Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito & Persuasão

Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito & Persuasão Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão

Lelly 25/09/2020

3 livros em 1
Razão e Sensibilidade relata os relacionamentos das irmãs Elinor, de caráter racional e Marianne, mais passional.

Orgulho e Preconceito retrata a história de Elizabeth Bennet e Fitzwillian Darcy.

Persuasão conta a história de Anne Elliot e seu amado Frederick Wentworth.
Vanessa 25/09/2020minha estante
Me falaram que as letras são muito pequenas, é verdade?

Lelly 25/09/2020minha estante
Não muito, mas o espaçamento entre linhas é pequeno, por isso cansa um pouquinho, mas não achei dificuldades.

Vanessa 27/09/2020minha estante
Entendi, obrigada!

Tatitoth 25/09/2020

Jane...
O livro contém histórias maravilhosas sobre, amor, família, posição social, orgulho, preconceitos, suparações.
Não sei dizer qual prefiro...amei todas!

Vida de Serieatriz 24/09/2020

O melhor romance...
Eu sou uma fã incorrigível e essa historia sempre consegue me deixar esbaforida e sentimental. O orgulho e o preconceito que acompanha nosso casal principal, a natureza irônica do senhor Bennet, a bondade quase, QUASE cega da Jane, o carisma do Bingley, a falta de caráter do Wickham, a postura inadequada e sem noção tanto da Lídia quanto da mãe, o ego do senhor Collins... É tudo tão perfeito e bem escrito. Eu só posso ser grata por ter tido a chance de ler essa história mais uma vez.

Isabella.Bulia 22/09/2020

Li o livro inteiro em diferentes etapas e ordem, pois três grandes clássicos de autores como Jane Austen devem ser apreciados com calma. O primeiro que li foi Orgulho e Preconceito (meu favorito, a propósito). Fiquei muito satisfeita com a história e concordo que o filme não deixou nada a desejar. Depois li Persuasão. Este eu não conhecia previamente, mas não deixou de agradar como as demais histórias da autora. Por fim, li Razão e Sensibilidade e pude entender, melhor do que com o filme, a divergência entre as irmãs que dão título ao livro.

Milena 28/08/2020

Esse livro me fez perceber que não sou tão fã de coisas de época.
Porém tambem me fez perceber, que mesmo em um mundo de preconceitos existiam coisas boas, e que os nossos sentimentos sempre vão ser muito importantes.
Pra mim não foi um livro bem lento de se ler(por causa de eu e "época" não nos darmos bem kkk) porem as histórias sao maravilhosas, e acho os finais tao fofos, me da uma vontade de abraçar os casal.
Lucca 28/08/2020minha estante
Puts nem eu, em a "abadia de northanger" eu quase morri de tédio

Milena 28/08/2020minha estante
Foi um livro eterno digamos assim kkk mas os finais valem a pena um pouco, so queria que o desenrolar do livro prendesse mais

Ane 23/08/2020

As obras de Jane Austen possuem uma delicadeza, perspicácia e sagacidade que são características de seu estilo de escrita. Apesar das claras limitações que as mulheres sofriam na época, as personagens femininas são fortes e inteligentes o que eu achei maravilhoso. Orgulho e Preconceito e Persuasão são livros encantadores, as histórias de Elisabeth e Darcy e Anne e Frederick são lindas. A narrativa sobre as irmãs Eleanor e Mariane, em Razão e Sensibilidade, também tem sua beleza, mas foi a que menos me prendeu. De maneira geral, entendo porque Jane Austen é um "Ás" da literatura, ela é brilhante.

Rafa vespermann 23/08/2020

Livro maravilhoso,já tinha lido eles separados mas precisei matar a saudade da autora,que por sinal nunca erra nas temáticas.
Renata1004 23/08/2020minha estante
Só li Razão e sensibilidade

Carous 20/08/2020

Resenha de Razão e Sensibilidade
Estou feliz de ter lido esse livro por dois motivos: o mais óbvio que é se aventurar nas deliciosas histórias de Jane Austen e o segundo porque agora posso marcar mais uma leitura da minha meta literária de 2018 concluída. Yay

A edição rosa da Martin Claret traz três obras da escritora. Eu li na seguinte ordem: Orgulho e Preconceito, Persuasão e Razão & Sensibilidade. E meu ranking coincidentemente ficou na mesma ordem.

