O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Livretando 14/02/2014

Resenha: O Tempo Entre Costuras
O Tempo Entre Costuras é o primeiro livro de María Dueñas, que tem um poder encantador de contar uma boa história. O livro é narrado em primeira pessoa, por Sira Quiroga, uma jovem espanhola que aprendeu a costurar para ajudar a complementar a renda da família. Sira está noiva, mas como ela mesma disse, uma simples maquina de escrever mudou completamente o curso da sua vida, pois quando foi comprar a maquina ela se apaixonou pelo o vendedor, tomando assim a decisão de desmanchar o noivado e ir viver com o rapaz.

“Uma máquina de escrever detonou meu destino. Foi uma Hispano-Olivetti, e dela me separou durante semanas o vidro de uma vitrina. Visto hoje, do parapeito dos anos passados, é difícil acreditar que um simples objeto mecânico pudesse ser potencial suficiente para alterar o rumo de uma vida e dinamitar em quatro dias todos os planos traçados para sustentá-la. Pois assim foi, e nada pude fazer para impedir”. Página 10

Um dia Sira encontra o seu pai, que até então ela não conhecia, e ele havia decidido dar a ela uma parte da herança e um conselho para abandonar a Espanha antes de acontecer a Guerra Civil Espanhola. Ela então, juntamente com o seu novo namorado se muda para Tânger, cidade do protetorado espanhol em Marrocos.

Em Marrocos acontece a grande virada da história, Sira se vê endivida, sozinha, sem noticias da família e impossibilitada de voltar à Madri. Por sorte, a personagem encontra uma muambeira que está disposta a ajudá-la montando um ateliê de costuras que vai possibilitá-la conhecer várias pessoas importantes, e aqui a autora faz uma mistura entre personagens fictícios e reais escrevendo uma história entre guerras. O livro inicia-se com uma simples costureira cheia de medos e terminar com uma grande espiã.

O Tempo Entre Costuras me conquistou desde as primeiras linhas e na terceira parte do livro é impossível parar de ler, tanto que passei duas noites em claro lendo compulsivamente. Trata-se de um romance histórico com muitos momentos de emoção, aventura e angustia. Mas o mais interesse no livro, é que Sira é uma pessoa comum, que se dispõe a lutar pelo o seu país e por aquilo que acredita, dessa forma acompanhamos o seu grande desenvolvimento. Mesmo cheia de medos, ela decide entrar em uma missão muito perigosa.

María Dueñas escreve de uma forma tão envolvente que diversas vezes nos sentimos no lugar da própria personagem, sentindo todas as suas emoções. Bom o tamanho do livro pode assustar um pouco, mas acredite você vai se envolver de tal forma que vai ser impossível parar de ler. Com certeza, este livro foi a minha melhor leitura do ano e que me fez desejar conhecer a segunda obra da autora. O Tempo Entre Costuras é simplesmente apaixonante.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/08/o-tempo-entre-costuras-maria-duenas.html

Lorenna Duarte 02/03/2014

Emocionante
A história de Sira(h) Quiroga, é envolvente, ritmada, capaz de fazer o leitor rir ou chorar conforme a história evolui, o coração bate mais forte nas cenas tensas.
Vale a pena ler, não pode ser considerado um simples romance, porque apesar de ter romance, tem muito de realidade histórica misturada com ficção. Adorei.

Fecancio 03/03/2014

Li em espanhol e foi um bom treino. A heroina só se dá mal...

regifreitas 04/03/2014

resenha disponível em:

Fimbrethil Call 03/04/2014

Realmente lindo.
Muito bom, e como já foi dito, encantador, esse livro sobre uma mulher batalhadora que abriu seu caminho pelo mundo por seus próprios méritos.

