A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

gdo.faria 23/03/2021

Esse livro estava na minha lista de abandonados, e há muitos anos, e resolvi dar uma nova chance, lendo junto com o audiobook.
Foi aí que eu descobri o porque abnadonei.
A história até que é legal, do jeito que eu gosto.
Mas o autor da muitas voltas, muitas mesmo. A maioria irrelevante a história. Ele tentou ser detalhista ao nível de Tolkien, mas fez de forma errada ao meu ver, tornando certos momentos chaaaaatos de mais.
É um livro de quase 600pag mas que ppderia ser escrito em 300 e seria muito melhor se o fizesse.

Iva 20/03/2021

A história do sétimo dia
Uma visão diferente entre céu e terra, anjos e demônios. Arcos completos e lacunas bem fechadas.
A batalha do apocalipse conta a história da humanidade na visão de um anjo renegado.
Deus criou o universo em 7 dias, no sétimo descansou e história da humanidade se passa durante esse sétimo dia de descanso.
Quando o sétimo dia acabar, teremos o Armageddon.
A história é cheia de flashback, traições e reviravoltas incríveis. A escrita no começo não prende tanto, mas com o passar da leitura fica cativante.

Azev 17/03/2021

Livro com potencial ... mas falhou
Eu comecei por ler este livro com grandes expectativas, primeiro porque o resumo era muito bom, e porque algumas críticas que li eram bastante positivas. Contava com uma estória de ação e fantasia de ler e chorar por mais, mas me enganei. As personagens me pareceram vazias e insípidas, não consegui me afeiçoar a nenhuma delas, não sei porquê, talvez o autor não tenha investido o suficiente na sua caraterização. Senti que houve fraco envolvimento nesse aspecto ao longo da narrativa, Ablon e Shamira, ambos personagens principais, despertaram em mim o mesmo sentimento de desinteresse que as personagens menores, e isso é muito mau sinal numa narrativa: quando mais que um protagonista não interessa minimamente ao leitor.

Tirando isso, achei a narrativa muito arrastada e com capítulos entediantes e desnecessários, destaco os capítulos flashback da jornada de Shamira e Ablon ao longo da história, esses capítulos poderiam ter sido interessantes mas o autor se focou em pormenores aborrecidos e em enredos enfadonhos e demasiado longos, o final foi uma batalha épica com um plot twist que não me surpreendeu.

A parte que mais gostei foi sem dúvida o Inferno, aliás acho que o autor deveria ter-se focado mais nas personagens infernais e nos reinos místicos, e não tanto em viagens aborrecidas no passado e no presente (sim porque a viagem dele e de Aziel até Jerusalém foi também longa e cheia de detalhes enfadonhos). Enfim, a parte infernal e a última batalha meio que me deram as forças para terminar a leitura, caso contrário eu teria abandonado.

Só acho que os ingredientes para uma grande obra estão todos lá, as personagens místicas de todas as culturas e religiões, viagens por vários locais ao redor do globo, portais, a forma como os elementos místicos são explicados é simples e não deixa dúvidas. No entanto sinto que o autor se perdeu, e ao longo da narrativa simplesmente foi por um caminho que em nada beneficiou a estória ou os personagens, pode ter sentido um bloqueio criativo e ter decidido escrever páginas e páginas para encher chouriço, porque é à única conclusão que cheguei para justificar o rumo que as coisas tomaram, afinal se tirásse-mos as viagens chatas e os excessivos pormenores desnecessários duvido que o livro tivesse metade das páginas. Não sei se darei uma segunda chance a esta saga, fiquei desiludida e temo que o livro seguinte seja igual ou pior.
Arya4 18/03/2021minha estante
Você entendeu o final? Se sim por favor me explica.

Azev 18/03/2021minha estante
Basicamente, Ablon e os outros dois sobreviventes conseguiram alterar a roda do tempo e fazer a cronologia temporal regredir para uma época em que o apocalipse ainda não tinha acontecido, agora o último capítulo também não entendi porque pareceu ter sido uma regressão muito curta, mas acredito que as respostas serão encontradas no livro seguinte.

