Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Takatsu 27/01/2013

Assassin's Creed - Renascença
Não conhecia a história e nunca joguei o jogo.
Achei o livro bem interessante e legal. Porém não curti muito a narrativa rápida, já que gosto de uma narrativa bem lenta, onde mostra praticamente tudo o que acontece a cada dia que se passa, e essas frescuras todas. O tempo passa muito rápido de capítulo para capítulo, mas isso não me deixou menos interessado na leitura. Gostei bastante da ação (e principalmente da matança, ahahah) que ocorre em cada luta e encontro, e como cada personagem influencia o Ezio no decorrer da história.

Larissa 30/01/2013

O livro foi baseado em um dos jogos de vídeo-game mais famosos e legais de todos os tempos "Assassin's Creed". Ele começa contando a história de Ezio Auditore, um garoto de 17 anos, morador de Florença, que assiste a sua família ser assassinada por ter sido acusada de traição, traídos por outras famílias de onde morava. Então, toma uma decisão que mudará a sua vida dali para frente: se vingar de todos os que traíram a sua família.

A história é rápida, ou seja, meses em algumas páginas ou até mesmo linhas. Isso pode ser visto como algo bom ou ruim, porque nunca conseguiríamos saber toda a história de Ezio se fosse contada de forma lenta.
No fim do livro ele está com uns 40 anos.

Nas primeiras páginas, o jovem era movido por vingança, mas após deixar sua mãe e irmã em um convento, e ao conhecer seu tio e alguns outros personagens, passa a descobrir um pouco mais sobre os segredos que seu pai guardava e vê que algo muito maior está em seu destino, não apenas o desejo de vingança que sente, mas também o de fazer parde da "Ordem dos Assassinos" (O Credo dos Assassinos).

Ele liberta cidades das mãos de pessoas falsas, perigosas e tudo com muito sangue. Sim, as lutas do livro são bem detalhadas, sem poupar nem ao menos uma gotinha. Ele mata quem quer que seja o alvo que passa por seu caminho, sem ter nenhuma dó.

Durante sua jornara, em grande parte, conta com a ajuda de seu grande amigo, Leonardo da Vinci ou Leo(o que eu amei, por ser um dos meus Renascentistas favoritos) que monta suas armas através de páginas de um códex que o Ezio encontra com algumas vítimas. Gosto das cenas entre os dois, e podemos notar quando a amizade entre eles surge e se desenvolve. Uma das minhas partes preferidas do livro.

É uma leitura rápida, repleta de vingança, traição, ação... Eu indico, principalmente aos fãs do jogo.

Matheus 02/02/2013

Um toque de Midas para a franquia
Quem é fã da franquia, ou fã do Ezio, vai amar. O livro não só segue todos os acontecimentos do jogo quanto dá um toque a mais para eles, com mais descrição nas cenas, vindas do Ezio, uma descrição do que o Ezio pensou ou sentiu no momento do jogo. O livro envolve muito o leitor, embora não esteja muito com a linguagem da época, mas mesmo assim estou ansioso para ler o segundo.

Marcos Roberto 24/02/2013

Bom livro de ação
A saga de Ezio Auditore em busca de vingança é mais interessante em seu início, perdendo força no final pelo excesso de fantasia. Mas isso é questão de gosto, até porque o livro é baseado em jogo eletrônico de ficção histórica, não se esperando algo muito diferente.

A leitura nunca chegou a ser cansativa, com inserções inteligentes de personagens históricos (principalmente Leonardo da Vinci) na vida do Assassino que em muito contribuem para o prazer da leitura. Além disso, há sempre um clima de suspense e mistério, o que agrada. O final não foi dos mais entusiasmantes, mas vale a leitura para quem gosta de livros de ação.