Bruna 22/07/2013

O tempo Entre Costuras- María Dueñas
Sira Quiroga uma jovem costureira espanhola que estava de casamento marcado, se apaixona por um homem, e deixa tudo para trás para viver com ele, inclusive sua mãe que tentou de todas maneira dissuadir a filha , enlouquecida de paixão ela vai para Marrocos alguns meses antes da guerra civil espanhola, chegando lá ela tem o seu mundo encantado desfeito em pedaços, ela engravida de Ramiro, ele malandro se assusta com a situação e foge com as joias que Sira ganhou do pai que conheceu meses antes, ela fica com toda dívida do hotel onde ficou hospedada, perde o filho e a partir desse ponto sua vida passará por transformações e adaptações inimagináveis.
Os personagens secundários que são duas mulher fortes Candelária e Rosalinda Fox fazem a diferença no livro. Candelária uma muambeira que a acolhe em sua casa, ela descobre a vocação de Sira para costura, e através de um negócio ilícito e perigoso de venda de armas elas conseguem montar um ateliê de costura em sociedade, com esse ateliê Sira conhece gente de suma importância política e uma dessas pessoas é a amante de um homem muito poderoso Rosalinda Fox, que tornando-se sua melhor amiga.
Sira uma ingênua e romântica costureira através de seu oficio torna-se espiã no serviço secreto, se apaixona novamente por uma pessoa também do serviço secreto.
María Dueñas escreve de uma forma fácil e que prende o leitor, algumas pessoas acham o jeito dela escrever parecido com Zafón, apesar de não compartilhar esse pensamento , espero ler outro livros dela.

Maro.Paula 28/11/2014

Não resenha, apenas opinião...
Entre um e outro livro mais denso, uma boa parada pra relaxar! Bem escrito, "bem costurado" e envolvente, mas sem grandes pretensões de reflexão ou afins. Uma boa história apenas!

Aninha 07/01/2015

Costurando em tempo de guerra
"...o mar me trouxe naquela manhã sensações esquecidas entre as dobras da memória: a carícia de uma mão querida, a firmeza de um braço amigo, a alegria do compartilhado e o anseio do desejado."

Sira Quiroga é uma jovem noiva, que vive em Madri às vésperas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Tal qual sua mãe, é uma costureira habilidosa e, um dia, encantada por um homem desconhecido, decide abandonar tudo e partir para Tânger, em Marrocos.

E então, seu mundo desaba. Sira, de uma hora para outra, se vê sem dinheiro e sem rumo a seguir:

"...descobri, com o mais intenso desgosto, que a qualquer momento e sem causa aparente, tudo aquilo que julgamos estável pode se desajustar, desviar, entortar o rumo e começar a mudar." (página 50)

Com a ajuda de Candelária, a dona de pensão onde vive, Sira consegue montar seu ateliê de costuras e passa a atender gente da alta sociedade. Faz amizade com Rosalinda Fox (personagem histórica), se apaixona por um jornalista e, novamente, se vê diante de um grande dilema assim que a Segunda Guerra começa.

"não estava preparada para sentir de novo a angústia de uma ausência." (pág. 251)

Agora que tudo está se ajeitando, ela deve aceitar esse novo desafio?

A autora mistura personagens fictícios com personagens históricos para criar uma trama envolvente, que te prende do começo ao fim.

Vale a pena a leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2014/12/o-tempo-entre-costuras.html

Lenita 04/04/2013

Adorei! Comecei uma leitura sem compromisso, parecia um romance "tipo água com açúcar" mas a história vai conquistando. Uma personagem romântica, às portas do casamento, se apaixona pelo desconhecido e sua vida vira de ponta cabeça.De Madri vai para o Marrocos viver sua paixão e começa a sentir as consequências da Guerra Civil Espanhola, até que seus caminhos tomam outros rumos, quando se vê traída e sozinha. Perde o contato com sua mãe e pessoas que fizeram parte de sua infância e adolescência e, que principalmente, influenciaram em sua atividade como costureira. Em pouco tempo sua vida se transforma mais uma vez quando se depara com a Segunda Guerra Mundial, e, quando se dá conta, está envolvida com o mundo da espionagem, tendo em sua atividade de costureira, a razão para se infiltrar na alta sociedade.

É uma leitura muito legal, porque a gente acompanha o crescimento da personagem, como pessoa e como profissional.

