O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Mi Hummel 12/11/2014

Os remendos que a vida dá.
"O tempo entre costuras" foi uma leitura surpreendente.

Não estava preparada para as reviravoltas previstas na história e me peguei devorando o exemplar noite após noite para saber o que aconteceria com a pobre costureirinha Madrilena. E então, lá estava eu...Envolta em uma fantástica trama envolvendo pespontos, espionagem, alemães, polícia secreta britânica, tesouras, moldes e costuras! Confesso que me diverti na pele de Sira, uma personagem que vai crescendo e se desenvolvendo perante às agruras da vida!

Há também um farto material histórico sobre os desdobramentos da Guerra de Hitler em solo espanhol, portanto era quase impossível não se sentir imersa na realidade de Sira e seu chique Ateliê.

A linguagem da autora é rica, embora me cansasse um pouquinho, mas nada que me fizesse largar o exemplar até o final do capítulo!

Em suma: gostei muito. E me surpreendi. Não li nada à respeito da obra e quando dei de cara com o exemplar em uma biblioteca, não me contive e o carreguei. Acredito que, por não ter me informado, o efeito da história acabou sendo impactante.

Naiara 06/04/2013

A cada esquina, uma nova - boa ou não - surpresa
Eu não poderia imaginar que o fruto de densos estudos históricos poderia dar um livro tão encantador. 'O Tempo Entre Costuras' é uma leitura deliciosa, do começo ao fim.

A trama aborda um tema que nos soa complexo de primeira mão: as entranhas da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial. Suas personagens secundárias, seus pormenores, tão importantes embora mascarados de inocente insignificância para os que dominam somente a superfície do assunto, como eu. Contudo, avançamos pelo livro com uma facilidade incrível que só se mostra possível devido à escrita leve da autora.

A personagem principal, Sira, arrebata o nosso coração cada vez mais um pouquinho ao longo do livro narrado em primeira pessoa. A fragilidade e a força são características conflitantes, mas na personagem ambas atuam como complementares, e em um mesmo momento do livro eu consigo ver ambas, a incrível força e a fragilidade próprias da natureza delicada de Sira.

O livro nos relembra quão pouco sabemos do que a vida nos reserva, e como uma decisão tomada aqui e outra deixada para depois acolá podem reverter em uma guinada agradável ou não na nossa história. Diante de tropeços, colhendo os frutos de um erro do passado, e por mais caóticas que as coisas possam parecer no presente, que não deixemos a esperança de uma vida melhor de lado.

Em todo tempo eu torci para a personagem principal, e tamanha era a sua força de vontade que ao mesmo tempo que eu sofria suas dores tinha a convicção de que tudo daria certo ao final - que é como agimos na maioria das vezes na vida real.

Bato palmas para a criatividade da autoria em criar tantas situações impensáveis na caminhada de Sira na trama. Pode-se dizer tudo do livro, menos que ele é previsível, o que já lhe garante facilmente uma estrelinha fixa na classificação da obra. Até mesmo falando da faceta romântica do livro. Tive uma feliz surpresa ao ver como a autora finalizou a estória, sempre fugindo do previsível.

Estou encantada! Recomendo a leitura sem pestanejar. Não é um clássico e a escrita não é brilhante, mas é leve e ágil, e a estória profunda é relatada com sutilidade - assim como Sira, forte e frágil.
Acho lindo o último parágrafo do epílogo. Nele, María Dueñas escreveu com um punho poético palavras belas que não vão sair de minha cabeça por um longo tempo.

Aninha 07/01/2015

Costurando em tempo de guerra
"...o mar me trouxe naquela manhã sensações esquecidas entre as dobras da memória: a carícia de uma mão querida, a firmeza de um braço amigo, a alegria do compartilhado e o anseio do desejado."

Sira Quiroga é uma jovem noiva, que vive em Madri às vésperas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Tal qual sua mãe, é uma costureira habilidosa e, um dia, encantada por um homem desconhecido, decide abandonar tudo e partir para Tânger, em Marrocos.

E então, seu mundo desaba. Sira, de uma hora para outra, se vê sem dinheiro e sem rumo a seguir:

"...descobri, com o mais intenso desgosto, que a qualquer momento e sem causa aparente, tudo aquilo que julgamos estável pode se desajustar, desviar, entortar o rumo e começar a mudar." (página 50)

Com a ajuda de Candelária, a dona de pensão onde vive, Sira consegue montar seu ateliê de costuras e passa a atender gente da alta sociedade. Faz amizade com Rosalinda Fox (personagem histórica), se apaixona por um jornalista e, novamente, se vê diante de um grande dilema assim que a Segunda Guerra começa.

