A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Erlo 21/03/2022

A Vida Intelectual
Me sinto muito feliz por ter tido contato com essa obra esclarecedora. O autor nos traça um caminho pelo qual poderemos chegar aos nossos objetivos intelectuais, mas com a devida atenção ao que realmente importa: o amor à verdade, a honestidade intelectual e a virtude. Passamos a perceber que o equilíbrio entre a vida e o intelectual é o princípio do sucesso nessa caminhada.
Leitura edificante e prazerosa.

Roger 14/03/2022

Inspirador e surpreendente.
Certamente um livro para moldar parte do caráter do leitor. A obra trás excelentes conselhos de vida, trabalho, família, leitura e filosofia. Me surpreendeu positivamente!

Thayna.Brune 07/03/2022

Denso mas compreensível
Confesso que fiquei preocupada no início com a linguagem ser difícil, mas consegui captar a ideia do livro em sua totalidade e glória a Deus! Porque cada palavra desta obra vai nos levando à oração e à meditação da vida intelectual.
Quanto aprendi com esse livro! Quanto mergulhei nessas páginas!
Apesar disso, preciso ser sincera e dizer que a leitura me perdeu em algum momento, e a partir dos 80% foi muito difícil continuar no ritmo que estava antes.
O livro, portanto, é muito denso de conteúdo, apresentando dicas valiosas e reflexões únicas, mas a linguagem não é tão complexa quando se esperaria por uma obra do século XX.

Martony.Demes 07/03/2022

Eis o livro A Vida Intelectual , do Padre Sertillanges.

Bom, o livro apresenta uma série de recomendações e ideais que se deve compelir para se guiar por um pensamento ou guiar-se por uma vida intelectual. O Padre Sertillanges, à luz de Santo Agostinho, apresenta-nos de maneira cuidadosa os benefícios de viver assim.

Em um dado momento, ele compara o 'intelectual' a um atleta: deve ter disciplina, perseverança, valorização do tempo e constância! (Parece óbvio mas sempre esquecemos).

Outra situação bem corriqueira é que sempre nos deixamos abater pelo ambiente ao redor! Isso jamais deve ser justificativa para manter-se no nível.

Outra recomendação bem interessante é não se deixar isolar e esquecer o mudo lá fora sem vida social. Precisamos nos nutrir disso. Se não, você fica em seu mundo limitado!

Fala também do desenvolvimento moral que deve seguir o intelectual; a importância do espírito e que o fim de tudo é o homem e não o conhecimento!

Outra questão interessante é manter a conexão das ideias. Devemos tentar convergi-las e não ter algo solto! As vezes (me incluo kkk) tentamos ler de tudo e não conseguimos conectar o que aprendemos!

Então o padre apresenta uma série de sugestões sobre adequar a percepção, concentração, sobre o descanso, em não sobrecarregar a memoria e concentra-se em ideias essenciais.

Considero um livro perene, que requer sempre reler partes esquecidas ou que supostamente tenhamos esquecido! Vale a pena lê-lo, sim!

@brunologan7 04/03/2022

Precioso!
Um livro que quero ler várias vezes, pra assimilar e praticar, mais e mais.

Sertillanges tem pensamentos atemporais.

Flora.Dantas 16/02/2022

É a vida adulta acontecendo?
O livro é um guia para descobrir o seu próprio propósito na vida. Nos faz refletir que todas as áreas (trabalho, família, saúde, estudos, lazer, espírito?), estão ligadas entre si e têm a mesma finalidade: ir de encontro a nossa vocação. De nada serve priorizar uma delas em detrimento da outra.

?Vivendo superficialmente, sua punição será ter negligenciado, no tempo favorável, o futuro, que é sempre uma herança.?

Mais que um livro, é um ensinamento para uma vida melhor.

Mabia.Santana 13/02/2022

Incrível
É um conforto pra alma. Não vou saber explicar, mas é lindo demais. Fala até mesmo o sofrimento, a confiança excessiva que devemos ter em Deus, sobre a paciência, que nossa glória não é em vida, que Deus deu uma missão a cada um e que essa missão é a mais linda pra nós, apesar de existir outras mais belas e grandiosas que as nossas. Sempre que eu estiver ansiosa, ou sofrendo, ou me sentindo inferior a alguém, tenho as páginas que vão me colocar nos eixos.

Pedro.Amaral 29/01/2022

A vida intelectual
Um livro que nos motiva e nos direciona a vida de estudos, aqui encontramos ótimas dicas e conselhos para seguirmos nossa vocação intelectual

Hingara Leão 26/01/2022

A vida intelectual
Livro rico e muito bom, mas não tem uma linguagem fácil, e eu acabei me arrastando na leitura em vários momentos. Deve ser lido com muita calma e concentração.

Déborah 20/01/2022

Necessário e importante!
Termino essa leitura com a convicção de que terminei uma obra extremamente valiosa e rica! Um clássico que decididamente deveria ser mais comentado e exaltado.
O livro aborda temas tão necessários sobre a ?vida intelectual?. Gostei muito dos capítulos que falam sobre a disciplina do corpo, sobre a organização da vida, sobre o trabalho, sobre a solidão (como dosar essa solidão para que seja saudável e não prejudicial). Os capítulos sobre a leitura, então? tudo muito incrível.

É um livro que aborda muito a fé, que em alguns capítulos possui uma leitura mais densa, que requer mais atenção, mas é um livro maravilhoso.

Rafael.Assumpcao 08/01/2022

Um livro digno de atenção
Esta obra é verdadeiramente um auxílio inestimável, tanto como estímulo como para a organização da vida intelectual.
Este livro não trata de como aprender determinada área do conhecimento, mas antes, trata do que é importante conhecer antes e durante a vida de estudos.
As mudanças pessoais e comportamentais, o ambiente de estudo, a forma de ler e fazer anotações, enfim, tudo o que nos permite otimizar o tempo dedicado ao estudo e nos fazer mais eficientes e produtivos, você vai encontrar neste livro.
Tudo aqui é atemporal. Servia aos intelectuais do início do Sec XX, e vai continuar servindo aos intelectuais de qualquer época.

Leo Vieira 27/12/2021

Manual para se portar como um inteligente.
Esse livro trás dicas especiais sobre o desenvolvimento da vida intelectual. Como a pessoa se tornar e praticar a inteligência e o conhecimento. Equilíbrio do corpo e mente, alimentação, horas de sono, vida equilibrada, boas companhias, horas de leitura e absorção de conhecimento e digestão de ideias, entre outras dicas especiais.

Marcela 27/12/2021

Sertillanges nos traz uma excelente reflexão sobre a importância daqueles que levam uma vida intelectual.
Nos faz perceber durante a leitura as coisas que realmente importam nessa vida, que ?todo estudo é um estudo para a eternidade?.
Há coisas que apenas você pode fazer, e normalmente aquelas que mais valem a pena são as que mais demandam trabalho é muito esforço.
Vá e faça o que tem que ser feito, e decida fazer sempre bem feito, foque o máximo que conseguir.
E por fim, nunca se esquecer que o estudo e a oração precisam sempre estar interligados.