Bela 27/02/2013

Ótimo livro!
Antes de começar a jogar Assassin's Creed II, comecei a ler este livro para ver se gostava da história e consequentemente comprasse o jogo. Como eu ouvi falar bem do jogo, resolvi dar uma chance.
O livro é incrível, tanto em detalhes como na história cada vez mais envolvente à medida que você vai avançando na leitura. Me senti dentro do livro, acompanhando Ezio Auditore em suas aventuras. Até aprendi algumas palavras em italiano!
Simplesmente demais! Comprei o jogo e já estou jogando.
Realmente recomendo tanto o livro quanto o jogo!

kamila 21/03/2013

Após presenciar a morte de seus pais e irmãos, Ezio Auditore. Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra da família ele ira aprender a Arte dos Assassinos.
O livro é a adaptação do game Assassins Creed II lançado para Xbox 360, PS3 e PC.
Neste livro não temos os problemas que temos com muitas conversões de formato, como por exemplo, de livros para o cinema, ou seja, a história ser contada de forma diferente da versão original e ter muitas mudanças de roteiro, o que acaba irritando os fãs. Pelo contrário, o livro é fiel a história do jogo, porém até demais.
Em alguns momentos, senti que o livro era basicamente o roteiro do jogo, sem nenhuma alteração de diálogos e cortes de cenas desnecessárias que deixariam o livro mais ”enxuto” e tornaria a sua leitura mais agradável.
Até os tutoriais do jogo foram relatados no livro, como as cenas em que Ezio vai carregar quadros para sua mãe e que ele vai dar porrada no namorado da sua irmã que a está traindo.
Mas algumas mudanças foram feitas, e a principal é o jogo ser totalmente ambientado no passado, sem nenhuma menção a Desmond Miles.

Mandy Jam 22/03/2013

Achei esse livro muito bem escrito. Demorei um pouco para terminar de ler, mas com toda a certeza valeu a pena. O autor soube descrever o cenário e os personagens do jeito mais realista possível dentro do ambiente da Renascença. A sequência de mistérios que envolvem Ezio envolvem o leitor também. De começo, tinha em mente as mesmas ideias que ele. Que o seu objetivo maior era se vingar daqueles que traíram sua família. Entretanto, ao longo do livro não só o personagem, mas também o leitor vão amadurecendo e reparando que a história se encontra em um contexto muito maior.
Muitos criticam esse livro por "não ser fiel ao vídeo game", mas gosto de avaliá-lo separadamente. Como livro, independente do jogo, ele é muito bom e recomendado para todos aqueles que se interessam por um bom livro de ação, aventura e mistério.

Garibald 25/03/2013

O inicio do livro se passa na cidade de Florença (Itália), na época do Renascimento. Nas primeiras páginas temos uma narrativa em terceira pessoa ao presenciar um confronto entre Vieri de' Pazzi e Ezio Auditore da Firenze, que após isso torna-se o protagonista.

Ezio é um jovem de 17 anos, filho de Giovanni Auditore que é dono de um dos maiores bancos da cidade. Já percebemos logo no inicio do livro que Ezio é um acrobata, pois escala paredes e anda sobre casas em grande parte da história.

Em um breve momento após os primeiros acontecimentos do livro, Ezio vive um momento complicado, onde após sua família ser vitima de uma conspiração, seu pai e dois irmãos são presos e condenados à morte, e cabe a ele levar sua mãe e irmã para um lugar seguro.

Ezio esperou até a noite para escalar a torre onde seu pai se encontra preso, Giovanni diz para Ezio entrar em uma passagem secreta em seu escritório e pegar tudo o que encontrar dentro de um baú, onde entre outras coisas encontram-se documentos que provam sua inocência e que deveriam ser entregues ao gonfaloneiro Alberti.

No outro dia após Ezio chegar na praça com a certeza de ver sua família liberta descobre que o gonfaloneiro tratava-se de um traidor, e fazia parte da conspiração que queria acabar com a família Auditore, então Ezio presencia a morte de seu pai e irmãos sem poder fazer nada.

Com o tempo Ezio descobre o verdadeiro significado dos objetos que achou no baú, antes dele seu pai havia sido da ordem dos assassinos e estava passando suas antigas vestes e armas para ele, junto da missão de vingar sua família.

