O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

@garotadeleituras 13/09/2018

Entre linhas, costuras e turbulências

Não lembro quando “O tempo entre costuras” entrou para minha lista de querências, mas vale comemorar pela barganha realizada no sebo, pois bastou apenas o primeiro parágrafo para que a narrativa me conquistasse. María Dueñas escreve de forma esplendida sobre a história de Madri na Guerra Civil Espanhola, bem como a situação do país na Segunda Guerra Mundial sem exaurir o leitor com informações.

Sira é uma moça humilde, que aprende na tenra idade o oficio da costura para sobreviver com a mãe. Noiva de Ignácio, decide abrir mão do futuro planejado em nome da louca paixão que Ramiro lhe desperta; abandona seu passado e origens, se estabelecendo no Marrocas de 1936. Em meio as turbulências, fruto das suas escolha, Sira aprende a se reconstruir do abandono do amante, do aborto, da solidão e das dívidas, suportando a ausência de notícias da mãe, bem como a impossibilidade de voltar para casa. É em meio as linhas e botões, com a força da mão e o talento para costurar que se ergue das cinzas e encontra no caminho pessoas que influenciarão sua trajetória: Félix, o vizinho cativo da tirana mãe, Candelária, que de muambeira e trambiqueira sempre teve um pouco; a fênix Rosalinda, efusiva e pronta para reerguer-se quando a tempestade se erguia, entre tantos outros. A vida lhe ensinará que entre percalços e pessoas, sempre seremos uma parte importante do presente, bem como ofertaremos uma contribuição para o futuro.

A autora usa de uma sutileza para inserir dados e nomes, que até esquecemos que não são meros personagens fictícios. A sagacidade para relatar tramas políticas e as referências culturais de uma época passada, fazem de “O tempo entre costuras” uma leitura deliciosa. É entre tantas palavras, páginas e inúmeros acontecimentos que o leitor mergulha numa empolgante narrativa, acompanhado de personagens espirituosos e marcantes. A expectativa era conhecer a estória antes de assistir à adaptação na Netflix, o resultado foi uma leitura sensacional. Recomendo demais!

“Nossos destinos poderiam ser esses ou outros totalmente diferentes, porque o fim que levamos não ficou registrado em nenhum lugar. Talvez nem sequer tenhamos chegado a existir. Ou talvez sim, mas ninguém percebeu nossa presença. Afinal de contas, sempre estivemos por trás da história, ativamente invisíveis naquele tempo que vivemos entre costuras.” (p.471)

Carol.Cuofano 10/10/2018

Leitura necessária
Que livro espetacular! Super indicação da amiga Tatiana Chagas.
A escrita é de tirar o fôlego! A autora mescla momentos de uma aparente tranquilidade com um ritmo frenético em que muitas vezes deixei de respirar.
O livro é narrado em primeira pessoa por uma personagem que cresce ao longo do livro e se torna inesquecível. Impossível não torcer por ela.
Sabe aqueles romances históricos com gostinho de quero mais? Pois é esse que temos aqui.
Envolvente, apaixonante, necessário.
Super indico a leitura.

Nerkell 28/12/2018

O tempo entre costuras
Este é um romance apaixonante. Foi escrito com riqueza de detalhes. Ele revive o contexto social durante a Revolução Espanhola e a 2ª grande guerra.

Janaina Edwiges 15/01/2019

O tempo entre costuras

"E eu também descobri, com a mais imensa inquietação, que em qualquer momento e sem causa aparente, tudo o que acreditamos ser estável pode tornar-se desalinhado, desviado, torcido e mudado".

Em O tempo entre costuras, Sira Quiroga, uma costureira nascida em Madri, nos conta sua linda história de coragem e amadurecimento, construída ao longo de desilusões, perdas e conflitos gerados pela Guerra Civil Espanhola (1936/1939) e Segunda Guerra Mundial (1939/1945).

Dentre as personagens coadjuvantes, gostei muito da muambeira Candelaria, que passou fome na infância, levou surras do marido, vivia sob ameaças da polícia, mas se mostrou uma mulher forte e de bom coração. Por meio da Candelaria e de outras histórias, o livro mostra que, em tempos de grandes dificuldades, as pessoas empreendem negócios turvos, se submetem a situações humilhantes e escolhem caminhos incertos, tudo em nome da sobrevivência.

A linguagem e estilo de escrita da María Dueñas me agradaram bastante. A autora fez uma pesquisa impecável e muito bem detalhada na construção deste livro, que é um prato cheio para quem ama aprender história. Guiados por Sira, podemos conhecer um pouco mais sobre os fatos históricos da Espanha, Marrocos e Portugal.

No entanto, o final aberto me impediu de dar 5 estrelas. Acredito que a indefinição sugerida pela autora retirou um pouco do brilho da obra.

