Paixão Simples

Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Lais 11/01/2024

Meu primeiro contato com a autora e foi uma boa experiência, é um livro curtinho onde a autora narra sua paixão por um homem mas não é qualquer paixão e si, por um homem casado e o quanto ela fica totalmente refém dessa paixão ao ponto de mais nada importar, só aquele sentimento. Durante ao relato sobre esse relacionamento, ela vai divagando sobre outras questões relacionadas a sua visa como carreira, escrita, mulher entre outros. Achei a leitura bem interessante e a escrita da autora me encantou

Vic feitoza 11/01/2024

Só me instigou a ler qualquer coisa que ela tenha publicado. Maravilhoso e extremamente bem escrito, no livro ela narra de forma brilhante a exata sensação de se apaixonar loucamente, daquelas paixões que você não consegue pensar em outra coisa. Devo ter marcado umas 15 frases de um livro con 64 páginas.

"Fico me perguntando se, na verdade, não escrevo para saber se os outros fizeram ou sentiram as mesmas coisas que eu, ou então para que achem normal senti-las."

Pelo amor, muito reallllllllll, tô apaixonada

Vitorin 11/01/2024

Ai a paixão?
Vi diversas pessoas falando desse livro ano passado e nunca tinha lido nenhum ganhador de nobel (que eu lembre) então tava super animado pra ler.
Amei a leitura, mesmo sendo um livro pequeno é bem elaborado, fala sobre a paixão e como ela é linda e ótima de ser sentida mas ao mesmo tempo pode nos tirar o chão, nos fazer cometer loucuras, acho que só quem ja viveu uma paixão arrebatadora vai entender 100% a autora, e eu amei!!!

kaoprust 11/01/2024

Cara, comecei a ler por indicação da livresenhas, achei que eu ia me identificar com a personagem e com esse Q de dependência emocional que tinha na proposta da sinopse. Só tenho a dizer que, meus amigos, levei um belo de um tapa na cara no plot da história, foi sensacional.
Esse livro é leve e te da uma lição de moral sobre os ciclos da vida. Achei legal a proposta, bem curtinho e direto.

ariennegiulia 10/01/2024

"Paixão Simples" aborda uma relação extremamente apaixonada, obsessiva e intensa com um homem casado, mas na verdade mostra o que a paixão faz a uma pessoa. E a paixão retratada nesse livro não se refere apenas a uma pessoa específica.

Ernaux faz uma declaração ao ato de escrever. É um amor gigantesco que escorre das páginas e se renova em uma ardente paixão a cada novo texto.

Um verdadeiro choque de realidade!

Ana 09/01/2024

"Aquilo que a sua existência, por si só, me trouxe. Uma espécie de dádiva invertida". Esse relato de amor (autobiográfico) da autora Anne Ernaux é visceral e traz uma inquietude tão grande na escrita que faz também com que a libertação da sua mente, principalmente, em relação a esse amor incompatível seja de uma fortaleza com a qual eu, por vezes, identifiquei-me. Ressalvadas as devidas proporções. Libertar-se, mesmo numa espécie de dádiva investida, é, ainda assim, libertar-se. Lindo livro. Lembrou-me de algum modo de "O amante" de M. Duras. Eu recomendo - e muito - essa leitura feminina e que deveria atingir qualquer gênero.

Ana:) 07/01/2024

Eu nunca vou esquecer esse livro
é muito humano e feminino o jeito que ela descreve os sentimentos, eu nunca vou deixar de comparar com meus próprios sentimentos de obsessão por um tonhão... eu entendo você Annie.

talilittle 07/01/2024

Bom ritmo
O livro tem um bom ritmo, mas achei a história média? passei raiva por ela se submeter a um relacionamento merda, ainda que saiba que esse tipo de paixão arrebatadora acontece.

annie tem uma escrita primorosa e adorei ter tido, finalmente, contato com a autora!

Eddy4 07/01/2024

Paixão simples
Esse livro me fez refletir de um jeito tão lindo e confuso. Eu amo o conceito de amor entender sobre e este livro com certeza me fez perguntas que quero saber as respostas algum dia e me deu respostas pra perguntas que eu nem sabia que tinha.