Bah 05/04/2015

Tão natural quanto o passar do tempo
Sem dúvidas é o livro mais bem escrito que já li. O jeito como María narra a história de Sira, nossa personagem principal, é extremamente natural e fluí rápido, a leitura é extremamente prazerosa. A cada frase, consegue-se sentir até o perfume que a Srta. Quiroga usa, escutar até o trânsito do Marrocos. O jeito como a personagem amadurece durante os capítulos é inigualável. No final das contas, não é um livro sobre, não é um livro sobre guerra, é um livro sobre Sira que, assim como tantas outras Siras, abraçou o acaso como um amigo.

site: https://foradevoga.wordpress.com/

Leila 23/06/2015

Bom...gostei, mas não dei 5 stars, o final ficou em aberto, a autora não finalizou e por isso, pra mim, perdeu um tanto de encanto, porém, a parte histórica sobre o início da Segunda Guerra e o envolvimento da Espanha em todo o tramite foi bem legal e elucidativa.

Quanto à personagem central, Sira Quiroga, ai ai ai, achei-a tão sem personalidade própria, demorou tanto a amadurecer, fez tantas coisas simplesmente porque outras pessoas queriam e a induziam a isso ou aquilo...somente no final mostrou um pouco mais de firmeza e decisão em suas atitudes, foi uma boa espiã apesar de tudo, hehehe

A sinopse desse livro nos engana bem, rs...pois diz ser um romance de ritmo imparável, oi??? que de romance, pelo menos romântico não teve nada esse livro, só no comecinho o seu envolvimento com o cafajeste Ramiro é que se poderia considerar romance, de resto, está mais pra drama.

Apesar dos pesares e de um modo geral eu gostei, só não sei se indicaria! rs

Katia 15/03/2013

Excelente! Uma trama que prende a atenção do início até o final!É impossível não se emocionar com as aventuras da costureira. Imperdível!

Deborah 15/09/2015

Muito bom!
Não gosto de escrever resenha, mas esse livro merece!!

A história desenvolve naturalmente, momento algum o livro me cansou. Senti como se eu estivesse ao lado de Sira, tendo as mesmas emoções que ela.
Gostei tb pq aprendi como ocorreram as guerras na visão dos espanhóis.
Só não gostei muito do desfecho...

Bells Neves 14/02/2013

Escrever a resenha deste livro é uma tarefa complicada e ao mesmo tempo muito simples. María Dueñas acertou em cheio no dia que decidiu escrever este livro. Um livro diferente, ousado, que te carrega e leva para uma outra realidade. Para um outro tempo. E você veste seu personagem e embarca junto numa aventura sem igual.
Conquistador. A história de uma simples costureira que vê sua vida virar de cabeça para baixo e transformasse em algo inimaginável. De simples cidadã à contribuinte considerável de uma guerra. De inocente e frágil para forte e segura de si. Sira é o tipo de personagem que evolui ao longo da trama e faz com que você evolua junto.
Um livro que faz com que você sofra,comemore e sinta tensão. Um livro que te faz querer parar o tempo só para poder acabar logo e saber como o mistério termina.Um livro que beira a perfeição. Tirou o tédio das minhas tardes/noites e levou-me à uma aventura cheia de emoções, tensões e fez com que eu me envolvesse com os personagens, sofresse junto, amasse junto, crescesse junto. Indico, indico mil vezes, vale a pena doar um pouco do seu tempo à leitura desse livro e deixar-se envolver por uma trama muito bem escrita .

Saga Literária 05/11/2015

Em tempo de guerra! Livro dos bons!!
O Tempo Entre Costuras - María Dueñas (Editora Planeta)
"Poucos meses antes da guerra eclodir na Espanha, Sira troca sua pacata rotina em Madri pelo desconhecido Marrocos, seguindo uma avassaladora paixão. Ela e seu amado Ramiro, um aventureiro em busca de dinheiro, vivem momentos de romance, glamour e futilidade. Mas o sonho vivido por ela acaba quando, de uma hora para outra, é abandonada.

Sira Quiroga é a encantadora costureira que protagoniza esta aventura. Um dia, Sira se apaixona loucamente e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Porém, se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos."

site: www.sagaliteraria.com.br