Como grande fã da série de jogos não poderia deixar de também ler os livros. A primeira impressão que tive foi de estar lendo exatamente aquilo que joguei, esperava um pouco mais, como a história mais a fundo de personagens, mas mesmo jogando com legendas em inglês e perdendo metade do dialogo pouca coisa me surpreendeu no livro.

O livro conta com várias expressões em Italiano, e no final do livro algumas páginas dedicadas a tradução delas. Em nenhum momento me incomodei com isso, e acredito que esse diferencial possa até influenciar no aprendizado da língua. Pelo menos aprendi de onde surgiu a expressão "de uma figa".

Em algumas partes do livro, os anos passam em uma troca de paragrafo, tanto que no final do livro Ezio esta com 44 anos, li que muita gente se incomodou com isso, mas acredito que em uma narrativa fixa e baseada em um jogo o autor não poderia mudar certos acontecimentos, nem o tempo entre eles.

Como no jogo, um dos grandes fortes do livro são os personagens e lugares históricos, entre os personagens temos Leonardo da Vinci, que possui uma grande participação tanto no livro como no jogo, sendo o melhor amigo de Ezio, e além da cidade de Florença, uma grande parte da história é passada em Veneza.

Apesar de muitas controvérsias gostei do livro, pude descobrir alguns bem poucos momentos da história que não havia entendido no jogo e o paradeiro de alguns personagens que passei boa parte do jogo me perguntando o que aconteceu. A história do livro é realmente linear, mas por ser baseado em um jogo acredito que não poderia ser diferente. Recomendo muito se você é fã do jogo como eu, agora se nunca ouviu falar na série acho que tudo ficará meio vago.

Fabio Fernandes 28/03/2013

Assassin's Creed - Revelações
Muita gente critica as novelizações dos livros de Assassin's Creed dizendo que o texto se prende muito ao roteiro do jogo.

Oras... não é também assim com novelizações de filmes? Com a novelização, algumas informações importantes que talvez tenham se perdido enquanto o jogador estava atento aos comandos, podem ficar mais claras.

Eu gostei bastante deste livro. Ezio Auditore é de longe o melhor personagem da saga dos Assassinos... trágico mas carismático. Sua jornada pela Itália começa em busca de vingança e depois se transforma em uma missão pelo credo e a descoberta de um segredo escondido pelo maior Assassino da Ordem.

Bom livro.

Nota: 8,0

Rafael 02/04/2013

Muito Bom!
Um livro muito bom com um conteúdo que me fez conhecer e pesquisar sobre a história dos Templários, da Itália e seus governantes.
Personagem sensacional e história também mas o que mais me chamou a atenção foi a colocação de acontecimentos e personagens que realmente existiram trabalhando em harmonia com o texto de ficção.
Na minha opinião, pecou um pouco no final colocando magia e Deuses numa história em que o personagem contava sempre com suas habilidades e a ajuda de seus amigos.

fabriciolelis 16/04/2013

Recomendado
Muito bom o livro. Não dá vontade de parar de ler. As coisas acontecem muito rápido e sem enrolação.

RafaCésar89 28/04/2013

Resenha Assassin's Creed Renascença
Lembro da primeira vez que li sobre o livro Assassin's Creed foi quando fui cortar cabelo e lá tinha uma revista (não me lembro se era Época ou Veja), mas nela tinha uma matéria sobre esse livro, e na mesma hora me interessei sobre a história, li a matéria toda e pensei comigo: esse é um livro que quero ler, e alguns dias depois o comprei pela internet e no mesmo dia comecei a ler.

Não sou de jogar vídeo game, pois esse livro é inspirado numa franquia de jogos, pra falar a verdade não sabia muito sobre jogo, só tinha visto a capa mesmo do game. Mas realmente a história me interessou bastante.