Matheux 10/03/2021

Épico
O livro faz, de forma muito boa, tudo o que se propõe a fazer.
Os personagens são bem explorados, apesar de eu não ter visto muita mudança neles ao decorrer da história. Eles mantém sua personalidade quase intocada desde o início da história até o final.
O enredo em si tem um tom épico muito legal, que te anima a continuar lendo. Além disso, o autor criou um universo bem único, baseado em diversos textos bíblicos, que eu achei incrível demais. Provavelmente foi o aspecto que mais me interessou enquanto lia.
O uso constante de flashbacks me irritou um pouco, até porque acho que existem melhores maneiras de contar algo que ocorreu no passado. Mas isso não anula os pontos positivos.

marcadeods 28/02/2021

A panfletagem (sem spoiler)
Se você ainda não leu sobre mitologia cristã mas quer ler uma fantasia que vai envolver guerra, suspense, romance e uma construção da humanidade desde seus primórdios até os dias atuais, colocando em contexto econômicos, sociais e culturais, LEIA ESSE LIVRO!
O livro aborda tudo focando no protagonista Ablon, um arcanjo renegado que vai contra as ideias de Miguel (anjo de maior responsabilidade sobre o Paraíso) e Lúcifer (anjo responsável pelo Sheol) porém precisa tomar medidas drásticas para impedir ou amenizar os efeitos da Batalha do Apocalipse; atrelado a isso ele tem uma companheira: Shamira, a feiticeira de Endor.

Esse livro superou qualquer expectativa que um dia eu pudesse ter, e apesar de não ser a maior fã do gênero fantasia, esse livro me prendeu de maneira absurda e eu apagaria ele da minha memória para lê-lo de novo.

Éric Kundlatsch 25/02/2021

Um encantador épico mitológico
A Batalha do Apocalipse encanta o leitor com uma envolvente trama embasada em um universo ficcional criado em cima de toda a crença ocidental e cristã, relendo os textos sagrados e criando diversas intertextualidades com o Antigo e o Novo Testamento. A noção do além de diversas civilizações, culturas e momentos se expressam de maneira mitológica e alegórica na obra, criando assim um universo tanto fantástico quanto crível às nossas concepções, tornando o livro ainda mais imersivo.
Sob a ótica de um Anjo que se rebelou e foi expulso dos círculos celestes antes mesmo da queda de Lúcifer, assistimos vários momentos da história humana, passeando pelas ruas da antiga Babel, visitando o Oriente Próximo e Distante nos anos dos acontecimentos evangélicos, observando a glória e a queda da Roma imortal e da ortodoxa Constantinopla, e ainda vivenciando experiências na Inglaterra Medieval assim como no Rio de Janeiro contemporâneo, podendo assim entender a relação entre o protagonista angelical e de uma humana imortal e carismática, por vezes até mais que o próprio herói, a Feiticeira Shamira, assim como o seu desejado porém inviável amor.
Vivenciando e aguardando os encontros e desencontros dos imortais personagens, observamos o caminhar da humanidade até a conclusão de sua História, no dia do Juízo Final, passando pelos diversos ciclos celestes e infernais, apreciando as mais diversas criaturas, dos arcanjos aos demônios, de fadas aos antigos espíritos orientais.
A obra conta ainda com intrigantes batalhas e duelos entre entidades muito poderosas, envolvendo o leitor em cada golpe desferido, e preocupando a cada ferida sofrida até a final e inevitável conclusão da epopeia e de toda a História humana e celeste na derradeira Batalha do Apocalipse.

Maria.Paula 24/02/2021

alvarengamarina 18/02/2021

Seria um bom filme.
Amo filmes de ficção, mas vejo que livros do gênero não me agradam tanto.

Adoraria ver um filme desse livro, a história é muito legal!

Porém, achei o livro muito longo e cansativo. No meio de tudo que está acontecendo vem um feedback sem fim dele andando no deserto e nada acontece, isso me dá aflição!

Por ser um autor brasileiro, o uso de um português não usual, me irritou um pouco. Não que seja uma linguagem difícil ou muito rebuscada, apenas distante da nossa linguagem comum. O que contribuí para deixar a leitura mais arrastada.

