A Resposta

A Resposta Kathryn Stockett
Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Sweet-Lemmon 17/02/2011

Um livro forte e inesquecível. Leitura Obrigatória. Ótimo!

Leia minha resenha completa em:

*****

O blog Uma Conversa Sobre Livros tem agora um grupo no Skoob:
********

Paula; 07/02/2011

Muito bom!!
A autora trata o preconceito com delicadesa e suavidade. Um livro gostoso de ser lido! Te prende do início ao fim.

Julianna 04/02/2011

Eu adorei, merece até um filme!!
Debora 07/02/2012minha estante
Agora tem um, e a crítica que li não falava muito bem do filme.

Isa Gama 01/03/2012minha estante
Que bom que seu desejo foi concretizado!

Julianna 01/03/2012minha estante
Eu achei super fiel!
Olha que eu sou muito critica com livro que vira filme!!

Luis Netto 31/01/2011

A Resposta

“A Resposta” da autora Kathryn Stockett, é um romance fantástico. Conta a vida de três mulheres de forma espetacular, fazendo-as personagens marcantes, envolventes e surpreendentes.
A história da primeira personagem, Skeeter, mulher de 22 anos, que acaba de chegar à casa de seus pais após graduar-se na universidade de Jackson. Ela vai morar no Mississipi. Skeeter sofre uma grande pressão de sua família, pelo fato de já ter se formada; sem bem sucedida na vida, mas ainda estava solteira. Quando se sentia muito pressionada recorria à empregada da casa, Constantine, sua amiga, seu ponto de apoio. Numa ocasião, precisando de Constantine, nota que ela havia desaparecido, e ninguém quer lhe dizer para onde ela foi.
A segunda personagem, Aibileen é uma empregada negra, mas apesar da profissão Aibileen sempre se mostrou uma mulher sábia e determinada. No momento ela estava criando sua décima sétima criança branca, Aibileen, tinha um filho muito doente e veio a falecer. Após a morte do seu garoto, ela mudou muito seu comportamento, e passou a acusar seus patrões por fazerem vista grossa, não se interessarem no tratamento do seu filho, que acabou levando-o a morte. Por essa mudança de atitude, ela é demitida e obrigada a se separar da menininha que cuidava. Ela sabia que ambas iriam sofrer com a separação, mas não havia mais o que fazer.
Já a terceira personagem, Minny, era melhor amiga de Aibileen. Fisicamente, era uma mulher de pequena estatura, gorda; era uma daquelas pessoas que não tem papas na língua, que não leva desaforo para casa, diz o que pensa de cada pessoa, sem se preocupar muito com o amanhã, e por causa desta “qualidade” não consegue se firmar em nenhum emprego, apesar de cozinhar maravilhosamente bem. No momento Minny consegue emprego na casa de uma mulher que acabara de chegar à cidade, e que ainda não conhece a reputação de sua nova domestica. Mas naquela casa não era só Minny que era um pouco estranha, sua nova patroa também guardava diversos segredos.
São estes pequenos mistérios, que deixei em aberto, para que vocês, caros amigos, descubram a interligação destes personagens, na junção destas três histórias na medida em que tornem um único contexto.
Mesmo sendo pessoas totalmente diferentes, as personagens Skeeter, uma mulher branca e as duas negras e amigas Aibileen e Minny, buscam atingir objetivos e acabam se envolvendo em um projeto muitíssimo perigoso e clandestino, onde a policia é chamada a intervir,
“Que projeto tão perigoso será este? ’. O que posso adiantar a vocês é que este projeto uniu em uma linda amizade estas três mulheres, mostrando a todo EUA, que um negro e um branco podem viver em perfeita harmonia.
Um livro onde vai encontrar suspense, emoção, carinho, revolta. Vai ficar alegre e também triste com os personagens. É uma forte critica social.
Livro maravilhoso.

Recomendo a todos
Renata CCS 08/11/2013minha estante
Que resenha instigante! Gostei da proposta deste livro.

Cissa 21/01/2011

Emocionante e Verdadeiro!
Uma história tocante, conduzida pela escritora Kathryn Stockett com delicadeza e um fino e leve humor. É um tempo dificil para os negros americanos. O período é anos 1960, onde os negros buscavam através de Martin Luther King conseguir seus direitos civis e reconhecimento na sociedade americana da época.

Na história "A Resposta", a escritora Kathryn trata do assunto preconceito racial que vem acompanhado de segregação racial . Os negros eram discriminados e obrigados a viverem em lugares separados. Nada poderia ser igualmente usufruido por brancos e negros em total igualdade. Mas o curioso da história, no começo, para mim pelo menos, foi a aceitação das mulheres negras e a sua subordinação aos patrões brancos. Mesmo que sentissem algum desejo de igualdade era abafado por medo, falta de conhecimento ou mesmo comodidade numa situação que elas achavam que poderia piorar se acaso se rebelassem. Mas aos poucos fui entendendo e principalmente, vendo essas mulheres criarem forças e se tornarem verdadeiras heróinas.

