Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Uma lista (quase) definitiva de piores medos Krystal Sutherland

Resenhas - Uma lista (quase) definitiva de piores medos

Sabrina758 24/01/2022

"Tudo que você quer está do outro lado do medo"
UAU! Tenho quase certeza que essa autora vai entrar para minha lista de favoritos.

A protagonista, Esther acredita que sua família é amaldiçoada (cada um vai morrer com o seu medo) e quem jogou essa maldição foi a encarnação da morte, história contada pelo seu avô.

Por acreditar nisso, ela criou uma lista com todos seus medos, para poder evitá-los. Só que ela não contava com a reaparição de uma paixão de infância (um reencontro não tão romântico, levando em conta que o dito cujo ? Jonah ? a assaltou), que a ajudou a enfrentar cada um de seus medos, com a intenção de encontrar a Morte e acabar com a maldição.

?? Atenção aos gatilhos:
- depressão;
- ansiedade;
- esquizofrenia;
- menção a pedofilia e estupro;
- morte;
- tentativa de suicídio;
- auto mutilação.

Agnaldo 14/01/2022

Os personagens são fictícios, mas o amor é real
Teve um história muito interessante, com temas bem atuais e a construção dos personagens foram boas. A forma como a autora juntou aspectos místicos com fatos cotidianos de pessoas que estão quebradas e precisam de ajuda foi uma das melhores coisas do livro. Foi uma leitura tranquila, mas cheia de altos e baixos. E pra mim o Jonah é um anjo que está caminhando pela terra, é um dos melhores personagens que já vi.

Ceci 13/01/2022

Ansiedade e depressão não são brincadeira
A autora deixa bem claro ao longo do livro que depressão, ataques de pânico e ansiedade não são fáceis de lidar, nem para quem sofre com nem para as pessoas ao redor.
A família Solar é incrível e hiper interessante, o fato de Rosemary não abandonar o marido (como Esther tanto a julgou por não fazer) mostra como o amor faz a gente ter esperança de uma melhora súbita. E é possível ver que essa melhora não é súbita e acontece de forma tranquila e plausível ao longo do livro.
O que mais me impressionou é as histórias sobre o homem que seria a morte e eu achei bem legal apesar de ser em parte um recurso da autora para mim ainda é real a história e tudo.
Eugene é o retrato da depressão e de como o medo da escuridão traz ela até a nós.
Esther é uma personagem que evolui com o livro e até ingênua de acreditar na maldição mas no que a gente não acredita para não ver a realidade feia que está na nossa frente. Eu gostei muito dela e entendo demais a personagem.
Acho que a Heph poderia ter sido melhor desenvolvida e eu demorei um pouco pra entender que ela de fato existia KKKKK
Eu gostaria muito de um livro da Esther como aprendiz da morte ou até já exercendo a profissão. Horowitz é um personagem leve e engraçado até, eu gostei bastante dele kkkkk.
Eu gostaria de um desfecho melhor sobre " O ceifador", no caso o assassino das crianças mas achei válido e até irônico ele morrer afogado. Eu queria mais detalhes

Vou deixar um trecho que me fez refletir
"Bons momentos inevitavelmente voltariam a maus momentos, que
levariam a bons momentos, até que não restasse nada além de poeira e
histórias"
O livro me trouxe as reflexões

- oq as pessoas ao nosso redor estão passando que nós não vemos?
- as vezes é necessário ter coragem para ficar e encarar a realidade feia a nossa volta ao invés de fugir para não ter que lidar com aquilo
- não deixe de viver pelo medo

dani 07/01/2022

Perfeito, sem palavras!!
Na metade do livro eu já estava pensando em como eu conseguiria dar mais de 5 estrelas para este livro! Eu amei e não sei como descrever, apenas amei demais!

nick 05/01/2022

uma lista (quase) definitiva de piores medos
cara, esse livro é PERFEITO!!!!
eu normalmente sempre acho todos os livros maravilhosos, mas esse em questão é perfeito mesmo!!
a forma como ele conta sobre os medos, ansiedades, depressão, vícios, pânico é bem realista, tem frases muito impactantes?
ele fez eu ter uma visão totalmente diferente sobre vida e morte, medos, inseguranças e etc.
ele é simplesmente incrível!
amei as partes que contam sobre a vida do avô da Esther, sobre as visitas que o ceifador fez e tudo mais?
leiam, por favor!!

Marielly Costa 03/01/2022

Releitura
Fazer essa releitura foi uma experiência muito boa porque a primeira vez que eu o havia lido não tinha me agradado tanto e agora eu simplesmente gostei muito de revistar essa história. É tão fluido, a autora traz assuntos sérios e de muita importância como a saúde mental mas de uma forma divertida com um toque de fantasia. Tive alguns momentos de reflexão com esse livro e outros que eu fiquei levemente com medo (o caso das irmãs Bowen), mas no geral eu gostei mesmo. Esther foi uma personagem incrível e divertida, aliás, não teve personagens que eu não gostei a não ser o pai do Jonah, mas definitivamente Pulgoncé Knowles ganhou meu coração. O livro tem gatilhos como ansiedade, depressão, fobias e outros. E enfatizo *que todos precisamos de terapia e que não há vergonha nisso*.

