Paixão Simples

Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Larissa.Ruckert 20/01/2024

Meu deus do céu. essa mulher é maluca !!! literalmente caducou por amor. amei demais essa escrita ?crua? que descreve uma experiência humana sem deixar a vergonha impedir a publicação. fiquei com muita pena dela no decorrer da história e de como ela se segurava em cada detalhe por um pedacinho de amor.

Nina 20/01/2024

Um livro simples, pequeno, mas intenso. Retrata como poucos uma paixão e as mudanças que ela pode provocar na vida da pessoa. Um livro corajoso. Vale muito a leitura.

Mandark 19/01/2024

Uma aventura arriscada...
Minha primeira experiência com a escrita da ganhadora do Nobel de 2022 foi surpreendente. Sua escrita envolvente, crua e também cruel foi inesperada por mim. A forma como ela se despiu diante do mundo e descreveu todas as nuances de uma paixão me deixou inquieto. Rápida e certeira com as palavras, ela mostra o valor da escrita para além do esperado. Já quero ler outros títulos urgentemente. Esse foi minha primeira leitura de um presente de aniversário adiantado.

lezinha 18/01/2024

"Quando eu era criança, para mim luxo
eram casacos de pele, vestidos compridos e vivendas à beira-mar. Mais tarde, pensei que fosse ter uma vida de intelectual. Agora parece-me também que é poder viver uma paixão por um homem ou por uma mulher."

Leitura fluída, curta, profunda. Amo ler mulheres.

karolina 18/01/2024

Franco
*pode conter spoilers em relação ao conteúdo, mas ainda sim, eu acho que não é possível dar spoiler da experiência que foi ler esse livro

"perguntava a mim própria admirada: onde é que está o presente?"

uma escrita profunda, franca e genuina sobre uma relação que se pos de muita dependência e fissura, em que, logo no inicio do livro podemos observar a mossa perdidamente apaixonada pelo "A" e que, nos momentos sem ele nada de sua vida fazia sentido

"eu ja era so tempo a passar através de mim"

é uma paixão sim, com uma obsessão absurda, em que tudo, mas literalmente t u d o, voltava-se a ele

"vivia o prazer com uma dor futura"

"eu respondia a palavras que ele nunca tinha dito, a palavras que ele não ia escrever nunca"

la pela metade se descobre que o A era casado e a relação deles que ja não parecia saudável parece ainda mais esquisita

gosto quando vai chegando ao final fo livro, onde ela fala "agora é abril. de manhã, as vezes acordo sem pendar imediatamente em A. A ideia de desfrutar novamente dos pequenos prazeres da vida - conversar com os amigos, ir ao cinema, jantar bem - hororriza-me menos" onde realmente podemos ver ela melhorando e voltando a quem ela era, essencialmente

"o homem que voltou essa noite ja nao é aquele que trouxe em mim durante o ano em que ele esteve ali, e depois, enquanto eu escrevia. esse homem, nunca mais vou voltar a vê-lo"

"ele tinha-me dito: não vais escrever livro nenhum sobre mim. mas eu não escrevi um livro sobre ele. nem sequer escrevi sobre mim. transformei simplesmente em palavras - que ele não vai ler, que não lhe são destinadas - aquilo que a sua existência, só por si, me trouxe. uma espécie de dadiva invertida"

é toda uma experiência vc ler o começo, meio e fim do relacionamento dela com o A, ver as evoluções, e a genuina sensação e sentimento dela em cada momento

letresenhas 18/01/2024

Uma das indicações mais gostosas da Livresenhas! Eu tenho o hábito de ler absolutamente tudo que aquela mulher indica (ela não sabe, mas somos irmãs e ela tem o gosto parecidíssimo com o meu) e dessa vez uma história de mulher louca foi o que me cativou.
O fato dessa história ser um relato da autora faz com que ele seja muito íntimo, várias vezes me senti mais em uma conversa com alguma amiga do que realmente lendo uma história. É lindo, é engraçado, é preocupante, mas também é humano.
É incrível como nós somos muito propensos a extremos e foi maravilhoso ler isso e me sentir menos sozinha, saber que não existe nada de errado comigo, o amor deixa a gente meio louca as vezes mesmo :)

Suzana Alves 17/01/2024

Os textos dessa mulher cortam feito faca. Um excelente livro. Só quem já se apaixonou vai entender a obsessão que é, e a verdade desse texto.

