Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Ca 21/04/2021

Pra mim foi uma leitura demorada porque passa vários capítulos pra acontecer uma coisa só, nos capítulos finais acontece tudo, que fica faltando e é uma das únicas partes que fiquei na sensação de não conseguir largar o livro

gabi 20/04/2021

Virou meu livro favorito
Eu comecei vendo o filme desse livro, e ele nem me surpreendeu tanto (só a fotografia, a fotografia é extraordinária), mas já tinha criado afeto por ele. Quando li o livro, simplesmente me apaixonei, cada detalhe e a evolução do relacionamento deles... Impecável. E não, Oliver não é 10 anos mais velho que Elio. Leiam, não irão se arrepender.

Paula 04/04/2021

até depois
os personagens são muito bem construídos e o livro é quase poético, sem dúvidas intenso, sobre uma paixão visceral que dá ao livro um rumo de longos devaneios tão detalhados pelo autor que faz a dor sentida por Elio ser muito clara -e quase tangível. ainda assim, tem uma ambientação dos sonhos -interior da itália, e algumas passagens em Roma- e as relações secundárias, seja com seu pai ou Vimini, são mostradas de uma forma muito bonita. é um livro que pretendo reler pq amo momentinhos de drama.

Pedre 01/04/2021

Reflexivo
Quando ainda estava nos primeiros capítulos, quase deixei o livro pela forma como a história estava sendo contada e como os personagens estavam sendo desenvolvidos. Por muitos momentos eu ficava com certa preguiça de continuar por fazer comparações com o filme. Mas, a partir do momento que eles vão pra Roma, tudo se transformou pra mim e eu me apaixonei profundamente pela história do Elio e do Oliver. O final é surpreendente e algo que eu não estava esperando. E sim, o livro é muito melhor do que o filme.

Isadora1578 01/04/2021

Me arrisquei a ler esse livro em inglês e achei bem tranquilo,sobre a história,foi um romance diferente dos que eu já li e apesar de não gostar tanto de livros só de romance,esse se tornou um dos meus favoritos. O autor descreve os sentimentos do Elio de uma forma tão bem feita que eu consegui sentir tudo,toda a história segue um fluxo bem construído e os personagens são bem trabalhados.

Lara 01/04/2021

Transbordante
Definitivamente um dos melhores livros que eu já tive o prazer de ler. É bizarro como um livro de 288 páginas pode destruir completamente uma pessoa, acho que nunca vou me recuperar dessa leitura. É sufocante o quão linda a escrita do André Aciman é, a riqueza dos detalhes, as opiniões e as personalidades(maravilhosas,por sinal) dos personagens. O amor entre o Elio e o Oliver me transbordou, a intensidade dos sentimentos e das sensações que os dois proporcionam entre eles mesmos são indescritíveis, a gente consegue sentir tudo o que os personagens sentem durante a leitura. A ambientação do livro também é de tirar o fôlego, o norte da Itália é o sonho de qualquer um e não poderia haver lugar melhor para protagonizar uma história tão bonita. Ao mesmo tempo que é um livro de romance leve, bem humorado em alguns momentos e muuuito intenso, Me chame pelo o seu nome me deixou lições muito fortes sobre a vida;a relação entre a idade e o amor, o envelhecimento, primeiros amores, desilusões,etc. O Elio é um perfeito personagem principal, ele pode pensar, refletir e murmurar sobre qualquer coisa durante o livro e ainda vai te manter interessado na leitura e no ponto de vista dele. Leiam, esse livro é perfeito e vai deixar uma marca na alma de vocês, assim como deixou na minha.

jamilly 08/03/2021

Fan fic cult
A ideia do livro foi perfeita o começo é muito bom mesmo sendo sobre os surtos do Elio mas tem um momento em que a historia se perde e não é mais tão bom alguém tinha que reescrever da metade pra lá. Mesmo assim eu amei os viadinhos da bicicleta vale a pena a leitura.

Fontana 20/02/2021

chato
Resolvi ler o livro por causa do filme, que eu não gostei muito mas imaginei que o livro teria um grande potencial
Achei o livro chato e muito arrastado, tanto que demorei um ano para terminar a leitura, me esforcei só pra ver qual era o fim de elio e Oliver, e foi um bom fim.
não é uma leitura que eu recomendo

Luluz 04/02/2021

Um excelente romance
Um amor bem bonito e uma história lgbt que não é baseada na tragédia. Ao contrário do filme, temos uma construção psicológica do hélio muito mais ampla. Gostei de toda a obra em si, mas no início me deixou meio irritado a forma como os dois se relacionavam.

diangelo 28/01/2021

O livro tem menções que te tocam no fundo da alma. Mas fiquei decepcionada com o final, não gosto ter que lida com a realidade do mundo. Por mais que seja assim, mas também não consigo imagina outro fim, era pra ser. k

wilzauu 17/12/2020

?Nada mais tinha mudado. Eu não tinha mudado. O mundo não tinha mudado. Ainda assim, nada seria igual. Tudo o que nos resta é o sonho e a estranha recordação.?

