Contos de Fadas

Contos de Fadas Hans Christian Andersen...

Resenhas - Contos de Fadas

Barbara Lima 29/06/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
Olá pessoal!

Hoje vou escrever sobre esse livro, organizado pela Zahar, que contém vários contos clássicos que embalaram a minha infância e acredito que a de vocês também.

O livro Contos de Fadas é uma coleção de várias histórias clássicas, a maioria voltada para o público infantil e todas com um teor de fantasia. A coleção é composta por 20 contos muito populares, alguns semelhantes, mas com a visão de outro escritor, além de uma breve biografia de cada autor e muitas, mas muitas ilustrações maravilhosas.

Eu realmente me senti voltando à infância durante a leitura dos contos, cada um me surpreendia de uma forma e me remetia a lembranças da minha mãe me contando essas mesmas histórias, só que modificadas para a forma como ela conhecia originalmente. Em vários momentos da leitura, me surpreendi com algumas passagens diferentes da que me recordava, para ser sincera, essa foi a primeira vez que revisitei os contos de fadas desde que eu era criança, então obviamente muita coisa era novidade, a principal é que nem todas as histórias têm um final feliz.

A maioria tem um teor instrutivo, lúdico e com uma lição ao final. Eu gostei muito de ler cada conto e conhecer a história de vários sem o encanto e a magia da Disney, foi interessante! E uma experiência prazerosa voltar à infância durante a leitura. Meus contos favoritos são o dos Três Porquinhos, A Bela é a Fera e o do Patinho Feio.

A edição é linda e a Zahar fez um trabalho espetacular! Virei fã da coleção “Clássicos da Zahar” e aos poucos estou adquirindo os meus. A edição é pocket, capa dura e muito bem acabada, folhas amarelas... é um livro pra amante dos livros não botar defeito. Parabéns novamente Zahar!

Espero que vocês tenham gostado e se você gosta de Contos de Fadas, não pode ficar sem esse livro, é certeza de que você vai amar!

Xoxo

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2016/03/resenha-140-contos-de-fadas.html
Thais 13/09/2016minha estante
E aquelas histórias originias de arrepiar?

Barbara Lima 14/09/2016minha estante
Não dá pra arrepiar, mas são bem diferentes das versões Disney rs

Jéssica 17/06/2016

Simples, curto e grosso.
Conhecer as histórias mais próximas ao seu original foi uma experiência nova, pois pelo menos eu, estava acostumada com as romantizadas e floreadas da Disney.
Poucas histórias eu realmente nunca tinha ouvido falar.
Mas valeu a pena a leitura.

@tigloko 02/05/2016

Fantasia de Luxo
Contos de Fadas edição bolso de luxo reúne clássicos contos do conhecimento geral com suas versões originais, ou o mais próximo possível delas. A edição reúne 20 contos de alguns escritores como os Irmãos Grimm e Charles Perrault, alem de ilustrações raríssimas e uma breve introdução a cada escritor.

Confesso que me surpreendi com algumas historias como Barba Azul (tenso), Pele do Asno (essa eu nem conhecia), Patinho Feio (muito mais completa essa versão). Sem contar as duas melhores de todo o livro que são A Pequena vendedora de fósforos e A pequena Sereia, sendo essa a mais completa do livro.

Sem contar o capricho nessa versão pocket/bolso que está muito bem feita, com capa dura e paginas amareladas. Essa edição faz parte dos Clássicos Zahar, que também conta com a versão em tamanho normal e bolso de diversos outros clássicos da literatura, como Peter Pan, Robin Hood, Os Três Mosqueteiros e vários outros. Tá de parabéns a Editora Zahar.

Muito Interessante descobrir outras versões de contos da minha infância, mas confesso que um ou outro conto destruiu minha infância kkkkk( Sim , estou falando de você, Pequena Sereia).

Ianne Souza 19/04/2016

Contos de Fadas | Clube das Cinco
Contos de Fadas é mais um livro fantástico da Editora Zahar e vários aspectos. A edição, como todas as outras da Coleção de Luxo que já tive contato, está impecável! A capa é dura, com desenhos originais, com fonte no tamanho certo... Muito capricho!

O livros reúne vários contos de fadas, em suas versões originais, de diversos autores. Esta edição é traduzida e apresentada pela escritora Ana Maria Machado, que esteve comigo em inúmeros livros infantis, quando ainda era pequena.

É um livro divertido, interessante e tem um pouco de história, pois percebemos como a sociedade era há tanto tempo atrás. E pra quem conhece, as mudanças que Walt Disney fizera para adaptar a um novo público são muito interessantes!
------------
"Todas essas contribuições ajudavam a considerar os chamados contos de fadas
com um olhar de respeito. Não só faziam parte dos primórdios da humanidade, mas
neles e em gêneros correlatos germinava o embrião de toda a arte literária que a
humanidade veio a desenvolver." (Contos de Fadas - Apresentação)
-------------
Eu simplesmente adorei ter lido esse livro... Como já falei na minha resenha de Peter Pan, não gosto muito de fantasias, magias e contos de fadas, mas acho que o que gostei mais nesta compilação foi a não fantasia. Claro que existem animais falantes, entre outras coisas fantasiosas, mas a realidade é retratada de uma forma especial. Não sei explicar, mas com certeza é muito diferente do que vemos nas telas e nos livros da Disney.