E por fim, por favor, alguém me explica como está o universo depois desse final?!

bravenewvitor 08/02/2021

Cuidado com as expectativas
Ao entrar nesta leitura, fui com as mais altas expectativas. Muito devido aos grandiosos elogios espalhados pela internet, onde algumas pessoas diziam até mesmo ser "um senhor dos anéis brasileiro".
Essas expectativas me frustraram bastante durante a leitura.
O mais importante para se saber antes de ler "A Batalha do Apocalipse", é que trata-se do livro de estreia do autor, e que este ainda estava em estágio de desenvolvimento.

Pontos negativos:
- Diálogos artificiais e muitas vezes alternando entre clichê e pieguice.

- Personagens rasos: com a exceção do protagonista e sua aliada, os outros personagens do livro não recebem muito aprofundamento, sendo geralmente representações de algum arquétipo clássico da fantasia e ficção. Isso é pior ainda em relação aos vilões, que chegam a ser cartunescos de tão simplistas.

- Narrativa enfadonha: Não espere por uma narrativa dinâmica aqui. Além de recorrer à palavras exageradamente pomposas em excesso, o narrador tem a péssima tendência de ser imparcial ao nos falar sobre a grandeza, justiça e bondade do protagonista. Conceitos e descrições são repetidos à exaustão, e por mais interessante que alguns flashbacks sejam, muitas vezes eles acabam quebrando o ritmo da leitura. Sempre que me empolgava com algum acontecimento e vinha um flashback e acabava com toda a minha vontade de continuar lendo.

Pontos positivos:
-Universo interessante: a ambientação do livro é fenomenal. A hierarquia dos seres celestiais, as armas mágicas, a mistura entre história real, mitologia, magia e fantasia dão ao leitor vontade de querer ler mais sobre este universo. Sendo sinceramente o motivo de eu ter continuado a leitura até o fim.

Em suma, "A batalha do Apocalipse" não é um livro ruim, sendo um trabalho sólido de estreia para o autor, mas está longe de ser uma obra prima tanto em questão de escrita quanto de história.

Ana Monique Souza 31/01/2021

Quitado
Esse livro foi uma longa jornada. Parei várias vezes. Não parei porque era chato ou difícil. Parei porque não queria terminá-lo.

Pareceu um financiamento de um celta em 72 vezes. E a pobre aqui já quer se endividar de novo!

Arthur803 25/01/2021

Anjos, demônios e um renegado determinado.
O livro conta a história de um anjo renegado na "Terra", Ablon, que se encontra numa constante busca pelos seus interesses, porém sempre mantendo sua descrição.

Eu achei o livro com alguns altos e baixos, algumas lutas e cenas que eu achei que seriam emocionantes foram frias, diálogos chatinhos e personagens não cativantes.

O livro faz algumas voltas bem grandes para contar uma historia que tem relação com o presente, seja um local ou personagem que apareceu, os flashbacks contam bem os detalhes e suprem a falta de informação em vários casos, porém acho que o autor deveria ter colocado em ordem que os flashbacks acontecem, talvez nem como lembranças e sim como o personagem vivendo o momento, e com o tempo o leitor iria lembrar daquele personagem que ja apareceu nas paginas anteriores ao caso. Falo isso porque me perdi em alguns momentos do tipo, "uai acabou aqui, e agora ?". E voltava a história pro "presente".

A questão do personagem eu achei muito bem construída, apesar dele ser chato, muitas vezes vemos Ablon tomando decisões estranhas perante aos nossos olhos, loucuras, mas no fundo elas fazem jus aos seus ideais de anjos e sua falta de livre arbítrio, como em algumas batalhas "impossíveis" que ele não recuou, além do seu senso de proteção quanto aos seus protegidos. Um personagem pragmático como um anjo de propósito seria.

Outro ponto que me incomodou no livro foram algumas respostas que ficaram soltas, algumas coisas que poderia ter sido diferentes nas ações dos personagens, ainda mais se tratando do livre arbítrio, pelo lado da logística. Não mencionar os casos para não dar spoiler.

Tefis 25/01/2021

Ficção nacional de excelente qualidade
A batalha do apocalipse apresenta uma trama extremamente instigante, que perpassa os anais de toda a história com uma mitologia rica e inovadora.
O enredo é cativante e te faz ler a obra em poucos dias. Uma leitura que super recomendo.

Tefis 25/01/2021

Ficção nacional de excelente qualidade