O duplo

O duplo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Duplo

Tatitoth 05/04/2020

Dostô ?
O livro fala de solidão e suas consequências, o bem e o mal, as contradições, paranoias, desilusões, problemas mentais e de personalidade.
Um denso, várias vezes precisei parar, respirar fundo e refletir.
Mais uma obra maravilhosa de Dostoiévski.

Gilson 15/01/2014

Viagem ao subsolo
O livro que dá início à viagem de Dosto aos subterrâneos da alma humana e suas contradições. Essencial.

LidoLendo 27/03/2018

Comeu 1 ou 11 pasteis?
Simplesmente AMEI O Duplo! Comparando com Gente Pobre, ambos abordam , no fundo, a mesma coisa: o homem pressionado pelas amarras sociais.

E aqui n'O Duplo, essa pressão é tão grande que Golyadkin literalmente surta!

Não quero dar spoiler... mas posso dizer que Dostô coloca a gente numa sinuca de bico o tempo todo!

Leitura para ser fazer sem pressa, com atenção! E depois de ler, procure alguém pra conversar sobre o livro. CERTEZA que vc vai precisar!

Lendo Dostoievski em ordem Cronológica
#dostôesselindo

Sena 27/04/2024

1 ou 11?
Golyadkin é um homem solitário, nervoso, tímido, paranóico e que tem problemas com socialização. Ao mesmo tempo que deseja ser bem visto por todos e ascender socialmente. Depois de uma situação extremamente constrangedora ( invade uma festa de penetra e é expulso) ele se depara com seu sósia , um homem que é igual a ele mas com personalidade extremamente distinta da dele. Aos poucos seu duplo, o segundo Golyadkin começa a ganhar espaço no seu trabalho, distinção e amizades que o primeiro Golyadkin sempre desejou. O segundo Golyadkin é tudo que o primeiro Golyadkin deseja ser um dia. Aos poucos o primeiro Golyadkin cada vez mais demonstra que sua sanidade mental está se deteriorando.

Gustavo 21/02/2020

O DUPLO
O Duplo- Dostoiévski, foi escrito em 1846, logo depois do seu primeiro livro ‘’Gente pobre’’. O duplo, seria como um laboratório de todos os seus romances.

Vamos sobre o livro. 📕Nosso herói Golyádkin, é conselheiro titular ( cargo que representava que não teria nenhuma progressão social), é pobre, usa roupas velhas e botas desgastadas. Certo dia, acorda super feliz achando que foi chamado para uma festa da filha do seu Patrão e antigo benfeitor. Aluga roupas novas, junta dinheiro e vai de carruagem para o local. No meio do caminho, para no consultório do seu médico e o mesmo indica a Golyádkin a não ser tão solitário, que é bom ele ir em festas e não tomar bebidas alcoólicas. Golaydkin chega na festa, porém é barrado. Consegue entrar pelas portas dos fundos, mas como é todo atrapalhado, pisa no pé de um, rasga o vestido de outra e puxa a filha do patrão para dançar, porém tropeça e cai com a filha do patrão, que no mesmo instante grita e ele é expulso da festa. Golyádkin se vê tão humilhado, entorpecido, que sai correndo do local, em uma noite chuvosa, fria e caindo neve.

Nosso herói para em uma ponte e de repente alguém passa por ele. Logo mais, esse vulto passa novamente esbarrando nele. Golyadkin volta pra casa e ao chegar se depara com o vulto que esbarrou com ele na ponte. Se vê diante de seu duplo. Um homem com todas as suas características, fisionomias e até com o mesmo sobrenome. Gente, ai segue uma história fantástica. Golyádkin segundo é o inverso do primeiro. Golyádkin primeiro é um homem tímido, trapalhado, solitário e enquanto o outro é comunicativo, carismático e conquista todos. Golaydkin segundo faz sua caveira no trabalho e assim começa a sua luta para eliminar o seu duplo, que ele acha que é um inimigo. O final acaba trágico.
E você meu caro leitor, conhece o seu duplo? Quem ganharia caso ele se manifestasse bem a sua frente?

Andrade 06/05/2017

O duplo
Dostoiévski nos mostra o porquê de ter sido um grande escritor e um gênio ao longo de sua grande jornada.

"O duplo" relata como a personalidade do ser humano é, como o fato de querer entrar em um determinado grupo nos causa um certo transtorno psicológico.

Passamos a vida tentando agradar as pessoas a nossa volta e deixamos de viver. Usando máscara para tentar inibir algumas características nossas, enfim, quando paramos de querer impressionar a sociedade, passamos a viver..