E como não encontrei essa lista em muitas páginas na internet e por achar importante, vou colocar logo abaixo uma lista com todos os autores e seus contos, como é dividido no livro, caso alguém tenha interesse. Alguns contos são repetidos, contados por mais de um autor, mas o intervalo entre eles são grandes, o que torna a repetição especial. Ah, e os comentários da Ana Maria Machado também são ótimos!

Recomendo de olhos fechados!!

> Charles Perrault

A História dos Três Ursos

site: http://oclubedascinco.wix.com/blog

GeL 29/03/2016

Olá pessoal!

A edição é linda e a Zahar fez um trabalho espetacular! Virei fã da coleção Clássicos da Zahar e aos poucos estou adquirindo os meus. A edição é pocket, capa dura e muito bem acabada, folhas amarelas... é um livro pra amante dos livros não botar defeito. Parabéns novamente Zahar!

Nicoli 27/03/2016

O livro reúne várias histórias conhecidas como os contos de fadas, mas não se engane, as histórias mais próximas das originais não têm nada a ver com as adaptações Disney.
São bem mais 'sanguinolentas', as personagens morrem e ponto. São muito mais humanas do que as princesas e os príncipes encantados, com defeitos reais e alguns finais nem tão felizes assim.
Entre as histórias estão Cinderela, A Bela e a Fera (a melhor haha), A Pequena Sereia (muito diferente do que eu conhecia), João e Maria, A Vendedora de Fósforos, O Pequeno Polegar.
Vale muito a pena ter essa edição de colecionador da Editora Zahar, porque, além de ter as histórias reunidas, também se encontram ilustrações incríveis de cada história.
Sem falar da capa dura que é um charme!
Recomendado.

site: https://www.instagram.com/p/BDdr4lLJyse/?taken-by=senhorabookaholic

Téh Moura 10/11/2015

Um pouco de magia não faz mal a ninguém.
Acredito que todo mundo conhece as histórias clássicas, seja por alguma adaptação ou porque um avô lho contou. Entretanto, lê-los em versões mais próximas das originais é algo único. Por mais que sejam histórias, muitas vezes, voltadas para crianças, quase sempre são mais do que aparentam. Além de servirem como uma maneira de ensinar as crianças, tanto hoje quanto em sua própria época, são uma fonte histórica muito rica que nos ajuda compreender o ser humano e a sociedade da época em que foram criados ou coletados. Leitura recomendadíssima para leitores e não leitores, tanto jovens quanto velhos. Afinal, um pouco de magia não faz mal a ninguém.

Luiza.Thereza 14/10/2015

Contos de Fadas
Eu adoro livros que possuem um estilo mais clássico. Capa dura, folhas de boa qualidade em leve tom de creme. E o cheiro! Há algo de muito mágico nos cheiros dessas páginas. Geralmente o cheiro do livro é mais passageiro, dura alguns dias e depois some. Eu abri o lacre dessa coleção faz alguns meses, e o cheiro continua o mesmo! Até agora é o melhor que me lembro. xD

Enfim, essa edição reúne contos de Charles Perraut (1628 – 1703), Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen (1805 – 1875) e de alguns outros autores. Cinderela, Barba Azul, A Bela e a Fera, Branca de Neve, Rapunzel, O Patinho Feio e A princesa e a Ervilha são apenas algumas das histórias que nos são apresentadas por Ana Maria Machado (jornalista, professora, pintora e escritora brasileira com mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 18 países e somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos).

“Falar em Contos de fadas é evocar para crianças, lembranças domésticas, ambientes familiar. Equivale (...) a uma filiação ao maravilhoso, em que tudo é possível acontecer.”

Os contos foram divididos de acordo com o autor, e cada parte é antecedida por uma breve biografia do mesmo (o que eu achei super interessante). Ao término de cada conto, são apresentadas uma ou duas lições do tipo “moral da história”, mas diferentemente do que geralmente vemos, elas (ou algumas delas) são feitas em verso, o que deixa tudo ainda mais encantador, é lindo, sério.

Eu não posso deixar de falar sobre as ilustrações. Elas são maravilhosas e pertencem a diversas épocas. A mais antiga é de 1854, feita por George Cruikshank (1792 – 1878) para a história de Cinderela. Particularmente, eu adorei as de Gustave Doré (1832-1883), já conhecia um pouco do trabalho dele pelas ilustrações em O Engenhoso Fidalgo D. Quixote da Mancha, as imagens que conheci dessa vez apenas reafirmaram seu talento. São cerca de 300 pinturas e desenhos, muitos deles raros, da autoria de ilustradores célebres como Arthur Rackham, Edward Burne-Jones, Edmund Dulac e Walter Crane (além dos já citados anteriormente).

site: http://www.oslivrosdebela.com/2013/09/contos-de-fadas-varios-autores.html

ricardoguedesrp 29/04/2015

Excelente!
O conteúdo do livro é realmente incrível. O acabamento realizado pela editora Zahar é primoroso. Vale a leitura para quem gosta do gênero e vale cada centavo.