Skeeter é uma jovem branca de classe média, com o sonho de ser jornalista e escrever um romance. Sua história se junta à das
negras e segue num rítimo tão bem escrito e emocionante que torna impossível parar de ler

Quando fui chegando ao final o sentimento de tristeza aumentou ao saber que acabaria a história daquelas mulheres tão diferentes e fortes e que das quais me tornei amiga íntima.

Lindo, verdadeiro, sensível, imperdível!

Com esse primeiro romance de Kathryn, tive a grata surpresa de ver nascer uma nova escritora com seu estilo próprio, inovador e elegante.
Aguardo o próximo lançamento e que não demore muito, para minha alegria e satisfação em ler.
Lima Neto 21/01/2011minha estante
também adorei o "A Resposta". é um tema que é muito forte e chocante, mas a escritora soube lidar com uma delicadeza impressionante. o que mais me agradou nesse livro, além da delicadeza, foi o fato dela ter construido personagens reais, digamos assim, e não precisou colocar um lado como bonzinho e outro mal, um como coitado e o outro como vilão.
enfim, um livro com "L" maiúsculo.
foi o "A Resposta" o livro com que fechei o meu ano de 2010.

Elaini 22/01/2011minha estante
Cissa, mais uma ótima resenha!Esse livro é realmente impressionante.
Bjusssss

Cissa 22/01/2011minha estante
Queridos amigos Elaini e Lima Neto, agradeço o carinho de vocês. E fico feliz em saber que gostaram assim como eu do livro A Resposta. É uma história humana, sensível, muito bem construída. Tivemos muito bom gosto e perspicácia em escolhê-la para ler e "beber" cada palavra da história contada.
Beijos.

Manuella_3 26/08/2012minha estante
Esse livro deu origem ao filme, excelente por sinal, que se chama "Histórias Cruzadas". Quando descobri o livro fiquei louca pra ler. Já está na minha estante.

Hester1 13/01/2013minha estante
Excelente resenha. Realmente é um livro imperdível.

Lima Neto 31/12/2010

há tempos não lia um livro assim.
todo mundo tem seu "Calcanhar de Aquiles", certo? o meu, é quando se fala em Racismo. acho o racismo algo inadmissível, abominável, repugnante!
esse livro mexeu muito comigo, mas não só pelo tema que aborda, pelo panorama histórico, mas pela sensibilidade com que tudo foi tratado, pela delicadeza como a história foi construída.
"A Resposta" não é um livro que fala sobre racismo colocando um lado do bem e outro do mal, não. ele trata do tema de uma forma ímpar, mostrando realidades diferentes, muito bem exploradas, criando personagens vivas.
o livro é narrado por três personagens-chave, duas empregadas domésticas, e uma mulher branca, e mostra a forma como cada uma vive sua vida e lida com as questão relativas à vida, amizades, sociedade, relacionamentos.
uma, Aibileen, é uma mulher que sofre com a perda do único filho, e trabalha não só como uma "empregada doméstica", mas sim como uma verdaeira babá. ela ama todas as crianças de quem cuidou, e as tem como verdadeiras filhas. suas patroas muits vezes não lhe dão o devido valor, mas ela sente a gratidão verdadeira das crianças que cuidou, e tenta, embora tendo consciência de que tanta luta talvez seja em vão, que essas crianças não cresçam e sejam como seus pais: racistas. Aibileen é, muitas vezes, mais mãe daquelas crianças brancas do que as próprias mães delas.
Minny, também empregada, é uma mulher muitas vezes impulsiva, de gênio forte, que tem que lidar com os problemas em casa de alcoolismo e violência de seu marido, que trabalhou para Hilly, uma mulher branca da mais alta sociedade da cidade de Jackson, racista.
Skeeter é uma mulher branca, que foi criada por uma mulher negra chamada Constantine, que, misteriosamente, saiu de sua casa, quando ela foi para a faculdade. Skeeter tem uma grande afeição e gratidão por aquela mulher, e talvez por isso seja tão diferente, por isso se sinta tão próxima das "mulheres de cor" da cidade, e não compartilha os mesmos sentimentos de suas amigas brancas, Hilly e Elizabeth. Skeeter tem como sonho se tornar escritora, e quando conhece uma editora, tem a ideia de escrever um livro de entrevistas, depoimentos de mulheres negras, domésticas, de como é se viver e se trabalhar para mulheres brancas na cidade de Jackson. tal livro, quando publicado, poderá trazer sérias consequencias não só para ela, mas para todas as mulheres que se envolveram naquele projeto.

livro marcante, repleto de dramas, envolvente e bem escrito, que trata de uma tema tão pesado, mas que com as palavras de Kathryn Stockett ganha uma nova dimensão, uma outra ótica, uma nova delicadeza.
vivi abreu 18/02/2013minha estante
Livro sensacional, cultural, com algumas partes cômicas, outras românticas, mas a cima de tudo mostra como a tão pouco tempo atras tamanhas atrocidades eram cometidas em nome do racismo.