Alcione13 15/01/2019minha estante
Parabéns!! Linda resenha.
Me animou a ler.
Amo personagens coadjuvantes assim.
Mas com final em aberto, ainda estou lidando.

Janaina Edwiges 16/01/2019minha estante
Muito obrigada, Alcione! O livro é excelente, acontece tanta coisa. Só o final mesmo que não me agradou tanto. Mas foi uma ótima leitura, gostei muito de ter conhecido esta autora. Fiquei com vontade de ler outras histórias dela.

Adoro autores novos!!!

Alcione13 16/01/2019minha estante
Pretendo ler ainda este ano.

Janaina Edwiges 16/01/2019minha estante
Que bom! Também adoro descobrir autores e ter novas experiências de leitura.

Alcione13 16/01/2019minha estante
Só tive surpresa boa no último ano. E nesse,continuo. Já li Ruta Sepetys. E amei.

Porco 16/01/2019

#13 O Tempo entre Costuras
O Tempo Entre Costuras é um livro desnecessariamente longo, porém, se você não tiver pressa para ler e um blog de resenhas para manter ativo, dedique-se a ele. É belo e vale a leitura, é uma experiência satisfatória.

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/11/05/13-o-tempo-entre-costuras/

Ju 17/01/2019

Orgulhosa
A história de Sira Quiroga no final noa deixa orgulhosas. Ela evoluiu muito em sua vida. Passou por dramas dignos de Hollywood e soube superar todos. Crescendo como pessoa e nos orgulhando como mulher.
O livro tbm aborda a história da Espanha durante as dias guerras que enfrentounos anos 30 e 40.

Luiza.Fisch 31/01/2019

Romance com História
Sira Quiroga é uma jovem costureira de Madri. Sua família é somente ela e sua mãe, que também é costureira. Sira conhece um jovem muito carinhoso chamado Ignácio, porém este não era o homem da sua vida. Certo dia Sira conhece um homem incrível, cheio de posses e idéias diferentes de vida. Com Ramiro Arribas, Sira descobre uma nova Madri e um novo mundo.
Mas nem tudo são flores... Sira descobre que Ramiro era apenas uma farsa! E descobre isso numa viagem a Marrocos, onde ela a abandona com dívidas. Agora Sira tem que se virar para pagar todas as dividas e tentar voltar ao seu país no meio da Guerra! Mal ela saberia que seria muito importante numa guerra que ela mal tinha conhecimento.
👚🕰️
Minha opinião: Amei essa história! Eu confesso que não sabia nada sobre a guerra Espanha vs Marrocos, e como a personagem principal também não sabia aprendemos muito COM ela.
Maria Duenas tem uma maneira incrível de escrever! Não conhecia nada dela, foi meu primeiro contato com a autora.

site: https://www.bruxaliteraria.com/2019/08/o-tempo-entre-costuras-maria-duenas.html

Carol 12/02/2019

Ótimo livro!
História envolvente, o Tempo Entre Costuras cativa o leitor desde o início.

Simone de Cássia 08/03/2019

Conheci a autora em AS FILHAS DO CAPITÃO e gostei do seu jeito de contar história. Não gosto do tema guerra/espionagem /afins e por isso fiquei um pouco resistente em arriscar, mas me surpreendi com a maneira com que esses assuntos são tratados; eles são inseridos na história de vida da personagem e os conflitos mundiais e suas loucuras passam a ser o pano de fundo da saga da costureira. Claro que, por não simpatizar com o assunto, algumas partes achei maçantes, mas nada que atrapalhasse. Outro ponto forte é saber que alguns personagens são reais... aqui tiveram suas vidas romanceadas, mas sempre com uma linha do tempo verídica. Muito bom!

Jéssica Santos 08/03/2019

Perfeito, amei Sira Quiroga, o seu amor bandido, sua amizade improvável e sua participação como espiã na guerra hahahha.
Amei a força de vontade de se reerguer e seguir em frente.
Sira é um exemplo de mulher tal qual Scarlett. Não se submete.
Levantemos também nossas cabeças em busca de um futuro melhor. s2

Luciana.Freire 10/04/2019

Maravilhoso!
Primeiramente eu jamais teria lido esse livro por vontade própria, mas ele foi escolhido pelo Clube de Livros que eu fazia parte e para sair de minha zona de conforto resolvi encarar a leitura.
Grata supreza! A cada página eu me envolvia mais com a triste história de Sira e a cada capítulo ficava ainda mais fascinada por sua trajetória de vida.
Um livro fantástico, envolvente e surpreendente! Recomendo a todos!

Luiza 22/04/2019

Vale a pena ler
Livro completamente maravilhoso.