Dias Radiantes 23/03/2015

Um encanto
O livro é encantador, muito bem cuidado e trabalhado.

Há introdução muito boa. Os contos vem com as ilutrações das suas primeiras edições e notas do editor no final do livro que coplementam a leitura sem atraparalhá-la.

Ao final, vem um sentimento de orfandade que é acalentado por um apêndice com versões dos contos tão populares quanto os mesmos.

Por fim, há breves biografias dos autores e ilustradores, além de uma vasta sugestão bibliográfica sobre o tema.

Meus contos preferidos foram Vasilisa; Barba Azul; A roupa nova do imperador; A pequena vendedoras de fósforos; O patinho feio. Além de ter podido conhecer as versões originais das princesas Disney que embalaram a minha infância.

Muito bom! Recomendo a todos!

Vivifire 19/11/2014

Conhecendo realmente os contos de fadas !
Um livro pequeno (tenho a edição de bolso de luxo), mas com um grande conteúdo. Trazendo histórias populares e muito conhecidas nos conquista facilmente com informações diferentes e novas sobre nossos amados contos de fadas. Com uma apresentação maravilhosa de Ana Maria Machado, o livro é um sonho.

"Conhecer os contos de fadas é importante para nos conhecermos. E como este livro comprova, é uma forma de encantamento literário." Ana Maria Machado na Apresentação.

Trazendo os contos (o mais próximo da integra), com versinhos divertidos e com a moral de cada conto é tudo muito bom. Fora as imagens lindas e curiosas sobre os contos, a arte é tão linda que penso seriamente em comprar a edição original.

Um dos versos de moral que mais gostei foi o da história do "Barba azul", leia aqui a baixo:

"Basta ter um pouco de bom senso,E ter vivido da vida um bocado,Pra ver logo que esta históriaÉ coisa de um tempo passado.Já não existe esposo tão terrível,Nem que exija o impossível.Mesmo sendo ciumento, ou zangado,Junto da sua mulher ele sorri, calado.E quer tenha a barba azul, roxa ou amarela. Quem manda na casa é mesmo sempre ela."

Quanto ao conto que mais gostei vai ser complicado decidir, pois já tenho uma história favorita e depois que li o conto original só me apaixonei ainda mais. Mas o conto da pele de asno, gato de botas e barba azul foram alguns que mais me chamaram a atenção por sua perspicácia e suas lições.

O que mais me surpreendeu e me aterrorizou ao mesmo tempo foi o conto da Branca de neve, desde a primeira vez que assisti o filme a história já me assustava, claro que eu tinha uns 3 anos, mas mesmo assim o que me assustava sempre foi a bruxa, mas nesse conto o que me deixou tensa foi a revanche da princesa, é se de se espantar com a crueldade.

Enfim, vale muito a pena ler esse livro, ter nostalgia dos tempos de criança e relembrar todas aquelas histórias maravilhosas, super recomendo este livro.

site: http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

Sanoli 21/06/2014

Íntegro e completo
Muito bom poder ler na íntegra os clássicos contos de fadas e ainda acompanhar algumas de suas ilustrações originais. Os apêndices, notas, informações bibliográficas fornecem um verdadeiro aprofundamento a mais nesse universo tão vasto de símbolos, memórias e magia.

Dani 21/04/2014

Ao contrário do que eu imaginava, as versões originais dessas histórias que tanto gosto são bem fáceis de ler, apesar de serem bastante antigas. Talvez por serem destinadas a crianças, são histórias curtas e de linguagem bastante acessível.

Três contos me chamaram bastante a atenção: Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, e A Pequena Sereia.

Resenha completa no link abaixo.

site: http://dacarneiro.wordpress.com/2014/04/14/contos-de-fadas-perrault-grimm-andersen-e-outros/

Crys 05/03/2014

Por Diários de um Piquenique
“Contos de Fadas”, como o próprio nome diz, é uma coletânia de diversos contos infantis. As histórias mais famosas e passadas de gerações em gerações escrita por autores como Perrault, Grimm, Andersen, dentre outros, estão reunidas nessa versão pocket da Zahar.

São vinte contos presentes (Na versão sem ser de bolso tem mais histórias!): muitos conhecidos, como A pequena sereia, João e o pé de feijão, Cinderela, etc. E também alguns que eu desconhecia, como: Pele de Asno, Barba Azul, A roupa nova do imperador e A pequena vendedora de fósforos.

Apesar de ser “contos de fadas” e remeter a crianças, achei a leitura de muitos contos um tanto pesada para as crianças. Em muitos deles, mortes e sofrimentos físicos são detalhados de maneira espantosa: “E então a madrasta dançou com os pés em chama até morrer” tipo isso :o Mas em todos há no final a moral da história. Ensinando o que devemos captar e melhorar a partir do que lemos.

- See more at: http://diariosdeumpiquenique.com.br/#sthash.gox7AHVX.dpuf

site: http://diariosdeumpiquenique.com.br/leitura/contos-de-fadas-diversos-autores