Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Eder Ribeiro 16/01/2021

Deixou de ser rio e não soube ser mar
Muito antes de saber a existência desse livro, abateu em mim um sentimento de não pertencimento à cidade que hábito, então escrevi isso: "O sentimento de ter deixado a minha Bahia é o mesmo do rio ao se encontrar com o mar, deixa de ser grande no seu pequeno leito para se tornar menor na imensidão oceânica". E cada um de nós, independente de onde vivemos, aos poucos, deixamos de ser rio.
Carolina 16/01/2021minha estante
que legal meu professor indicou como leitura na nossa materia de antropologia :)

Eder Ribeiro 16/01/2021minha estante
Carol, somos educados para sermos consumidores e vivemos em prol do ter. Em consequência deixamos perdemos toda nossa raiz com filho da terra.

Wes 13/03/2022

Não que o livro seja muito ruim, mas achei meio... meh? Nada muito novo e achei meio superficial. O autor só saiu metralhando suas opiniões sem dar muitas referências. Sei que os capítulos são transcrições de palestras, mas poderiam ter feito um... trabalho melhor no livro? Concordo com algumas coisas que o Krenak diz, mas creio que faltou um pouco de convencimento...

Quero ler "A vida não é útil" do mesmo autor, porém, espero que não seja nessa mesma pegada...
Eduardo Vitins 13/03/2022minha estante
Concordo 1000%
É EXATAMENTE isso!

professorananias 16/03/2022minha estante
Quando eu li, pensei a mesma coisa

Pablo Marcelo 21/09/2022

Uma história necessária
Acredito que temos um débito histórico gigantesco com o povo indígena e suas culturas e tradições - algo que, infelizmente, está bem longe das nossas escolas e até da cultura.

Krenak busca reparar esse déficit através deste livro, ainda que seja uma gota no oceano do que ainda precisamos ouvir e aprender deles.

Leitura rápida e leve, e bem introdutória e convidativa a este mundo inexplorado (ainda que explorado) dos índios.
Marcia 26/09/2022minha estante
Eu também gostei muito desse livro

Capano 16/04/2022

Esperava mais
Achei meio superficial, n trouxe muita coisa nova... foi uma leitura fluída mas não leria dnv
Recomendo para quem quer dar inicio ao tema (cultura indígena e preservação ambiental)
nutts 22/04/2022minha estante
mas bah

Akathaisa 27/01/2022

Revolução
Realmente, revolucionário. Ailton Krenak é um pensador incrível. Terminei o livro com vontade de bater em latifundiários e me juntar ao MST. É isso.
Mesa torta 27/01/2022minha estante
Eita que delicia vou ler

rdrg 04/07/2021

Eu tenho família papacito, por favor, tenha piedade
Esse é mais um conjunto de textos baseados nas palestras do Ailton Krenak, lotado de referências e palavras extremamente necessárias, atuais e principalmente questionadoras!
machadolug 04/07/2021minha estante
GNT EU AMO

Allisson 03/10/2020

Irmãos: ?Ideias Para Adiar o Fim do Mundo? do Ailton Krenak
Airton é um líder indígena da etnia Krenak, com longa luta em prol dos povos originários e pelo ambientalismo. Em 2020 foi eleito o intelectual do ano.
O livro é derivado de palestras proferidas entre os anos de 2017 e 2019 pelo autor e trata de nos apresentar o fim do mundo e o como protelar ele em mais um dia.
A essência do livro é o conceito de humanidade e o desgraçamento que estamos causando à terra por nos deslocarmos dela, por vontade ou obrigados. Ela deixa de ser a ?pachamama?, nossa mãe, e passa a ser mercadoria, insumo, geradora de royalties.
Para mim, a leitura desta obra foi tranquila, mas um pouco quebrada devido a existência de rupturas de sequência que surgem dentro dos capítulos, mas nada que influa severamente na dinâmica.
A leitura é mais que indicada pra todos, àqueles que não tem o costume de leitura e também aos ?livrofágicos?.
Li a 2ª edição (2020), publicada pela Companhia das Letras. São 102 páginas pequenas, tamanho A6. Paguei R$ 25,00. Esse é o preço médio da obra
Leiam Foucault. Leiam Krenak. Leiam Camus.
Boa leitura!

Priscila.Bittencourt 17/01/2021

a grandeza não está na quantidade
o livro é pequeno e repleto de conteúdo e questionamento que nos levam a refletir sobre o que é a humanidade, nosso papel nela e nossa relação com a natureza e com os outros. os indígenas lutam e resistem há centenas de anos, Krenak levanta uma questão interessante a respeito disso, nós brancos sobreviremos a nós mesmo? tenho certeza que nesse ritmo de produção proporcionado pela cultura neoliberal não! que acordemos a tempo e de fato adiemos o fim do mundo [que está bem próximo]. livros que nos inspiram a continuar lutando.

Stefani.Barros 17/02/2021

Sem muitas novidades de como adiar o fim do mundo
Criei grandes expectativas com a leitura desse livro, mas as expectativas não foram alcançadas, achei que o livro fez comentários rasos e repetitivos. E a ideia principal do livro de "como adiar o fim do mundo" basicamente é ver a natureza ao nosso redor como entes queridos e não como mercadoria, e eu particularmente já tinha noção dessa ideologia, por isso não achei nada muito inovador ou que me acrescentasse de alguma forma.

Dan 24/02/2021

Precisa ser lido por todos
Segundo livro do Krenak que leio e a cada palavra lida é como um tapa na cara de uma realidade nunca ou pouco antes pensada por boa parte das pessoas. Ele consegue ser direto, claro, objetivo é essencialmente didático ao nos levar para refletir sobre aspectos tão necessários das sociedade.

Leitura necessária!

mariaf.skumagai 24/03/2021

A mensagem é direta! O ser humano precisa aprender a cuidar do meio ambiente, pois ele não vai deixar de existir.
O conhecimento transmitido por Ailton, independente de trazer um lirismo, é clara e dura.

Ana.Giori 29/03/2021

Quer adiar o fim do mundo?
Nesse livro lemos a transcrição de palestras de Ailton Krenak e conseguimos entender um pouco da cultura indígena e ver como podemos aprender com eles para curar nosso planeta.

Evandro.Parussolo 29/03/2021

Não conhecia o autor, me fez abrir um horizonte de pensamento, recomendo muito..

Lu @gentequeamalivros 04/04/2021

Super necessário...
Amo a forma como o Ailton fala sobre a nossa relação com o meio ambiente, sempre que leio algo dele me desperta uma consciência social e ambiental que eu na maioria das vezes nem sabia que tinha.

Esse é mais um livro do autor que nos faz refletir e repensar nossas atitudes e modo de vida, é um livro curto porém indispensável.