Danielle.Nasser 17/01/2024

Annie Ernaux, descreve o que sentimos quando estamos o limite da paixão e na obsessão. Da forma mais crua e honesta ela escreve cada pequeno prazer de estar apaixonada e cada desespero da obsessão que a paixão criou. Sentindo ou não o mesmo que ela é fácil perceber padrões mesmo que menos intensos, o que carrega um fator de identificação. Eu amei a leitura.

kanejwraith 16/01/2024

Incrível
"Quando eu era criança, o maior luxo para mim eram os casacos de pele, os vestidos longos e as mansões à beira-mar. Mais tarde, passei a achar que o luxo era ter uma vida intelectual. Agora me parece que é também a chance de viver uma paixão, por um homem ou por uma mulher."

louisevfh 15/01/2024

É muito bom ler um livro que mostra que nós, em nossas obsessões românticas, não estamos sozinhas - como retrata a própria narradora, que tenta encontrar sinais de que ela não é a única a viver o vício em alguém.

Nanicas 15/01/2024

É um livro tão curto mas tão gostoso de ler. Ele realmente aborda como a obsessão e paixão feminina é de forma crua e objetiva. Recomendo à aqueles que já amaram loucamente e que acham que foram os únicos a ser assim. Me identifiquei horrores!

Lurdes 15/01/2024

Aí, Annie Ernaux... Que bom saber que você, uma mulher tão inteligente, poderosa e racional, já se entregou a uma paixão desvairada, de tirar o fôlego, tirar o apetite, tirar o chão, tirar a razão.

Quem nunca?

Quem já não passou por este estado de semiconsciência, em que tudo gira em torno do objeto de nossa paixão?

Annie compartilha conosco este período em que ela ficou completamente entregue a este sentimento por um homem estrangeiro, casado, que nem sempre estava disponível, mas era desejado, lembrado, adorado 24 horas por dia.

Sua rotina era esperar seu telefonema, planejar o encontro e, tão logo este acabasse, iniciar a espera pelo próximo. Nada mais parecia ter importância.

"O tempo todo me assaltava o desejo de terminar, para não ter mais que ficar à mercê de uma chamada, para não sofrer mais, e logo imaginava o que viria com o término: uma sequência de dias sem nada para esperar."

Ela tenta analisar como chegou a este ponto e planeja sair desta dependência obsessiva, mas a sensação é sempre esta: a de que sem ele não vai restar nada, nem mesmo a espera.

Mais uma vez a autora nos nocauteia com sua escrita, tão cirúrgica.
Recomendo este, como todos os outros dela.

O que seus livros tem de pequenos em tamanho, tem de imensos em profundidade.

Malphys 14/01/2024

Paixão Simples fala sobre a paixão na sua forma mais real e pura. O livro traz, como o título do livro sugere, uma visão da paixão sem filtro, com a capacidade de nos conectar por mostrar como perdemos a noção da realidade quando o assunto é paixão (mesmo quando sabemos que estamos sem noção). Paixão Simples traz o sentimento de todas as fases da paixão que não vira amor. a euforia do começo, o desespero e a angústia das interrogações de uma paixão não correspondida, a antecipação do fim, o sofrimento e a negação quando o fim chega, e lucidez instantânea ao superar a paixão.

muito bom.
Alê | @alexandrejjr 16/01/2024minha estante
Bela síntese, Marcela!

BemVitu 13/01/2024

Estou encantado por este livro. É incrivelmente curto, a ponto de eu começar e terminar no mesmo dia. A história gira em torno de uma mulher culta, aparentemente viúva, com filhos já crescidos, que se vicia em um homem casado. É uma paixão arrebatadora, exagerada, comparável à poesia de Neruda. De fato, a experiência para mim se assemelhou à leitura de poesia. Acredito que o livro seja autobiográfico. Quero muito ler outros trabalhos da autora.

Kasimoes 13/01/2024

Simples
O que mais gostei foi que ela era inundada pelos ?pensamentos mágicos? como se eles pudessem prever ou alterar o futuro. Algo infantil mas por vezes recorrente na vida.