Crônicas de Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Crônicas de Avonlea

Larissa.@estantedalari22 30/09/2021

Resenha | @estantedalari22
~Neste nono livro da série "Anne" acompanhamos histórias de vários personagens que fizeram parte de alguma forma da vida se nossa querida ruivinha.

Os textos presentes neste livro vem em forma de crônicas que contam histórias dos moradores da Ilha do Príncipe Edward, nos fazendo dar muitas risadas e também nos emocionando com um enredo que sensibiliza profundamente.

Eu confesso que quando iniciei a leitura tinha plena convicção de que seria um livro monótono e arrastado por não ter mais a presença de Anne por aqui, mas mais uma vez eu me enganei e me vi surpreendida pelas histórias que a autora nos apresenta. Vemos mesmo que de relance a presença da nossa querida Anne de Green Gables por aqui, e isso é muito satisfatório, pois eu já estava com saudade dela. Sem contar que a autora consegue nos prender de forma verdadeira em sua escrita fluída e com seu toque fantasioso, eu diria que quase mágico ao descrever seus personagens e lugares que fazem parte de toda a ambientação da história.

De modo geral, foi uma leitura muito gostosa e super rápida. Gostei muito de conhecer um pouco mais desses personagens que de algum modo contribuíram para dar forma as histórias anteriores de Anne.

Deixo aqui algumas das histórias que mais me chamaram a atenção no livro:

?Velha Lady Lloiyd

?A Pequena Joscelyn

?A vitória de Lucinda

?A quarentena de Alexander Abraham

? A aquisição de Pa Sloane

?Vocês gostam de ler crônicas ou contos ? Leu alguma série de livros este ano?

nadia.gabriel 06/10/2021

Apaixonante
Como toda a série Anne de Green Gables, que li e me apaixonei. Recomendo, pois é realmente apaixonante do início ao fim.

Linne 16/10/2021

...
Esperava mais da Anne e de suas aventuras, mas o livro não perdeu seu encanto, a autora consegue deixar as histórias muito leves. Tornando toda a leitura suave. Cada aventura tem seu toque de humor e aventuras. Vale muito apena se você procura algo mais simples e cativante para ler.

Brenda Sá 21/10/2021

Foi muito bom poder ter um pouco mais de Avonlea depois de finalizar a série principal.
O livro conta estórias curtas de personagens novos ou que foram citados anteriormente pela Anne em algum momento.
Achei bem leve e fácil de ler e foi divertido torcer pelo final feliz de todos os personagens.

Beatriz3364 04/11/2021

Crônicas de Avonlea
Nessa edição nós acompanhamos estórias de vários habitantes de Avonlea! A escrita da escritora parece mágica, a gente se encanta com todos os personagens e suas situações!
Só fiquei triste que as estórias são bem curtinhas, queria mais desses personagens!
Ansiosa para o próximo!

hey_fireheart 08/11/2021

Crônicas de Avonlea
Um livrinho simples com vários contos aleatórios de pessoas de Avonlea. Não tem ligação com a história principal mas é gostosinho de ler apesar de que eu esperava contos melhores.

Avaliação dos Contos:

A pressa de Ludovic: ???
Velha Lady Lloyd: ?
Cada um em sua própria língua: ??,5
Pequena Joscelyn: ???,5
A vitória de Lucinda: ?????
A menina do velho Shaw: ???,5
O namorado da tia Olivia: ????
A quarentena na casa de Alexander Abraham: ?????
A aquisição de Pa Sloane: ?
O Cortejo de Prissy Strong: ???
O milagre em Carmody: ??
O fim de uma discussão: ????

PriBP 18/11/2021

Difícil continuar...
"- Isso foi apenas um estado de espírito. Você não sabe nada sobre estado de espírito, querida. Não sabe o que é uma hora ansiar desesperadamente por algo e, logo depois, não de interessar por aquilo."

Apesar de amar o universo da Anne de Green Gables, aqui vemos a autora perdendo um pouco a mão. Em alguns momentos tive dificuldade de continuar, algumas histórias eram arrastadas e não consegui me apegar.
A crônica da Lucinda foi uma das melhores. Em compensação, a do velho Shaw a mais estranha/ruim, com uma relação familiar peculiar beirando o inapropriado.

