O Homem de São Petersburgo

O Homem de São Petersburgo Ken Follett...

Resenhas - O Homem de São Petersburgo

Helder 27/01/2010

Outro tipo de Ken Follett
Em 1914 a Alemanha está reforçando seu estoque de ouro e tornando-se um país forte. Inglaterra percebe que logo Alemanha vai querer ganhar mais territórios, e para isso irá lançar-se em guerra contra a França, parceiro político da Inglaterra. Como sabem que não podem ajudar a França sozinho contra o poderio bélico da Alemanha, decidem tecer um acordo com a Rússia, para que ela possa lutar junto a França e Inglaterra, contra a Alemanha. Como facilitador para este plano, Churchill recorre ao Conde Stephen, cuja esposa é tia do Príncipe Orlov, o príncipe russo.Em paralelo a isso, o movimento anarquista russo descobre este plano e decide que deve haver uma revolução na Rússia, e nada melhor para proteger o povo russo do que matar o príncipe em território inglês. Desta maneira a Rússia não se envolverá na guerra, e a realeza ficará enfraquecida. Surge então Feliks, um amargurado anarquista que de tanto sofrer deixou de ter sentimentos, desde afeição até medo. E ele viaja a Inglaterra com a missão de matar o príncipe. Porém nem um deles contava que estórias adormecidas no passado voltassem a se cruzar, trazendo impactos e mudanças para todos os envolvidos.
Acho que li o primeiro Ken Follett com uns 15 anos. Buraco da Agulha e Chave de Rebeca. Eram livros da mesma época em que foi escrito este aqui. Ano passado voltei a ler Ken Follett, agora com os Pilares da Terra e Mundo Sem Fim.
Os primeiros falavam de espionagem da Segunda Guerra Mundial. Os últimos falavam de épocas medievais.
O homem de St Petesburgo não se encaixa em nenhum dos dois estilos.
Aqui Ken Follett quis contar uma história passada no inicio do século XX, próximo a Primeira Guerra Mundial. Sua intenção foi claramente descrever o período, onde o mundo estava começando a lidar com pequenos progressos como os automóveis e a emancipação das mulheres que buscam a permissão para votar. Nisso ele aproveita para criticar as etiquetas da época. Existem cenas ótimas, como quando Charlotte é obrigada a ir almoçar na casa da duquesa e começa a comparar o quanto a vida das classes abastadas é frívola. Em outra, quando Stephen encontra Churchill no clube, Follett descreve todos os diversos pratos que eles comem, mostrando o exagero daquela época. Assim como o capitulo do baile de debutantes, com todos os protocolos reais.
È um livro muito agradável de ler, mas as vezes a estória parece um pouco ingênua demais, e bem novelão. A maneira como ele conseguiu tecer a estória dos personagens e criar os conflitos foi muito interessante. E o mais legal é que os personagens fictícios se misturam com personagens reais, como Churchill.
Cada capítulo te deixa um gancho para querer saber o que vai acontecer.
O interessante é que ele conseguiu criar um livro de ação em uma época onde não existia tecnologia. Aqui as bombas são feitas em casa, o bandido foge de bicicleta. E mesmo assim a estória fica excitante.
Anna.Rebeca 31/07/2017minha estante
Para mim, O Homem de São Petersburgo, tem um estilo que talvez possa se aproximar do Queda de Gigantes, por retratar a mesma época, e os conflitos que nela ocorriam.

Fabio.Barbosa 13/05/2022

Esse livro me foi super recomendado, que acabei criando expectativas em ler ele, mas foi meio frustante confesso que me decepcionou, trama muito fraca

Luly 19/12/2020

Que livro!
Minha primeira leitura desse autor e nossa, não me arrependo de ter começado. O livro é simplesmente incrível. Bons diálogos e bem amarrada a história. Gostei muito.

