encantou, o modo como, vício em álcool, violência, tentativa de suicídio, fobias, entre outros assuntos extremamente delicados foram descritos foi surpreendente, apesar de serem gatilhos bem pesados, eles foram tratados de uma maneira única.

Emily99 02/05/2023

Resolvendo resenhar
Esse livro é muito bom, e diferente. Ele apresenta questões importantes puxadas para o lado da ficção, o que me deixava confusa mas é bom. Ele tem perosangens interessantes, lições de coragem, humor...mas é bem pesado, então só leia se estiver preparado.

Jully 04/05/2023

Muito bom, a estória toda te prende do início ao fim.
Foi bom aco acompanhar a evolução de Esther ao decorrer do livro. O que mais me fixou no livro foi que ele trás assuntos muitos important, como; o medo, depressão e ansiedade, e como lidar com isso ao decorrer do livro.

adorei!

Isa2741000 02/09/2023

Incrível
Esse livro é completamente incrível, com certeza um dos melhores livros que eu já li.
Ele conta a história de Esther que acredita fielmente que sua família é amaldiçoada, a morrer do seu prior medo. É uma história que conta muito sobre a saúde mental, sobre a ansiedade que a Esther tem, e uma depressão que seu irmão gêmeo tem, as dificuldades de sua família e também do seu amigo john.
Bom resumindo uma história incrível sobre assuntos muito sérios. Podem me chamar de sensível, mas tive uma vontade imensa de chorar enquanto eu lia a obra de arte que é esse livro.
Recomendo muito, e boa leitura pra quem vai ler essa história, um pouco triste, sobre a família Solar.