Estefani.Silva 19/11/2021

Terminei na força do ódio? eu não sei se era por eu estar já cansada da coleção da Anne ou se é porque ele e muito ruim mesmo. Até o oitavo livro da Anne é perfeito virou os meus xodos mais esse e o último eu não gostei nem um pouco porque não é sobre a história da Anne.Eu gostaria muito que tivesse continuado a história dela com a família dela.Eu senti muita falta dos filhos dela do Gilbert de todos da familia em geral

bia 23/11/2021

acho que esse livro nem deveria existir, tipo ele não acrescenta em nada e não tem nada da anne, só histórias aleatórias

Sales_she 02/12/2021

Delicinha
Nem deu tempo de anotar nada, aqui na minha cidade fica caindo a energia mano kkkkkkk. Eu amei muito esse livro, ele é tão levinho e com histórias tão gostosas de ler que eu me perdi aqui
Amo o jeito em que a Anne aparece em algumas histórias.
Lá vai as minhas crônicas favoritas:? A quarentena na casa de Alexander Abraham?, ?A aquisição de Pa Sloane? e ?O fim de uma discussão?.

Owari 06/12/2021

Crônicas de avonlea, ou de casamento?
Esse livro é um livro de crônicas, e portanto, cumpre o que promete, em relação a isso.Mas devo dizer; é o pior livro da saga anne de green gables(como classifica-lo assim?)
A mudança de narrador no livro foi uma jogada um tanto interessante, mas o livro em si, não.Parece que o leitor é um fofoqueiro em Avonlea,e tudo que ele quer saber são novidades sobre os vizinhos e sobre os últimos casamentos.Quase todas as histórias curtas desse livro termininam em casamento, o que chega a ser entediante.Enfim, não recomendo, achei uma chatice.

amandafffdo 08/12/2021

Sou conhecida por isso
Crônicas de Avonlea como o próprio nome já diz, é um livro de crônicas que traz reflexões acerca do cotidiano de personagens conhecidos ou não de toda essa trama. A leitura é simples e direta; o cenário é facilmente enxergado pois a forma de escrever da autora não muda, é semelhante desde Green Gables.

Para alguns leitores talvez a leitura fique repetitiva porque aparentemente a narrativa é a mesma, mas entendo que sejam os assuntos de sempre pois acredito que muito do que lemos é bem característico da vivência de Lucy Maud Montgomery.

Acabei desenvolvendo a mania de abrir o índice e tentar lembrar da história pelos títulos....

"É bom se sacrificar por alguém que amamos, é bom ter alguém por quem se sacrificar."

babisenberg 09/12/2021

Gostei
Depois da sequência de 8 livros sobre a história da Anne e de seus descendentes ainda existem mais dois livros de crônicas com outros personagens da cidade de Avolea. Esse da foto é o primeiro. São historinhas curtas e rápidas de ler, bem leves assim como os outros livros. Eu nem gosto muiti de crônicas, mas essas eu gostei bastante. Uma delícia de ler!!

Patricia1089 13/12/2021

Foi uma delícia ler essas crônicas, eu não sabia que precisava lê-las até ler. Bem rapidinho e leve, apesar de certos momentos que me deixaram aos prantos. É bom pra sair de ressaca literária.

Lua Katherine 14/12/2021

Com algumas histórias sobre outros moradores de Avonlea, esse livro traz uma coletânea interessante e divertida.

O mais interessante é que em algumas histórias, nossa Anne acaba aparecendo ou sendo mencionada pelos personagens, se não ela, outros amigos essências a suas histórias.

Não há muito o que dizer desse livro. São pequenas histórias de alguns moradores, que mostram amor, fé, indiferente de idade e de "jeito" das pessoas.

Desde as mais meticulosas, até as mais desvairadas.

É interessante ver essas histórias de outras pessoas sem estar mais focado na família de Anne.

?????????

Como mencionado antes, não há muito o que comentar. São histórias de personagens que nem sei se chegaram a ser mencionados durante os livros principais da série... Mas não posso dar certeza, afinal, minha memória não é lá essas coisas para personagens secundários, e numa série tão longa com cada vez mais personagens novos, talvez realmente seja eu quem não lembre deles terem aparecido.

Mas isso não torna suas histórias particulares menos interessantes, só não há uma ligação importante com a série original.

Tem instagram? Me segue @lua.kms