Do começo até a metade ele é meio parado, porém depois a leitura só vai e nos vemos cada vez mais ávidos para ver o que irá acontecer na vida da Sira no próximo capítulo.

Ótimo livro para quem gosta de livros sobre história, com uma pitada de romance e um pouco de espionagem.

Sira começa a vida como uma simples costureira com a vida certa e casamento marcado quando, de repente, sua vida muda completamente ao conhecer Ramiro. De uma simples costureira, ela vira uma espiã.

Bruna 10/05/2019

Cativante!
Sira nos ganha logo nos primeiros capítulos. Sua vida sofrida, mesmo tão longe, num passado distante e numa realidade alheia, se conecta imediatamente às nossas próprias vidas por pequenos pontos da trama. O roteiro de sua vida e seus destinos só deixa o entremeio do livro ainda melhor. Confesso que o final me decepcionou um pouco, provavelmente para mim não seria necessário um epílogo tão acertivo em alguns aspectos e tão vago nos mais importantes. Na minha concepção, o último capítulo já era o sufiente. No mais, esse pequeno deslize não tira o mérito da obra e com certeza é um livro que indicarei, seja para mulheres que precisam se ver mais Siras na vida, ou para homens que precisam relembrar o papel de protagonismo feminino no mundo, seja em tempos de amor, seja nos tempos de guerra.

Lorena 23/05/2019

Entre tecidos e agulhas
Cheguei a ler este livro por causa da série de mesmo nome que está disponível na Netflix. Me encantei com a fotografia, os personagens, os lugares. Um tempo depois, adquiri "O tempo entre costuras", que pode ser definido como um livro de ficção com acontecimentos e alguns personagens reais. A história se passa durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e Segunda Guerra. Os personagens são bem definidos, característicos, por vezes água cristalina e por vezes obscuros. Deixo o destaque para a evolução de Sira, a protagonista, que até o final do livro surpreende o leitor. Sira é uma jovem costureira madrilenha, se apaixona por um vendedor de máquinas de escrever e devido à situação do país eles decidem partir para o Marrocos. Não vou contar mais para não dar spoiler desnecessário (mesmo tendo visto a série antes de ler hahah).
Torci pelos personagens, sofri, ri, me emocionei, e quando acabou, queria mais. Mais Sira, mais Madri, mais Tetuán. Cheguei a pesquisar quanto custa ir para o Marrocos e conhecer de perto um pedaço desta terra que nunca pisei mas me encantou e ficou guardado na minha memória.

Stefânea 30/05/2019

Publicado pela primeira vez em 2009, 'O tempo entre costuras' consolidou María Dueñas como uma das vozes mais influentes da literatura espanhola contemporânea. Tendo até sido adaptada para uma série, a obra é simplesmente primorosa e apaixonante.
?????????
A trama é narrada por Sira Quiroga, que, em algum futuro, conta para o leitor o seu passado durante os anos 30, sua história. Com 24 anos, a moça é uma costureira de mão cheia, vivendo em Madri apenas com sua mãe e trabalhando pelo seu sustento. Contudo, Sira se apaixona por Ramiro, e resolve abandonar tudo e deixar seu país para seguir seu amado.
?????????
"Em poucos meses, eu havia fechado a porta na cara de todo o meu ontem; deixara de ser uma humilde costureirinha e me tornara, de maneira alternativa, um monte de mulheres diferentes."
?????????
O inesperado acontece. Ramiro foge com todo o dinheiro de Sira, e a abandona sozinha num país em que não conhece ninguém, grávida e com uma dívida que não pode pagar. Com a polícia atrás de si e sem poder voltar para a Espanha e para os braços da mãe, devido a guerra causada pelo Franquismo, Sira se vê sem saída.
?????????
Contudo, a sua sorte parece mudar e, com a ajuda de uma amiga, consegue abrir um ateliê de alta costura, criando para si uma nova identidade e escondendo seu passado atrás de uma máscara. Costurar para as madames aos poucos vai a levando dos eventos sociais e políticos da época, e sem que perceba, vai se tornando aos poucos, uma importante arma na luta contra o fascismo e o nazismo.
?????????
"Eu não havia sido instruída em nada, não me prepararam, nem me protegeram: simplesmente havia sido jogada em um mundo de lobos famintos. Mas estava aprendendo. Sozinha e com esforço, tropeçando, caindo e levantando novamente."
?????????
A obra é fantástica, sem dúvida, pois mistura a história real com a ficção. A autora criou um mundo dentro de um já existeste. Nele, Sira representa a luta feminina. Ela luta sozinha por si, por sua mãe e seus amigos, nada fica em seu caminho. Guerreira, inteligente e desmida. Cai, mas levanta mais forte. Um mulherão num livrão!