"não estava preparada para sentir de novo a angústia de uma ausência." (pág. 251)

Agora que tudo está se ajeitando, ela deve aceitar esse novo desafio?

A autora mistura personagens fictícios com personagens históricos para criar uma trama envolvente, que te prende do começo ao fim.

Vale a pena a leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2014/12/o-tempo-entre-costuras.html

mariiroma 06/01/2013

O tempo entre costuras foi, indubitavelmente, uma grande surpresa para mim. Quando comprei o livro, não sabia de seu sucesso na Espanha, ou do que se tratava; eu estava passeando pela livraria para comprar um presente e decidi levar algo para mim também, bati os olhos neste livro e gostei da capa e do título, dificilmente motivos muito intelectuais, mas resolvi levar. Não li quarta capa ou orelha nem indicação nenhuma; foi um impulso, um capricho que valeu a pena.

Neste livro, María Duenãs nos apresenta Sira Quiroga, uma espanhola que, no começo da história, é uma simples costureira, mas, ao decorrer de sua vida, se transforma em algo mais. Sira nasceu e cresceu em Madri, criada apenas pela mãe e com o destino certo de trabalhar com ela no ateliê de alta-costura da dona Manuela, se casar com o gentil Ignacio e ter uma vida completamente normal. Mas o destino se encarrega de mudar tudo: ela se apaixona por outro homem que não se noivo, cancela o casamento, larga o emprego, conhece seu pai de forma inesperada, se muda para o Marracos com seu namorado, e a Espanha entra em guerra.

Na África, Sira é traída, roubada, abandonada, é obrigada a mentir, quebrar leis, se colocar em perigo, mas também constrói amizades, um negócio lucrativo, conhece pessoas importantes, se reinventa, é apresentada a pessoas obscuras, se reinventa de novo, muda de nome, volta para a Espanha, ganha mais dinheiro, anda perto do abismo em Lisboa e por fim toma as rédeas de sua própria vida em Madri. Apesar de todas as truculências, a história nunca parece inventada, não-real. Sira é só uma menina tropeçando por aí, procurando o melhor jeito de sobreviver ao amor, a guerra, a tudo que a vida lhe joga. Ela começa como ingênua e inocente e com o passar do tempo se torna forte, perspicaz, elegante, seu crescimento é palpável. Durante a Guerra Civil Espanhola, Sira está no Marracos e sofre distante, sozinha e, durante a Segunda Guerra Mundial, ela está na capital, em Madri, como agente ativa. Sua existência fictícia é misturada com fatos reais, pessoas de verdade e, no final, acaba sendo uma aula de História, sem que se perceba.

Cheia de reviravoltas e vestidos, O tempo entre costuras nos conta não apenas a história intrépida de Sira Quiroga, mas também a história da Espanha durante um momento conturbado de um jeito leve, surpreendente e cativante.

site: http://todasasluzes.blogspot.com.br/2014/12/critica-o-tempo-entre-costuras-maria_27.html

Bah 05/04/2015

Tão natural quanto o passar do tempo
Sem dúvidas é o livro mais bem escrito que já li. O jeito como María narra a história de Sira, nossa personagem principal, é extremamente natural e fluí rápido, a leitura é extremamente prazerosa. A cada frase, consegue-se sentir até o perfume que a Srta. Quiroga usa, escutar até o trânsito do Marrocos. O jeito como a personagem amadurece durante os capítulos é inigualável. No final das contas, não é um livro sobre, não é um livro sobre guerra, é um livro sobre Sira que, assim como tantas outras Siras, abraçou o acaso como um amigo.

site: https://foradevoga.wordpress.com/

Leila 23/06/2015

Bom...gostei, mas não dei 5 stars, o final ficou em aberto, a autora não finalizou e por isso, pra mim, perdeu um tanto de encanto, porém, a parte histórica sobre o início da Segunda Guerra e o envolvimento da Espanha em todo o tramite foi bem legal e elucidativa.

Quanto à personagem central, Sira Quiroga, ai ai ai, achei-a tão sem personalidade própria, demorou tanto a amadurecer, fez tantas coisas simplesmente porque outras pessoas queriam e a induziam a isso ou aquilo...somente no final mostrou um pouco mais de firmeza e decisão em suas atitudes, foi uma boa espiã apesar de tudo, hehehe

A sinopse desse livro nos engana bem, rs...pois diz ser um romance de ritmo imparável, oi??? que de romance, pelo menos romântico não teve nada esse livro, só no comecinho o seu envolvimento com o cafajeste Ramiro é que se poderia considerar romance, de resto, está mais pra drama.

Apesar dos pesares e de um modo geral eu gostei, só não sei se indicaria! rs

Deborah 15/09/2015

Muito bom!
Não gosto de escrever resenha, mas esse livro merece!!