Eu não queria dar a mesma nota de Persuasão, pois enquanto esse eu me empolguei desde a primeira página e não pensei em abandonar, tive problemas com Razão & Sensibilidade. Para mim só começou a me dar prazer em ler depois da página 100.

Antes disso tudo parecia meio confuso, eu não conseguia detectar com tanta clareza a sensibilidade de Mariane, nem a racionalidade de Elinor, nem as outras características marcantes dos demais personagens. Não captava a ironia da Jane ou dos personagens, o sarcasmo com que um personagem mencionava outro, nem sabia de quem a família Dashwood (Elinor, Mariane, Margaret e a mãe delas) gostava de todo coração e de quem tolerava por parentesco ou amizade (tirando a cunhada porque era óbvio que ela não gostava da família do marido e a recíproca era verdadeira). Acho que a causa foi ter visto (milhares de vezes) a adaptação pro cinema ( de que gostei muito, aliás) em que lá tudo era preto no branco e mastigado pro espectador.
E aí após a metade do livro, eu consegui entender (e guardar) a personalidade de cada personagem, gravar os nomes e as ligações e tudo ficou mais fácil. Inclusive, apesar de preferir o filme, gostei muito mais da Mariane apresentada aqui. A da adaptação era tão chatinha e infantil... enquanto que a do livro, apesar dos seus 16 anos e de ser mais sensível, impulsiva e sentir mais as coisas - como todo/a adolescente - era mais amadurecida. O que significa que as características da personagem só combinam com uma certa fase da vida e uma certa idade, eu acho.

Apesar de me considerar diferentona no aspecto literário, aqui eu segui o bonde de gostar dos personagens de bom caráter e detestar os mesquinhos, cretinos e ardilosos.

Um último comentário: tem gente que reclama da falta de beijo entre Lizzie e Darcy, mas deviam conhecer as outras obras da Jane em que o casal mal interage apesar da química e da construção da relação deixando o leitor com aquele gosto de "EU PRECISO DE MAIS DO QUE ISSO, JANE, TENHA DÓ" no leitor. Adivinha só? Com os casais deste livro não foi diferente.

E embora não tenha amado e favoritado o livro, nossa, Jane Austen é uma diva, merece toda a fama, todo o elogio, toda a glória porque ela escreve tão bem, criou personagens tão marcantes e enredos tão envolventes que é de chorar.

Resenha de Orgulho e Preconceito
Faz jus à toda fama que este clássico tem há anos!
Eu nunca imaginei que fosse concordar tanto com a opinião dos especialistas sobre essa obra, mas eis-me aqui afirmando que Orgulho e Preconceito não é daqueles clássicos que ganham elogios e fama à toa. É simplesmente soberbo!!

Nem sei o que dizer de Jane Austen que nunca conheci, mas considero pacas! Simplesmente que ela elaborou uma história maravilhosa, com personagens icônicos, uma heroína foda e um casal que não tem como não shippar! E o melhor: mostrando que não precisa escrever cenas de sexo constrangedoramente detalhadas para provar que duas pessoas se amam muito.

Bom, vou resumir o que achei dos personagens. Tenho muitos elogios à Elizabeth, Jane, Darcy, Bingley, o casal Gardiner

Resenha de Persuasão
Eu gostei mais de Orgulho e Preconceito do que deste livro, apesar de ter lido e ouvido elogios a ele de pessoas que confio e esperar me deliciar tanto quanto o livro anterior que li.

Mas ainda assim gostei da história, dos personagens - principalmente da Anne - e shippei o casal principal com força SIM. Também sofri com ele. Li o livro relativamente rápido e, honestamente, não conseguia largá-lo.

Achei esse livro mais leve que Orgulho e Preconceito pela praticamente inexistência de personagens empatando a vida dos demais. Enquanto que em Orgulho e Preconceito eu senti que os personagens brincavam com o destino alheio por má fé, preconceito e mesquinhez, em Persuasão parecia não ser por maldade, mas por terem sido criados naquela cultura e apenas obedecerem a ela sem pensar muito no caso. E isso foi um personagem ou outro.