Wilker.Dantas 15/12/2020

Me Chame pelo seu Nome, publicado em 2007, narra uma intensa história de amor. Nele, o autor André Aciman nos apresenta a vida de Ellio, cuja família tem o costume de receber hóspedes para ajudar escritores jovens a revisarem seus manuscritos. Então, todos os anos, pelas longas seis semanas do verão, Ellio cede seu quarto a um estranho e se muda para o antigo quarto do seu avô. Essa é uma prática comum na família dele, seu pai é um professor universitário influente e tem grandes conexões com outros profissionais da área. A vida do garoto de 17 anos, no entanto, muda com a chegada do jovem americano, Oliver, um escritor filósofo de 24 anos que irá passar o verão na casa da família.

A história se ambienta na Itália e a paisagem, as práticas locais e, até rotina da família, são muito bem descritas, não falhando em inserir o leitor naquele lugar. É quase como se pudéssemos sentir o calor e o ar da pequena cidade. O autor descreve com delicadeza cada cena, nos apresentando o dia a dia da família e cada personagem ali presente. Constrói-se, assim, um vínculo por parte do leitor com as pessoas que nos são apresentadas, por serem altamente realistas e oautênticas. Me Chame pelo seu Nome é carregado de intensidade e narrativa poética, fazendo com que os sentimentos do personagem transpassem as páginas do livro.

Amanda.Dutra 03/12/2020

Mas não sentir nada para não sentir algo...Era disperdicio!
"Amor ch'a null'amato amar perdona. Amor, que a nenhum amado amar perdoa."
Nunca havia visto escrita tão magica em toda minha vida, eu com certeza senti muitas emoções ao ler esse livro, mas principalmente posso dizer que me senti como se estivesse apaixonada , um amor vertente e intenso! Na verdade mais que isso, me senti fora de mim, estava passando o verão de 1983 no norte da italia, andando de bicicleta até a cidade de B e vivendo da mais intensa paixão. Essa história me arrancou lágrimas e precisei daquele bom tempo depois de terminar a leitura para respirar e aceitar que aquela viagem havia acabado.
Em muitos momentos eu me vi em Élio, com a angústia e a incerteza do amor, com aquele sentimento inexplicável vindo de um simples olhar.
Talvez ainda me falte palavras...
"Eles nunca poderão desfazê-lá, nunca descreve-la, nunca desvive-la, ou revive-la... Está presa no passado como vagalumes ao anoitecer em um campo no verão."

lau bilau 02/12/2020

a única fanfic de mutual pinning que o ao3 não tem
se me perguntarem sobre o que se trata o livro eu posso responder:
a. eu não faço a menor ideiakkjkkjjk
b. o fetiche de pé do elio
pra mim esse livro é um perfeito 3.5/5, a escrita ajuda a fingir que a história é sã, e a leitura é agradável, contanto que você não tente analisar que o romance de verão poderia ter sido só isso, ou que absolutamente ninguém na terra pensa como esses dois cornos pensam.
carol 02/12/2020minha estante
nao tava sabendo que era mutual pinning cara tava achando que era um admirador secreto typa beat

carol 02/12/2020minha estante
o elio fede a queijo

lau bilau 03/12/2020minha estante
é mutual pinning de mudo pq eles não se falam de qualquer jeito

LavynnyaLoureiro 20/11/2020

Se não depois, quando?
Ah, esses personagens, esse país, essa estação do ano, esse livro...
Que livro interessante e bonito! Na primeira vez que tentei ler essa história me peguei irritada com as confusões mentais do Elio, mas dessa vez eu só gostaria de dizer: Elio, I feel your pain! Só quem viveu um amor feito para não durar, para quem teve medo de sentir ?errado? ou se sentiu confuso sobre quem se era, quem se equilibriou entre o desejo e o medo... Para quem viveu uma história de amor feita para o momento mas não para vida... Para todos que já amaram alguém, de todo o coração, alma e, sobretudo, corpo... Para vocês, para nós, românticos incuráveis... Só quem viveu como Elio vai conseguir entender a dor e a delícia de ser quem se é.