Tamy' 14/08/2020

Bom...mas esperava mais!
A Alemanha se prepara para a Guerra,
Enquanto Inglaterra tenta arrumar aliados com a Rússia,
Fazendo um tratado secreto com o Príncipe Russo, Os Anarquistas já desconfiam desse acordo, colocando uns dos seus melhores homens para matar o Príncipe russo e enviar uma mensagem a Rússia: De que seu povo não irá para uma guerra a da qual nem sabem pelo o que estarão lutando.

O Homem de São Petersburgo é um suspense histórico que trata o inicio da primeira guerra mundial, quando a Alemanha começava a se preparar para a guerra, Além de abordar assuntos relevantes, ele é muito bem escrito, mas me decepcionou bastante, sou apaixonada pela escrita do autor sendo esse a segunda obra que leio dele, mas que foi uma historia que não me conquistou.

Acompanhando o anarquista fazendo os atentados contra o príncipe, que começa a dar errado, não consegui gostar de nenhum personagem, achei previsíveis e superficiais.

“As revolução são sempre violentas, pois as pessoas não hesitam em matar para manter o poder”

Preciso ressaltar que o ponto da história alta para mim foi como as mulheres estavam começando a se impor e querer a lutar pelo seu direto de voto, criando uma narrativa interessante de acompanhar.

Malu 22/07/2020

#desafioSKOOB
Primeiro livro desse autor que leio, e acho que é também a minha primeira ficção histórica. Gostei bastante desse gênero e do livro em si.

Ludmila 18/10/2021

O livro é bem bom, vale a pena conferir! Mas não foi um dos meus preferidos do autor. Ouvi o audiobook pelo Skeelo e o narrador é fantástico!

Roberta.Rozin 20/04/2022

Ótima história
Foi um começo bem lento, mas depois pegou fogo.
Como todos os livros que eu li do autor, foi uma história de prender fôlego.
Traições, segredos, conchavos, política e romance, e do meio para o final não dá vontade de parar a leitura.
Tudo o que um trailer policial necessita, você vai encontrar nesse livro, com o bônus de em um romance histórico muito bem contado.
Que final minha gente!!!

skuser02844 28/10/2020

Foi minha primeira experiência com ken Follett. Gostei bastante desse livro ele é uma mistura maravilhosa de história, política, sociologia, perfeita na medida certa!

Luis.Gulart 18/08/2020

História e estória
Meu primeiro livro do autor, fatos históricos como pano de fundo de um romance, sabe fazer como poucos.

Gabriela 23/08/2021

Para quem ama ficção histórica
Mais um grande livro de Ken Follet! Esse livro tem muito de um romance de época e com uma crítica política ao capitalismo e a tudo que a nobreza europeia representava na época!

Leila 07/11/2021

Tão bom que eu poderia ter lido em um dia. Esse é meu segundo livro desse autor e ele não decepciona. Livro maravilhoso com tudo que toda boa história tem. Super recomendo.

Alais Tauana 09/05/2021

Primeiro livro que leio do autor. Ótima escrita, e a história é incrível. Muito bom. Adorei.

Lucas1429 25/05/2021

Caos
Livro catártico, incrível, tenso. Feliks é um personagem maravilhoso, cuzão, malandro, sedutor, o maior de todos. Nunca esquecerei desse homao.

Daiana 15/08/2022

Já falei que eu amo esse autor???
Cara, o jeito que ele escreve esses livros de época, trazendo fatos reais, com pitadas de romance e personagens fictícios é fora de sério.
Amei esse livro, e todas as suas reviravoltas.
Já vou atrás de outros dele.
Recomendo gente.
Leiam Ken Follett

Gabi Baschirotto 22/04/2021

Sempre que termino um livro do Ken Follet me pergunto: ?como ele pensa em tudo isso?? ou ?Esse cara é um gênio!?
Com ?O homem de São Petesburgo? não foi diferente, mas confesso que a euforia foi menor que em outros dele como ?Noite sobre as águas?, ?Pilares da Terra? ou ?Eternidade por um fio?. Talvez seja só questão de expectativas mal superadas. Vale a pena cada página dessa história de aventura e passagens reais.