O livro fala sobre um rapaz, Ezio então com dezessete anos, vê sua família ser separada, com a morte de uns e a distancia de outros, e jura vingança sobre aqueles que traíram sua família. Depois disso a vida de Ezio desmorona e tudo aquilo que ele achava que era importante se perde com a perda de seus entes queridos, praticamente sua vida não faz mais sentido e ele é obrigado a fugir da cidade, buscando abrigo e conforto na cidade onde seu tio Mario mora, depois disso sua vida tem uma mudança novamente descobrindo que ele (seu pai e seu tio Mario ) fazem parte de um Credo de Assassinos que buscam se livrar de todos os Templários , que fazem de tudo pelo poder, riquezas e ganância. E umas séries de eventos se sucedem depois disso e só lendo pra saber senão perde a graça.

Para todos que gostam de lutas de espadas, pergaminhos a serem decifrados, organizações secretas e também banhos de sangue vão adorar Assassin's Creed Renascença, uma historia quase que nem todas as outras de aventura, que o bem luta contra o mau , mas com um enredo fantástico , onde você vai se surpreender com cada capitulo lido e principalmente com o final , que te deixa mais ansioso para ler a continuação Assassin's Creed : Irmandade. Um Livro que realmente recomendo a todos.

Dé... 17/05/2013

Não sei se fui com muita sede ao pote, se criei grandes expectativas em relação a esse livro... só sei que não foi uma boa leitura!! Não consegui me identificar com os personagens, não senti nenhuma empatia com o enredo e fiquei sem entender o final...

Sabe, eu não me acho uma pessoa muito lerda para entender finais, enredos, tramas, etc... mas com esse livro juro que não consegui entender nada... Na verdade senti que tudo foi escrito apenas para justificar assassinatos demais...

Eu já comentei uma vez que não sou fã de games, então meu conhecimento sobre o game que inspirou esse livro é bem limitado... mas para quem conhece, é bom deixar um aviso que o personagem principal dos livros é Ézio e não Desmond (que nem aparece e é o personagem principal dos games), pelo que andei conversando, o livro é bem parecido com o enredo do game... e acredito que o que funcionou lá, não dá certo quando transportado para livro...

Bem, é claro que há quem tenha gostado do livro, inclusive o que li foi emprestado de um amigo que simplesmente adorou a trama, mas para mim não funcionou...

A história se passa na Itália renascentista e pelo que pesquisei do assunto, o enredo até retrata de forma bem fiel a história da época, que foi bastante sombria principalmente para a Igreja Católica... e nisso achei bem legal... há participação de vários personagens históricos como Leonardo da Vinci, Maquiavel e o próprio papa Alexandre VI...

Mas a história foi escrita de uma forma muito rasa, sem se aprofundar em nenhum aspecto... ao leitor a impressão que fica é a de um mero expectador, não que a gente participe da história em outros livros, mas nesse falta aquela sensação de fazermos parte, de empatia mesmo por falta de palavra mais adequada...

As cenas dos assassinatos são muitas e muito repetitivas... Ezio mais parece uma máquina de matar e isso cansa... a passagem do tempo também foi algo que me incomodou muito, pois ele corre aceleradamente... meses se passam em poucos parágrafos tornando a história rasa em diversos momentos que poderiam ser melhor explorados...

Estou me tornando repetitiva na crítica, mas o fato é que o livro é muito fraquinho, na minha opinião... sabe quando você vê um ótimo material mas que não foi bem trabalhado? É exatamente assim que me senti lendo esse livro... a idéia é boa e deve funcionar bem para um jogo e quem sabe até para um filme... mas em muitos momentos me vi discutindo com o autor (mentalmente, claro!!) por ele não ter se aprofundado mais em determinada cena...

Agora o final foi a pior coisa na minha humilde opinião, misturou fantasia, mitologia e eu fiquei com cara de paisagem!!

Bem, depois de toda essa esculhambada, só posso dizer que se quiserem ler é por conta e risco... não recomendo e não irei ler os demais livros da série (a não ser que me caiam abertos no colo, bem no horário de alguma novela e eu não tenha nada melhor para fazer... nunca se sabe, né??).

Essa e outras resenhas você encontra em http://www.leituranossa.com.br/