A história desenvolve naturalmente, momento algum o livro me cansou. Senti como se eu estivesse ao lado de Sira, tendo as mesmas emoções que ela.
Gostei tb pq aprendi como ocorreram as guerras na visão dos espanhóis.
Só não gostei muito do desfecho...

Saga Literária 05/11/2015

Em tempo de guerra! Livro dos bons!!
O Tempo Entre Costuras - María Dueñas (Editora Planeta)
"Poucos meses antes da guerra eclodir na Espanha, Sira troca sua pacata rotina em Madri pelo desconhecido Marrocos, seguindo uma avassaladora paixão. Ela e seu amado Ramiro, um aventureiro em busca de dinheiro, vivem momentos de romance, glamour e futilidade. Mas o sonho vivido por ela acaba quando, de uma hora para outra, é abandonada.

Sira Quiroga é a encantadora costureira que protagoniza esta aventura. Um dia, Sira se apaixona loucamente e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Porém, se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos."

site: www.sagaliteraria.com.br

Viviane 13/11/2015

Sublime.
Mistura de história com ficção.
Uma mocinha que não se lamúria e nem fica correndo atrás de homem. Uma mulher de vibra que se reinventa a cada virada de página.
Leiam!

Aline Bitencourt 15/12/2015

Irregular
Achei a escrita da autora um pouco irregular. Em alguns momentos virei as páginas alucinadamente querendo saber o que ia acontecer. Em outros a leitura tornou-se um tanto cansativa. Na metade do livro tive um pequeno bloqueio e fiz um esforço, tipo: "Tá legal vamos ver o que aconteceu com essa mulher afinal". Não achei que a aparente fraqueza e falta de personalidade da personagem principal seja um defeito. Ela simplesmente era uma jovem que vivia na década de 30 (oi?) e inicialmente queria fazer as coisas como era esperado que fizesse (não vou me aprofundar nesse aspecto pra não dar nenhum spoiler). Aliás o que tem de errado ela não ter uma personalidade forte e impor a sua vontade acima de tudo e todos? Pelo menos este é um aspecto positivo desse livro... foge do clichê da mulher independente e poderosa que tantos escritores se apegam.
O que gostei foi justamente isso, o crescimento mental e espiritual da personagem.
E o que me incomodou bastante foi que o romance em si não ficou bem amarrado... pelo menos pra mim. A escrita da autora tem alguns cortes em que ela pula os acontecimentos. E então a moça conhece o cara, acontecem milhões de coisas paralelas e de repente ela está apaixonada... a explicação da autora para a paixão entre os dois não ficou clara pra mim. Mas no final eu até estava torcendo por eles, rs. Estava com as expectativas bem altas e talvez isso tenha influenciado bastante minha opinião... enfim, não mudou minha vida.

Lerissa K. 26/01/2016

Este foi o livro mais longo que li em 2015 e também a leitura que eu levei mais tempo para concluir, embora esse fato não tenha nada a ver com a quantia de páginas que o livro possui. É uma história longa, pode-se dizer a "história de uma vida" e, por isso, acaba sendo, em momentos diferentes, lento, empolgante, divertido, romântico e até cheio de suspense. Mas é uma história que vale a pena ser lida, pois é a história de uma jovem forte, que venceu e superou todos os obstáculos que se puseram em seu caminho.
Sira Quiroga é, como já se disse, uma jovem forte, uma lutadora e O Tempo entre Costuras conta sua história, sua trajetória ao longo de uma mudança de vida repleta de percalços e problemas. No começo da história, Sira, uma moça da década de 30, é uma jovem inocente que vive com sua mãe em Madri, na Espanha. Sua mãe auxilia no trabalho do ateliê de costura de D. Manuela e Sira, ajudando em pequenas coisas, aprende um pouco também.
Tudo estava bem, até o dia em que um tal de Ramiro surge na vida dela. Sira, ainda inocente, logo cai nos encantos do aventureiro e este consegue convencê-la a deixar sua vidinha para trás. É então que Sira parte para Marrocos, terra africana, pouco antes da guerra dominar a Espanha. Ela deixa tudo para trás, sua mãe, seu antigo namorado e sua pequena vida e parte em direção a uma vida nova, cheia de luxo e glamour.
Porém, tudo logo acaba e a vida luminosa de Sira se escurece. Ela é abandonada por Ramiro, grávida e infeliz, roubada, sem eira, nem beira e sem conhecer nada nem ninguém. E, como se não bastasse, ainda é cobrada por uma tremenda dívida no hotel luxuoso em que vivia e também acaba perdendo o bebê. Mas Sira recebe uma nova chance, o delegado que a tinha sob custódia deixa-a na pensão de D. Candelária. Esta é uma comédia, uma ótima personagem e é quem tira Sira da lama.
"Um dos efeitos da paixão louca e obcecada é que anula os sentidos para perceber o que acontece à sua volta. Corta rente a sensibilidade, a capacidade da percepção. Obriga-nos a concentrar tanto a atenção em um ser único que nos isola do resto do universo, nos aprisiona em uma couraça e nos mantém à margem de outras realidades, mesmo que transcorram a dois palmos do seu nariz. [...] Por isso, tive de aprender a viver sozinha, a pensar em mim e a lutar para que o peso de sua ausência fosse se tornando, pouco a pouco, menos desolador. Como dizia o folheto das Academias Pitman, longo e escarpado são os caminhos da vida."