Jana 30/12/2021

Uma bela decepção
Assim como o livro anterior da autora, esse aqui sofre do mesmo problema: jovens extraordinários que tem muuuuuitos problemas. Sinceramente eu não aguento mais isso kkkk Achei John Green demais. Uma pena, porque realmente a coisa da morte e dos medos era bem interessante...

Mari 20/12/2021

simplesmente apaixonada
que livro cativante, que livro gostoso de ler. Ainda que seja algo mais falado hoje em dia o estigma em relação a doença mental persiste e esse livro consegue conectar quem sofre disso com os personagens presentes no livro.
Há alguns gatilhos mas o livro não deixa de ser muito bom, eu diria maravilhoso.
A vida é feita de momentos bons e ruins e esse livro com certeza me proporcionou muitos momentos bons!
Vale muito a pena ler!

Karen | @encontradanoslivros 14/12/2021

Uma jornada por uma mente em caos
A família de Esther é amaldiçoada, ou pelo menos é essa a história que seu avô conta e que Esther acredita veementemente desde criança. Segundo seu avô, ele conheceu O Homem Que Seria a Morte, e desde então a família dos Solar está destinada a morrer por causa dos seus maiores medos. E como Esther não acreditaria, uma vez que sua mãe tem tanto medo do azar que entrou em um loop de jogar em cassinos? Uma vez que seu pai não sai do porão de casa a 6 anos devido ao pânico do mundo de fora? Uma vez que seu irmão, Eugene, tem tanto medo do escuro que todas as tomadas da casa são presas com fita isolante para nunca serem desligadas?

Esther não sabe qual é seu maior medo ainda, mas carrega consigo uma lista de potenciais medos para nunca se aproximar dessas coisas/situações e acabar encontrando A Morte. Porém, ao reencontrar Jonah, seu amigo de infância, que se recoloca em sua vida novamente após furtar seus 55 dólares e suas balinhas de fruta (pois é), é convencida pelo garoto de que juntos ela poderia encarar cada item de sua lista.

Resumir esse livro em uma sinopse não é uma missão fácil porque, de verdade, ele é muito mais do que tudo que já contei ali em cima. "Uma lista (quase) definitiva de piores medos" é uma surpresa de leitura, começamos o livro com um toque de humor sarcástico e você quase pensa que vai ser assim, até se ver em lugares tão profundos enquanto lê a ponto de fechar o livro para respirar fundo e continuar.

Diria que é uma jornada mergulhada em transtornos psicológicos e em uma mente ansiosa e depressiva, escrito com firmeza e sem rodeios - e de uma forma completamente simples de compreender toda a complexidade de pensamentos e momentos tão dolorosos. A autora faz um trabalho inacreditável.

Simples, rápido, profundo e necessário. Recomendo (mas se atentem aos gatilhos).

PS: essa resenha também está no meu instagram @encontradanoslivros

Lylia.Borges 14/12/2021

Medo
Ela não entendia realmente porque sentia tanto medo até encontrar um garoto que mostrou a ela como enfrentá-los.

Dany 10/12/2021

Uma lista quase definitiva...
Eu gosto da escrita de Krystal... Gosto como ela cria um mundo novo, com suas tramas, e você fica completamente submerso e achando todas as hipóteses factíveis de acontecerem.

Gosto em como ela não tem receio de abordar temas sensíveis e te conduzir neles, absorvendo um conhecimento que você não buscaria de outra forma.

Esses personagens me sensibilizaram em muitos momentos.

O tema ansiedade já é um tema relevante para mim, ansiosa por perfeição e aceitação. Em alguns momentos me senti como Esther. E me senti privilegiada por ter "Jonah's" em minha vida tbm.

Letícia | @leiturasdale_ 12/11/2021

Inspirador
O livro aborda temas como suicídio, ansiedade e fobias o que pode causar gatilhos em algumas pessoas.

Toda a história da Esther foi evoluindo ao longo do livro. Eu fui me apegando aos personagens e percebendo como a autora queria retratar cada assunto em um deles.

É um livro que trata de assuntos relevantes de uma forma um pouco mais leve mas mesmo assim não deixa de ser inspirador e nos comover

Mar 10/11/2021

Muito fofo, nem parece que todos precisam de terapia.
"Que outras coisas belas o medo vinha escondendo dela? O que mais a maldição impedira, há tanto tempo, que ela encontrasse? Pela primeira vez, em muito tempo, ela queria descobrir."

Quando peguei esse livro para ler esperava um YA qualquer, fofo e bom para curar ressaca. Mas o que eu encontrei foi bem além, sério, eu achei incrível.

Sempre fui considerada uma pessoa medrosa, e ver Esther, a protagonista, enfrentar pouco a pouco seus medos me fez dar risada, refeltir e chorar (um pouquinho). Você se diverte tanto no livro que você esquece que todos os personagens precisam de uma terapia intensa.

O livro foi fofo, angustiante e em partes, real.

muito bom.