Sem tramoias, sem muita ação... parecia que esse livro seria um marasmo sem fim. Até porque Anne não tinha a mesma personalidade forte de Elizabeth Bennet. Ela é mais sensível, jamais é irônica com ninguém e sofre calada - aliás, sofre demais, tadinha! - Mas o livro passa longe de ser entendiante.

Eu tirei uma estrela apenas porque achei muita escassa as interações entre Anne e o capitão Wentworth. Fiquei com gosto de quero mais e acho que Jane Austen poderia ter sido mais generosa com o leitor e com os personagens principais. Ainda mais depois de tudo o que eles tiveram que passar.

Esta edição da Martin Claret ainda trouxe um desfecho que Austen tinha escrito, mas não gostou muito. Achei legal da parte da editora e respirei aliviada com o bom senso da escritora porque o capítulo final deixaria o leitor ainda mais frustrado.

(ps.: acho que não ficou claro na resenha o quanto eu AMEI a Anne, AMEI seu jeito de lidar com a ansiedade e demais situações - me identifiquei MUITO com ela aí -. Amei que ela era tão querida pela família do cunhado e queria dar um murro na cara do sir Walter e de Elizabeth por menosprezarem tanto a melhor Elliot da família)

heyjcf 20/08/2020

Jane Austen é estonteante.
Nunca tinha lido Jane Austen ainda. Comecei por razão e sensibilidade, e amei a história a forma que foi descrita com tanta delicada e com riqueza de detalhes. Os personagens são ótimos e o romance é muito bem construído. Logo após Razão e sensibilidade, Li Persuasão e terminei em dois dias. Sempre ouvi dizer que essa era uma das obras mais difíceis da Jane, e para mim é uma obra prima. A ironia, o sarcasmo com que ela critica a sociedade da época é muito interessante. Jane era uma mulher muito além do seu tempo. Persuasão, como o filme A casa do lago, diz, é uma lição sobre espera, sobre como precisamos ser genuínos com nós mesmos. É um livro mais denso, com um romance mais secundário, que vale a leitura da mesma forma. Então, deixei o famoso para o final "Orgulho e Preconceito". Devo dizer que já esperava que fosse gostar do livro, e realmente, sem palavras! O livro é lindissimo, tudo é construído com tanta calma, os personagens tem personalidades cativantes, e os acontecimentos surpreendentes que acontecem nos deixam muito animados com a leitura. Amei a experiência de conhecer a Jane. Vale demais o tempo lido.

Malu 09/08/2020

Eu amo Jane Austen
Razão e sensibilidade foi um dos primeiros romances que tenho a lembrança de ter lido quando era mais nova. Reler foi uma experiência deliciosa.

Achei que não ia me apaixonar por Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito mas estava totalmente enganada. Me apaixonei sim.

Tive vontade de gritar várias vezes o quanto Anne Elliot é injustiçada em Persuasão mas sinto-me feliz pelo final feliz dela.

?Tenho de aprender a suportar a ideia de ser mais feliz do que mereço. (Jane Austen- Persuasão)

Sophia.Bassi 06/08/2020

Tem muitas coisas pra dizer sobre três livros. Mas não gostaria de das spoilers. O que eu posso dizer é que reli Orgulho e Preconceito há muito tempo e senti que nunca tinha lido antes. A releitura clareou muito minhas ideias sobre os personagens e trama. Gostava muito mais antes, mas ainda gosto. Talvez não dá mesma maneira, mas o suficiente.

Nanda 04/08/2020

Jane Austen... Que saudade!!!
Num misto de saudade e alegria findo esse livro, não apenas um clichê romântico, mas um clichê romântico bom!!!

Dany39 02/08/2020

Como era antigamente
Faz bastante tempo que eu estava querendo ler as obras de Jane Austen, todas histórias possuem muita delicadeza e nos mostra como ela a vida na época da autora. Suas personagens fortes e decididas apesar das limitações.

Lih 29/07/2020

A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinónimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.

Jane Austen