A Escrava

A Escrava Maria Firmina dos Reis

Resenhas - A Escrava

Tainá 04/03/2022

Um conto que eu precisava ler porque é leitura obrigatória da prova da UEMA. Fui lendo obrigada mesmo, mas acabei achando o desenvolvimento bem interessante e consegui identificar partes importantes para destacar em uma possível redação sobre escravidão ou preconceito racial.

Aline 28/02/2022

Emocionante
Foi minha primeira leitura de Maria Firmina. É um clássico, um conto curto e a linguagem não é atual (é um português mais antigo e bastante formal).
Eu fiquei muito emocionada ao ler. As palavras da autora exprimem a dor da escravidão.

Lorenna35 23/02/2022

Maria Firmina é perfeita
O lvro em si te faz muito emotiva, simplesmente pelo fato de ser algo real que mesmo tendo ocorrido há séculos, atualmente há situações análogas, deixando um fruto chamado racismo estrutural, expondo ainda um fato que em todo brasileiro há sangue negro nas veias pela miscigenação, o que a maioria parece esquecer. O final é extremamente satisfatório e feliz, a forma como a mulher defende Joana e Gabriel é muito necessária, além de ter dado um lindo lacre no Tavares nojento. Amei!

emis 16/02/2022

Não sou muito de ler livros clássicos, li por causa de um concurso mas me impressionei, e, particularmente eu gostei.

dulce 12/02/2022

Não sei o que dizer sobre esse conto. Eu me emocionei em poucas páginas e eu não tenho como "avaliar" algo assim. É algo muito maior do que eu. Que a gente lute contra o embranquecimento e esquecimento das nossas raízes que por tantos anos foram rebaixadas. Por Maria Firmina e tantas outras que não tiveram o reconhecimento que deveriam ter tido.

gabi 02/02/2022

leitura interessante e prestativa
além de ser um conto ótimo pra quem quer iniciar em uma literatura mais rebuscada, é uma obra extremamente real, representativa de um panorama escravista, e daí dá pra traçar um paralelo com diversos assuntos pertinentes, o que torna o livro interessante e deveras prestativo! vestibulandos gritam com a contextualização que dá pra milhares de assuntos, hahaha

tô sem muitas palavras pra descrever a magnificência dessa composição literária, e confesso que li principalmente por conta da UEMA, mas não me arrependo! uma leitura angustiante e que ao mesmo tempo te prende, e é bem rápida! você não tira nem trinta minutos para ler se já tiver o hábito e familiaridade com a linguagem. recomendo demais :))

mafê 01/02/2022

li por causa do vestibular
não curto muito livros clássicos pq não tenho paciência pra ficar pesquisando as palavras em desuso, mas como eu tinha que ler esse aqui para o vestibular que irei prestar, foi inevitável. é um conto muito triste porque o momento histórico descrito é triste. é um livro para se revoltar e estudar ao mesmo tempo. muito bom.

Weby 31/01/2022

Um conto abolicionista
Um conto rápido, mas que retrata com realidade uma parte dos horrores da escravidão. Maria firmina tem um papel fundamental nas letras nacionais e merece ser cada vez mais linda e estudada!

Gabriel 30/01/2022

A escravidão e seus algozes
A autora, em um poucas páginas, narra a dor da escravidão muito bem representada em seus personagens! Nos leva a refletir sobre um assunto muito atual apontado até mesmo no índice: "como dar voz a minorias".

Maria Firmina dos Reis sentiu na pele ao ser a primeira mulher preta a publicar um romance no Brasil. A dor de seus personagens, retrado neste livro, nos leva a uma mudança de olhar, nos instiga a termos um olhar humano para com aqueles que tem sua liberdade saqueada até mesmo na hodiernidade.

Lidia204 29/01/2022

Obra literária obrigada do vestibular ???

Devo admitir que tenho um pequeno problema com clássicos da literatura brasileira ? problema desenvolvido graças aos professores do ensino médio ?????

Guynaciria 18/01/2022

Maria Firmina dos Reis, foi uma mulher a frente do seu tempo, chegando a criar uma escola mista, que até então não existia no país.

Esse e o seu primeiro romance, publicado originalmente na Revista Maranhense.

É uma pena que suas obras tenham sido esquecidas por tanto tempo, sendo redescoberta em um sebo a pouco tempo.

Por ser mulher, descendente de uma escrava alforriada, de uma inteligência ímpar, ela não obteve em vida o reconhecimento que merecia.

No livro "A escrava", ela deixa claro o seu papel ativo nas causas abolicionistas, nos fazendo enchergar a triste situação em que se encontravam as pessoas escravizadas.

Pessoas essas desprovidas de qualquer direito. Que podiam ser machucadas física e emocionalmente, seja através de chicotadas e trabalho forçado extenuante, ou até mesmo, se vendo privados de seus entes queridos que lhe eram arrancados do convívio familiar e vendidos como se fossem simples posses.

Esse foi o caso da escrava da história, que enlouqueceu após ter seus filhos gêmeos de 8 anos vendidos, nunca mais os vendo.

Antes disso sua mãe também havia se entregue a loucura, ao ser enganada pelo seu dito senhor, que entregou uma carta falsa de alforria a sua filha, recebendo em troca todo o dinheiro que o pai da mesma tinha sofrido para juntar, com o intuíto de obter a a liberdade de sua amada filha.

Como podem ver, não existiu limites para a crueldade dos donos de escravos e seus capatazes.

Essa é uma obra intensa, apesar de suas poucas páginas.

Vocês já leram algo da autora? Sabiam que ela é a única mulher que teve seu busto acrescentado entre os autores homenageados na Praça do Pantheon em São Luis do Maranhão?

Beca 13/01/2022

A escrava
Conta a história de uma mulher que salva uma escrava fugitiva que era considerada louca e posteriormente seu filho,de um patrão que lhes maltratava muito,a história é muito curta e o livro bem pequeno também

Liv 11/01/2022

li ano passado e esqueci de fazer resenha kkkk
Enfim, um conto muito comovente. A história parece viva. Ao lermos os acontecimentos em livros de história acho que não temos a verdadeira dimensão do que foi esse período. Foi a primeira leitura desse tipo que tive contato, e eu achei bem legal. Eu gostei também que teve um "final feliz", eu gosto de finais felizes kkkk E a história que maria firmina trás ao escrever seus livros não pode ser desconsiderada também, primeira mulher negra, brasileira a escrever um romance, ainda mais na época em que a literatura era cheio de homens brancos. Incrível.