[...]

O enredo do livro é muito bem feito e os acontecimentos da história estão bem costurados entre si, com uma linha bem apertada, dando pontos aqui, arrematando ali. A vida de Sira é interessante, não é um mero conto de fadas em que tudo acaba bem. É uma história cheia de quedas, dores e cicatrizes, mas também de força própria e determinação.
A história, apesar de ser um pouco lenta em alguns momentos, também passa por uma transição. Começa com uma narração simples e vagarosa, por assim dizer, mas, em seu decorrer, vai se enchendo de acontecimentos e situações cada vez mais cheias de ação e suspense e, ao se encaminhar para o final, a vida de Sira é eletrizante e você acaba se prendendo, enfim, à história.
Em muitos momentos o leitor se pergunta: E agora? O que vai acontecer? Como que isso vai acabar? E a história também guarda um amplo leque de surpresas em seu decorrer.

LEIA A RESENHA COMPLETA LÁ NO BLOG NMW:

site: http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2016/01/resenha-do-livro-o-tempo-entre-costuras.html

Amanda 31/01/2016

O Tempo Entre Costuras
Eu não tenho costume de escrever resenhas, exceto quando eu gosto realmente do livro ou tenho algo a debater com os comentários anteriores, rs. Nesse caso são as duas coisas, rs. Primeiro, amei a escrita da autora, algo leve, com nuances de romance, mistério, cultura e algumas lições de vida. Personagens como a Sira cativam justamente por serem como eu e você, pessoas com sentimentos confusos, que muitas vezes tomam decisões precipitadas que mudam toda uma vida (ou várias). Foi perceptível o amadurecimento da Sira de uma menina bobinha, fútil e influenciável para uma mulher forte, decidida e independente, além de inteligente e corajosa. Ela me surpreendeu em vários pontos -ao deixar o Ignácio, ao vender as armas, ao topar ser espiã e ao se apaixonar pelo Marcus - mas não tanto quanto ao "enfrentar" o Hillgrath no final, demonstrou o quão confiante ela se tornou, achei a cena divertidíssima.
E falando do final, não achei ruim se considerarmos o epílogo como uma informação extra dos personagens que realmente existiram, na verdade ele serve mais como um adendo a história da Espanha - o que não comentei antes, mas achei muito bem descrita - e não como um final de fato.
Mas enfim, eu AMEI o livro e a autora. Super recomendo!!!! =D

Jansen 04/02/2016

Ótimo livro
Ótimo! Um enredo bem "costurado". O título tem a ver com dois momentos da vida da protagonista, a Sira. Primeiro quando aprendia a costurar com a mãe numa Madrid caótica entre as duas guerras. Depois apaixona-se por um cafajeste charmoso que toma a fortuna com a qual foi presenteada pelo pai, quando vem a conhecê-lo. Com esse vigarista vai para Tanger, em Marrocos onde só não vai presa pela interferência de um delegado que se condói da jovem. O marido foge com suas jóias e dinheiro e ainda a deixa com a conta do Hotel onde estavam hospedados para pagar. Envolve-se em várias aventuras e, na parte final, retorna para Madrid onde monta um ateliê de costuras e então o título do livro toma outra conotação. Muito inteligente.

Vivi Cruz 11/02/2016

Todas as mulheres deveriam ler esse livro!
Li esse livro no começo de 2015 e fiquei completamente apaixonada pela história e a narrativa que nos envolve do começo ao fim. É incrível a trajetória da personagem Sira Quiroga e o quanto ela evoluiu no decorrer da história. O amadurecimento e a forma como ela lida com as dificuldades que surgem no seu caminho faz como seja impossível não se comover com essa obra.

É uma história de amores, guerra e muitas reviravoltas. Entrou para a minha lista de favoritos da vida e acho que todas as mulheres deveriam ler. Confiram na integra a resenha que fiz no blog: