A Revolta de Atlas

A Revolta de Atlas Ayn Rand

Resenhas - A Revolta de Atlas

Henry 13/04/2020

Socialismo X Capitalismo
Esse livro mostra claramente, como é - em teoria - o Socialismo, e, - como em qualquer lugar do mundo - não funciona! Nem mesmo na ficção não funciona. Excelente livro pra quem tem interesse nesse assunto. Se bem que, o livro também trata sobre outras perspectivas sociais, políticos, filosóficas, jurídicas...

guizooo 10/04/2020

Quem é John Galt?
O melhor livro que tive a oportunidade de ler! Indispensável a leitura de uma obra como esta!

Rodrigo.Silva 08/02/2020

Culto absoluto à razão
A abordagem filosófica, que ao mesmo tempo é explícita por sua natureza e implícita nas nuances de um romance eloquente, é sutil em sua forma e brutal em seu sentido.
Ayn consegue reunir toda a sua vocação intelectual para exaltar a razão como princípio absoluto do homem enquanto disseca o escárnio dos irracionais, os saqueadores de espírito e da carne.

Uma das melhores obras que já li, que apesar de longa é densa sem ser apelativa. Por vezes o enredo se desenrola de forma a satisfazer a necessidade de coerência da autora, mas mesmo assim não deixa de surpreender nas suas verdades e até nas próprias contradições ( se no mundo as contradições não existem, Ayn deveria ter reavaliado suas premissas).

Leitura que deveria ser obrigatória para todos, e como a autora propõe, com racionalidade para se abstrair a doutrina que ela própria emprega a fim de absorver seu conhecimento que é indiscutível.

Kese 16/01/2020

Maravilhada
Um livro que comecei sem fazer a mínima ideia do que se tratava, só conhecia a autora. Acho que desde q primeira página a leitura já me pegou porque não conseguia parar de ler ou quando não dava ficava ansiosa pela hora que voltaria pra ele. Nem considero isso uma resenha porque não tenho costume de fazer mas ele livro merece honrarias. A autora é fantástica! Conseguiu abordar um tema sério e delicado em um enredo que te envolve, os diálogos são tão perfeitos que meu livro ficou todo marcado de tantas anotações que fiz. Enfim, 5 estrelas é o mínimo. Pretendo ler tudo da Ayn

cs_g_ilson 06/01/2020

Cansativo, mas interessante.
A leitura não é a das mais convidativas, é um tanto enfadonha. De todo modo, as reflexões apresentadas pela autora são valiosas.
O enredo ganha energia nos últimos capítulos desse volume. Deu-me motivo para partir para o segundo volume.

Fábio 27/09/2019

Da série "A minha hipocrisia é melhor e mais correta do que a sua"
"A Revolta de Atlas" é um conto de fadas maniqueísta, disfarçado de ficção científica pseudo-filosófica sobre um futuro distópico em que a meritocracia e o egoísmo seriam a solução para todos os problemas na Terra, visto que um regime malvadão (leia-se "comunista") começou a dominar o mundo. Nessa vastíssima obra, focada tanto em economia quanto humanidade, a autora Ayn Rand detalha o seu tal "objetivismo" e destila todo o seu ódio à esquerda.

Os heróis são empresários claramente direitistas (hoje seriam chamados de "libertários"), e que são mostrados, numa cara-de-pau sem precedentes, como baluartes da ética, razão, moralidade, honestidade, e até do "verdadeiro amor". Os vilões são a síntese do mau-caratismo absoluto, e andam por aí como baratas tontas que nunca conseguem aplicar a "consciência social" sem cometer crimes.

A crítica de Rand à hipocrisia humana é certeira - e muitos direitistas vão odiar as partes em que ela alfineta as religiões -, mas a autora esquece das hipocrisias do lado que é tomado como o "correto", o que faz com que os inúmeros discursos de romantização do individualismo sejam tão inocentes e utópicos quanto um papo comunista. Inclusive, o herói John Galt nos apresenta um monólogo de 60 páginas que é entediante, repetitivo, e cheio de um vitimismo bastante contraditório.

Qualidades efetivas? O desenvolvimento de personagens, assim como o drama, o suspense, e as reviravoltas são excelentes. Dagny, Francisco, Hank, e tantos outros, são indivíduos de quem não esqueceremos tão cedo, após a leitura. Se as suas 1200 páginas fossem reduzidas pela metade, e os maniqueísmos e redundâncias fossem retirados, o resultado final seria melhor.
Alípio 14/12/2019minha estante
-q

Alex Bovo 25/04/2020minha estante
Ótima resenha!

Math 07/06/2020minha estante
Finalmente alguém ousou dizer!!

Mark 02/09/2019

Quem É John Galt?
A Revolta de Atlas é um romance de 3 volumes, onde a autora procura trata o romance como um meio para expor sua visão de mundo que evocam reflexões filosóficas. Seus personagens são projeções de homens ideais, representações de ideais éticos e filosóficos e muitas vezes totalmente desconhecida entre nós. Os inventores e empresários criaram uma onda de inovações que elevaram o padrão de vida a níveis sem precedentes e mudou para sempre a maneira como as pessoas vivem. A história se passa nos Estados Unidos num tempo futuro indeterminado, onde o governo obriga os inventores a desistir de suas patentes e da mesma forma, o governo rompe com as empresas produtivas, obrigando-as a partilhar o mercado com o mais fraco. A Revolta de Atlas apresenta um futuro no qual há uma tendência dos EUA em direção a um estado socialista, onde os vilões evitam racionalidade e a produção, buscando a sobrevivência, saqueando os produtores, o governo anula os direitos dos cidadãos americanos, e a liberdade está em constante erosão.
Em alguns momentos a história parece travada, não avançando muito ou avança forma lenta, os vilões, ou antagonistas, nos faz pensar que eles são incrivelmente burros e incapazes de ver onde vão dar as consequências dos seus atos. A autora que nos faz pensar em muitos pontos sobre os ideais éticos e filosóficos.

Carlos.Barauna 30/07/2019

Leitura, leve com uma descrição detalhada dos eventos e personagens.
Recomendo a leitura é uma visão que se aproxima do que muitos pregam nos dias atuais. Excelente leitura

Lucas.Ferrari 10/07/2019

As descrições dos personagens, da aparência física etc são muito sutis e imaginativas, diferente de como a maioria dos autores descreve, bem interessante.
Tem também algumas das melhores frases que eu já li, mas o livro é chato pra caralho. O romance então, meu deus que coisa mais chata de se ler. chato chato chato chato chato chato

Suellen.Montenegro 18/12/2018

Uma aula sobre liberalismo
Uma obra prima amplamente difundida, nos Estados Unidos é o livro mais lido depois da Bíblia. O romance, foi escrito na década de 50 e continua muito atual, principalmente devido ao discurso liberal que vem tomando cada vez mais espaço. A história denota, finalmente, real valor as mentes pensantes, aquelas pessoas que são responsáveis por mudanças significativas na nossa vida e questiona o tempo inteiro porque essas mentes brilhantes são, constantemente alvo de críticas, inveja e intervenção estatal (saqueadores). Critica o pagamento de impostos, a excessiva quantidade de leis e decretos que vão aumentando no desenvolver do romance. Ao longo do livro, essas mentes vão desaparecendo e juntas, formam uma comunidade de pessoas singulares. O auge, no meu ponto de vista é quando eles dizem que estão entrando em greve, todas as pessoas que oferecem algo verídico, algo mensurável, desaparecem e mundo vira um caos. Ayn Rand foi fantástica em explicar como os valores estão se invertendo, pessoas que não produzem nada devem ser protegidas pelo estado, mas aquelas que tornaram nosso mundo melhor, são afrontadas constantemente. O livro é fantástico!!!!
Drica 06/09/2019minha estante
Vou comecar a ler e já adorei o conteúdo! Cansado do caos do mundo... kkkkkk ? preciso um sopro divino pra colocar ordem no caos da terra! kkkkk.

Igor13 24/10/2018

Excepcional ponto de vista, mas poderia ser menos repetitivo nos diálogos e situações
A autora, Ayn Rand, foi uma mulher única. Suas entrevistas disponíveis no youtube são interessantes e enriquecedoras. Sendo objetivo em relação ao Atlas Shrugged:

Pontos positivos:
1) Os diálogos entre os personagens e reflexões individuais são, de longe, as passagens mais interessantes do livro;
2) A trama é bem amarrada e descreve, com detalhes, situações que se assemelham às que certamente existem nesses grandes casos de corrupção e envolvem negociatas entre estado e empresas privadas ou públicas;
3) O livro pode abrir a cabeça de muitas pessoas, especialmente aqui no Brasil que certas ideias são heresia pura e simples.

Pontos negativos:
1) Diálogos repetitivos e demasiadamente longos. Após um tempo, as situações e diálogos se repetem e ficam girando em volta das mesmas variáveis;
2) Pobre em incorporar outros elementos, foca sempre nos extremos da personalidade humana.

Não me entendam mal. Seria um livro extraordinário se fosse editado para 1/3 do tamanho original. Acho que passaria a mensagem de igual modo sem ser tão repetitivo (chato mesmo).

Paulo 20/10/2018

Extensa obra-prima
Admito que comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, e no começo do livro eu realmente não via aonde ele queria ir nem onde queria chegar com todos aqueles imbróglios entre o governo com as companhias ferroviárias e mineradoras. Mas conforme eu avancei na leitura eu comecei a perceber o quão sutil eram os detalhes que fazem desse livro uma grandíssima obra-prima.

A tradução que eu li estava muito bem feita, mas notei que a forma como o livro foi escrito me impressionou bastante. Ayn Rand sabe executar muito bem a arte da descrição de pessoas e paisagens, sabe contar histórias e sabe colocá-las de forma a fazer com que tudo se encaixe perfeitamente no final, como um quebra cabeças que é montado aos poucos. O uso que ela faz das metáforas enriquece muito a literatura, e é nesse livro que eu encontrei mais um personagem para colocar na minha seleta lista de personagens que eu mais admiro - neste caso, Hank Rearden (jamais tirando o mérito de Dagny, D'Anconia, Ragnar ou o próprio Galt).

A filosofia desse livro é profunda demais para eu resenhar aqui. Pretendo ler o capítulo sete do livro III mais uma vez, pois é lá onde se encontra o núcleo de toda a obra. Um mundo onde a livre manifestação do pensamento é vista como atraso, onde a criatividade é um insulto às pessoas que nada conseguem fazer. Aqueles fracos que dependem das pessoas que são produtivas, como um parasita que depende de seu hospedeiro para viver (neste caso, um parasita que dificulta a vida de seu hospedeiro sem saber que sua morte causará também a sua).

Não digo que são coisas que vemos em nossa sociedade, mas certas nuances podem sim ser comparadas naquilo em que vemos em nossa cultura.

Marcelo.Almeida 19/10/2018

Libertarianismo
Um excelente livro sobre o libertarianismo, descrevendo em uma narrativa notável os males que são causados pelas privações dos direitos individuais das pessoas. Com personagens cativantes, que nos inspiram a ser melhor, Ayn Rand consegue trazer nesse primeiro livro a demonstração de uma sociedade decadente.

Alberto 06/07/2018

A Ascensão de Gaia
Reler "A Revolta de Atlas" depois de se aprofundar na filosofia objetivista, é como ler a versão extendida.

Mussi 30/03/2018

Leitura para quem tem fôlego
Um livro extraordinário com muita densidade em cada palavra e cada frase contidas em suas 1.216 páginas, vale apena o tempo investido.
Porém , saiba que é necessário ter fôlego de maratonista, sem o qual não se conseguirá chegar ao fim da leitura.