Contos de Fadas

Contos de Fadas Hans Christian Andersen...

Resenhas - Contos de Fadas

Nadson Cauã 25/03/2021

(13/04/2020) - (22/04/2020)

Keryn.Luz 24/03/2021

Surpresa
Gostei bastante da leitura e fiquei surpresa com os contos originais. As versões atuais são muito diferentes. Serviu para reflexão e até compreensão do contexto da sociedade da época.
No entanto para crianças eu prefiro as versões atuais.

Gi Barrant 22/03/2021

Incômodo é o que esse livro me trouxe
Nos contos adaptados pela Disney, o racismo e o machismo são muito sutis e só os percebemos quando paramos para analisar.
Nessa coletânea, em vários contos é dito abertamente ?seus lindos braços brancos?, ?ela é uma toupeira preta?, entre outros...

Desde a apresentação da tradutora, senti que eu iria me incomodar, pois ela não critica esses posicionamentos. Pelo contrário: romantiza e diz ?o gênero (contos de fadas) era acusado dos mais diversos males: elitismo, sexismo, violência, moralismo, maniqueísmo [...] tratei de acentuar a importância de não nos perdermos desta tradição por simples importação de MODISMOS DE CORREÇÃO POLÍTICA?.
Cara, eu não consigo explicar a raiva que senti com a desmoralização de movimentos e lutas tão importantes por uma tradutora e, consequentemente, editora tão famosa.

Mi Rubin 21/03/2021

Contos de fadas numa abordagem mais original e sem tanta "romantização" da Disney.

E é bom conhecer as origens dos contos que me acompanham desde criança.

Leitura tranquila de ser feita e que vale a pena conhecer.

Lise Schardosim 05/03/2021

Uma boa leitura, mas talvez não para crianças...
Uma coletânea de contos bem conhecidos numa edição de bolso linda da Zahar. Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio, Cachinhos Dourados entre outras histórias que fizeram parte da infância de muitos, em suas versões originais. Algumas são bem assustadoras e tristes e não imagino como eram contadas a crianças. O interessante é perceber que todas buscam ensinar alguma moral com o desfecho da história ou chamar atenção para algum tipo de comportamento. É uma boa leitura, mas talvez nem todos os contos sejam adequados para crianças, se essa for a intenção.

Mariii 13/02/2021

Coletânea de contos de fadas
Aqui jaz contos de fadas mais curtinhos e suas respectivas versões, cada autor tem seus contos e versoes, ha alguns repetidos mas são poucos e sempre muda uma coisa ou outra, é um livro bem OK, e fácil de ler.

Lu 31/01/2021

Que graça!!!
Este livro nos traz vários contos bem conhecidos e outros nem tanto... Porém, são suas histórias originais, histórias que poucos conhecemos!
Capa maravilhosa, gravuras maravilhosas.
As gravuras que aparecem são pinturas de artistas e logo abaixo de cada uma aparece quem a fez e em que ano (achei incrível!)
Muito fofo, se possível leiam... A maior história tinha no máximo 40 páginas, são bem pequenas o que deixa a leitura rápida!
Nota 8.5

Kety 30/01/2021

Comprei o livro em 2011 ou 2012 e só li agora, depois que meu gosto pra leitura mudou bastante, então, não curti tanto quanto acredito que teria curtido em minha adolescência.

Não são mais considerados contos infantis. Todo mundo já ouviu falar sobre os irmãos Grimm e suas versões macabras de Cinderela ou A Bela Adormecida, né? Então, todos os contos tem um toque de violência e alguma lição sobre não confiar em estranhos, tomar cuidado com homens violentos e por aí vai...

Contamos com seis autores diferentes, sendo um deles desconhecido (A História dos Três Ursos) e uma mulher! Ela escreveu A Bela e a Fera, inclusive, enquanto lia me remeteu a adaptação cinematográfica de 2014! ?

Outra coisa que descobri durante a leitura é que nem todos são os contos originais! Ainda assim, é legal conhecer mais sobre as histórias que inspiraram tantos dos filmes e animações da nossa infância!

Alessandra Pedrotti 29/01/2021

Nenhuma novidade
Esse livro não é nenhuma descoberta, não é mesmo? Todo mundo conheçe esses contos de fadas desde sempre, então sabia muito bem o que esperar. Foi uma leitura bem rápida e fluída, e apesar de em alguns contos a linguagem ser um pouco mais rebuscada, não foi algo que atrapalhou o fluxo da leitura.

Menção honrosa ao conto "A Pequena Vendedora de Fósforos" que é muito triste e bonito.

Stefany.Balbino 28/01/2021

Diferente do que imaginei.
Contos de fadas? Ahhh não! Haha contos macabros seria uma melhor definição.

Alguns contos são bem legais de descobrir a origem, achei até surpreendente. Já outros as adaptações se saíram melhor.

É legal para quem tem curiosidade sobre as origens das histórias clássicas, caso contrário não é uma leitura muito interessante, tanto que demorei um ano para finalizar todos os contos.

Joana Caroline Bordin 12/01/2021

Com certeza não é um livro indicado para crianças.

Contos de Fadas nos traz as histórias originais dos contos que já conhecemos, de uma forma um tanto quanto macabra.
A história original do Barba Azul, entre outros, me deixou horrorizada.

Entretanto, a edição da Zahar é linda!

Luna.Chagas 10/01/2021

Destruiu minha INFÂNCIA
assim se você tem menos de 16 anos não recomendo pq é um livro beeem pesado,algumas histórias são muitooo pesadas,é um livro bom mas conta um lado das histórias que a gente não conhecia fiquei bem chocada com o pequeno polegar e rapunzel,eu gostei mas achei bem pesado
Enfim adorei essa edição é mtt linda

Teteu 09/01/2021

Incrível!
Sem dúvida a fama amável atribuída aos contos de fadas deve ser algo bem recente, pois lendo essa coletânea, qual não foi o meu espanto ao perceber que de infantil a maior parte dessas histórias não tinha nada. Ainda sim foi incrível e absurdamente interessante poder lê-los, visto que são um marco dos ensinamentos e da beleza da cultura da época.

Sem dúvida, essa edição da Zahar é impecável, e recomendo a todos que procuram os escritos originais desses contos.

isabeuly 03/01/2021

Contos de Fadas
Um livro pra você que gosta de contos de fadas e quer descobrir suas origens.
Atenção: talvez ele estrague algumas das suas histórias de infância favoritas.