Tintin 06/01/2024

Paixão simples.
"Fico me perguntando se, na verdade, não escrevo para saber se os outros fizeram ou sentiram as mesmas coisas que eu, ou então para que achem normal senti-las. E até mesmo para que as vivam, por sua vez, sem lembrar que um dia leram em certo lugar alguma coisa sobre o assunto."

Acho que isso resume tudo. Demorei um pouco para engatar a leitura, mas depois que aconteceu foi muito satisfatório ler o que ela escrevia, fez sentido e de um jeito muito esquisito me acolheu kkkj, difícil explicar. Recomendo para mulheres.

Maria 06/01/2024

Pode sair Hot Priest
Ontem eu fiz mil coisas e fui deitar exausta, mas minha mente estava nesse livro o tempo inteiro, só dormi depois de finalizar a leitura.

Paixão Simples me cativou na sutileza que a autora narra comportamentos vergonhosamente verossímeis de quem está apaixonada, uma paixão febril que consome cada pensamento nosso, que muitas pessoas teriam vergonha de assumir sentir.

Aqui a Annie escreve sobre uma relação que teve com um homem casado, quando ela já era mais velha e mãe. Ela relata sua experiência obsessiva nessa paixão por esse homem que também não é nada demais, ele é apenas ausente e casado ksksks até a maneira como as coisas terminam, é o que se espera de um sentimento avassalador assim.

Eu dei boas risadas com a história, só conseguia imaginar paixões adolescentes e me pensar como deve ser sentir isso num fase da vida que somos bem mais conscientes dos nossos sentimentos. Mas aí eu penso que algumas obsessões por coisas e não necessariamente pessoas, proporcionam uma vertigem e preocupação com o cabelo parecida.

Milena.Saleh 05/01/2024

Annie tem um relacionamento com um homem casado e vive um romance de mão única neste relato. Há nele o desespero e a loucura de uma mulher insanamente apaixonada, que chega a colocar os filhos em segundo plano por um homem que não lhe oferece nada além de prazeres físicos. Novamente, uma experiência que Ernaux se permite compartilhar sem pudor para que possamos vislumbrar o drama em que um caso pode se metamorfosear - com a dose ideal de privação emocional e certa inclinação ao masoquismo. Obrigada, Annie.

Vivian 05/01/2024

Chance de viver uma paixão
Sendo o meu segundo livro da autora em pouco tempo, posso dizer que estou encantada pela forma que Annie Ernaux conta relatos da sua vida. Durante a obra, vamos entendendo um período da sua vida que ela estava lidando com uma grande paixão por um homem, denominado A. Ela escreve sobre a sua obsessão, a dor da perda e o que ele deixou para ela no final. Para todas as mulheres que já viveram por uma obsessão, é um livro que é possível de identificar nas palavras da autora.

aline.moraes.23 04/01/2024

Quem nunca teve uma obsessão romântica?
Nesse livro, acompanhamos como, por um tempo, a vida de Annie girava em torno de A., um interesse romântico, e o quanto isso a anulava, pois ela não era nada nem ninguém sem ele, ao ponto de pensar diversas vezes que podia morrer, quando estava sem ele. Ela consegue tratar em palavras coisas que sentimos, pensamos e fazemos quando temos uma obsessão de uma forma que nunca teria coragem. E por ser tão verdadeiro, esse texto é uma preciosidade, cheio de reflexões sobre a vida, sobre os relacionamentos, sobre quem somos quando nos relacionamos.

laurawa 04/01/2024

Uma sinopse do que é se apaixonar
Primeiro contato com a autora e adorei!linda escrita, te convida a conhecer mais da história, como se fosse uma grande fofoca, fazendo a curiosidade só aumentar pra ver onde isso vai parar.
annie meus parabéns querida pela coragem de se permitir ser tão vulnerável assim e dar um gostinho do que é se apaixonar perdidamente. você sabe o que faz.