Bêa 03/09/2017

Livro todo construído pra gente quebrar a cara no final

Ismara.Cristiano 10/03/2018

Um tapa na cara
Terminei de ler este livro na terça feira... e foi um tapa na cara! O personagem é muito influenciado pelo mito de Narciso em todos os sentidos, a loucura também muito presente, o que não é novidade, visto que Dostoiévski explora a consciência nas suas obras. Podemos nos arriscar e até pensar que possívelmente Tchaikovski se inspirou nesta obra o criar O lago do cisnes (estou aberta a uma discussão saudável sobre isso, rs)... e também os estudos Freudianos se faz presente ao lermos sobre os tratos dos "gêmeos", como o protagonista descreve a situação. Se tivéssemos um alter ego, qual seria a nossa reação? Ao ver seu segundo eu se sobressaindo mais do que ao protagonista, o mesmo encara esse segundo eu como inimigo. Se houvesse uma segunda Ismara que se sobressaísse mais do que esta Ismara que vos escreve, como eu reagiria? Eis a questão...

Luciana 23/03/2018

Que livro!!
O livro super bem escrito, e de média facilidade de leitura, trata de um problema psicológico grave, mas de forma inteligente, e em alguns momentos, engraçada...Um livro excelente, que faz jus a obra de Dostoiévski!!!
Um clássico!!

Luciana 25/03/2018

Agonizante
Que livro! "O Duplo" de Dostoievski traz as perturbações da mente humana e descobrimos sua maestria ao analisar a doença mental no protagonista. A agonia é permanente e cresce à medida que a leitura avança, e sentimos tanta pena e tristeza pelo nosso herói que nunca desiste de combater seus "inimigos", mas não entende o que acontece à sua volta...
O protagonista Golyádkin descobre seu duplo, seu outro eu, que o arrasta para uma miséria ao se ver em profunda solidão e com o constante desejo de ser inserido numa sociedade movida a aparências e status. Golyádkin é empurrado para fora da sociedade, o "outro" com suas máscaras é aceito.
Tristeza, dor, agonia, loucura. Foda.

Gabi 11/09/2018

Fragmentado
O Duplo foi meu segundo contato com a obra de Dostoiévski e assim como a primeira, não pude deixar de sentir imenso prazer ao lê-la. O livro retrata as aventuras de Golyádkin, um funcionário público que, após uma noite um tanto quanto traumática, começa a fragmentar sua personalidade em duas. À partir disso, a narrativa se desenvolve retratando o contato de Golyádkin com seu duplo e seu posterior -trágico e cômico - fim

Lorena Alhadeff 05/08/2018

Desnecessariamente cansativo.
Sim, eu levei em conta toda a complexidade do personagem, mas simplesmente a leitura não fluiu com prazer. Não lembro de ter lido livro tão repetitivo e tão cansativo.

Renato 02/07/2018

O que você faria se uma pessoa exatamente igual a você, mesmo nome, mesma aparência, aparecesse no seu trabalho e, pouco a pouco, começasse a roubar sua vida? Um romance é genial quando uma situação impossível se torna tão verossímil.

Adriana1161 19/06/2018

Segundo
Este é o segundo livro escrito por Dostoiévski, pouco tempo depois do primeiro.
O personagem é bem "doidinho", tem transtornos psicológicos. Sofre pressão social, uma constante nesses livros de Dostoiévski , que deixam o personagem perturbado. O médico parece seer um psiquiatra.
Dostoiévski se interessava por obras que estudavam doenças do cérebro, doenças mentais, o sistema nervoso, o desenvolvimento do cérebro e outras questões de natureza psicológica, em uma época que isso não era comum, como um precursor da psicanálise, anterior a Freud.
O médico aparece no começo e dá dicas do transtorno psicológico e aparece no final, dando a certeza da loucura.
Desespero teatral quando é expulso da festa. Até que culmina com o surgimento do o duplo.
Como um amigo imaginário, uma hora companheiro, outra aborrecendo, mas não tem nenhum personagem admirável . O duplo tem um espírito mais leve, menos atormentado, faz as coisas que ele gostaria de fazer. Herói x inimigo/ desafeto.
Preocupação com a vestimenta, a apresentação social; em Gente Pobre tb.
Análise psicológica. Aprofundamento do indivíduo, do ser humano. Complexidade do indivíduo, do homem. O contexto social, psicológico e político é importante na complexidade do indivíduo.
Gostei bastante do livro, adorei o episódio dos pastéis! E as ilustrações tb são ótimas!